Black Friday: estratégias de marketing para empreendedores
Black Friday: estratégias de marketing para empreendedores

Black Friday: estratégias de marketing para empreendedores

Última actualización 28 de Noviembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Alejandra Mujica

Você sabia que as estratégias de marketing na Black Friday são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do ano?

Se você tem um negócio e quer fazer parte de um dos eventos mais importantes deste 2020, precisa ter uma estratégia de marketing digital que ajude você a se destacar da concorrência, ganhar maior alcance e também crescer em lucratividade.

Como você pode fazer isso?

Neste artigo, compartilhamos 8 estratégias de marketing para empreendedores — pensadas e projetadas —  para impulsionar as vendas em seus canais digitais durante a Black Friday.

Boa sorte nesta "Sexta-feira Negra"!

Índice

  1. O que é a Black Friday 2020?
  2. ¿Cuándo se realiza el Black Friday digital 2020?
  3. A Black Friday como estratégia de marketing digital
  4. Black Friday 2020: 8 estratégias de marketing para empreendedores

É muito provável que você já esteja familiarizado(a) com a Black Friday. Senão, explicaremos aqui brevemente.

O que é a Black Friday 2020?

A Black Friday 2020 é um dia mundialmente famoso, que é comemorado na última sexta-feira de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

O termo, que em português significa “sexta-feira negra”, faz referência a todas as lojas que “vão ao negro” naquele dia e se tornam mais rentáveis ao oferecerem grandes descontos. 🤑

A Black Friday marca o início oficial da temporada natalina e, para muitos, é como uma compra antecipada de Natal (e uma grande oportunidade para o seu empreendimento).

black friday estrategia

Imagem: goblackfriday.co.uk
 

Quando acontece a Black Friday digital de 2020?

Este ano, a Black Friday 2020 cai no dia 27 de novembro (marque na sua agenda) e, de acordo com um estudo realizado pela Privalia, um dos maiores outlets on-line da Europa, estima-se que 89% das vendas serão on-line através do e-commerce de diferentes plataformas, e que também o mobile será a ferramenta preferida para fazer transações.

O aumento das vendas on-line se deve ao contexto do COVID-19, que está sendo vivenciado mundialmente e que obriga as marcas a se digitalizar rapidamente para recuperar seus lucros.

A Black Friday como estratégia de marketing digital

Você sabia que muitas empresas incluem a Black Friday em sua estratégia de marketing digital?

Isso mesmo! Este dia é uma data importante para aumentar as vendas de muitos empreendimentos, e é por isso que, aqui, apresentaremos 8 boas práticas que você deve levar em consideração se é novo(a) no Black Friday.

🗣️ Fato: a maioria das empresas não espera até a última sexta-feira de novembro para lançar seus descontos. O que fazem é adiantar suas promoções ou ofertas em meados de novembro ou final de outubro para se antecipar à concorrência.

É por isso que a Black Friday dentro da estratégia de marketing digital tem 3 fases: pré-Black Friday, data oficial da Black Friday e pós Black Friday, até o Cyber Monday (segunda-feira, 30 de novembro).

No caso de todos os empreedimentos que têm vendas on-line, o período pré-Black Friday é vital, porque a janela de vendas é maior e dá aos clientes em potencial tempo para explorar seus produtos.

Aprende sobre marketing digital con nuestros cursos online
 

Black Friday 2020: 8 estratégias de marketing para empreendedores

A Black Friday 2020 tem muito valor na estratégia de marketing digital para empreendedores. Definitivamente, é uma grande oportunidade para se reinventar, crescer e fazer notar (maior alcance) qualquer empreendimento. ✌️

Se você pretende participar nesta e também nas próximas Black Fridays, coloque em prática estas estratégias de marketing feitas exclusivamente no âmbito do COVID-19 e que poderá implementar com segurança nas suas próximas campanhas de “Sexta-feira Negra” ou em outros eventos importantes.

1. Ofertas massivas na Black Friday 2020

Ofertas massivas e grandes descontos na Black Friday é reduzir preços preservando a qualidade de seus produtos e serviços.

Você pode começar oferecendo 50% (pré-Black Friday) e depois uns 70% do preço original (quando a data principal estiver próxima).

Não tenha medo de reduzir o preço! Para as vendas da Black Friday, é normal ver como um produto que estava por 290 dólares ser vendido naquela única data por 89 dólares. Arrisque-se!

No seu site, você pode criar uma landing page ou uma seção exclusivamente para ofertas da Black Friday. É importante que todo o template seja marcado com o tema do evento, para que seja facilmente reconhecido por seus potenciais clientes.

black friday web marketing

Imagem: valuum.com
 

2. Presentes grátis na Black Friday

Uma boa estratégia de marketing na Black Friday são os brindes.

Oferecer um presente pós primeira compra é uma oferta tentadora da Black Friday para os compradores.

Com cada pedido, você pode dar um gift card (no valor de $ 5) para a próxima compra feita durante o período da Black Friday.

Sobre o brinde, você pode implementar um banner no topo de sua página para informar os usuários sobre esta grande e interessante promoção.

E você pode incluir informações como "para cada 50 dólares de compra, leve um cartão-presente de 5 dólares para o seu próximo pedido". Deixamos isso para sua criatividade! Quer fazer seu negócio crescer? Conheça las estrategias de growth hacking y growth marketing de las startups más exitosas.

gift card black friday marketing

Imagem: Oberlo.com
 

3. E-mail marketing para a campanha Black Friday

O e-mail marketing é essencial para a campanha Black Friday. Para isto, é importante que você tenha um banco de dados — e caso não tenha, esta é sua oportunidade de gerar novos registros.

Explicaremos primeiro como gerar novos registros na campanha Black Friday.

Se você tem um e-commerce ou deseja que seus usuários acessem um conteúdo ou oferta especial, implemente um registro. Assim você obterá seus dados para enviar mailings promocionais, de campanhas, sorteios, novidades e muito mais.

black friday campaña marketing

Imagem: sleeknote.com

Agora, se você já tem um banco de dados, deve trabalhar na sua campanha de e-mail marketing pelo menos 2 semanas antes do dia oficial.

É preciso montar uma programação de mailings: lançamentos, ofertas, promoções de produtos específicos, descontos antecipados exclusivos para clientes.

Lembre-se de personalizar seus e-mails e o assunto. Use palavras como "Black Friday com mais de 50%", "Sexta de loucura com..." e outras ideias.

descuentos marketing black friday

Imagem: sleeknote.com

Baixe grátis nosso guia de E-mail marketing desde o zero


 

4. Redes Sociais temporada Black Friday 2020

Não subestime o poder da mídia social na Black Friday 2020! E fique mais perto de sua comunidade com estas 10 ideias de concursos no Instagram para essas datas.

Conforme a grande data da Black Friday se aproxima, é importante que você tenha uma estratégia definida para seu conteúdo nas redes sociais.

Um ótimo primeiro passo é criar um calendário de redes sociais com seu conteúdo, com o que você deseja compartilhar nos dias de desconto e em que data você o fará.

Tente planejar com um mês de antecedência e comece a postar uma semana antes da data oficial da Black Friday. Lembre-se de incorporar a sua campanha nas suas redes sociais.
 

5. Publicidade na Black Friday

Investir em publicidade na Black Friday é um fator importante para aumentar o alcance de sua campanha.

Anúncios da Black Friday no Google Ads e Social Ads

Os anúncios da Black Friday no Google Ads — Pesquisa, Display e Shopping do Google — podem gerar tráfego de alta qualidade e gerar conversões.

Algumas dicas para o Google Ads:

   Crie anúncios específicos para a Black Friday.

    Adicione extensões de promoções aos seus anúncios.

    Adicione extensões de sitelink (use-as para incluir produtos e ofertas específicos).

    Faça referência à Black Friday naos textos de seus anúncios.

 

Para obter o máximo dos Social Ads na Black Friday, amplie sua primeira campanha nas redes sociais

Algunos consejos para Social Ads:

    Publique ofertas atraentes.

    Crie campanhas com foco em vendas.

    Use o remarketing com descontos.

    Ofereça frete grátis.

    Aumente seus lances durante os dias-chave.

 

6. Prepare seu site para a Black Friday

Otimizar o seu site para a Black Friday é importante. Lembre-se de que provavelmente você terá muito tráfego e não desejará que sua página trave evitando fazer as transações de venda.

Lembre-se dessas dicas e verifique se ele está 100% operacional.

Tenha uma boa hospedagem e otimize a velocidade de carregamento.

    Certificado de segurança e meios de pagamento (confiança e segurança para seus usuários).

    Produtos em destaque na página inicial do seu site.

    Opções de pesquisa e categorias dos produtos que estão em promoção.

7. Dispositivos móveis primeiro — e não apenas na Black Friday 2020

Embora muitas pessoas possam estar em casa devido à situação atual, os clientes em potencial continuam fazendo suas compras na Black Friday por meio de seus dispositivos móveis.

As vendas impulsionadas por dispositivos móveis continuam aumentando, e isso significa que possivelmente os clientes em potencial realizem suas primeiras compras de um dispositivo móvel.

Portanto, mantenha estas considerações em mente:

    O site deve ser otimizado para celular.

    Preste atenção para não fazer os formulários de registro muito grandes.

    Otimize o tempo de carregamento.

    Evite usar pop-ups para mobile.

    As fotos dos produtos devem ser adaptadas para serem visualizadas em qualquer smartphone

 

linio marketing black friday

Imagem Linio
 

8.Textos para a Black Friday com um sentido de urgência

Criar escassez e urgência nos textos da Black Friday é uma tática de marketing que sempre funciona para aumentar as vendas.

Você é um(a) ótimo(a) redator(a)? Melhore seus skills de redação com este curso e aproveite suas vantagens na Black Friday.

É especialmente útil durante a temporada da campanha, quando as pessoas correm para conseguir as melhores ofertas da Black Friday para seus presentes de Natal.

Algumas maneiras eficazes são usar chamadas de ação:

    "Frete grátis apenas hoje"

     "Estoque limitado"

     "Obtenha este produto de edição limitada"

     "Um brinde grátis para os 100 primeiros ..."

     "Venda flash de 24 horas"

 

black friday marketing

Imagem: hostinger.com

Ao participar deste grande evento você ganhará experiência e muito aprendizado sobre o mundo do e-commerce e do marketing digital. Lembre-se que as melhorias e boas práticas podem ser incluídas em suas próximas campanhas.

E pronto! Esperamos que com estas estratégias de marketing digital para empreendedores você possa participar da Black Friday 2020.

🚨Conheça os novos cursos da Black Friday Crehana para o seu empreendedorismo🚨

También podría interesarte