Você quer aprender os pontos básicos de macramé passo a passo? Mesmo que os anos passem, os nós de macramé ainda são uma das técnicas de tecelagem mais populares do mundo. Se você está procurando um novo hobby ou alguma atividade para relaxar em seu tempo livre, você poderia aprender os nós básicos de macramé. Quem sabe? Talvez seja isso que você precise agora.
Esta técnica milenar para criar tecelagens usando permitirá criar um número infinito de peças decorativas, tais como as famosas luminárias de macramé, almofadas ou braceletes.
Neste artigo, mostraremos como fazer os nós básicos de macramé passo a passo: nó de cotovia, nó de cotovia alternado, nó espiral, nó de vieira, nó quadrado, nó meio plano e outros nós modernos de macramé. Também explicaremos como atar nós para fazer colares, pulseiras de macramé e outras ideias de decoração.
Nós de macramé passo a passo
O macramé tem uma lista de nós muito ampla e cada um deles é utilizado em função dos desenhos que você queira realizar. Além disso, eles podem ser combinados sem qualquer problema, tudo depende dos padrões que você quer seguir ou da criatividade do artista.
Neste ponto não cobriremos todos os nós de macramé que existem, porque com este guia passo a passo de macramé para iniciantes queremos apenas dar-lhe as ferramentas básicas para que você comece. Discutiremos os 7 nós básicos de macramé com os quais você pode começar a trabalhar.
Esperamos estimular sua curiosidade por esta arte milenar e resolver a maioria das dúvidas que você tem sobre os nós de macramé.
-
Nó de alondra | Lark's head knot
Em macramé, o nó de cabeça de alondra é amplamente utilizado como nó de montagem, âncora, gancho ou nó de fixação. Este nó de macramé é útil até mesmo para montanhistas devido à sua força e à facilidade com que pode ser amarrado e desamarrado.
O nó Presilla de Alondra, que é seu verdadeiro nome, é formado por dois nós cotes (ou meios nós) amarrados em direções opostas. É, portanto, o nó principal na lista de nós básicos de macramé.
- Dobre a corda em partes iguais e coloque-a sobre o suporte do nó.
- Agora insira a parte inferior da corda através do orifício que foi formado. Certifique-se de apertar o fio.
- Para fazer os outros nós de macrame, você precisará fazer dois ou mais nós de alondra.
Fuente: Macramelovers
-
Nó de alondra alternado | Alternating lark's head sinnet
O nó de alondra alternado é obtido atando um nó de alondra vertical ao redor da corda de suporte.
- Você pega a corda e amarra um nó de alondra vertical para a esquerda.
- Então você faz o mesmo à direita.
- E assim por diante até que você obtenha o resultado desejado.
Fuente: Macramelovers
-
Nó festão (ou nó cordão) | Double half hitch (or clove hitch knot)
Coloquialmente chamado de nó de cordão, este é um nó de macramé que geralmente é amarrado com vários cordões para formar um cordão rígido. As tecelagens de Macramé feitas com este tipo de nó são usadas para desenhar linhas retas, diagonais ou curvas, com o objetivo de acrescentar desenho e textura à malha ou trama tecida.
É amplamente utilizado em murais ou tapeçarias, tapetes, toalhas de mesa, etc. E, é o nó por excelência para desenhar acessórios e joias em macramé.
Fuente: Macrameblogspot.com
Nó festão alternado | Alternating half hitches
- Pegue a corda direita e coloque-a sobre a corda esquerda.
- Pegue a ponta da corda da direita, passe-a por baixo da corda da esquerda e puxe-a através do buraco. Ajustar a corda para cima.
- Agora faça o mesmo procedimento, mas com a corda esquerda. Ou seja, pegar a corda esquerda e colocá-la sobre a corda direita.
- Pegue a ponta da corda esquerda, passe-a sob a corda direita e puxe-a através do buraco.
- Continuar a alternância de lados, até o final.
- Você também pode optar por dar o nó somente à direita ou somente à esquerda.
Fuente: Macramelovers
Nó festão diagonal | Diagonal double half hitch (or Diagonal clove hitch Knot)
- Para dar este nó, a primeira corda à esquerda será sua corda guia.
- Então, a próxima corda é atada duas vezes sobre a corda guia.
- Em seguida, passe para a próxima corda e também dê dois nós sobre a corda guia.
- Continue desta forma.
Nó festão vertical | Vertical double half hitch (or Vertical clove hitch Knot)
- Para dar este nó, primeiro, com uma corda separada, você dá o nó festão nas duas primeiras cordas na vertical e aperta para cima.
- Depois, passe a corda para o próximo par e faça o mesmo procedimento.
- Continue desta forma para cada par, por sua vez.
Nó festão horizontal | Horizontal double half hitch (or Horizontal clove hitch Knot)
- Para fazer este nó, a primeira corda à esquerda será seu guia (as outras cordas serão enroladas em torno dele).
- Pegue a próxima corda e enrole-a ao redor da corda guia. Não se esqueça de puxá-lo por cima da corda. Este passo é feito duas vezes com a mesma corda.
- Repita a etapa anterior com as cordas restantes.
- Siga os passos da esquerda para a direita.
-
Nó espiral | Spiral knot
O nó espiral é um nó de duas pontas, pois pode virar para a direita ou para a esquerda, dependendo da mão utilizada para dar o nó. Geralmente é amarrado com duas cordas centrais. O resultado é uma trança de quatro fios, muito útil em muitos projetos, especialmente cabides de plantas.
Este nó se assemelha ao meio nó plano, mas é amarrado verticalmente para obter o efeito espiral.
- Coloque a corda externa esquerda sobre as duas cordas do meio e sob a corda externa direita.
- Agora, passe a corda externa direita sob a corda externa esquerda, traga-a para trás e puxe-a para fora através do orifício formado no lado direito. Aperte as cordas.
- Repetir os passos 1 e 2 até o final.
- Siga os passos da esquerda para a direita.
-
Nó quadrado (ou nó plano) | Square knot
Este nó de macramé é um nó de dois passos e é feito mantendo as cordas centrais retas, que servirão como um guia para formar os nós quadrados. É composto de dois nós espirais, o primeiro começando com a corda direita e o seguinte começando com a corda esquerda ou vice-versa.
Em macramé, o nó plano é usado para criar tranças, malhas ou tecelagens, e também para dar acabamentos finais. É um dos nós mais populares em macramé. Para dar este nó, faça o seguinte:
- Coloque a corda externa esquerda sobre as duas cordas do meio e sob a corda externa direita.
- Passe a corda externa direita sob a corda externa esquerda, traga-a para trás e puxe-a para fora através do orifício do lado esquerdo. Aperte as cordas.
- Coloque a corda externa direita sobre as duas cordas do meio e sob a corda externa esquerda.
- Passe o fio externo esquerdo sob o fio externo direito, traga-o para trás e puxe-o através do orifício do lado direito.
- Continue tecendo, alternando os lados.
- Siga os passos da esquerda para a direita.
Fuente: Macramelovers
-
Meio nó quadrado (ou meio nó plano) | Half square knot
Este nó de macramé é amplamente utilizado para criar tecelagens. É uma variação do nó plano ou quadrado, pois é deixado meio acabado. Para fazer isso, é preciso montar dois nós de Alondra com antecedência.
- Você só trabalhará com as duas cordas externas. Não se preocupe com os do meio.
- Coloque a corda externa direita sobre as duas cordas do meio e sob a corda externa esquerda.
- Passe a corda externa esquerda sob a corda externa direita, traga-a para trás e puxe-a para fora através do orifício formado no lado direito. Aperte as cordas.
- Se você quiser fazer uma trama, acrescente mais nós de alondra e repita o mesmo procedimento com eles; e assim por diante.
- Para continuar com as próximas fileiras, será necessário alternar as cordas. Por exemplo, para a segunda fileira, você deve trabalhar com os nós 2 e 3, 4 e 5, etc., e para a terceira fileira, como você fez no início.
Fuente: Macramelovers
-
Nós modernos de macramé
Há também estes modernos nós de macramé que você pode usar para acrescentar mais estilo a seus designs. Além disso, deixamos a você um tutorial de macramé que lhe mostrará como fazer esses nós de macramé passo a passo.
- Nó de botão.
- Nó triangular.
- Nó cruzado.
- Nó chinês.
- Nó de marinheiro.
- Nó infinito.
- Nó de tubo.
Nós para braceletes de macramé passo a passo
Os nós para pulseiras de macramé são todos os que já vimos antes, mas existem outras variações de nós que são usados principalmente para fazer pulseiras de macramé. Estes são seis nós práticos que você pode aplicar a qualquer uma de suas criações.
Lembre-se que para fazer pulseiras de macramé é necessário usar um tipo mais fino de fio, como fio de nylon trançado, fio encerado ou fio de cauda de mouse. Estes fios de macramé escorregam mais facilmente do que outros.
Se você não tiver nenhum desses fios de macramé, você também pode usar fios sintéticos, mas terá que queimar ligeiramente as pontas para que não se desmanchem com o uso.
Portanto, além de uma tesoura e uma régua, você precisará obter um isqueiro.
Aqui está uma pequena lista de nós de pulseira de macramé que você pode usar em seus projetos:
- Nó escorregadio.
- Nó infinito.
- Nó quadrado.
- Nó Franciscano.
- Nó de cobra.
- Nó diamante.
- Nó de mandala.
Aprender macramé passo a passo não é útil apenas para fazer grandes peças, com esta arte também podemos fazer algumas peças de vestuário decorativas. Neste ponto queremos compartilhar com você alguns nós para pulseiras de macramé, com os quais você pode desenvolver algumas peças bonitas para vender ou dar de presente.
Também compartilharemos um tutorial em vídeo com cada nó de macramé, assim você terá um guia para fazer cada uma das peças. A única coisa que você precisa para começar é comprar os materiais, mas não se preocupe, porque mais tarde deixaremos uma lista das ferramentas e materiais que você precisa para fazer macramé passo a passo.
-
Nó corrediço
Este é o nó ideal para fechar as pulseiras de macramé porque exerce tensão quando puxadas. O nó corrediço permite que você ajuste a pulseira de acordo com seu pulso, ou seja, quanto mais apertado você puxar o nó, mais apertada será a pulseira.
Como dar um nó corrediço?
O nó corrediço tem até três variações, mas se você está apenas começando, é melhor tentar os nós de macramé mais simples. Para fazer este nó, você precisará de uma tira de 40 ou 45 cm de fio. O comprimento da tira dependerá do tamanho de seu pulso.
Nó corrediço 1
Nó corrediço 2
Nó corrediço 3
-
Nó infinito
Este nó é muito popular para decorar pulseiras de macramé por causa de seu significado. Trata-se de um nó simbólico ligado ao budismo tibetano e à arte chinesa.
O nó do infinito é o nó que não tem começo nem fim, simboliza a infinita sabedoria de Buda, boa sorte, abundância, sorte sem fim e prosperidade.
De fato, não é coincidência que as pulseiras de macramé com nó infinito sejam as preferidas quando se trata de dar um presente. Se você quer desejar prosperidade a alguém, por que não lhe dar uma pulseira de nó infinito? Aprenda a fazer dois tipos de nós infinitos com os seguintes vídeos.
Nó infinito 1
Nó infinito 2
-
Nó quadrado
Este nó também é conhecido como um nó plano. No caso de pulseiras de macramé, o nó quadrado não é necessariamente para decoração, mas para dar textura e volume, pois uma pulseira pode ser feita inteiramente com este nó.
-
Nó Franciscano
O nó franciscano é um dos nós mais importantes na joalheria de fantasia. É usado para fazer pulseiras, colares e para segurar elementos decorativos. Há cinco maneiras de fazer este nó. Você pode até mesmo fazer isso com a ajuda de uma palhinha.
Nó Franciscano para braceletes
Nó Franciscano para colares