Eu já tenho meu e-commerce. Que habilidades eu preciso ter?

Última actualización 13 de Mayo del 2020

user

Juliane Angeles

Eu já tenho meu e-commerce. Que habilidades eu preciso ter? Eu já tenho meu e-commerce. Que habilidades eu preciso ter?

Para permanecer e crescer no mundo do comércio eletrônico, é necessário ter certas habilidades de e-commerce, ou seja, o conjunto de soft e hard skills que ajudarão você a gerenciar com êxito seus negócios on-line. Por exemplo, a assertividade, a adaptabilidade, o marketing de conteúdos e o gerenciamento de projetos, entre outros.

Se você acabou de enfrentar um novo desafio — como abrir seu site de e-commerce — e se pergunta: "Quais são os conhecimentos ou habilidades imprescindíveis que todo empreendedor de e-commerce deve ter?", recomendamos que você leia isso com atenção este artigo, porque desenvolveremos ponto por ponto.

Faça o download gratuito do nosso Guia de skills indispensáveis em todo perfil profissional

Lembre-se de que os desafios nos exigem dar o melhor de nós mesmos. E para conseguir isso, precisamos fazer uso de nossas capacidades e talentos. Mas, e se não tivermos algumas habilidades necessárias que esse novo desafio exige? Não se preocupe muito, porque sempre podemos aprendê-las ou melhorá-las.

Estas são as habilidades de e-commerce que permitirão a você alcançar seus objetivos e superar as dificuldades que surgirem no caminho.

Para palavras tolas, ouvidos assertivos

Ser assertivo no mundo do e-commerce libertará você de pensamentos densos, como "Não aguento mais os meus clientes" ou "Não quero responder, porque é muito irritante".

Obtenha uma assinatura Premium e continue aprendendo em casa

O que a assertividade nos propõe? Ser claros, diretos e corretos. Isso significa o seguinte: ouvir os outros, respeitar seus pensamentos e expressar seu ponto de vista, sem deixar de defender o que vocêpensa.

Desta maneira, você poderá lidar adequadamente com uma situação complexa com um cliente que, por razões óbvias, não poderá ver pessoalmente. Assim, no dia em que você tiver que lidar com um cliente difícil (porque isso inevitavelmente acontecerá), você estará pronto para defender sua posição ou negociar com ele de maneira simples e cortês.

Como ser assertivo?

Por exemplo: se um cliente, um pouco irritado, entrar em contato com você para informar que ele recebeu três produtos, em vez dos quatro que comprou no total, o que você faria?

a. Você responde o seguinte: "Olá, o produto esgotou em dez minutos. Ainda não sabemos quando um novo estoque chegará".

b. Você não responde e exclui o comentário ou mensagem dele.

c. Você responde o seguinte: "Bom dia, desculpe-nos pelo inconveniente. É um produto que esgotou rapidamente, mas nesta semana receberemos um novo estoque. Enviaremos para seu endereço assim que chegar e sem custo adicional. Obrigado por comprar em nossa loja".

As opções "a" e "b" não se qualificam como atitudes assertivas. Embora a primeira opção seja clara e direta, é informal e carece de empatia. Não é uma resposta que busca aliviar a preocupação do cliente ou que lhe dê segurança de que o problema será resolvido. Em outras palavras, você não está ouvindo seu cliente ou respeitando o que ele disse.

A segunda opção é, de longe, a menos recomendável de todas. Não responder a um cliente é um erro grave, mesmo quando estiver com muita raiva de sua reclamação. Responda, dê uma solução para o problema dele. Bem, isso nos deixa com a alternativa "c" como a resposta correta. Por quê? Porque atende às características de uma resposta assertiva.

Adapto-me, logo existo

É, provavelmente, a habilidade mais importante para manter o sucesso no mundo do e-commerce. A razão? O mundo digital é muito dinâmico e cada vez mais competitivo. Por isso, ser flexível para mudar significa ser capaz de encontrar oportunidades onde outros apenas veem conflitos ou fracassos.

Se você acaba de transformar sua loja tradicional em uma loja on-line, entendeu perfeitamente por que é importante se adaptar às mudanças, especialmente em tempos de crise. A questão principal é: adaptar ou desaparecer? Qual resposta você escolhe?

Como se adaptar?

Estas são algumas ações que podem ajudar você a se adaptar às mudanças.

- aceite a mudança e busque um lado positivo nela;

- pare de pensar no passado, concentre-se no presente;

- embora o futuro pareça incerto, pense nas novas oportunidades que podem surgir;

- não pare de aprender, assim será mais fácil para você se adaptar.

Aprender é sábio

Essa é uma das e-commerce skills que não deve faltar no seu perfil. Como melhorar suas estratégias de negócios e evoluir gradualmente como empreendedor de comércio eletrônico, se você não está interessado(a) nas tendências do mercado? Muitas vezes, muitos empreendedores deixam de usar suas capacidades de aprendizado e cometem o erro de ignorar o que está acontecendo além de suas quatro paredes. Se você deseja que sua empresa cresça e se mantenha à tona, mas não está disposto(a) a explorar novas rotas, infelizmente o caminho para alcançar a sustentabilidade desejada será tumultuado.

Em vez de desconfiar do desconhecido, por que não estudá-lo para experimentar se ele realmente funciona? Aprender não significa apenas adicionar mais um diploma ao seu currículo, mas também ter a capacidade de aprender com todas as suas experiências, boas e ruins.

O que posso aprender?

Estas são algumas hard skills que ajudarão você a entender e dominar o ambiente digital:

- Marketing digital: marketing funnel, marketing de conteúdos, inbound marketing, e-mail marketing, marketing de influencers;

- Publicidade on-line: Google Ads, Facebook Ads, YouTube Ads;

- SEO e SEM;

- Google Analitycs;

- Copywriting;

- Community Management

Aplicando marketing de conteúdos, SEO e SEM, “chega-se a Roma”

Para tocar para a frente um site de comércio eletrônico, não basta vender produtos ou serviços. É necessário criar conteúdos atraentes e úteis para o seu target. Nesse sentido, o marketing de conteúdos, o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing) são habilidades técnicas que você deverá adquirir.

Além disso, é essencial que você entenda as etapas pelas quais um usuário passa antes de fazer uma compra em um site. Por isso, recomendamos que você leia o artigo Marketing de funil - um guia para iniciantes que desejam aplicá-lo aos seus negócios.

Um empreendedor de e-commerce deve entender o valor do conteúdo de um site, especialmente se deseja conectar-se com seu público-alvo, atrair clientes em potencial e gerar tráfego para o seu site.

Você não precisa ter as habilidades de um locutor profissional, nem de um prêmio Nobel, mas precisa comunicar suas ideias de maneira clara e eficaz, oralmente e por escrito. Dessa forma, você poderá transmitir facilmente aos seus usuários a visão da sua marca e sua proposta de valor, ou seja, o que o diferencia dos seus concorrentes. O que mais você pode conseguir graças a esta skill? Um bom marketing de conteúdos. Lembre-se de que os conteúdos claros e valiosos geram um marketing de comércio eletrônico bem-sucedido.

Por outro lado, graças ao SEO e ao uso de palavras-chave, você poderá obter visitas orgânicas e de qualidade no seu site, sem nenhum custo; enquanto o SEM ensina como publicar anúncios pagos nos buscadores.

No Crehana, temos vários cursos relacionados a estas hard skills. Recomendamos que você visite nossa categoria de Marketing digital.

O gerenciamento de projetos é a mãe de um bom e-commerce

Lembre-se de que gerenciar um site de comércio eletrônico também implica estar ciente do estoque, logística, finanças e marketing do seu negócio. Nesse sentido, a gestão de projetos ajudará você a determinar as ações que deve executar para atingir seus objetivos de negócio em um tempo determinado, considerando uma série de elementos: orçamento, recursos, ferramentas e pessoas (profissionais que você precisa contratar para funções específicas).

Além disso, você poderá minimizar os riscos, controlar o orçamento e fazer bom uso dos recursos que possui.

 

Bem, no curto espaço de tempo em que sua empresa está on-line, que outras habilidades você detectou que são necessárias para ter sucesso no e-commerce? Não esqueça que a adaptação à mudança é uma skill fundamental para permanecer no ecossistema digital. Portanto, se você sabe identificar uma oportunidade, mesmo em tempos difíceis, será mais fácil chegar ao final da corrida.

 

 

Recomendados para ti