Habilidades para um currículo: o que as empresas procuram hoje?

Última actualización 13 de Diciembre del 2020

user

Alexandra Carranza

Habilidades para um currículo: o que as empresas procuram hoje? Habilidades para um currículo: o que as empresas procuram hoje?

Nos últimos meses, o mercado de trabalho se transformou, e as habilidades para um currículo que os recrutadores esperam ver em 2021 também — e você deve saber como destacá-las.

Novos tempos exigem novas habilidades. 🤓 Portanto, fortaleça suas competências e habilidades para se adaptar ao mundo de hoje. Eleve seu perfil profissional a outro nível!

Quais são as habilidades para um currículo empregável? Continue lendo esta nota... Mas, primeiro, deve estar claro para você o que significa habilidade, a diferença entre aptidão e habilidade e os tipos de habilidades.

Você sabia que hoje as áreas de Recursos Humanos procuram pessoas com determinadas competências sociais? As habilidades técnicas são importantes, com certeza, mas o que irá diferenciá-lo(a) dos outros candidatos? Hoje, mais do que nunca, sua habilidade de trabalhar em equipe ou de compreender as emoções de outras pessoas serão as melhores para seu currículo de 2021.

Se você quer se destacar frente a um empregador, descubra quais são as habilidades mais exigidas em 2021, que não devem faltar no seu currículo.

 

Fortaleça suas habilidades sociais com este guia gratuito

 

Índice

1. O que significa habilidade?

2. Diferença entre capacidade e habilidade

3. Diferenças entre aptidão e habilidade

4. Que habilidades devo colocar em meu currículo?

5. Quais serão as habilidades mais demandadas em 2021?

6. Aptidões para um currículo

7. Como fazer uma descrição pessoal para o Curriculum vitae?

 

1. O que significa habilidade?

É a capacidade de uma pessoa para executar algo. Em outras palavras, uma "habilidade" é a disposição de realizar uma ação em um tempo determinado.

Por exemplo: há pessoas que têm jeito para a dança, negócios ou arte.

"a capacidade e disposição para algo" e "cada uma das coisas que uma pessoa executa com graça e destreza".

Entretanto, se procurarmos a definição de "destreza", o Oxford Languages diz-nos que é a "habilidade e experiência na realização de uma determinada atividade, geralmente automática ou inconsciente".

"Habilidade" e "destreza" são a mesma coisa? Não, mas são termos relacionados. A primeira consiste em realizar uma atividade de forma orgânica —por exemplo: desenhar — enquanto a segunda consiste em executar uma atividade com facilidade e propriedade. Por exemplo: desenhar com destreza.

Consequentemente, uma pessoa qualificada é chamada de "destro" ou "destra".

Portanto, também podemos dizer que uma habilidade é a capacidade de realizar uma tarefa ou atividade com facilidade e propriedade.

Todos nós temos habilidades, mas, assim como existem pessoas que têm a habilidade de resolver conflitos, existem aquelas que têm a habilidade de compreender os sentimentos dos outros. E isso é o que conhecemos como diversidade.

Agora, faça a si mesmo(a) a seguinte pergunta:

- Que atividades ou tarefas posso fazer corretamente?

 

2. Diferença entre capacidade e habilidade

A “capacidade” é o conjunto de aptidões que permitem que uma pessoa seja capaz de realizar uma atividade. Por exemplo: capacidade para manter uma posição ou capacidade para dançar.

Também pode ser entendido como o potencial de uma pessoa para realizar uma tarefa. Além disso, uma capacidade pode ser adquirida por meio do aprendizado.

Ao passo que "habilidade", como vimos antes, é meramente "a capacidade de realizar".

Agora, faça a si mesmo(a) a seguinte pergunta:

- Em que tarefas tenho maior potencial?

 

3. Diferença entre aptidão e habilidade

Também se entende como a habilidade natural para aprender ou se destacar em uma área específica. No campo da psicologia, aptidão refere-se às características emocionais e de personalidade.

Por exemplo: aptidão artística, aptidão lógica, aptidão linguística, etc.

Agora, faça a si mesmo(a) a seguinte pergunta:

- Em que áreas eu me destaco?

Concluindo, habilidade, capacidade e aptidão são termos que andam de mãos dadas.

 

4.  Que habilidades devo colocar em meu currículo?

Antes de mencionar quais são as habilidades para um currículo empregável, você deve saber que as habilidades são divididas em habilidades suaves e duras. O que querem dizer? Vejamos alguns exemplos.

Habilidades interpessoais

As soft skills (em inglês) ou habilidades suaves são uma combinação de habilidades sociais, interpessoais e de comunicação. Trata-se das competências pessoais que mostram a relação

que um indivíduo tem com os outros e consigo mesmo. Eles estão ligadas aos traços de personalidade de cada um.

Por exemplo: empatia, liderança, tolerância a mudanças, trabalho em equipe, flexibilidade, etc.

habilidades blandas

Foto: Pexels

 

Habilidades duras

Também conhecidas como hard skills (em inglês). São habilidades relacionadas ao conhecimento técnico ou intelectual. Essas skills podem ser aprimoradas, atualizadas ou adquiridas por meio de certificações ou títulos acadêmicos (são quantificáveis).

Por exemplo: gerenciamento de software, idiomas, pensamento matemático, etc.

habilidades-para-un-curriculum

Foto: Freepik

 

As hard skills de 2021: coloque-as em movimento e defina a tendência

 

Conheça as habilidades mais solicitadas, hoje, em um currículo, e as habilidades necessárias para o futuro do trabalho

Para Raquel Roca, jornalista, professora e palestrante sobre questões relacionadas ao futuro do trabalho, a chave para um CV empregável estão nas habilidades sociais. Por que você deve incluir estas skills em seu currículo?

Em seu curso do Crehana, Soft skills essenciais para o sucesso profissional, Roca explica assim:

"Hoje não existe praticamente nenhum profissional de Recursos Humanos, de Talento em Gestão de Pessoas, que não seja o que mais olhe ao contratar uma pessoa."

Embora as habilidades duras ou técnicas possam ser aprendidas, “vamos encontrar o valor agregado da pessoa nestas sof skills. Aqui sim podemos e devemos ser realmente mais competitivos”, explica Roca.

Além disso, as habilidades sociais têm o poder de transformar os locais de trabalho.

habilidades-blandas

Fuente: LinkedIn

Habilidades essenciais, de acordo com dois estudos do LinkedIn

Habilidades sociais para um currículo

1. Comunicação

2. Capacidade organizacional

3. Trabalho em equipe / Colaboração

4. Cumpridor(a) (que cumpre suas obrigações)

5. Pensamento crítico (que rompe o status quo)

6. Habilidades sociais (ou relacionais)

7. Criatividade

8. Comunicação interpessoal

9. Adaptabilidade

10. Personalidade amigável (empática)

11. Persuasão

12. Inteligência emocional (uma das mais novas)

 

Descubra como pesquisar trabalho de forma eficaz no LinkedIn e potenciar sua busca por emprego.

 

Habilidades duras para um currículo

1. Blockchain

2. Computação na nuvem

3. Raciocínio analítico

4. Inteligência artificial

5. UX Design

6. Análise comercial

7. Marketing de afiliação

8. Vendas

9. Computação científica

10. Produção de vídeo

 

Habilidades profissionais que não podem faltar no seu currículo, de acordo com a   Forbes

1. Conhecimento de dados

2. Pensamento crítico

3. Conhecimento tecnológico

4. Adaptabilidade e flexibilidade

5. Criatividade

6. Inteligência emocional

7. Inteligência cultural e diversidade

8. Habilidades de liderança

9. Julgamento e tomada de decisão  complexos

10. Colaboração

De acordo com o informe O Futuro do Emprego 2018 do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum), esta é a perspectiva para as habilidades em 2022:

habilidades-del-furuto

Para 2030, estima-se que a demanda por habilidades tecnológicas aumentará em 55%; os requisitos para as habilidades sociais e emocionais (liderança, gestão, etc.) aumentarão em 24%; e a demanda por habilidades altamente cognitivas (como criatividade ou o processamento de informações complexas) aumentará 8%, segundo o informa O futuro do lugar do trabalho, da consultoria McKinsey.

 

Melhore suas habilidades e mantenha-se empregável com os cursos que o Crehana tem para você!

 

5. Quais serão as habilidades mais demandadas em 2021?

A chegada do coronavírus mudou a forma como estávamos acostumados a trabalhar. O home office entrou em nossas vidas para ser a nova opção de trabalhar remotamente, e um desafio para empresas que ainda não o tinham implementado.

Esta prática também tem convidado as empresas a refletirem se os seus trabalhadores possuem as competências necessárias para se adaptarem a esta nova realidade. As soft skills e as competências digitais ocupam o centro das atenções, hoje, para serem as novas competências mais procuradas em 2021.

Você pode imaginar como será o trabalho após a pandemia? Mas, primeiro saiba quais são as habilidades mais procuradas 2021 pelos empregadores:

Resiliência

Nestes tempos de incerteza, a resiliência desempenha um papel importante na adaptação a estes tempos. Enfrentar situações adversas é uma prova de que podemos enfrentar qualquer desafio de trabalho. Se você continuar lendo isso, é porque passou pelos desafios que 2020 trouxe.

Colaboração cruzada

Agora que você trabalha de casa, continuar a colaborar com seus colegas de trabalho (e melhor se forem de outras áreas) será uma habilidade para o seu currículo, que, sem dúvida, você deve acrescentar. Nestes tempos, trabalhar em equipe remotamente é um desafio.

Aprendizagem constante

Novos aplicativos e novas formas de comunicação aparecem cada vez mais. Por isso, é essencial fortalecer suas competências digitais e aprender novas habilidades em outras disciplinas. Agora mais do que nunca a tecnologia avança rápido; portanto, é necessário que você esteja predisposto(a) a continuar aprendendo.

Você costumava adiar um novo curso por falta de tempo? Já não tem mais desculpas! Aprenda no conforto da sua casa e adquira as novashabilidades para o seu currículo que as empresas solicitam hoje

Espírito de crescimento

Você sabe o significado de growth mindset? O pensamento de crescimento ou mais conhecido como growth mindset  é a habilidade para o seu CV que as empresas mais estão solicitando hoje. Esse tipo de mentalidade sempre leva a um constante desenvolvimento, enfrentando novos desafios e a sentir paixão pelo aprendizado.

Assim, é necessário ter uma visão de futuro para assumir novos projetos e propor novas formas de interpretar as situações.

E, claro, também se aplica ao mundo digital. Se você deseja melhorar seu mindset, siga estas 4 etapas que ajudarão você a identificar e potenciar um mindset digital em sua equipe e organização.

E estas são algumas das habilidades que fortalecerão seu CV. Lembre-se de que quanto mais habilidades, melhor, quando se trata de se destacar na frente de um(a) recrutador(a).

 

habilidades para currículum

 

6. Aptidões para um currículo

As aptidões são o que podem ajudar você a se destacar frente a um headhunter ou potencial empregador. Conheça os tipos de aptidões e alguns exemplos:

- Habilidade linguística: por exemplo, aprender um idioma facilmente.

- Aptitude CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas): se você se destaca, por exemplo, na resolução de problemas matemáticos.

- Aptidão artística: se você é capaz de criar uma obra de arte.

- Aptidão mecânica: se você é capaz de construir objetos.

- Aptidão física: se você é uma pessoa ágil.

- Aptidão organizacional: se você é uma pessoa organizada.

- Aptidão espacial: se você é capaz de criar objetos 3D.

- Aptidão lógica: se você é capaz de encontrar soluções lógicas para problemas.

 

7. Como fazer uma descrição pessoal para o Curriculum Vitae?

Quer atualizar o seu perfil no seu CV? Tranquilo! Aqui estão algumas dicas que você deve levar em consideração ao escrever sua descrição pessoal. ✍️

- Escreva sua descrição pessoal com honestidade.

- Evite lugares comuns como "sou muito responsável" ou "procuro atingir meus objetivos".

- Use o tempo presente e evite gerúndios.

- Cuide de sua redação e ortografia.

- Mencione suas habilidades mais marcantes.

- Não se esqueça de incluir suas realizações brevemente, especialmente se você tiver experiência de trabalho.

- Tente escrever sua descrição pessoal em um parágrafo.

Por ejemplo:

Correta:

“Designer gráfico(a) com 5 anos de experiência em design editorial e ilustração infantil. Durante a minha passagem pela editora Vista, desenvolvi o design editorial das revistas ‘As horas’ e ‘Core’. Tenho licenciatura em Literatura Infantil e Juvenil e uma especialização em Branding para marcas digitais. Considero-me uma pessoa organizada, colaborativa, com adaptabilidade e pensamento crítico.”

Errada:

“Designer gráfico(a) com 5 anos de experiência em design editorial e ilustração infantil. Sou uma pessoa de confiança e superresponsável. Estou em busca de uma oportunidade de trabalho que me faça ganhar mais experiência e conhecimentos. Gostaria de contribuir com tudo que aprendi neste tempo.”

Por que essa descrição está errada? Porque não está focada em suas realizações e habilidades. Você menciona sua experiência no início, mas é insuficiente. Suas intenções de contribuir são boas, mas quais são suas habilidades profissionais? O que você aprendeu?

Acesse todos os nossos cursos com nossa assinatura Premium

Bem, esperamos ter desfeito aquele nó de dúvidas que não permitia a você identificar quais são suas habilidades e aptidões mais marcantes. Agora você está pronto(a) para dar uma olhada no seu currículo com as habilidades mais solicitadas de 2021.

Lembre-se de atualizar seu currículo com frequência e fornecer uma descrição sincera e focada de suas realizações e capacidades. Não se esqueça de estar no LinkedIn!

 

 

Recomendados para ti