Home Blog/ Brasil/
Brasil
Quais são as vantagens da capacitação on-line?Quais são as vantagens da capacitação on-line?

Quais são as vantagens da capacitação on-line?

Paula Cordero - 11 Nov 20

Articulo

7 min.

Quando você contrata um(a) trabalhador(a), é porque você acredita em suas habilidades e aptidões para realizar o trabalho, mas não significa necessariamente que este(a) funcionário(a) tenha todas as habilidades que você procurava. Como deixar esse(a) profissional 100%, pronto(a) para qualquer desafio? Dando-lhe um plano de capacitação.

O desenvolvimento profissional ainda é um investimento. Só que, ao contrário de alguns anos atrás, as empresas estão migrando todas as suas operações para o mundo digital, o que implica na adoção de capacitação on-line. Sem dúvida, esta mudança de mindset nas organizações foi impulsionada pela pandemia e pela necessidade de oferecer training flexible que motive os funcionários a crescerem profissionalmente.

Ainda não está convencido das vantagens de contar com uma capacitação on-line? Neste artigo vou falar sobre alguns benefícios e porque é importante implementá-la.

capacitación online

Imagem: Freepik

Capacitação on-line vs. Capacitação presencial

Embora seja verdade, agora é difícil ter capacitações presenciais por causa do COVID-19, mas durante anos a capacitação presencial foi uma prioridade em comparação com o training on-line. Isto ocorre porque as organizações há muito presumem que os alunos não aprenderão corretamente, devido à falta de interação com seus colegas e o(a) professor(a).

Neste contexto, a capacitação on-line tem evoluído em distintos aspectos para dotar o trabalhador de todas as ferramentas necessárias ao estudo, como mentoria personalizada, aconselhamento com o(a) professor(a), fórum com outros estudantes para discutir sobre o curso, sessões ao vivo para debater temas específicos, etc.

Talvez o problema não seja que a capacitação on-line não tenha os recursos para fornecer uma boa educação, mas que os HR Managers ainda não se arriscam a tentar esta nova metodologia. Para manter seus funcionários atualizados, é importante que se ofereça a capacitação on-line ao longo de suas carreiras. Com isso você vai garantir que cumpram seus objetivos!

Vantagens da capacitação on-line

O training on-line permite que um(a) funcionário(a) adquira conhecimento a partir de qualquer lugar do mundo. Estes cursos são pagos ou gratuitos. Os pagos são os mais completos, proporcionando ao(à) estudante assessorias, materiais para download, certificação, etc. Por outro lado, os cursos gratuitos geralmente não possuem certificado e, em alguns casos, não estão disponíveis por muito tempo, o que obriga o(a) estudante a terminar o curso no prazo estabelecido.

O eLearning Industry menciona algumas das vantagens da capacitação on-line e por que você deve implementá-la:

💼Melhora as habilidades tecnológicas: a dinâmica desta educação permite ao(à) estudante desenvolver um mindset digital, que o(a) ajude a desenvolver novas competências. Ao estar em contato com o mundo virtual, o(a) colaborador(a) terá um interesse maior em conhecer e aprender sobre novas ferramentas que o(a) ajudem a continuar crescendo profissionalmente.

💼Flexibilidade: um grande problema que os HR Managers enfrentam é que uma grande porcentagem de funcionários não conclui o treinamento presencial porque não tem tempo. As atividades do local de trabalho os mantêm ocupados, e muitas vezes não comparecem ou dão a desculpa de que precisam terminar alguma questão do escritório por se sentirem exaustos.

Os cursos on-line podem ser feitos em qualquer hora e local, bastando apenas ter uma conexão com a Internet. No intervalo do trabalho, no ônibus ou mesmo depois do almoço são algumas das formas de fazer estes cursos. Isto garante flexibilidade em termos de tempo e esforço.

💼Mobilidade: é comum ver que uma pessoa possui mais de um dispositivo para se conectar à Internet (computador, laptop, celular, tablet, etc.) e, graças a isso, os cursos on-line não se restringem a um único dispositivo. Você pode desenvolver cursos em qualquer lugar com maior conforto. Esta é, sem dúvida, uma grande vantagem para melhorar a experiência do(a) estudante.

capacitación online

Imagem: Freepik

💼 Rentabilidade: a capacitação presencial costuma ser mais cara devido a certificações, materiais de trabalho, livros, etc. O aprendizado on-line permite que estas certificações sejam fornecidas on-line, em um formato para impressão com reconhecimentos e, em seguida, compartilhadas pelo LinkedIn ou por algum portfólio on-line.

💼Assistência on-line: graças ao avanço da tecnologia, é possível monitorar em tempo real o desempenho dos alunos. Por exemplo, no Crehana para empresas, o administrador da conta pode visualizar um dashboard com dados resumidos sobre a capacitação on-line: quantos cursos foram concluídos, quantos projetos foram concluídos, número de certificados, etc.

Da mesma forma, os colaboradores têm a oportunidade de resolver quaisquer dúvidas, graças aos seus mentores designados. E-mails de acompanhamento podem ser enviados e também para motivar os funcionários a concluírem seus cursos e serem certificados.

💼 Acessibilidade: o mundo on-line permite grande acessibilidade a diferentes recursos educacionais. Pode-se ver facilmente o andamento do(a) estudante, as notas, bem como acessar os cursos quantas vezes forem necessárias. Graças a isto, os profissionais podem aprender melhor e mais rápido.

Estes são apenas alguns dos benefícios que o training on-line oferece aos funcionários. Sabemos que uma dos pains que você tem como HR Manager é que muitos de seus colaboradores não estão capacitados e você não sabe de quais cursos eles precisam para desempenhar melhor suas tarefas. De nada servirá ter um extenso catálogo de cursos se, mais tarde, os profissionais não o praticarem no dia a dia. Por isso, o importante é determinar os skills que ajudarão a aumentar sua produtividade no trabalho.

No Crehana para empresas oferecemos treinamento on-line personalizado, e graças ao nosso Skill IQ Test, uma ferramenta que consiste em 20 questões, podemos identificar os gaps de aprendizado de sua equipe. Levando este teste em consideração, podemos traçar uma rota de estudo ideal para cada equipe de trabalho. Se você deseja uma capacitação on-line personalizada e ainda não sabe por onde começar, ficaremos felizes em ajudá-lo(a). Saiba mais aqui.