Quer melhorar a comunicação da sua empresa? Damos 5 dicas para você conseguir

Última actualización 07 de Noviembre del 2020

user

Paula Cordero

Quer melhorar a comunicação da sua empresa? Damos 5 dicas para você conseguir Quer melhorar a comunicação da sua empresa? Damos 5 dicas para você conseguir

A capacidade de um indivíduo de se comunicar, negociar e liderar com eficácia garantirá seu sucesso como profissional. A comunicação é a soft skill que mais deve ser desenvolvida nos colaboradores para que possam resolver problemas e melhorar o trabalho em equipe.

A verdade é que nem todos nascem com habilidades de comunicação empresarial, e é necessário fortalecê-las para que sua equipe se relacione melhor e tome boas decisões. Sua equipe tem problemas de comunicação? Se você acha que ela precisa desenvolver ainda mais essa habilidade, continue lendo, pois neste blog iremos dizer como você pode ajudá-la.

Por que é importante desenvolver a comunicação no trabalho?

📌Melhora o trabalho em equipe: a comunicação é uma habilidade essencial no local de trabalho. Por isso, se seus funcionários se comunicam bem, significa que entendem a importância de transmitir informações relevantes aos colegas para alcançar os objetivos da equipe. Isto, por sua vez, ajuda-os a coordenar melhor suas tarefas e gerenciar o tempo.

📌 Permite o crescimento profissional: as empresas procuram pessoas que sejam proficientes em comunicação verbal e escrita, porque acreditam que podem promover um bom ambiente de trabalho com os funcionários existentes. Estas skills permitem conseguir um emprego melhor e progredir profissionalmente. As pessoas que podem se comunicar bem têm mais probabilidade de ter um bom currículo e uma entrevista sólida, que lhes permite ser candidatas em potencial para qualquer empregador.

📌Aprendizagem: a comunicação influencia a capacidade de aprendizagem de um(a) profissional, pois ele(a) possui pensamento crítico pelo fato de relacionar e priorizar ideias. Da mesma forma, pode entender melhor suas habilidades de comunicação mais fortes (visual, escrita, não verbal, etc.) para potenciá-las em seu ambiente de trabalho e pessoal.

comunicación en equipo

Imagem: Freepik

📌Ajuda a criar líderes: contar com um(a) líder que possa articular claramente suas ideias ajudará sua equipe a estar alinhada e a segui-lo(a). Dentro de uma área de trabalho, sempre há funcionários considerados High Potencials  e também devem ser treinados para melhorar sua comunicação com os outros. Dessa forma, esses profissionais poderão, no futuro, liderar outras equipes e ocupar cargos importantes na empresa.

5 dicas para melhorar a comunicação no trabalho

Em um cenário de incertezas como o que vivemos, é normal que os trabalhadores sofram de ansiedade ou estresse e possam diminuir seus desempenhos no trabalho. Se você pensa que este é o caso da sua equipe e sente que não existe uma boa comunicação entre ela, damos algumas sugestões para colocar em prática.

Aprender a ouvir: a escuta ativa desempenha um papel muito importante na compreensão da mensagem que nos está sendo transmitida. Ser um(a) bom(boa) ouvinte é um aspecto essencial para ser um(a) bom(boa) comunicador(a). Se sua equipe tem a capacidade de ouvir, ela será capaz de responder e explicar as perguntas de uma maneira significativa. Recomendamos que você a incentive a ouvir a mensagem e que faça alguns breves períodos de silêncio para processar as informações e responder. Incentive sua equipe a fazer o seguinte:

✍️manter o contato visual;

✍️ não interromper;

✍️ observar os gestos não verbais;

✍️ reafirmar o que foi ouvido;

✍️ falar o mínimo;

✍️ ter empatia.

Gerar apresentações concisas: como líder, você deve entender que todos em sua equipe devem ter a capacidade de ficar na frente de todos (ou através de uma conferência) e fazer uma apresentação impecável. Para ajudá-los a melhorar suas habilidades de comunicação, certifique-se de praticar as seguintes dicas:

✍️ armar um discurso com tempo;

✍️ eliminar conteúdo que distraia;

✍️ a mensagem deve ser inspiradora e conectar com a audiência;

✍️ não depender de apresentações (slides, ppt, etc.);

✍️ praticar como transmitir a mensagem antes de fazer a apresentação.

comunicación en equipo

Imagem: Freepik

Linguagem corporal: para ser um(a) bom(boa) comunicador(a), é fundamental levar em consideração as posturas que se faz com o corpo. Apesar do fato de que muitas empresas estão fazendo trabalho remoto, pode-se ler a linguagem corporal das pessoas nas videoconferências. Cruzar os braços muitas vezes pode ser interpretado como um sinal de desacordo ou conflito. Então, sugira o seguinte para sua equipe:

✍️ relaxar a postura ao falar;

✍️ não cruzar os braços;

✍️ olhar para as pessoas (ou para a câmera quando são chamadas de vídeo);

✍️ falar com uma voz clara para transmitir confiança;

✍️ fazer alguns gestos com as mãos que apoiem o que está se comunicando;

✍️ sorrir de maneira espontânea.

comunicación en equipo

Imagem: Freepik

Comunicação por telefone: agora, mais do que nunca, você deve ajudar sua equipe a melhorar a comunicação por telefone para fechar vendas ou fazer um negócio importante. Tratar bem as conversas por este meio é uma parte chave da comunicação empresarial. A pessoa do outro lado da linha não pode ver quem está ligando; portanto, é fundamental prestar atenção aos seguintes detalhes:

✍️ preparar uma saudação profissional;

✍️ manter um tom de voz amigável;

✍️ ser conciso(a) e explicar o motivo da ligação;

✍️ ter empatia com o cliente quando ele não quiser responder;

✍️ agendar um compromisso;

✍️ dar seguimento às ações realizadas.

 

Escrever e-mails eficazes: o e-mail é uma ferramenta indispensável para a comunicação dentro e fora da empresa. Por isso, eles devem comunicar mensagens claras e concisas. Se houver má redação e falta de clareza na comunicação, a equipe reduzirá sua produtividade e poderá causar uma má impressão no destinatário. Compartilhe estas sugestões com sua equipe:

✍️ usar um assunto chamativo;

✍️ verificar se um tom formal seja usado;

✍️ criar uma mensagem completa e clara;

✍️ antes de enviar, verificar a ortografia;

✍️ revisar cuidadosamente quem está incluído na cópia.

Agora que você conhece essas dicas, qual será a primeira que você colocará em prática com sua equipe? Acompanhe seu progresso e dê dicas valiosas para ajudá-la a se tornar melhor comunicadora. No Crehana para empresas desenvolvemos programas de skilling personalizadospara ajudar as equipes a atingirem seus objetivos profissionais. Agora, mais do que nunca, a capacitação on-line é imprescindível para organizações que desejam aumentar seus impactos na sociedade. Comece seu caminho de aprendizagem conosco.

Recomendados para ti