Home Blog/ Brasil/
Brasil
Você está procurando o CMYK de cor dourada?Você está procurando o CMYK de cor dourada?

Você está procurando o CMYK de cor dourada?

Juliane Angeles - 26 Jul 20

Articulo

7 min.

O brilho da cor dourada pode ser muito cativante (vamos lembrar de Gollum, de O Senhor dos Anéis). Portanto, decidimos dedicar este artigo à cor dourada CMYK e suas outras versões, como a cor dourada RGB e o pantone dourado.

Além disso, se você não souber como obter a cor dourada hexadecimal, qual é a paleta de cores dourada ou quais cores correspondem ao dourado, aqui estão as respostas.

Também diremos a você em quais plataformas pode se obter vetores dourados em PNG e fundos dourados elegantes. Sabemos que eles serão muito úteis para seus projetos ou ilustrações.

Outra cor indispensável para seus projetos é o CMYK cor de pele que, na verdade, é um dos muitos tons de pele existentes. Deseja saber mais sobre cores? Confira estes artigos: Cores tendência 2020 e  Conheça sua paleta de cores do Instagram.

Bem, antes de começar com todas as opções acima, você precisa saber o significado da cor dourada. O que esta cor transmite? Está relacionada ao que você deseja comunicar em seu design, logotipo ou ilustração? Continue lendo este artigo e descubra os segredos mais ocultos do dourado.

Obtenha uma Associação Premium e leve sua educação a outro nível

Índice

1. Significado da cor dourada

2.  O que é CMYK?

3.  A cor dourada hexadecimal

4.  Como fazer a cor douradaem CMYK?

5.  Cor dourada em CMYK com brilho

6.  Cores que combinam com o dourado CMYK

7.   Mais variações de cor dourada em CMYK

8.   Paleta de cores douradas

9.   O que é RGB?

10.  Cor dourada RGB

11.  Pantone dourado

12.  Como usar a cor dourada no Illustrator

13.  Vetores dourados PNG e fundos dourados elegantes

 

1. Significado da cor dourada

A psicologia das cores é muito importante no design, marketing e publicidade. O que a cor dourada simboliza? O termo dourado vem do latim aurum, que significa metal ouro. Simboliza o metal precioso (ouro), o Sol e a abundância, e está fortemente associado ao poder, à riqueza, à força e à monarquia.

Por exemplo, você sabia que no antigo Egito simbolizava luz espiritual, a vida e o renascimento?

No entanto, do ponto de vista de marketing, a cor dourada significa qualidade, luxo, prêmio, mérito e fama. Enquanto que na astrologia, a cor dourada brilhante está relacionada ao signo de Leão e do Sol, o rei dos astros.

Algum destes significados você deseja transmitir?

5 ferramentas online para você deixe brilhar seu ilustrador interior

herramientas para tu ilustrador interior

2. O que é CMYK?

Certamente, este termo você já ouviu em algum momento de sua vida, ainda mais se você se dedicar ao design gráfico ou à ilustração. "CMYK" vem do acrônimo Cyan-Magenta-Yellow-Key (Black), que em português é traduzido como ciano, magenta, amarelo e preto. Estes valores são usados para as impressões de produtos digitais.

Por exemplo, se hoje você deseja ilustrar um pôster do Pikachú para imprimi-lo e colá-lo na parede, é importante que você o desenhe com valores CMYK. Assim, as cores saem como você pensava no começo.

Para definir cores em CMYK, você precisa usar o sistema hexadecimal composto por letras e números. Para que servem estes valores? Fácil! Para determinar qual cor (mais conhecida como Pantone) será usada em sua peça gráfica.

 

3. A cor dourada hexadecimal

O código hexadecimal para obter o pantone dourado tem um tom de amarelo e é o seguinte::

 

 

4. Como fazer a cor dourada em CMYK?

Conseguir digitalmente a cor dourada não é fácil. No entanto, os valores estabelecidos para obter a cor dourada CMYK são os seguintes:

C: 0% (0.000), M: 23% (0.234), Y: 93% (0.933), K: 6% (0.063)

O gráfico desses valores fica assim:

 

 

Mas há um detalhe. Esta cor dourada CMYK não possui o brilho característico de, digamos, um anel de ouro. Portanto, alcançar a cor dourada digitalmente é uma questão problemática. Mas há uma maneira de conseguir esse efeito brilhante. Vamos conhecê-la.

5. Cor dourada em CMYK com brilho

Antes de tudo, você deve ter em mente que a cor dourada CMYK não parece a mesma que a tinta dourada real. Apesar disso, existe uma fórmula para obter uma cor muito semelhante ao ouro brilhante. Para conseguir isto, faça o seguinte:

• Aplique os seguintes valores CMYK: C: 0% M: 20% Y: 60% K: 20%

• Para obter o efeito brilhante do dourado, você deve envernizar sua impressão (com um verniz comum). Disto depende que você alcance a cor dourada que tanto procura. Lembre-se de que, se você imprimir em papel comum ou fosco, a cor que você obterá será um tom ocre.

6. Cores que combinam com o dourado CMYK

Se você gosta de brincar com cores, então vai gostar desta seção, porque mostraremos quais cores combinam com o dourado.

Bem, então vamos começar com o esquema de cores do dourado. É da seguinte maneira:

Se você gosta de degradês, compartilharemos a série de códigos com os quais você pode tê-los.

Degradê de dourado a branco

Degradê de dourado a preto

E se a sua é web design, compartilhamos alguns exemplos de como será a cor dourada em fundos, textos e sombras.

Dourado em texto

Durado de fundo

Dourado com sombra

7. Mais variações de cor dourada em CMYK

Nesta tabela, apresentamos outras variações da cor dourada CMYK. Desde um tom mais claro, mais saturado, a mais escuro e 25% dessaturado. Assim, você pode escolher o tom dourado CMYK de sua escolha. Queremos acrescentar que essas tonalidades podem funcionar perfeitamente com o dourado, mas você deve ter muito cuidado para não estragar o seu trabalho.

variaciones del color dorado cmyk

8. Paleta de cores douradas

Esta paleta é composta por 9 variações da cor dourada. Da esquerda para a direita: ouro (web), ocre ouro, ocre dourado, marrom dourado, aureolina, bistre marrom, preto dourado, ouro velho e vara de ouro.

paleta de colores dorado

Imagem: Wikipedia

9. O que é RGB?

É um sistema de cores formado pela intensidade da luz das cores primárias vermelho, verde e azul. A combinação destas luzes gera inúmeros tons de cor (mais de 16 milhões) que podemos visualizar no monitor do nosso computador ou na tela do celular.

O modelo RGB (sigla em inglês para Red, Green, Blue; em português "vermelho, verde e azul") é o único a ser usado em monitores, páginas da web, tablets e outros suportes digitais.

10. Cor dourada RGB

Os valores para obter a cor dourada RGB são os seguintes:

RGB: 239, 184, 16

O gráfico desses valores fica assim:

color dorado rgb

 

11. Pantone dourado

O Pantone é usado, principalmente, para impressão em papel. As cores Pantone geralmente têm um número de três ou quatro dígitos, seguido pelas letras C ou U. Essas letras se referem-se à gramatura do papel. C é para papel brilhante e U é para papel comum.

Por exemplo, esses tons Pantone dourados são para papel brilhante:

pantone color dorado

Esta é um tom Pantone dourado em TPM (para papel metalizado):

Pantone dorado en TPM

12. Como usar a cor dourada no Illustrator

Existem várias maneiras de usar a cor dourada no Illustrator. Geralmente, é amplamente usada para dar um efeito dourado ou uma textura dourada aos textos. Quer ver como sua frase favorita se parece com uma textura de cor dourada? Faça o seguinte:

1. Encontre a textura dourada que você mais gosta. Assegure-se que tenha uma boa resolução.

2. Abra o Illustrator e crie um novo documento com o texto a que você dará uma textura dourada.

3. Arraste (ou copie e cole) a textura dourada na tela do Illustrator e coloque-a sobre o texto.

4. Selecione a textura e arraste-a para o painel de Amostras. Solte-a para criá-la.

5. Depois que a textura for criada, remova a imagem da textura dourada.

6. Vá para o painel de camadas e selecione o texto ao qual aplicará a textura.

7. Clique na amostra dourada (que você criou anteriormente) e pronto!

8. Explore as outras ferramentas deste software. Isso é tudo o que você pode fazer com o Adobe Illustrator

Quer aprender como criar um personagem no Illustrator? Inscreva-se gratuitamente no curso  Introdução ao Adobe Illustrator. E agora, compartilhamos algumas peças e elementos de cor dourada que servirão de inspiração para você. Abra seu Illustrator e comece a desenhar!

Textura dourada

Fundos de ouro

Letras valiosas


 

E o mais dourado da vida: a comida

13. Vetores dourados PNG e fundos dourados elegantes

Se você está procurando um fundo dourado brilhante ou vetores dourados PNG para o seu próximo projeto, aqui estão alguns links para fazer o download gratuitamente.

 

Agora, vamos trabalhar e seguir seu caminho dourado!

Faixa bônus:

Faça o download grátis do nosso e-book Fundamentos da Ilustração.

ebook ilustración

 

Quer obter o efeito de respingo de aquarela em suas criações? Faça o download deste pacote de 32 pincéis de aquarela para o Photoshop.

pinceles de acuarela para photoshop