Home Blog/ Brasil/
Brasil
Instagram Reels, a nova rival do TikTokInstagram Reels, a nova rival do TikTok

Instagram Reels, a nova rival do TikTok

Alejandra Mujica - 12 Sep 20

Articulo

7 min.

Esta rede social nunca para de nos surpreender ao adicionar novos recursos à sua plataforma, e após a quase queda do TikTok nos Estados Unidos, decidiu sair com tudo lançando o: Instagram Reels.

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as empresas estadunidenses de fazerem qualquer tipo de transação com a empresa ByteDance, dona e senhora da TikTok. O objetivo desta ordem é proteger "a economia, a segurança nacional e a política externa" dos Estados Unidos.

O Instagram aproveitou a oportunidade para lançar em mais de 50 países o Reels, que permite ao usuário criar e assistir a vídeos curtos, e assim competir com o TikTok.

Neste artigo vamos falar sobre o que é o Instagram Reels, como criar pequenos vídeos, quais são suas principais características para aproveitá-lo ao máximo e vamos analisar se é melhor que o TikTok.

Índice

  1. O que é um reel?
  2. Instagram Reels
  3. Como o Instagram Reels funciona?
  4. Características do Instagram Reels
  5. O que é o TikTok?
  6. Instagram Reels vs TikTok
     

Torne-se um(a) especialista no Instagram com estes cursos

1. O que é um reel?

Se falamos de Reels no Instagram, primeiro você tem que saber que um reel é um pequeno vídeo que geralmente vem acompanhado de um áudio. Os reels são caracterizados pela curta duração do videoclipe e não duram mais do que 15 segundos.

que es un reel niño celular

Imagem: Freepik

A produção e realização deste tipo de vídeo depende muito dos materiais disponibilizados e do seu objetivo de divulgação. Há muitas pessoas que optam por fazer uma montagem com vários elementos, criando uma grande produção em segundos.

Agora que já conhecemos o termo, falaremos sobre tudo o que o Instagram Reels nos traz.

Quer baixar vídeos do Instagram?  Con estas apps puedes hacerlo.

2. Instagram Reels: vídeos engraçados, vídeos curtos, vídeos engraçados e muito mais

O Instagram Reels permite gravar e editar vídeos de, no máximo, 15 segundos, usando sua própria câmera. Além de adicionar filtros do Instagram, música às suas reels ou usar o áudio original.

Com esta nova função você pode criar vídeos curtos, engraçados e divertidos para que você possa compartilhar com quem quiser.

Use seu feed para compartilhar estes vídeos com seus seguidores, e se sua conta é pública você poderá ter um alcance maior, pois aparecerá na seção "explorar" desta rede social.

Você pode criar Filtros de Instagram e usá-los em seus vídeos.

Entre nesta nova função no seu celular Android ou iPhone, e no aplicativo do IG você clica em "sua história" para encontrar esta nova função.

instagram reels celular mujeres

Imagem: Instagram

Baixe grátis este guia para vender no Instagram!

guia para vender en instagram

3. Como o Instagram Reels funciona ?

Se você quiser saber como funciona o Instagram Reels e como criar vídeos curtos, aqui explicamos em passos simples:

Criar o Instagram Reels

- No menu da câmera de Stories do Instagram aparecerá o novo ícone do Instagram Reels.

- Ele está localizado exatamente após da Storie no menu inferior.

instagram reels imagen celular

Imagem: Later.com

- Você pode selecionar o áudio desejado tocando no botão de "música" e encontrará sons de diferentes artistas.

musica boton instagram reels

Imagem: Later.com

- Escolha também a velocidade e a duração do seu vídeo usando o temporizador, além de adicionar efeitos ou explorar filtros e usar o que mais gosta.

funciones instagram reels

- Você pode segurar o botão de captura para gravar um vídeo ou fazer upload de um vídeo para o Instagram a partir do seu reel.

frida kahlo instagram reels

 

Baixe grátis este guia de plano de Conteúdos de Redes Sociais!

plan contenido redes sociales

- Semelhante ao Tik Tok, você pode iniciar e parar a gravação várias vezes durante os 15 segundos, mantendo pressionado o botão de gravação.

 

- Quando estiver satisfeito(a) com a gravação, comece a editar seu vídeo. Use as ferramentas de desenho e texto ou selecione os stickers do Instagram

stickers instagram reels

- Você pode editar a foto da capa com uma miniatura de seu vídeo ou adicioná-la a partir de suas imagens. E o passo mais importante... compartilhe sua grande criação! Você pode compartilhar em suas Stories do Instagram, na seção "Explorar", na guia "Reels" do seu perfil ou no seu feed.

compartir instagram reels
 

Baixe filtros do Instagram para seus vídeos aqui!

Como usar a "green screen", ou a tela verde, no Instagram Reels?

O Instagram preparou este vídeo para explicar mais sobre como usar a famosa “green screen” e transformar seus fundos no que você quise

Veja o vídeo aqui.

green screen instagram reels

Imagem: Instagram

4. Principais características do Instagram Reels

Estas são as principais características do Instagram Reels. Leve-as em conta ao usar a nova função Instagram e tire o máximo proveito!

- Uma seção “Explorar Reels” aparecerá automaticamente (verifique seu Instagram 😎)

- Você verá na seção explorar os vídeos das contas mais populares e de tendência.

- Se o seu vídeo aparecer em "Explorar", você receberá uma notificação. Os vídeos em destaque são escolhidos pelo Instagram, o que ajudará você a descobrir o conteúdo que o(a) diverte e inspira.

explorar instagram reels movil imagenes

Imagem: Instagram

- Como no Tik Tok, se você encontrar um áudio ou música de seu agrado, pode clicar em "usar áudio".

- Você pode enviar sua própria música ou áudio.

- Efeitos de AR: se você deseja gravar vários clipes com efeitos diferentes, você deve, primeiro, selecionar um efeito da galeria do Instagram.

- Alinhamento: você pode alinhar os objetos de seus vídeos anteriores antes de gravar o próximo vídeo. Assim, você criará transições divertidas.

Confira estes Filtros do Instagram: explore efeitos fora de série e desafie-se a criar um..

5. O que é o TikTok?

Para comparar os dois aplicativos, é importante falar um pouco sobre o que é o TikTok.

Em poucos anos, este aplicativo se tornou um elemento importante e básico dentro da cultura da Internet e para a Geração Z.

Possui mais de 2 bilhões de downloads graças ao seu formato de vídeo curto, onde os usuários podem participar de vídeos virais sobre desafios, como de sincronização labial, dança ao ritmo de uma música, esquetes cômicos e outros temas.

 

5 truques deTikTok para criar vídeos engraçados

tiktok aplicacion celular

Imagem: Freepik

Quer dar um toque pessoal aos seus vídeos no TikTok? Descubra como criar um som!

Possui muitas ferramentas de edição de vídeo e também permite que você faça uma gravação de voz em off para adicioná-la ao seu vídeo.

6. Instagram Reels vs Tiktok

A nova ferramenta do Instagram é muito semelhante aos vídeos do TikTok. Ambos os aplicativos têm a capacidade de criar vídeos e editá-los como você quiser, usando filtros e outras opções de edição.

Mas enquanto no Instagram Reels você pode ter apenas um vídeo de 15 segundos, no TikTok a duração máxima dos vídeos foi estendida para 60 segundos.

Outra diferença importante entre eles é que no Reels existe a opção de mensagens diretas, enquanto que no TikTok você não pode fazê-las.

Esta é uma grande vantagem se você deseja compartilhar algum vídeo de forma privada, limitando-o apenas para um determinado grupo de pessoas  Como fazer um GIF para o Instagram e torná-lo viral?

Shah, o gerente de produto do Instagram, diz que o Reels difere do TikTok por fornecer aos usuários uma plataforma de realidade aumentada mais desenvolvida.

"[O TikTok] certamente não inventou o vídeo de formato curto, mas o inovou. Deixamos claro que os formatos no passado foram inspirados por outras empresas... Acho que os consumidores que têm opções têm como resultado produtos melhores" - disse Shah , o gerente de produto do Instagram.

O TikTok tem uma seleção mais ampla de ferramentas de edição — você pode adicionar efeitos de mudança de voz. Também possui modelos para compartilhar formatos de forma criativa.

Aproxime-se de sua comunidade! 10 ideias de concursos no Instagram

Por fim, a diferença mais importante que encontramos entre as duas redes sociais é que o Reels é apenas uma função do aplicativo Instagram, não uma plataforma independente.

Em vez disso, o TikTok é uma rede social projetada exclusivamente para vídeos curtos. Os usuários usam os dois aplicativos de maneiras muito diferentes. Se você usar o IG, verá postagens, histórias e fotos e, no outro aplicativo, verá apenas videoclipes.

Concluindo, acreditamos que a escolha da melhor plataforma dependerá apenas do que cada uma delas oferece a você e do conteúdo que deseja visualizar.

Para nós, os dois aplicativos oferecem coisas interessantes. Então, agora só teremos que continuar explorando o Instagram Reels para ver que coisas divertidas e criativas nos traz este ano.

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível