Home Blog/ Brasil/
Brasil
Tendências em fotografia de produto: o que nos espera em 2021?Tendências em fotografia de produto: o que nos espera em 2021?

Tendências em fotografia de produto: o que nos espera em 2021?

Juan Camilo Delgado - 04 Dic 20

Articulo

7 min.

Se você acabou de iniciar seu empreendimento e não sabe que estilo escolher para sua marca, avisamos que a utilização de tendências fotográficas em seus produtos é uma ferramenta indispensável para o crescimento do seu negócio.

Através delas você pode não só gerar sensações diferentes para seus clientes, mas também conseguir ter uma identidade mais pronunciada e, consequentemente, tornar-se um concorrente muito mais reconhecido e uma referência nas dimensões conceituais das marcas.

Mas além de boa qualidade e boa resolução, você deve garantir que as fotografias de seus produtos tenham um estilo específico, baseado em uma tendência fotográfica. Dessa forma, você pode valorizar mais seu catálogo e torná-lo mais atraente para o seu público.

É por isso que hoje trazemos para você uma lista de 5 tendências em fotografia de produto para este novo 2021, que você pode começar a implantar no seu negócio e dar aquele toque que o seu portfólio precisa.

Índice

  1. Cores chamativas e monocromáticas
  2. Fotografia noturna com luzes néon
  3. Geometria e modernismo
  4. Iluminação natural, mas autêntica
  5. Modelos que se conectam com seu público

Fotografia de produto: cores chamativas e monocromáticas

Lembre-se que, para um consumidor, nada mais satisfatório do que entrar em uma página da web e perceber que as fotografias dos produtos possuem uma estética única que faz a diferença e que consegue ser lembrada. Uma boa fotografia é um elemento de comunicação visual que ajuda a estabelecer uma melhor conexão entre a sua empresa e os seus clientes.

Uma fotografia monocromática é aquela que consiste numa única cor, mas na qual é possível utilizar diferentes tonalidades para torná-la mais marcante. Para dar um exemplo do dia a dia, algumas lojas de roupas organizam suas peças de acordo com as cores disponíveis e suas variações. Isto cria uma agradável sensação de ordem e hierarquia para nossos olhos.

Você pode implementar essa técnica em suas fotografias para que chamem a atenção e garantir compras eficazes por meio do uso correto da cor.

Além disso, você deve considerar o uso de certos tipos de cores de acordo com as emoções que podem transmitir aos seus clientes, de acordo com seus usos e combinações.

Se você deseja saber mais sobre o significado das cores, convidamos você a ler este artigo sobre

a importância da psicologia das cores.

Como tirar fotos monocromáticas de produtos?

Lembre-se de que qualquer produto pode se ajustar a uma configuração monocromática, desde que você use os itens certos.

✅ Deve-se escolher um fundo plano e selecionar alguns acessórios que possam complementar a estética do seu produto, garantindo que estes acompanhantes não sejam mais relevantes que o elemento principal, mas que se integrem na composição como uma unidade.

✅ Posicione-os de forma que haja harmonia na cena e que não haja saturação de elementos que gere ruído.

✅ Considere o uso de tons, matizes ou sombras mais adequados para a paleta de cores de sua marca ou seus produtos.

Se você deseja aprender como criar uma paleta de cores, deixamos este artigo, que será de grande ajuda

Aqui está outro exemplo para você começar a criar suas próprias fotografias monocromáticas de produtos:

Fotografia do produto: noturna com luzes de néon

Luzes de néon brilhantes costumam atrair a atenção do público e podem ser uma boa estratégia para dar um aspecto futurista às fotos de seus produtos. No entanto, sabemos que se você tiver um orçamento limitado, pode ser caro comprar refletores que podem fornecer certos tipos de cores.

Para lhe dar uma solução, uma excelente alternativa é aproveitar a noite e utilizar a luz forte de alguns cartazes ou letreiros para refletir a sua iluminação nos seus produtos. Esta opção pode ser muito útil se sua empresa vende roupas urbanas ou esportivas.

fotografía nocturna de neón

Como tirar fotos de produto noturnas?

Primeiro, selecione um local em sua cidade onde haja um volume considerável de letreiros de néon. Certifique-se de que a fonte de luz possui um alto nível de luminosidade, para que as cores se destaquem no produto ou na roupa que você vai apresentar.

Para estes tipos de fotografia de produto, recomendamos que você use uma câmera cujos parâmetros possam ser modificados para obter uma gama mais ampla de resultados.

Recomendamos que você leia 6 tipos de lentes para sua câmera

Leve em consideração:

✅ Tire fotos de diferentes ângulos e perspectivas. É favorável que você tenha diferentes opções para escolher e publicar em seu catálogo.

✅ Use um tripé para ter melhor estabilidade ao capturar suas fotos, uma vez que um movimento mínimo pode alterar a percepção da luz.

✅ Faça vários testes, alterando os níveis ISO. Quanto mais altas, mais brilhantes ficarão as fotos — mas lembre-se de que nem todas as câmeras produzem os mesmos resultados. Encontre a melhor configuração para a sua e faça diversos testes.

Compartilho outro exemplo de fotografia noturna:

fotografía nocturna de neón

Se você está apenas começando no mundo da fotografia, este artigo sobre ISO na fotografia pode ser muito útil.

Fotografia de produtos: geometria e modernismo

Se sua marca oferece acessórios, elementos decorativos ou pequenos itens, esta tendência fotográfica pode ser a mais adequada para seu catálogo.

Com esta técnica você pode fazer com que as fotografias de seus produtos transmitam elegância e sutileza, fazendo com que seus clientes se sintam atraídos pelas composições e tenham a convicção de que seu conteúdo é de qualidade.

Esta tendência fotográfica costuma usar recursos visuais do Mid Century, um dos movimentos de design mais importantes nos Estados Unidos, que surgiu na década de 50 e se caracteriza pela simplicidade, pureza e o uso da geometria.

A geometria e o modernismo, aplicados à fotografia de produto, possuem as seguintes características:

  • ausência de decoração. Quanto mais sutil for a fotografia, melhor;
  • implementação de figuras geométricas;
  • protagonismo de elementos que proporcionam simplicidade e não saturem a composição.

 

Como tirar fotos de produtos com características modernas e geométricas?

Uma das grandes vantagens desta tendência é que você pode usar a câmera do seu celular para tirar suas fotos.

Recomendamos este curso gratuito de fotografia com smartphone para tirar o máximo proveito do seu dispositivo.

Recomendações:

✅ As figuras geométricas são o seu melhor aliado. Aproveite-as e experimente-as.

✅ Considere as formas de seus produtos. Use fundos planos e procure objetos simples que possam acompanhar a composição.

✅ Lembre-se sempre de dar mais relevância ao seu artigo principal.

✅ Use figuras que deem dinamismo à fotografia, mas sem saturá-la. Experimente diferentes formas, tamanhos e cores.

Aqui está mais um exemplo:

geometría de producto

 

Convidamos você a se inscrever em nossos Cursos de Fotografia.

 

Fotografia de produto: iluminação natural, mas autêntica

A iluminação é um dos pilares mais importantes da fotografia. Através dela, você pode apresentar seus produtos em todo o seu esplendor e fazer seus clientes verem até os menores detalhes do que oferece.

Se você deseja expandir seus conhecimentos neste campo, recomendamos a leitura das técnicas de iluminação que você deve dominar e conhecer.

No entanto, uma boa iluminação não se baseia apenas em seus produtos receberem o máximo de luz possível, mas também em que você pode usar sua criatividade para brincar com as sombras de alguns objetos.

fotografía con luz natural

Como capturar fotos de produtos com iluminação autêntica?

Para aplicar esta tendência fotográfica não é necessário ir a um estúdio. Você pode configurar sua sessão de fotos dentro de sua casa, perto de uma janela com boa iluminação. A luz natural do dia virá em apenas uma direção e dará aos seus produtos uma sombra natural.

✅ Você pode colocar seus objetos em uma superfície plana, como uma mesa ou uma prateleira.

✅ Use elementos que reflitam diferentes tipos de sombras que repousem sobre o produto principal, como joias, acrílicos, plásticos, etc.

✅ Experimente vários objetos até obter um bom resultado.

Agora, certifique-se de que os raios solares não impactem diretamente os produtos, pois as fotografias podem ser estouradas ou ficar com sombras escuras que não são favoráveis aos seus itens.

Lembre-se:

Você também pode implementar essa tendência fotográfica fazendo uso da câmera do seu smartphone. Para um resultado ideal, tenha em mente as seguintes dicas:

✅ Não use o zoom para ampliar seus produtos. Aproxime-se deles.

✅ Antes de tirar uma foto, lembre-se de focar a lente pressionando o centro da tela ou a posição onde seus produtos estão localizados.

✅ Evite usar o flash. Suas fotos podem ficar excessivamente iluminadas.

Exemplo:

Fotografia de produto: modelos que se conectam com seu público

Se seus produtos são expostos por meio de modelos, você deve ter em mente que além de representar sua marca, eles devem ter uma conexão real com seu público-alvo. São pessoas que devem representar corretamente o contexto no qual seus clientes colocaram suas expectativas.

Se você conseguir montar seus modelos com seus consumidores, eles se sentirão identificados e poderão fazer as suas compras com mais facilidade.

foto de modelo

O que você deve levar em conta?

✅ Procure emoções e expressões dependendo do contexto da sua marca. Se você vende roupas esportivas, certifique-se de que seus modelos ajam de acordo com a situação do consumidor. Podem assumir posturas que refletem resistência e empoderamento.

✅ Faça seus modelos agirem da forma mais natural possível. Um sorriso forçado ou um gesto exagerado podem ser um fator determinante para a decisão de compra.

✅ Para a sessão de fotos, escolha um local onde seu público usaria seus produtos. Se você vende roupas para ficar em casa, use um espaço doméstico que reflita conforto. Se você vende roupas para sair no fim de semana, tente colocar seus modelos em um contexto urbano que chame a atenção de quem está por perto.

fotos de modelos

Bônus:

Fotografia caseira de produto

Lembre-se que, se você deseja fazer uma sessão de fotos para seus produtos, não é necessário recorrer a um estúdio profissional. Pode aproveitar os espaços da sua casa para montar um estúdio caseiro e tirar fotos incríveis de seus produtos. Para fazer isso, você precisa de elementos simples como cartolinas, papel decorativo ou garrafas e dar asas à imaginação.

Se você quiser aprender como armar um estúdio fotográfico doméstico, recomendamos este artigo sobre como fazer um estúdio fotográfico caseiro para fotografia de produto

 

Baixe grátis este Pack de presets para o Lightroom

 

Esperamos que estas tendências em fotografia de produtos ajudem você a escolher o caminho certo para sua marca. Escolha uma delas e fique o mais próximo possível de seus consumidores.

Lembre-se que dar ao seu negócio uma identidade memorável é a chave para que você possa ser reconhecido(a) no mercado e fazer a diferença entre o montão de apostas que saem diariamente.

Planeje, organize e pesquise — mas, acima de tudo, divirta-se e ponha paixão no que faz.