O que é um MicroDegree e por que investir em um?

Última actualización 30 de Noviembre del 2020

user

Juliane Angeles

O que é um MicroDegree e por que investir em um? O que é um MicroDegree e por que investir em um?

Um MicroDegree é um programa digital especializado em um determinado assunto. Por que investir em um? Seremos diretos: porque pode lhe dar uma vantagem competitiva em pouco menos de um ano e sem ter que pagar preços exorbitantes.

Atualmente, ainda se acredita que apenas um mestrado ou um MBA podem aumentar as chances de conseguir um emprego melhor. Consequentemente, muitos se endividam com empréstimos aparentemente intermináveis.

Ninguém quer se endividar, mas o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo. Nesse sentido, os MicroDegrees aparecem como uma alternativa eficaz à educação tradicional.

Mas o que é um MicroDegree exatamente? Quais são as vantagens de fazer um? Neste artigo, explicamos ponto por ponto.

 

Índice

  1. A evolução dos MicroDegrees
  2. Os MicroDegrees e a mudança na educação
  3. O que é um MicroDegree hoje?
  4. Vantagens de fazer um MicroDegree
  5. MicroDegrees do Crehana
  6. Product Management MicroDegree

 

1. A evolução dos MicroDegrees

Para entender o surgimento dos MicroDegrees na educação on-line, é preciso lembrar, como nos diz este artigo, que “a história começa com o lançamento das plataformas massivas de cursos on-line abertos (MOOCs) e sua migração para títulos (ou suas partes) ".

Sim, os antecessores dos MicroDegrees foram os MOOCs (Massive Open Online Course), que surgiram aproximadamente em 2012, após a fundação do Coursera e do edX.

A figura dos MOOCs era a seguinte: cursos de acesso gratuito produzidos por plataformas de educação on-line e grandes universidades (ou produzidos apenas por universidades).

Embora este modelo não fosse lucrativo e fosse visto como um estágio de experimentação, ele abriu o caminho para uma nova face da educação on-line. É assim que Furqan Nazeeri explica:

“Embora os cursos fossem gratuitos (e, portanto, não lucrativos), isto chamou a atenção para o aprendizado on-line. Previa-se que esse novo ambiente MOOC mudaria a aparência da educação, tornando-a acessível a praticamente qualquer pessoa com um computador e largura de banda.”

A próxima etapa dos MOOCs foi buscar a sustentabilidade. Assim, mantiveram o acesso gratuito aos cursos, mas passaram a vender seus certificados digitais. No entanto, este modelo também não funcionou o suficiente.

Em seguida, vieram os programas educacionais do Udacity em 2014, que agrupavam vários cursos para "criar o equivalente a uma graduação parcial em uma disciplina"

Outro precursor do MicroDegrees foi a Global Freshman Academy, lançada pela edX e pela Arizona State University em 2015, que buscava "oferecer o primeiro ano inteiro dde u7ma licenciatura digitalmente".

qué es un microdegree

Foto: Unsplash

2. Os MicroDegrees e a mudança na educação

Os MicroDegrees são “um grande disruptor educacional”, pois promovem mudanças nas instituições de ensino. Um artigo da The mindful word explica que há quatro anos esses programas educacionais vêm “mudado a cara do ensino superior e do credenciamento como tradicionalmente o conhecemos, no bom sentido”.

O que aconteceu? As empresas especializadas em educação on-line começaram a associar-se com universidades, colégios e empresas de tecnologia "para oferecer uma alternativa ao diploma de quatro anos".

Coursera, Edevate e Udacity foram algumas das empresas que apostaram na educação alternativa e se tornaram as primeiras a liderar o mercado dos MicroDegrees. Quem se juntou a esta onda depois? Ninguém menos que Google, Amazon, Autodesk e Facebook.

3. O que é um MicroDegree hoje?

Um MicroDegree, também conhecido como “microcredencial” ou “micrograduação” (em português), é um programa digital de cursos de curta duração, produzido por plataformas de e-learning em colaboração com universidades ou institutos de renome, cujo objetivo é o ensino de uma disciplina específica.

Os MicroDegrees duram entre 4 e 8 meses e são mais acessíveis do que um mestrado ou um MBA. Um mestrado presencial, por exemplo, dura aproximadamente 1 a 2 anos e pode custar entre 4.000 e 12.000 dólares.

Os MicroDegrees oferecem certificação? Sim, normalmente oferecem um diploma de certificação validado pela plataforma e pela universidade ou instituto.

Por qué invertir en un microdegree

Foto: Unsplash

4. Vantagens de fazer um MicroDegree

Nesta seção, reunimos os benefícios de um MicroDegree, caso você ainda tenha dúvidas sobre ele.

  • É especializado. Ensina um assunto ou tema específico.
  • É produzido por empresas e instituições de prestígio.
  • Fornece treinamento de primeira linha e está disponível para todos.
  • Oferece uma vantagem competitiva em muito menos tempo e dinheiro (em comparação com os canais tradicionais de educação).
  • É ministrado por especialistas e profissionais da área.
  • Oferece uma certificação endossada por universidades ou institutos.
  • Geralmente, não requer experiência anterior na especialidade.
  • Você pode levá-lo de onde estiver. Só precisa de um computador, acesso à Internet e uma webcam.
  • Ele é personalizado. Oferece suporte e aconselhamento.


ventajas de un microdegree

Foto: Unsplash

5. MicroDegrees de Crehana

Você sabia que o Crehana tem MicroDegrees? A seguir, dizemos alguns dos benefícios de nossos programas digitais:

  • São cocriados com uma universidade. O diploma concedido no final do MicroDegree é aprovado pelo Crehana e pela universidade em questão.
  • Têm duração de 4 meses. Aproximadamente 9 horas de aula por semana.
  • Não requerem experiência anterior.
  • A avaliação divide-se em projetos por curso e um projeto final para obtenção da certificação digital.
  • Sessões de chat e ao vivo para interagir com mentores.
  • Com base em coortes: começam a cada mês.

 

microdegree crehana

Foto: Unsplash

6. Product Management MicroDegree

É um MicroDegree com certificação digital que visa ensinar aos alunos as competências essenciais para se tornarem Product Managers ou Gerentes de Produtos, ou seja, líderes no desenvolvimento de produtos digitais.

O que você aprenderá neste MicroDegree?

O programa possui 6 cursos gravados de Product Management, que você pode fazer no seu próprio ritmo. Cada um foi projetado para que você aprenda e domine as funções de um product manager no desenvolvimento de produtos digitais e na estratégia de produto.

O acesso a estes cursos é progressivo a partir da data de início do MicroDegree.

  • Fundamentos de Product Management.
  • Design de produto.
  • MVP: a importância de testar e iterar.
  • Gerenciamento de equipes de produto.
  • Lançamento do produto.
  • Crescimento e monetização.

 

Qual é a metodologia deste MicroDegree?

Nossa metodologia é baseada em três pontos: conteúdo educacional, mentorias personalizadas e avaliação contínua.

Conteúdo educacional: 6 cursos gravados, 2 sessões ao vivo por mês para interagir com seus mentores e 6 apostilas com 98 horas de trabalho prático.

Mentorias personalizadas: assessoria ao vivo, revisão de projetos, chat com mentores de segunda a domingo (em horários específicos).

Avaliação contínua: casos reais serão estudados e resolvidos durante as aulas. Você realizará um projeto para cada curso, e eles integrarão o seu projeto final para a obtenção do diploma.


Para saber mais sobre este programa digital, acesse o site Product Management MicroDegree.

Bem, o que você acha dos MicroDegrees? Qual MicroDegree você gostaria de fazer? Agora você sabe quais são as vantagens de um programa educacional como esse e porque ele é conhecido como a nova face da educação on-line.

Recomendados para ti