6 sites que você pode usar para criar seu primeiro portfólio profissional

Última actualización 01 de Agosto del 2020

user

Juliane Angeles

6 sites que você pode usar para criar seu primeiro portfólio profissional 6 sites que você pode usar para criar seu primeiro portfólio profissional

Está procurando páginas para criar portfólios? Agora que você dominou o programa que o(a) deixou sem dormir tantas noites, você quer dar o próximo passo. Muito bem. Você não sabe o que fazer com todo esse desperdício de talento?

Concordamos. Seu talento merece ser visto e apreciado, ainda mais quando pode abrir as portas de horizontes inexplorados (sim, estou falando de trabalho). As redes sociais podem ser um bom lugar para expor seus trabalhos, mas não são a maneira mais profissional do mundo (funciona se você é uma estrela de rock do design gráfico, mas em breve você conseguirá isso — tudo a tempo).

Por este motivo, a equipe criativa do Crehana — com a ajuda da área de Felicidade do Cliente — preparou um guia pequeno, mas eficaz, dos sites para criar portfólios digitais, algo essencial para os(as) criativos(as) que estão começando a entrar no mercado de trabalho.

Observe estes 6 sites. Com certeza, você manterá um (ou dois) para enviar uma amostra de suas habilidades para o mundo inteiro!

Construa sua marca pessoal com o método Canvas

Índice

 

1. O que é um portfólio digital?

2. Benefícios de um portfólio digital

3. O que colocar no portfólio?

4. Como fazer um portfólio profissional?

5. Páginas para criar portfólios

6. Os 10 melhores portfólios digitais para você se inspirar

 

1. O que é um portfólio digital?

Um portfólio digital é uma recompilação de projetos ou documentos que mostra os destaques de um profissional. É uma seleção (bem pensada) dos trabalhos mais importantes ou mehor produzidos, apresentados em um site pessoal ou em uma das diferentes páginas para fazer portfólios.

Em geral, um portfólio digital ou profissional é geralmente organizado cronologicamente ou por categorias. Não é uma ferramenta exclusiva para artistas, ilustradores(as) ou designers gráficos(as) (embora possa parecer). Embora esteja fortemente relacionado ao mundo da arte e do design, hoje seu uso se espalhou para outras áreas e profissões.

2. Benefícios de um portfólio digital

  • • Organiza seu arquivo pessoal.

    • Permite que você tenha uma recompilação dos seus trabalhos mais destacados na Internet.

    • Ajuda você a mostrar seu trabalho e a ser descoberto(a) por uma agência ou empresa.

    • Promove o desenvolvimento profissional.

    • Faz parte da construção de uma marca pessoal.

    • Ajuda você a fazer contatos

    • Torna você parte de uma comunidade.

 

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa

3.  O que colocar no portfólio?

Isto depende da sua profissão ou do trabalho que você faz. Por exemplo: um portfólio de design gráfico deve incluir os melhores desenhos ou ilustrações. Por outro lado, se você é um(a) redator(a) criativo(a), não pode deixar de colocar os melhores artigos e textos que escreveu em sua vida. É por isso que é tão importante que você tenha um arquivo pessoal de seus projetos. Se você não tem, o que está esperando para fazer um?

O que mais você pode colocar em seu portfólio digital? Fotografias, vídeos produzidos ou editados, capturas de tela (em boa qualidade), textos impressos (digitalizados), PDFs, capas de livros, podcasts, redes sociais, sites, links, etc. E, claro, os projetos com os quais você recebeu prêmios ou algum tipo de reconhecimento.

4. Como criar um portfólio profissional?

Para criar seu portfólio digital, independentemente da sua profissão, siga estas etapas:

1. Crie uma pasta e colete todos os seus projetos ou trabalhos até o momento. Exporte uma versão web de cada um. Se for um documento impresso, digitalize-o e converta-o em imagem ou PDF.

2. Organize seus projetos cronologicamente.

3. Selecione o mais destacado ou melhor produzido.

4. Defina categorias. Nem sempre trabalhamos em uma só área. Se você é um(a) ilustrador(a), mas também se dedica à fotografia, você tem duas categorias.

5. Faça um breve resumo de cada um (breve, realmente). Lembre-se de que este não é um currículo de três páginas (apenas uma é suficiente). A propósito, essas são as habilidades para um currículo.

6. Abra uma conta em uma das páginas para fazer portfólios, como o Behance ou o WordPress.com.

7. Suba seu conteúdo e torne-se conhecido(a).

 

Faça o download gratuito do nosso e-book Regras essenciais para todo freelancer

reglas esenciales para todo freelancer

 

5.  Páginas para criar portfólios

Atualmente, existem várias páginas para criar portfólios gratuitos. Neste artigo, selecionamos 6 sites para criar portfólios digitais de diferentes estilos. Escolha o que funciona melhor para você.

 

Behance, uma das páginas de portfólios mais populares

Querem ter seu portfólio! E não é por menos. O Behance é uma plataforma da mesmíssima Adobe, uma marca que deu à luz os programas com os quais você executa seus projetos (se você usa o Corel ou outro, por favor, desculpe-nos pela omissão).

Dentro de toda a gama de páginas da web para ter um portfólio, o Behance é um dos mais acessíveis e fáceis de usar.

Como criar um portfólio no Behance? Basta criar uma conta da Adobe com seu e-mail e o Behance abrirá suas portas para você. Aprenda a criar um portfólio Behance  passo a passo.

Behance página para hacer portafolios

 

Carbonmade, entre as páginas para tornar os portfólios mais kawaii

Não entre em pânico se você entrar no Carbonmadee o estilo parecer infantil ou colorido demais para ter um portfólio formal. Não se deixe enganar pelas aparências. Embora a apresentação do Carbonmade seja muito diferente da do Behance, a criação do seu site aqui será muito simples, gratuita e funcional.

Seu portfólio não se parecerá com unicórnios e arcos-íris (a menos que você queira assim). O Carbonmade permite que você escolha um modelo ou template em um estilo minimalista que permitirá que você faça o upload dos seus trabalhos com facilidade. Veja este ejemplo de portafolio, você não consegue encontrar unicórnios.

carbonmade página para hacer portafolios digitales

 

5 ferramentas on-line para você destacar seu(sua) ilustrador(a) de interiores

herramientas de ilustración

 

Dribbble: bbbom como Behance, bbbonito como Carbonmade

Este é um dos sites para a criação de portfólios digitais que tem o melhor do Behance e do Carbonmade. Além disso, ter opções é sempre genial, porque um portfólio também deve refletir a personalidade do seu criativo. Portanto, é melhor escolher a página com a qual se sente mais confortável, tanto visual quanto funcionalmente.

Do Dribbble, podemos dizer que é uma comunidade para designers, ilustradores(as), tipógrafos(as) e todos os profissionais de design gráfico que você pode imaginar. Assim como no Behance, você terá a possibilidade de interagir com outros criativos de diferentes partes do mundo, valorizar seu trabalho e encontrar inspiração nos projetos de outros. Isso o torna um site ideal para criar um portfólio de design gráfico.

No entanto, a princípio, seu portfólio digital não estará visível para a comunidade do Dribbble, pois você precisa de um convite de outro membro para fazer parte da vida social da plataforma. Enquanto isso, você pode enviar seus trabalhos, pois ainda pode compartilhar o link do seu portfólio com seus possíveis empregadores ou clientes.

Receber o convite não é tão difícil. O mesmo site coloca você em uma lista de clientes em potencial para que outros membros possam registrar sua solicitação. Apenas seja paciente.

dribbble portafolio digital

 

DeviantArt, a página para criar um portfólio de design gráfico

É uma das maiores comunidades artísticas da Internet e é tão popular quanto o Behance. Antes de criar um portfólio no DevianArt, você deve saber que ele oferece duas versões: a gratuita e a paga. Mas não se preocupe, porque com a primeira opção você pode abrir um portfólio digital muito profissional. Esta versão permitirá que você tenha um domínio com o seu nome: seunome.daportfolio.com. Como você deve ter notado, esta não é a versão padrão do DevianArt (semelhante aos sites para pendurar fotos).

Se você quiser saber mais sobre o DevianArt e como criar seu portfólio digital neste site, verifique o artigo 5 motivos pelos quais você deve ter um portfólio no DeviantArt.

DeviantArt página para crear un portafolio de diseño gráfico

 

Wix, um site não fica mal como portfólio digital

Neste ponto, pulamos a barreira que separa os sites para fazer upload de seus trabalhos e dos editores mais completos. Nós nos referimos àqueles que você pode criar a partir da base. Como você deseja que seu portfólio seja? Nestas plataformas, você pode modificar a estrutura do seu site, entre muitas outras opções.

Com o Wix você tem a opção de criar seu primeiro site gratuito (embora com uma barra de publicidade um tanto incômoda), modificar sua aparência e decidir onde você colocará seus trabalhos. Talvez por categorias, porque um(a) criativo(a) sempre é alguém com muitos recursos. Dessa forma, você pode divulgar não apenas sua habiolidade em uma determinada área, mas também dar visibilidade aos seus outros projetos.

Como criar um portfólio profissional no Wix? Para começar no Wix, você só precisa se registrar com seus dados básicos. O resto é aprender a usar a plataforma, que possui tutoriais que ajudarão você passo a passo enquanto navega em sua interface.

Wordpress.org, não .com: crie um portfólio digital com seu próprio domínio

Você atingiu o último nível de sites em que pode criar um portfólio digital. O Wordpress.org 

é mais do que um site, pois permite que você crie sua própria plataforma com a ajuda de sua interface. Este tipo de site requer mais experiência para ser implementado, mas se você quiser tudo, recomendamos que você compre seu próprio domínio, alugue uma hospedagem e instale um modelo gratuito.

Por outro lado, a versão mais acessível do Wordpress é a que termina em .com (existem 2 wordpress, caso você não tenha notado), que é semelhante ao Wix — por isso não será difícil começar com o seu primeiro site, que servirá como acomodação para seus trabalhos. O Wix e o Wordpress (em suas duas versões) possuem modelos gratuitos no formato de grade ou de "portfólio". É o mais parecido com um álbum de fotos.

Modele sua marca pessoal através do Método Canvas com este modelo

plantilla canvas marca personal

 

6. Os 10 melhores portfólios digitais para você se inspirar

Uma das coisas que você deve fazer antes de criar seu portfólio digital é verificar todas as referências possíveis. Aqui deixamos dez para você.

1. TwoPoints.Net:um portfólio que reúne músicos, fotógrafos, desenvolvedores de software e escritores.

2. Jing Zhang: o portfólio de uma ilustradora chinesa que você precisa ver agora mesmo.

3. Rumsey Taylor: um exemplo de como deve ser um portfólio de um animador.

4. Momkai: simplicidade continua sendo a tendência.

5. ToyFight: uma mistura de minimalismo e cor.

6. Sean Halpin: portfólio de um web designer com um mundo próprio.

7. Legwork Studio: o portfólio interativo de um estúdio em Denver.

8. Robby Leonardi: o portfólio interativo e colorido de um designer de Nova York.

9. Chuck U: um portfólio com ordem, simplicidade e ilustrações incríveis.

10. Also: um portfólio interativo com ilustrações, design editorial, stop motion, etc.

Depois de explorar esses portfólios digitais, podemos dizer que a tendência se concentra no minimalismo, animação e interação. Lembre-se de que um portfólio digital é uma oportunidade para mostrar suas habilidades, sua criatividade e personalidade. Aproveite ao máximo.

mejores portafolios digitales

Imagem: www.behance.net/TwoPointsNet

 

portafolio digital ejemplos

Imagem: www.behance.net/mazakii

portafolio digital ejemplos

Imagen: seanhalpin.io

 

Lembre-se de que se você deseja criar seu portfólio digital em uma página da web, precisará saber como funciona. No Crehana, podemos ajudá-lo(a) a desenvolver seu lado digital e incrementar sua carteira de serviços. Procure nossos cursos de Diseño Web (eles cairão como uma luva na sua mão).

 

Bonus Track

✅  Quer personalizar seu site para transformá-lo em um portfólio digital? Este template responsive permitirá que você faça isso. Faça o download gratuitamente.

template responsive gratis

 

✅  Se você está procurando mais opções de design para a web, deixamos outro modelo gratuito: Dronezone.

dronezone web template free

 

Recomendados para ti