Ao criar um gibi, você deve estabelecer os tipos de vinhetas que utilizará, pois estas ajudarão a delimitar tudo o que será o rumo da sua obra. Você não tinha esta informação? Não se preocupe, nós já lhe ensinamos mais sobre isso.
Aprender como fazer quadrinhos é um processo que começa com a superação da temida página em branco. Como existem tantos tipos diferentes de vinhetas, mesmo o artista mais proficiente se pergunta: "Como saber quais vinhetas para quadrinhos usar nesta página, na página seguinte e nas outras?”
Para escolher a composição das vinhetas para cartoons, a primeira regra que você deve aprender é que não há regras. Todos os recursos gráficos de uma história em quadrinhos estão à sua disposição para que você possa usá-los como desejar e, desta forma, aprimorar a narração da história da maneira mais envolvente para o leitor.
Entretanto, a criatividade também precisa de uma base, não é mesmo? Então, conhecer os diferentes tipos de vinhetas para quadrinhos ajudará você a ter um banco de ideias para desenhar seus primeiros esboços. Você quer saber quais são? Vá para a terceira seção do artigo, porque primeiro vamos rever algumas noções básicas.
O que é uma vinheta em uma história em quadrinhos?
Para entender os tipos de vinhetas e seus usos, nunca faz mal ter uma atualização de conceitos. Convidamos Pía Prado Bley, artista de quadrinhos e professora do curso online Ilustração tradicional e digital para quadrinhos, que compartilha conosco o seguinte:
"As vinhetas são o enquadramento específico que damos a um evento em nossa história". Com as vinhetas, escolhemos a tomada da câmera e os planos. Portanto, temos que tomar decisões baseadas no que acontece em nosso relato", disse a professora Prado.
De acordo com o site do Clip Studio, as vinhetas de uma história em quadrinhos representam um instante em sua narrativa. São a unidade mínima dos quadrinhos, pois contêm seus outros elementos, como os seguintes:
- Os tipos de planos.
- Ângulos.
- Personagens.
- Balões de conversação.
- Onomatopeias.
Fuente: Unsplash
Para que servem as vinhetas de quadrinhos?
Pía Prado Bley explica a função das vinhetas de quadrinhos de uma maneira muito didática e simples: "Do tamanho de uma vinheta, vamos administrar o ritmo narrativo de nossa história original".
Como isso funciona? A artista nos dá o seguinte exemplo:
Enquanto assistimos a um filme ou a uma série de anime, como espectadores, só temos que ver como os eventos acontecem enquanto a animação está em andamento. Nas vinhetas das histórias em quadrinhos, no entanto, há apenas imagens quietas que cada um lê em seu próprio ritmo.
Então, como podemos gerenciar o timing nos quadrinhos e como definir que certos eventos são mais importantes do que outros? A Pia Prado continua:
"A resposta está nas vinhetas. (...) Há algumas vinhetas maiores que outras, quanto maior a vinheta, mais tempo o leitor vai ficar lendo-a. (...) Se quisermos representar que em nossa história há momentos que precisamos que sejam lidos dinamicamente, ou se quisermos também representar eventos que estão acontecendo rapidamente, então precisaremos desenhar muitas pequenas vinhetas que estão ao lado umas das outras".
Pronto! Com o básico coberto, então quais são os tipos de vinhetas e para que servem? Aqui entramos nas profundezas dos tipos de vinhetas de uma história em quadrinhos, das quais há muitas (você verá). A seguir, falaremos sobre suas 3 principais classificações:
- Segundo suas margens
- Segundo seus cortes
- Segundo suas formas
Para muitos de nossos exemplos, usaremos vinhetas extraídas dos cartoons de Avatar: A Lenda de Aang porque... quem não gosta de um personagem todo-poderoso que controla os 4 elementos e deve salvar o mundo aos 12 anos?
Tipos de vinhetas segundo suas margens
Embora possam parecer sem importância, as margens são um elemento essencial em qualquer história em quadrinhos. E, dentro dos diferentes tipos de vinhetas, as margens servem para fazer uma distinção entre elas.
Vejamos que tipos de vinhetas existem de acordo com suas margens:
-
Vinheta aberta
As vinhetas abertas são aquelas que não têm limite. Suas margens não estão fechadas e, portanto, esses tipos de vinhetas só terminam onde a página termina. Olhe a vinheta à esquerda!
Fuente: Cómics de Avatar
Por causa disso, esses tipos de vinhetas produzem uma sensação de espaço aberto e infinito que se estende além da página. Elas também podem criar a percepção de estar em um espaço atemporal, ou seja, fora do tempo da narrativa.
Como exemplos de vinhetas abertas, você pode usá-las para mostrar novos cenários ou sua escolha de personagens para fazer uma história em quadrinhos, e em cenas de combate elas ficam perfeitas, pois aumentam as dimensões do que está acontecendo.
-
Vinheta fechada
As vinhetas fechadas são aquelas que são limitadas em todos os lados, ou seja, as margens da vinheta não excedem as margens da página. Estes são os tipos clássicos de vinhetas.
Fuente: Cómics de Avatar
Estes tipos de vinhetas em uma história em quadrinhos podem ser usados se você quiser criar uma tomada única para mostrar como seu personagem se sente em seu entorno, especialmente se ele estiver em um momento de tensão.
-
Vinheta ortogonal
Uma vinheta é ortogonal quando todos os lados são retos e, portanto, formam retângulos ou quadrados. As margens horizontais destes tipos de vinhetas para histórias em quadrinhos são desenhadas paralelamente ao eixo central da página, enquanto as margens verticais são colocadas perpendicularmente.
Fuente: Cómics de Avatar
Geralmente, esses tipos de vinhetas para histórias em quadrinhos são fechados. Elas são usadas para dar uma sensação de calma, estabilidade e equilíbrio.
-
Vinheta oblíqua
Nas vinhetas oblíquas, também conhecidas como vinhetas diagonais ou vinhetas inclinadas, as margens dos quadros são mostradas inclinadas em relação aos eixos naturais da página, ou seja, são tipos de vinhetas com linhas diagonais.
Fuente: Cómics de Avatar
Estes tipos de vinhetas afetam o equilíbrio da página e lhe dão muito dinamismo, portanto, são ideais para mostrar cenas de ação, movimento, intensidade ou caos.
- Vinheta quebrada
Você já viu quando um personagem sai das margens de sua própria vinheta, "invadindo" a página inteira? Precisamente estes tipos de vinhetas de desenho animado são conhecidos como "out of vignette" ou "fora da vinheta".
Fuente: Cómics de Avatar
Nestes tipos de vinhetas, os objetos e/ou personagens saem parcial ou totalmente de seu quadro. Isto é usado para destacar algo que é de grande importância e dar muito dinamismo ao design dos quadrinhos. É como se o personagem estivesse saindo de seu mundo e se aproximando de seu leitor!
Agora, para que faça sentido usar estes tipos de vinhetas em quadrinhos, você precisa ser claro com o leitor e mostrar a que vinheta pertence o elemento gráfico destacado. Desta forma, você preserva a ordem lógica de leitura.
- Vinhetas de uma página ou mais
Geralmente, uma página de quadrinhos tem entre 5 e 7 vinhetas. Agora, se você quiser dar muito mais ênfase a uma cena, não há nada melhor do que usar vinhetas de uma ou duas páginas! Este tipo de vinhetas transmite grandeza e impacto, e são o tipo de vinhetas que você olhará até que possa identificar cada detalhe.
Fuente: Cómics de Avatar
Agora, seu uso deve ser lógico. Se você usar vinhetas de 2 páginas, é claro que a ação deve começar pela esquerda e passar para a direita. Ou se você apresentar um personagem secundário em uma página inteira, não faria sentido apresentar seu personagem principal em um tipo de vinheta menor.
São muito comuns em quadrinhos de super-heróis, e aqui estão algumas situações em que você certamente já viu este tipo de vinhetas de uma ou duas páginas:
- Quando o herói luta contra o vilão.
- Em situações calmas onde o personagem está vivendo com seu entorno, por exemplo, quando ele está meditando antes da grande batalha.
- Quando dois personagens estão convivendo com o cenário ao mesmo tempo.
- Vinheta exterior
As vinhetas exteriores são aquelas que estão separadas das outras pelo gutter (o espaço no meio das vinhetas).
Por exemplo, se você quiser enfatizar algo que está acontecendo em uma vinheta exterior, você pode desenhar um gutter mais grosso que separe ainda mais esse tipo de vinhetas das outras.
Fuente: Cómics de Avatar
- Vinheta interior
As vinhetas interiores estão contidas em outros tipos de vinhetas maiores. Elas são normalmente usadas para mostrar um detalhe ou evento que ocorre ao mesmo tempo em uma cena.
Fuente: Cómics de Avatar
- Vinheta decorativa
Além de separar cada cena de sua narrativa, as margens das vinhetas podem se tornar parte do desenho como um elemento decorativo. Quando isso acontece, estamos falando de vinhetas decorativas.
Olhe as vinhetas de cima para baixo no exemplo a seguir!
Fuente: Cómics de Avatar
As vinhetas de quadrinhos decorativas são usadas para ambientar momentos ou situações específicas do enredo. O truque é não saturar o desenho da margem para não tornar difícil a compreensão da história.
- Vinheta psicológica
Agora, quando a composição das vinhetas e suas margens têm formas estranhas ou incomuns, mas com grande força, estamos lidando com vinhetas psicológicas.
Fuente: Cómics de Avatar
Estes tipos de vinhetas para quadrinhos são usados para gerar certos sentimentos no leitor e mergulhá-lo ainda mais no enredo. Como sempre, você deve certificar-se de que as margens das vinhetas psicológicas não afetem a ordem de leitura ou impeçam a compreensão da narrativa.
Tipos de vinhetas conforme seu corte
Passando dos tipos de vinhetas segundo suas margens, devemos fazer a distinção de que os tipos de vinhetas para manga também podem ser classificados de acordo com seu corte.
-
Corte reto
Os tipos de vinhetas de corte reto são os mais usados em manga. Eles são usados para momentos mais neutros quando a trama está se desenvolvendo de maneira uniforme e sem sobressaltos, e você não quer distrair o leitor.
Fuente: Cómics de Avatar
-
Corte diagonal
Este recurso é frequentemente visto para sequências de ação, porém não é seu único uso.
Você também pode usar vinhetas de corte diagonal para dar mais dinamismo a um movimento simples, encurtar o tempo de leitura entre duas vinhetas ou dar um ritmo mais natural a uma sequência.
Fuente: Cómics de Avatar
-
Vinhetas a sangue
Estes são tipos de vinhetas para manga que não têm limites aparentes. Eles dão a impressão de acontecer no fundo da página e funcionam muito bem para conter ações que estão acontecendo em paralelo ou para destacar eventos de maior importância do que outros.
Fuente: Cómics de Avatar
Tipos de vinhetas de acordo com sua forma
Finalmente, as vinhetas também podem ser classificadas segundo sua forma. Aqui o limite é sua imaginação, mas, em geral, os tipos de vinhetas que podem ser usadas em uma tira de quadrinhos são:
-
Retângulos horizontais (ou persianas horizontais).
Estes são os tipos de vinhetas mais comuns a serem vistos, pois são também os mais usados devido à sua facilidade de utilização. Mas existe uma razão para isso? Sim, o formato de uma vinheta também transmite uma mensagem para o leitor.
Se você olhar com atenção os quadrinhos ou desenhos onde estes tipos de vinhetas aparecem, você verá que eles têm ângulos retos. Eles dão ao espectador uma sensação de equilíbrio e são a abertura perfeita para uma sequência temporal mais rápida.
Fuente: Pinterest
-
Retângulos verticais (ou persianas verticais)
De igual forma que sua contraparte horizontal, as vinhetas de quadrinhos que sejam retangulares e verticais oferecem uma sensação de neutralidade e estabilidade ao leitor. Mas cuidado, também são muito comuns nos quadrinhos.
Qual é a intenção deste desenho? Gerar uma sensação de que o tempo parece estar parado na cena em questão. Como se alguém tivesse pausado a situação com um controle remoto, com a intenção de destacar alguma situação.
Portanto, uma boa maneira de parar o tempo é... vinhetas de retângulos verticais (aviso, não achamos que isso funcione na vida real, apenas em quadrinhos).
Fuente: Pinterest
-
Oval
Quando olhamos para este tipo de vinheta, vemos que elas são utilizadas para um propósito específico. Não são tão comuns como algumas das mencionadas acima, mas servem ao seu propósito.
E qual é essa função? As vinhetas ovais são geralmente usadas quando o personagem em questão (geralmente o protagonista) está se referindo a um contexto imaginário, quer ele ou ela esteja relembrando uma recordação ou refletindo sobre um sonho que ele ou ela teve.
Fuente: Pinterest