Home Blog/ Brasil/
Brasil
Como fazer desenho digital? 9 chaves para começarComo fazer desenho digital? 9 chaves para começar

Como fazer desenho digital? 9 chaves para começar

Juliane Angeles - 06 Nov 20

Articulo

7 min.

Se você é do tipo que desenha a lápis e papel, mas o desenho digital deixa você muito curioso(a), chegou a hora de aprender mais sobre essa técnica artística. Você gostaria de começar a desenhar digitalmente? Sabemos que sim, caso contrário você não estaria aqui.

Bem, em termos gerais, desenho digital ou ilustração digital é o que se faz em programas de desenho digital (softwares), como o Illustrator ou Photoshop. Porém, quando falamos propriamente em ilustração digital, nos referimos a trabalhos mais elaborados, pois incluem mais elementos gráficos e efeitos de edição.

Já conhece os cursos de Ilustração e Desenho Digital que temos para você?

De softwares e aplicativos de desenho digital, pagos e gratuitos, a plataformas on-line que podem ser acessadas por qualquer pessoa no mundo, o desenho digital é um universo amplo que você precisa conhecer passo a passo antes de começar a desenhar.

Quais são as vantagens de desenhar digitalmente? Quais equipamentos ou dispositivos eu preciso ter? Ou quais são os programas mais recomendados para o desenho digital? Se você está se fazendo todas estas perguntas (e outras mais), não deixe de ler este artigo até o final.

 

Como fazer desenho digital? 9 chaves para começar

  1. O que é desenho digital?

  2. As vantagens do desenho digital

  3. Dicas para começar na arte digital

  4. O que é preciso para fazer um desenho digital?

  5. Programas para desenho digital

  6. Apps para desenho digital

  7. Como fazer desenhos on-line?

  8. Dicas para começar no desenho digital

  9. Como fazer um desenho digital em 10 passos

  10. O que é ilustração digital?

  11. Ilustração digital vetorial

  12. Ilustração digital e ilustração tradicional

  13. Tipos de ilustração digital

  14. Técnicas de ilustração digital

  15. Estilos de ilustração digital

  16. Tutoriais de ilustração digital

 

1. O que é desenho digital?

O desenho digital é considerado uma técnica artística que tem sua origem no desenho tradicional. Enquanto o último é feito com materiais específicos, como lápis, borracha ou pincel, o desenho digital usa ferramentas e programas digitais.

Ou seja, o desenho digital utiliza softwares que emulam as técnicas tradicionais do desenho convencional, como carvão, pastel, aquarela, tinta, óleo, etc.

Se, em essência, o desenho é uma representação linear feita com um lápis ou pincel, o desenho digital é uma representação linear vetorial, como cliparts ou infográficos.

O desenho digital normalmente usa programas vetoriais, como o Illustrator, mas também pode ser feito em programas de edição de bitmaps, como o Photoshop.

Se você deseja começar no vasto mundo do desenho digital, precisará ter o dispositivo de desenho e software corretos. Mas veremos isso mais adiante.

O que é desenho vetorial?

O desenho vetorial, também conhecido como ilustração vetorial, é uma técnica de desenho digital que consiste em traçar objetos geométricos (linhas, curvas, círculos, etc.) para criar uma imagem gráfica a partir deles. Por exemplo: desenhos, logotipos ou fontes.

dibujo-vectorial

Imagem: recursostic.educacion.es

Imagens vetoriais

Consequentemente, a resolução das imagens vetoriais é praticamente infinita. Ou seja, elas podem ser maximizadas ou reduzidas sem afetar sua cor e forma.

Por exemplo: para criar uma ilustração vetorial de um animal de estimação, você pode usar uma fotografia como base. A foto é "traçada" por linhas e outros elementos geométricos. Estes elementos juntos são o que formarão uma imagem vetorial.

imagenes-vectoriales

Imagem: recursostic.educacion.es

Imagens em bitmaps

Ao contrário das imagens vetoriais, esses tipos de imagens são formados por uma série de pixels ou pontos. Isso significa que quanto maior o número de pixels, maior a qualidade da imagem. Isso é conhecido como uma resolução. Portanto, as imagens em bitmaps dependem de um número permanente de pontos.

imagenes-mapas-bits

Imagem: freepik

2. As vantagens do desenho digital

Facilidade para apagar, corrigir e desfazer

Uma das principais vantagens desta técnica é que permite corrigir erros com facilidade e rapidez. Simplesmente selecionando "Desfazer", aquela linha que você acabou de desenhar e não ficou muito boa irá desaparecer automaticamente. Algo impossível de fazer no desenho tradicional, pois mesmo o menor deslize pode obrigar o(a) artista a começar do zero. Assim, poderíamos dizer que para o desenho digital não existem erros que não possam ser corrigidos.

Economia de tempo

Desenhar digitalmente significa que você não precisa mais digitalizar fisicamente seu desenho; escaneie-o, edite-o e retoque-o. Desenhar diretamente na tela digital vai economizar seu tempo e permitir que você faça ajustes durante o trabalho.

Embora isso não signifique que a digitalização não seja mais usada. Hoje, ainda é um processo amplamente utilizado por muitos artistas.

Por exemplo, alguns preferem fazer esboços à mão e digitalizá-los para vetorização. Outros, por outro lado, desenham ou ilustram de forma tradicional e utilizam programas como o Photoshop apenas para retocar ou ajustar suas ilustrações.

Múltiplos efeitos e estilos

Os softwares de desenho caracterizam-se por oferecer ferramentas com múltiplos efeitos e técnicas artísticas. Alguns oferecem mais de 100 tipos de pincéis.  Sim, todos os que você pode imaginar. O que significa isto? Que as combinações que você pode fazer com eles são infinitas.

É inesgotável

Os materiais e ferramentas são inesgotáveis no suporte digital. Além disso, seus projetos só ocuparão espaço na nuvem ou no dispositivo que você usa para desenhar. Os efeitos ou cores estarão sempre intactos e manterão sua qualidade. Também não há tamanhos específicos. Você poderá fazer desenhos em médio e grande portes.

3. Dicas para começar na arte digital

◼ Lembre-se de que a maioria dos softwares de desenho digital são pagos. E você não precisa necessariamente começar a usar o mais caro e popular. Portanto, antes de comprar, recomendamos que você experimente. A maioria deles tem períodos de teste gratuito. Decida com calma.

◼ Se você já tem um PC de mesa, certifique-se de que a memória RAM seja de pelo menos 8G. Caso contrário, descubra se ele pode ser expandida.

◼ Outro aspecto que você deve levar em consideração antes de iniciar a arte digital é o monitor. Monitores abaixo de 20 polegadas não são os mais recomendados. Embora, se este for o caso do seu monitor atual, não se preocupe muito, você pode substituí-lo mais tarde.

◼ Desenhar com uma mesa digitalizadora é muito melhor do que desenhar com o mouse. Se você está pensando em comprar um, dizemos que existem vários tablets ideais para iniciantes. Por exemplo, a marca Wacon, uma das mais reconhecidas do setor, possui dispositivos com preços diferenciados.

◼ Se você desenha à mão, não pare de fazer isso. Começar na arte digital não significa abandonar seus conhecimentos de desenho tradicional. Em vez disso, eles o(a) ajudarão a entender o desenho digital com mais facilidade.

consejos-arte-digital

Foto: freepik

4. O que é necessário para fazer um desenho digital?

Antes de tudo, você terá que definir quais dispositivos você usará para desenhar. Existem até cinco alternativas.

PC / laptop e mouse: estes dispositivos são amplamente usados por artistas que fazem ilustrações vetoriais. O mouse funcionará como um lápis ou pincel.

PC, mesa digitalizadora e caneta digital: desenhar em uma mesa digitalizadora é a coisa mais próxima de desenhar com um lápis de verdade. Este dispositivo está conectado ao PC ou laptop e inclui um lápis óptico.

Mesa gráfica e lápis digital: mas também há tablets gráficos que não precisam ser conectados a um PC. Eles têm telas sensíveis ao toque e permitem que você desenhe diretamente neles com uma caneta digital.

Tablet e lápis digital: tablets não são como tablets gráficos, feitos para desenho digital. No entanto, devido ao tamanho de suas telas, eles também são uma boa opção para desenhar. Para fazer isto, você precisará baixar um aplicativo de desenho e comprar um lápis óptico.

Celular / Smartphone e lápis digital: hoje em dia, existem celulares que permitem fazer desenhos elaborados, graças aos diversos aplicativos de desenho que estão no Google Play ou na Apple store. No entanto, o tamanho da tela destes equipamentos pode ser limitante durante o desenho. Além disso, lembre-se de que você precisará de um lápis digital.

como-hacer-dibujo-digital

Foto: freepik

5. Programas para desenho digital

Depois de ter analisado quais equipamentos você tem para começar a desenhar, é hora de escolher o programa de desenho digital que vai usar para fazer suas criações. A oferta é bastante ampla.

E se você está se perguntando "qual é o melhor?", na verdade, a resposta depende de seus objetivos como desenhista ou ilustrador, seu orçamento e a condição e o desempenho de seus dispositivos. Como diz Antonella Morelli, professora do Crehana: “Só existe 'o melhor' para você”. E você descobrirá isso ao experimentar mais de um software. Aqui, dizemos quais são os mais populares.

✅  Illustrator: se você prefere o desenho vetorial

Se você decidir por um estilo vetorial, o Illustrator é considerado por muitos profissionais e artistas como o melhor programa vetorial. Além disso, possui boas funções tipográficas. É um software pago, embora ofereça um período de teste gratuito de 7 dias.

✅  Photoshop: se você quiser fazer mais do que desenhar ou ilustrar

É o software de design gráfico mais popular do mundo. Mas não é feito apenas para ilustrar, tem também funções de edição, 3D, pintura digital e até animação. O Photoshop é compatível com todos os dispositivos.

Paint Tool SAI: o programa amigável para iniciantes e profissionais

É um programa adora desenho leve, rápido e amigável. Um de seus pontos fortes são as ferramentas de cor e mistura. Se você está apenas começando a desenhar ou ilustrar digitalmente, o Paint Tool SAI é uma boa opção, embora funcione apenas no PC. Seu período de teste gratuito é de 30 dias.

✅  GIMP:a melhor alternativa ao Photoshop

Embora seja um programa de edição e retoque de gráficos, o GIMP também permite desenhar e pintar digitalmente. O melhor? É livre e gratuito. É compatível com os formatos JPG, GIF, PNG e TIFF e também com Photoshop. Talvez por isso, com o passar do tempo, tenha se tornado a melhor alternativa gratuita ao Phosohop.

O GIMP tem um catálogo de efeitos e ferramentas de seleção, como pincéis, texturas, dimensionamento, clonagem, etc. Na verdade, sua interface é muito semelhante ao programa da Adobe. Além disso, é possível instalar plugins.

programas-para-dibujo-digital

Foto: freepik

6. Apps para desenho digital

✅  Fresco: o app que quer que você sorria enquanto desenha

É o aplicativo de desenho da Adobe que convida a "descobrir (ou redescobrir) a alegria do desenho e da pintura". O Fresco está disponível para tablets Windows e iPad. Possui ferramentas vetoriais, pincéis semelhantes às ferramentas tradicionais, um conta-gotas que permite a você obter amostras de várias cores simultaneamente, etc.

Na verdade, a Adobe anunciou novas atualizações para o Fresco no mês de maio. Seu período de teste gratuito é de 7 dias.

✅  Procreate: se você é fã da portabilidade

Se você tem um iPad e prefere portabilidade, o Procreate é uma boa alternativa para você. Apesar de ser um aplicativo, é muito completo em funções. Com ele você pode criar esboços, pinturas e ilustrações profissionais. Será como ter um estúdio de desenho portátil. Para obter os melhores resultados, o uso do Apple Pencil será fundamental. Quer se tornar um(a) profissional deste app? Dê uma olhada em nosso curso Procreate, do zero ao profissional.

✅  Autodesk SketchBook: una app potente para dibujos e ilustraciones

É um aplicativo de desenho disponível gratuitamente no Google Play, iTunes Store ou Mac App Store. Também possui versões desktop para Mac e Windows. O Autodesk StetchBook é uma ferramenta poderosa para esboços e ilustrações. Além disso, possui uma interface criada para maximizar o espaço de desenho em todos os dispositivos.

Outros aplicativos que você pode encontrar no Google Play são o Ibis Paint X, o Medibang Paint e o Artflow.

7. Como fazer desenhos on-line?

Existem vários programas e aplicativos para desenhar on-line. Embora muitos deles também tenham uma versão para download para desktop. Esses aplicativos funcionam em um navegador da web, sem a necessidade de instalá-los em seu computador ou dispositivo.

✅  SumoPaint: desenhe na web gratuitamente

É um aplicativo fácil de aprender e ensinar. Claro, para usá-lo em seu navegador, você precisará instalar um plugin de Flash. Caso contrário, dá a opção de ir ao seu site renovado e usar o app em sua versão gratuita. O SumoPaint oferece mais de 300 pincéis diferentes e muitas ferramentas e efeitos exclusivos.

como-hacer-dibujos-online

✅  Sketchpad: um aplicativo on-line para todas as idades

É um aplicativo de desenho que você pode usar gratuitamente on-line. Ele também tem sua versão desktop, que pode ser baixada e custa US $ 4,95. Com o Sketchpad você pode desenhar, esboçar, editar fotos ou projetar. Oferece 18 pincéis e mais de 5.000 cliparts.

Além disso, ele é compatível com os formatos JPEG, PNG, PDF e SVG.

sketchpad

✅  DeviantArt Muro: a plataforma on-line criada por artistas e para artistas

É um programa de desenho digital gratuito criado pela comunidade de DeviantArt, por ocasião do seu 10º aniversário. Esta plataforma possui 21 pincéis, modos básico e profissional, um layout intuitivo e admite todos os navegadores habilitados para HTML5, incluindo o iPad.

deviantart-muro

8. Dicas para começar no desenho digital

✅ Muitos ilustradores e artistas digitais concordam que, antes de começar a desenhar digitalmente, é necessário ter desenhado à mão (e muito). A experiência e o conhecimento que o desenho tradicional oferece são a base de que você precisa para passar ao digital. Se você sabe desenhar à mão, entrar no mundo digital não será um problema para você.

✅ Familiarize-se com o programa ou aplicativo de desenho que decidir usar. É essencial que você conheça suas funções e ferramentas.

✅ Tenha claro sobre como o desenho digital funciona e qual é o seu fluxo de trabalho (funciona em camadas).

✅ Aprenda os termos do desenho digital. Por exemplo: os modelos de cores (RGB, CMYK) e os formatos (PSD, JPG, BMP, AI, etc.)

✅ Configure o programa / aplicativo de desenho para melhor desempenho.

9. Como fazer um desenho digital em 10 passos

Agora é a hora de fazer seu primeiro desenho digital. Você já está pensando no que desenhar? Siga esses passos:

1. Abra seu programa ou aplicativo de desenho e crie um novo arquivo. Escolha o comprimento e a largura da sua folha.

2. Crie uma camada transparente e nomeie-a “esboço”.

3. Faça o esboço do seu desenho. Não precisa ser perfeito.

4. Agora, reduza a opacidade do seu esboço, para servir como um guia ao desenhar.

5. Divida seu desenho em partes e crie uma camada para cada uma delas. Por exemplo: se o seu desenho for um personagem, crie uma nova camada chamada "cabelo", para desenhar apenas essa parte. Não se esqueça de nomear as camadas.

6. Defina o tamanho da ferramenta de lápis e comece a desenhar na nova camada. Certifique-se de que a camada de "cabelo" esteja acima da camada de "esboço".

7. Delineie as partes de seu personagem, guiando-se a partir do esboço.

8. Depois de terminar de delinear todas as partes de seu personagem, oculte o esboço. Assim, você visualizará melhor o seu desenho.

9. Para colorir seu desenho, certifique-se de que ele esteja fechado. Ou seja, que não tenha nenhuma linha aberta.

10. Finalmente, pinte as partes do seu desenho com a ferramenta "Varinha mágica" ou "Balde de tinta".

 

10. O que é ilustração digital?

Passar do desenho digital para a ilustração digital é algo que costuma acontecer com muitos artistas gráficos. Poderíamos dizer que se você domina o desenho digital, tornar-se um(a) ilustrador(a) digital não será complicado. Se este é o seu caso e você se interessa por ilustração digital, precisa conhecer alguns conceitos.

Se o desenho digital é "uma representação linear vetorial", embora "também possa ser feito em programas de edição de bitmaps", em seu sentido mais básico, a ilustração digital trata da criação de imagens usando ferramentas e softwares digitais. Estas imagens podem ter diversas funções: desde contar uma história, até vender um produto.

Portanto, como o desenho dig

O que é ilustração?

Para entender melhor o que é ilustração digital, vamos aprender o que é ilustração. Felo Lira, professor do curso Del papel a la pantalla: Introducción a la ilustración digital, a define da seguinte forma:

“A ilustração vem de 'dar luz', é iluminar um conceito para que este possa ser compreendido com clareza e precisão”.

Muitas vezes, a arte pode ser confundida com ilustração. São os mesmos? Não. Embora a arte possa ter várias interpretações, a ilustração, como diz Felo, “é direta, deve ter apenas uma possibilidade de interpretação”.

E o que é ilustrar?

Segundo Felo Lira, ilustrar “é poder comunicar algo diretamente, garantindo que o receptor entenda claramente a mensagem”.

11. Ilustração vetorial digital

As imagens criadas em programas vetoriais são chamadas de ilustração digital vetorial. Lembre-se de que os programas vetoriais não funcionam com pixels, mas com linhas, formas e padrões.

Programas de ilustração digital vetorial

  • Adobe Ilustrador
  • Illustrator Draw
  • Inkscape
  • GIMP (possui ferramentas de desenho vetorial)
  • Affinity Designer
  • Krita (inclui funções vetoriais)
  • Adobe Fresco (inclui ferramentas vetoriais)

 

12. Ilustração digital e ilustração tradicional

Embora a ilustração digital use diferentes tipos de softwares para criar imagens e a ilustração tradicional consista em desenhar e colorir à mão, a primeira é frequentemente misturada com a última para obter ilustrações mais autênticas e pessoais.

No entanto, deve-se ter em mente que a ilustração digital "não consiste em corrigir uma imagem ou digitalizar e editar desenhos previamente criados com técnicas gráficas analógicas, mas em criar diretamente uma imagem, talvez se tomando um esboço como ponto de partida, no ambiente digital".

13. Tipos de ilustração digital

  • Editorial: é o tipo de ilustração que encontramos em livros e contos. É muito popular nos livros de literatura infantil.
  • Conceitual: encontramos em séries, filmes e animações.
  • Publicidade: sua função é vender um produto ou serviço. Usa formas sintéticas e cores brilhantes.

14. Técnicas de ilustração digital

As técnicas de ilustração digital nada mais são do que as técnicas tradicionais de ilustração trazidas para o mundo digital. Graças aos programas e tablets gráficos, os ilustradores digitais podem emular técnicas tradicionais (desenho, tinta, aquarela, etc.) em suas ilustrações.

  • Desenho
  • Tinta
  • Rotuladores ou marcadores
  • Aquarela
  • Lápis de cor
  • Pastel

 

Se na ilustração tradicional essas técnicas são realizadas com pincel ou lápis, na ilustração digital elas são aplicadas com o auxílio de um lápis óptico e uma variedade de pincéis graças à ferramenta Pincel.

15. Estilos de ilustração digital

Ilustração flat: este estilo de ilustração sintetiza a realidade. Consiste na confecção de infográficos que fornecem informações de forma inteligente e amigável.

Este curso de ilustração pode interessar a você:

Ilustração flat: infográficos narrativos no Photoshop

Ilustração pixel art: é uma técnica de arte digital criada por meio de programas de edição de gráficos rasterizados, como o Aseprite.

Este curso de ilustração pode interessar a você:

Crie seu primeiro retrato em Pixel Art

Ilustração vetorial: este é o nome de ilustrações feitas apenas com vetores.

Este curso de ilustração pode interessar a você:

Ilustração de Personagens: do esboço ao vetor

Ilustração Kawaii: este estilo de ilustração digital é caracterizado por ser "adorável e doce" e usar cores suaves e pastéis. Kawaii é uma palavra de origem japonesa, que pode ser traduzida para o português como “lindo, fofo ou adorável”.

Este curso de ilustração pode interessar a você:

Ilustração de Personagens: do esboço ao vetor

Ilustração infantil: é um estilo de ilustração amplamente utilizado em livros didáticos, álbuns ilustrados e livros ilustrados.

Este curso de ilustração pode interessar a você:

Introdução à ilustração infantil

Ilustração 3D: é o tipo de ilustração tridimensional que é feita em programas de animação 3D como o Cinema 4D.

Ilustração infantil: caracteriza-se por ser um estilo de ilustração simples, fofo e divertido, pois emula a forma como as crianças desenham.

Ilustração fotorrealística: cria ilustrações realistas a partir de fotos usando programas de desenho e ilustração.

16. Tutoriais de ilustração digital

Como aplicar texturas no Adobe Illustrator?

Se você quiser que suas ilustrações digitais tenham mais caráter, dê volume a elas. Neste tutorial do Crehana, explicamos como fazê-lo criando suas próprias texturas.


Tipos de brushes para o Procreate com Valinsky

Você usa o Procreate para ilustrar? Não perca este tutorial com nossa professora Valinsky, que lhe mostrará quais brushes você pode usar no Procreate para aprimorar suas ilustrações digitais.


Como editar ilustrações no Photoshop?

Este não é um tutorial de ilustração digital, mas irá ajudá-lo(a) muito se você ilustra de forma tradicional. Aprenda a editar ilustrações no Photoshop e "limpá-las" para subi-las nas redes sociais.

 

O mundo do desenho digital está repleto de termos, atalhos e truques que, com o tempo e a prática, você aprenderá e dominará. Não se preocupe se não se lembrar de todos eles a princípio. É sempre melhor ter algo para aprender. Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o desenho e a ilustração digitais para, em breve, você se juntar à comunidade de ilustradores e artistas. Boa sorte!