Home Blog/ Brasil/
Brasil
Como criar uma paleta de cores? Aqui está o truqueComo criar uma paleta de cores? Aqui está o truque

Como criar uma paleta de cores? Aqui está o truque

Arnold Camus - 20 Ago 20

Articulo

7 min.

A cor é um dos elementos mais importantes do ecossistema humano. Cada uma das cores do círculo cromático produz sensações e emoções diferentes em cada um de nós. É por isso que a cor também deve ser uma das prioridades ao criar uma marca ou o branding de um produto comercial, já que usar as cores erradas pode ter um efeito desastroso na experiência do usuário.

TABELA DE CONTEÚDOS

O que é a cor?

Antes de mergulharmos um pouco mais fundo na criação de paletas de cores, cores hexadecimais, etc, devemos parar para entender melhor o conceito. A cor, segundo a Real Academia Espanhola, é uma sensação que é gerada a partir dos raios de luz que ricocheteiam da superfície dos objetos em direção aos sensores em nossos olhos. A cor tem três propriedades: matiz, saturação ou intensidade e valor ou brilho.

O que é uma paleta de cores?

Em design gráfico, uma paleta de cores é o conjunto de cores escolhido para ser usado em uma ilustração, design, peça gráfica ou página da web. As cores escolhidas nesta paleta tendem a manter um certo grau de harmonia e relação entre si, não que sejam escolhidas ao acaso, para gerar uma identidade própria. Existem várias regras que podem ajudar na seleção das cores. Para ajudá-lo(a) no processo de criação das paletas de cores, trazemos dicas e recursos para construir uma de forma rápida e personalizada.

Descubra as tendências em cores 2020: clique aqui

Como criar uma paleta de cores?

Quando você pensa em criar uma paleta de cores para um novo projeto, pode parecer complexo e intimidante. Antes de entrarmos nos recursos que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil, você deve, primeiro, conhecer os três grandes arquétipos de paletas de cores:

Cores Monocromáticas

As cores monocromáticas são todas cores de um único matiz, incluindo tons, matizes e sombras. É por isso que as paletas monocromáticas são formadas a partir de uma única cor e seus derivados. Para obter essas variações, o branco e o preto são adicionados à cor principal. Isso permite ter cores primárias, secundárias e até terciárias. Você pode escolher dentro desta matriz de 3 a 4 cores para começar a montar seus designs, ilustrações ou produtos.

Quais são as vantagens de trabalhar com uma paleta monocromática?

Quando você usa cores monocromáticas, pode transmitir um sentimento de unidade e harmonia. O processo de criação desta paleta geralmente leva menos tempo e esforço. É perfeito para construir designs minimalistas e torna o estilo da marca mais reconhecível.

Exemplos de paletas monocromáticas

Ejemplos de paletas monocromaticas

Qual é a importância da cor em seus designs? Nós dizemos para você aqui

Cores complementares

A paleta de cores complementares usa cores opostas na roda de cores — por exemplo, vermelho e verde. Ao contrário das paletas monocromáticas, elas geram um forte contraste, que cria aparências vibrantes ao trabalhar com a saturação correta.

Exemplo de paleta de cores complementar

As cores complementares, sendo opostas, ajudam-se a se realçar, o que consegue atrair a atenção do olho humano. No entanto, pode não ser a melhor opção ao usar textos, pois dificultará a leitura. Considere o propósito de sua paleta de cores ao defini-la. Não se esqueça de que sua paleta deve permitir que seu produto, marca ou desenho funcione bem em um determinado espaço.

Ejemplo de paleta de colores complementarios

Ejemplo de paleta de colores complementarios

Cores Analógicas

Cores análogas são aquelas cores que estão juntas ou adjacentes na roda de cores. Isso torna essas cores muito semelhantes entre si, uma vez que compartilham tons em sua matriz. Por exemplo: vermelho, laranja e amarelo são cores analógicas.

Vantagens e desvantagens das cores analógicas

Cores analógicas tendem a criar boas combinações e criar designs que transmitem serenidade e conforto. Ao contrário dos opostos, estes se complementam e geram um nível de consistência impressionante, o que torna a marca facilmente reconhecível. Além disso, são muito versáteis e se prestam a diferentes variações. Lembre-se sempre de usar a cor como dominante, uma segunda cor como suporte e a terceira para destacar.

Exemplo de paleta de cores analógicas

paleta de colores análogos ejemplos

Tríade de cores (paleta de três cores)

Essa paleta de cores é baseada em cores que são dispersas simetricamente ao redor da roda de cores. A combinação de cores a partir da tríade consegue transmitir uma sensação vibrante. Lembre-se de que você precisa balancear adequadamente para que essa combinação funcione bem.

Exemplo de tríade de cores

Ejemplos de triada de colores

Para dominar a paleta de cores, é útil entender a teoria por trás da mistura de cores. Depois de ganhar experiência, sinta-se à vontade para misturar e combinar diferentes combinações para obter a paleta perfeita para o seu projeto. Não se esqueça que você sempre pode recorrer a portfólios de seus artistas favoritos para poder

Descubra nosso curso Manejo de Cores e Retoque no Photoshop

Recursos para criar uma paleta de cores on-line

Atualmente, existem vários recursos, páginas e comunidades on-line que fornecem diferentes tipos de suporte e ajuda na criação da sua própria paleta de cores. Aqui trazemos 7 que ajudarão você em todos os momentos.

1. Color Hexa

Crear paleta de colores paso a paso en Color Hexa

Color Hexa  é uma ferramenta on-line de cores que se descreve como uma enciclopédia de cores. Esta plataforma gratuita que fornece informações sobre a cor gera automaticamente paletas de cores em vários dos esquemas que já explicamos anteriormente como: complementares, análogas, tríade, monocromáticas e outras).

Etapas para criar uma paleta de cores com Color Hexa

Depois de entrar na plataforma, tudo o que você precisa fazer é ir ao mecanismo de busca e colocar a cor que procura. Basta escrever a cor? Você pode escrever a cor como está, pode usar RGB, CMYK, HSL, HSV, códigos binários e muito mais. O sistema detectará a cor e mostrará as opções. Escolha a que mais lhe convém e obterá automaticamente todas as informações sobre a cor.

Ela não exagera quando se autodenomina a enciclopédia das cores!

2. Adobe Color CC: paletas de cores para Adobe

Adobe Color CC como crear paletas de colores

O maior fabricante de software de edição de áudio, fotos e vídeos possui sua própria ferramenta para a criação de paletes de cores. O Adobe Color CC 2020 pode ser acessado por meio de um computador sem ter uma conta Creative Cloud ou mesmo sem ter um programa instalado. A partir de uma cor você pode criar diferentes paletas de cores e tem opções de personalização que ajudarão você a encontrar combinações exclusivas que atendam às suas necessidades.

Etapa para criar uma paleta de cores com Adobe Color CC

Se você não estiver muito familiarizado(a) com o uso desses tipos de ferramentas, não se preocupe, porque o Adobe Color oferece um guia que explica como usá-lo pela primeira vez. Você pode acessar as cores por meio de sua roda cromática ou pelos cinco quadros de cores abaixo dela.

Se você já tem uma cor primária em mente e deseja apenas obter variações dessa cor, o que você deve fazer é colocar no retângulo central o código sexagesimal. Como neste exemplo:

pasos para crear paleta de colores

Com ela, você pode escolher uma cor e ver facilmente vários tons e cores complementares e análogas. Tem a grande vantagem de que, depois de definir sua paleta de cores, você pode salvá-la e integrá-la facilmente aos programas e aplicativos da Creative Cloud.

Descubra qual é a cor que mais vende no nosso artigo.

3. Color Hunt: a rede social para paletas de cores

Color Hunt é uma coleção de paletas de cores de acesso livre criadas por uma pequena comunidade de designers. A plataforma é sempre atualizada com centenas de paletas de cores de tendência escolhidas a dedo. No início, foi criada como uma coleção conjunta de um grupo de amigos designers, mas, aos poucos, foi se transformando no que é agora, um espaço com acesso para milhares de pessoas em todo o mundo que procuram novas combinações de cores.

Como funcionam as paletas de cores Color Hunt?

Neste caso, você não pode criar uma paleta do zero, mas tem acesso às criadas pela comunidade. Você pode filtrá-las por novos, tendências e populares.E se você criar uma conta, ela funciona como uma rede social de paletas: todos enviam suas propostas e elas são compartilhadas livremente entre os usuários. Além disso, um seleto grupo de curadores dedicam-se a filtrar os melhores para expô-las em uma seção de destaques. O objetivo era se tornar o site de referência para inspiração de cores, e conseguiram.

O Color Hunt disponibiliza milhares de esquemas de cores para diferentes fins. Podem ser usados por designers, ilustradores(as), desenvolvedores(as) da web e outros. A ideia é que você pode usar essas paletas de cores para se inspirar. Ouse!

4. ColourLovers: comunidade para descobrir cores, paletas e padrões

colour lovers

Como o Color Hunt, a plataforma COLOURlovers funciona como uma comunidade virtual onde os designers compartilham paletas e designs e fornecem feedback. Tem nove milhões de usuários em todo o mundo, que criaram mais de 10 milhões de cores, 4 milhões de paletas e 5 milhões de padrões de imagem. Sim, são muitos números!

Passos para criar uma paleta de cores no COLOURlovers

O COLOURlovers permite que você crie paletas de cores do zero na mesma página da web. Você pode escolher cinco cores e ir jogando com as variações que o sistema lhe oferece. Basta clicar no botão verde na parte superior e criar uma nova paleta de cores. Pode não oferecer tantas opções de personalização quanto Adobe Color CC, mas cumpre as funções necessárias para dar asas à sua imaginação.

Além de paletas de cores, o COLOURlovers permite criar padrões de imagens e outras formas. Portanto, o COLOURlovers oferece opções se você estiver procurando as cores para seu próximo projeto ou se quiser uma figura vetorial para montar uma peça publicitária.

É extremamente extensa, com mais de dois milhões de paletas para ver. Além disso, oferece a facilidade de filtrá-las por ano e data de remessa, o que pode ajudá-lo(a) a revisar como as tendências evoluíram e variaram ao longo do tempo.

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO: Free Abstract Brush Lines

5. CheckMyColours: verifique as paletas de cores do seu site

Check my colors para paleta de colores

As cores não são percebidas da mesma forma por todas as pessoas, e isso implica que algumas pessoas podem ter dificuldade em ver as cores que você pretende mostrar. É por isso que o CheckMyColours, embora não permita a criação de paletas de cores, é uma ferramenta que ajudará a verificar se a seleção que você fez para o seu site está correta.

Como funciona o CheckMyColours?

Esta plataforma é muito simples à primeira vista. Não tem muito texto e é a primeira coisa que você encontra ao entrar com o logo e uma busca. Neste buscador você deve colorir o link da web que deseja ver. Assim que começar a procurar os resultados, eles serão carregados. Durante estes segundos de espera, o sistema verificará se as cores que você escolheu atendem a certas regras ou padrões.

Quando o sistema terminar de carregar, você verá um resumo com as boas aplicações que você tem e as que você deve dar uma segunda olhada. Altamente recomendado para obter insights únicos para melhorar a apresentação do seu site.

6. Color Matters: o guia completo de cores

Colo Matters la guia para entender los colores

 

O Color Matters é um recurso que recomendamos que você analise antes de começar a trabalhar e começar a criar sua paleta de cores. Este é um site com informações muito completas sobre cores e teoria das cores. Ajudará você a entender melhor sobre cores, design, suas funções no marketing e a ciência por trás disso, para ser um especialista no assunto.

Foi criado pelo mestre Jill Morton e tem praticamente uma resposta para qualquer dúvida que você possa ter sobre uma cor. Isso inclui coisas como as emoções às quais uma determinada cor está associada, bem como o simbolismo que ela possui. Tudo isso apresentado em um site bastante navegável, que faz com que você se perca por horas absorvendo todas as informações possíveis. E se você quiser ir mais longe, pode comprar o curso virtual de Jill Morton por US $ 249.

7. Color Explorer: crie e examine suas paletas de cores

Color explorar, crea tus paleta de colores facil

 

O Color Explorer é uma ferramenta on-line que ajudará muito você na hora de criar paletas de cores. Este é um dos melhores recursos disponíveis atualmente na web. O Color Explorer permite a você criar, gerenciar e avaliar paletas de cores, obter estatísticas relevantes sobre a eficácia das misturas e muito mais. Você também pode importar seus próprios arquivos, analisá-los em profundidade e gravar a paleta de cores com a qual deseja trabalhar.

É 100% gratuito e permite que você crie uma conta para obter algumas facilidades adicionais. Não é necessário criar uma conta para usá-lo, mas se você fizer isto, terá acesso a alguns recursos adicionais. Se você deseja ter um número ilimitado de paletas, lembre-se de que você pode criar uma conta paga.