4 cursos de animação gratuitos para começar a amar esta técnica

Última actualización 31 de Agosto del 2020

user

Juliane Angeles

4 cursos de animação gratuitos para começar a amar esta técnica 4 cursos de animação gratuitos para começar a amar esta técnica

Você quer se tornar um(a) animador(a)? Muito bem, a primeira coisa que você deve fazer (e bem) é conhecer os fundamentos básicos da animação e manejar a interface dos principais programas de animação 2D e 3D, como After Effects, Blender ou Cinema 4D.

Lembre-se de que, se posteriormente você quiser criar animações com movimentos mais naturais e realistas, é importante ter uma base sólida. Você sabia que no Crehana temos 4 cursos gratuitos de animação? Estes são cursos introdutórios, nos quais você aprenderá a animar personagens, aplicar o efeito de paralaxe em suas cenas; bem como algumas técnicas de animação, modelagem, texturas, materiais, etc.

 E se você começar hoje?

Descubra os cursos de Animação e 3D que temos para você

 

Índice

  1. Curso de Animação Parallax em Movimento com After Effects

  2. Curso Princípios de Animação em After Effects

  3. Curso Introdução à Animação 3D em Cinema 4D e Vray

  4. Curso on-line de Blender: primeiros passos na criação do personagem

  5. O que é necessário para fazer animação?

  6. Plataformas de animação on-line grátis

 

1. Curso de Animação Parallax em Movimento com After Effects

Você sabia que o efeito de paralaxe permite adicionar profundidade e realismo às suas cenas 2D? Se você deseja aplicá-lo às suas animações, certifique-se de se inscrever neste curso gratuito do After Effects.

Nosso professor D. Israel Peralta ensinará para você o processo para aplicar o efeito parallax nas cenas que você quiser. Resumindo, você aprenderá a animação de propriedades básicas, bem como usar expressões básicas, DUIK para criar o efeito parallax, o efeito de Lens Flare e como renderizar um GIF animado. Após o curso, você apresentará uma cena animada com efeito parallax. Você gostaria de começar hoje?

Software utilizado: After Effects

 

Curso gratis de After Effects

 

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa

 

2. Curso Princípios de Animação em After Effects

Se você quer se tornar um(a) animador(a) e criar animações com movimentos naturais e realistas, deve conhecer os princípios básicos da animação. E você vai conseguir isso com este curso gratuito do After Effects.

Nosso professor Iván Casal, animador 2D e Motion designer, vai ensinar os 12 fundamentos da animação e lidar de maneira fluida com a interface do After Effects e do Illustrator. Por que Illustrator? Basicamente, porque facilitará seu fluxo de trabalho.

Neste curso gratuito do After Effects, você aprenderá o seguinte: as funções do After Effects, a conceituação de uma animação simples, como aplicar vetores do Illustrator no After Effects e os materiais no Illustrator. E, finalmente, você se concentrará na exportação e publicação da sua animação.

Como projeto final, você terá que apresentar uma animação simples de um personagem para redes, baseada em 3 princípios de animação. O que você acha?

Softwares utilizados: After Effects e Adobe Illustrator

Registe-se agora gratuitamente

Curso de animación gratis

 

3. Curso Introdução à Animação 3D em Cinema 4D e Vray

Este curso de animação 3D é uma introdução ao mundo do software Cinema 4D, cujo conteúdo permitirá que você conheça a interface do programa e crie um loop divertido (GIF animado ao infinito) fundido com Vray (um motor de renderização usado por vários programas de animação )

Com a orientação de nosso professor Adrian San Vicente, diretor de arte com mais de 8 anos de experiência em design, ilustração e criação de personagens, você descobrirá os princípios da animação, modelagem, texturas e materiais, detalhes de loop e renderização.

Quer saber como animar um personagem no cinema 4D? É disso que trata o seu projeto final. Você apresentará um esboço, o personagem ou desenho, uma imagem da parte que mais gostou do processo e o loop final animado.

Software utilizado: Cinema 4D

Registe-se agora gratuitamente

curso gratis de animación 3D en Cinema 4D y Vray

Baixe este guia gratuitamente para animar suas Instastories

Guía para animar tus instastories

 

4. Curso on-line de Blender: primeiros passos na criação do personagem

Como criar personagens no Blender? Se você está se perguntando a mesma coisa há dias, este curso de animação gratuito tem o que você procura. Nosso professor Enrique Vázquez ensinará o básico do design 3D e as ferramentas mais úteis do Blender, para ser capaz de fazer exatamente isso: ilustrar um personagem simples e engraçado criado por você.

É necessário ter conhecimentos de animação? O único requisito é possuir os softwares Blender 2.8 e Photoshop, já que este curso é voltado para quem deseja se iniciar em ilustração e design 3D.

Resumindo, você aprenderá a teoria fundamental sobre 3D, irá explorar o espaço de trabalho do Blender, criará e editará formas, e aprenderá sobre materiais, plano de fundo, iluminação e renderização.

Depois de terminar este curso de animação gratuito, você estará pronto(a) para continuar criando mais personagens no Blender, especializar-se no Blender ou aprender outro software de animação 3D como Cinema 4D ou Adobe After Effects.

Você já tem um personagem em mente?

Softwares uilizados: Blender

Registe-se agora gratuitamente

Curso online de Blender

5. O que é necessário para fazer animação?

Se você gosta de contar histórias e é apaixonado(a) por cinema e comunicação audiovisual, com certeza tem qualidades para iniciar a carreira de animação. O que mais é necessário para fazer animação? Aqui estão alguns dos pontos mais importantes.

Paixão por cinema e audiovisual

Este ponto é essencial. Se você quer ser animador(a), precisa ser apaixonado(a) por cinema e por audiovisuais. Isso não significa que você tenha que ver todos os filmes que são lançados ou que você saiba os nomes de todos os diretores do mundo. Queremos dizer que você realmente sinta emoção por uma cena, pelos personagens, pela música ou pelos efeitos especiais.

Conhecer softwares de animação

Antes de decidir pela carreira de animação, é recomendável que você esteja familiarizado(a) com software de animação 2D e 3D. Nesse sentido, cursos introdutórios de animação são uma ótima opção para entender como funciona um programa de animação e quais são suas ferramentas. Você pode conferir esses 5 programas gratuitos de animação 3D  e conhecer os tipos de animação que existem.

Desenhar, desenhar e desenhar

Se há algo que você fará como animador(a) continuamente, é desenhar. Desenhar esboços, desenhar personagens, desenhar cenas, desenhar storyboards, etc. Você terá que colocar muito esforço e experimentar várias técnicas de desenho, e só assim você encontrará seu próprio estilo e será capaz de desenhar organicamente.

Contar histórias

Outra habilidade que ajudará você a se integrar ao mundo da animação mais facilmente é a de contar histórias. Se você não desenvolveu muito seu lado narrativo, pode aprender algumas técnicas para melhorar essa habilidade, como o storytelling.  Por outro lado, se você deseja saber como construir cenas, personagens e diálogos, um curso de introdução ao roteiro de cinema é o ideal.

Faça sua configuração no After Effects

Arma tu setup en After Effects

6. Plataformas de animação on-line gratuitas

Se você deseja explorar mais ferramentas de animação e ter um panorama mais diversificado, pode experimentar as alternativas de animação disponíveis na web. Referimo-nos a plataformas de animação on-line, aqueles sites que permitem fazer vídeos animados na nuvem gratuitamente.

Aqui está uma lista de plataformas de animação on-line gratuitas:

Animaker

Não é uma plataforma de animação propriamente dita, mas permite criar animações de vídeo profissionais na nuvem. Com o Animaker é possível criar cenas, arrastar e soltar personagens, editar, produzir, etc.

Se você deseja fazer vídeos animados de qualidade profissional, o Animaker é uma boa opção. Alguns meios de comunicação e empresas como The Huffington Post ou The Next Web usam o Animaker para marketing de conteúdo e animação de vídeos criativos.

Para começar a trabalhar no Animaker gratuitamente, você precisa, primeiro, se registrar. Sua versão liberada é um pouco limitada, já que permite baixar vídeos de dois minutos de duração e em qualidade SD. Apesar disso, é uma das opções mais ideais em termos de plataformas de animação on-line.

Suas versões pagas (tem até três) oferecem maiores benefícios.

Renderforest

Na verdade, é uma plataforma de branding que oferece uma variedade de ferramentas de criação de conteúdo, incluindo vídeos animados. O Renderforest tem centenas de modelos de vídeos em várias categorias (animação 3D, vídeos explicativos, vídeos educacionais e agências de mídia digital, etc.) e cenas personalizáveis para criar vídeos em minutos.

Se você precisa fazer um vídeo animado de qualidade em pouco tempo, o Renderforest é realmente a melhor alternativa que você encontrará na web. Basta selecionar um template, editá-lo e personalizá-lo com seus textos e paleta de cores e, por fim, exportar seu vídeo.

 

Crello

É um criador de animação on-line gratuito que oferece mais de 8.000 animações, objetos e planos de fundo predefinidos para criar vídeos atraentes. As ferramentas do Crello são projetadas para fazer conteúdo animado em redes sociais, sites, blogs e anúncios.

O Crello tem um editor que permite adicionar textos, elementos, usar fundos e mover elementos entre camadas, etc. É fácil de usar. Além disso, possui uma videoteca com mais de 3.000 vídeos de estoque.

Para criar gráficos animados no Crello, basta escolher um dos quatro formatos animados disponíveis, selecionar um template, customizar o design e finalmente baixar o vídeo e publicá-lo onde quiser.

O Crello tem uma versão gratuita, que você pode acessar registrando-se com uma conta do Google ou Facebook, e uma versão paga de $ 7,99 por mês com todos os benefícios. Portanto, em comparação com o Animaker e o Renderfortest, é uma opção mais acessível.


Bem, você já decidiu em qual curso vai se inscrever primeiro? Lembre-se de que, depois de se registrar, você terá acesso ilimitado às aulas. Faça-as no seu próprio ritmo e coloque o melhor de si no seu projeto final.

 

Recomendados para ti