Que vejam você! Branding digital para redes sociais

Última actualización 27 de Junio del 2020

user

Berenice Galindo

Que vejam você! Branding digital para redes sociais Que vejam você! Branding digital para redes sociais

Você já ouviu falar sobre branding digital? Você sabia da importância de criar uma identidade reconhecível nas redes sociais? E não estamos falando apenas de ter um logotipo e uma paleta de cores definida, mas de sua marca ter personalidade e essência que a tornarão única no mundo digital. Por isso, neste artigo contaremos para você sobre do que se trata o branding digital e por que é tão importante.

O que é o branding digital?

O branding é o que ajuda a construir a identidade de uma marca, transmite seus valores e a torna reconhecível em um mundo cheio de outras identidades. De uma maneira tradicional, você pode divulgar sua marca, mas tem recursos mais limitados e alcança menos pessoas; no entanto, com o branding digital, você tem um mundo de possibilidades para se tornar conhecido(a) — e o melhor de tudo, pode alcançá-lo em menos tempo.

O espaço digital faz com que sua marca possa ser reconhecida por mais pessoas, além de oferecer a possibilidade de ajustar sua estratégia de forma ágil e ter uma variedade de peças novas que serão um ponto-chave de contato e de afinidade com seus usuários.

Qualquer marca pode criar seu branding digital. Não importa se o seu negócio é grande ou pequeno, o principal é se concentrar em destacar as qualidades e vantagens oferecidas. Se você é um negócio pequeno, esta ferramenta irá ajudar você a se tornar mais conhecido(a); é, sem dúvida, a oportunidade que você tem para ampliar seu terreno.

.

netlfix-branding

Branding e marketing digital

Não estar nas redes sociais é, basicamente, não existir como marca. Os meios digitais são portas para melhorar seu posicionamento: os usuários são visuais e esperam conteúdo amigável e ao seu alcance.

Agora, não será suficiente abrir um site ou um canal digital, mas criar sua identidade levando em consideração o ambiente virtual no qual ela vai se desenvolver. Os ambientes digitais são locais de muita conexão com os usuários; portanto, quando pensamos uma marca, é importante desenvolver uma experiência eficaz para eles, e em que sua essência seja clara para eles.

coca-cola-branding

Ao pensar em marca digital, é essencial pensar em como sua imagem de marca será vista pelos usuários e como eles se relacionarão com ela, além de consumi-la.

O verdadeiro desafio na definição de uma marca não é fazer uma lista e mostrar tudo o que ela vende. O desafio é encontrar uma maneira de dizer isto de um jeito que ninguém nunca tenha usado antes e, assim, torná-la pessoal e única em relação às outras.

Storytelling: seu aliado de branding digital

Uma ferramenta que será muito útil para você é o Storytelling, Contar histórias é uma estratégia de negócios que pode levar uma marca de um espaço competitivo para uma liderança inovadora.

Por meio de uma boa estratégia, você pode incluir muitos elementos que identificam um produto ou serviço, uma empresa ou uma organização — e elementos básicos de uma história: personagem, enredo e encerramento.

As marcas também podem ajudar os consumidores a tomar decisões. Por isso, é crucial definir a personalidade da marca com intenção, pois isso não apenas forma uma grande parte da história, mas também pode trazer benefícios aos consumidores.

Normalmente, como consumidores, interagimos com as marcas em um nível muito pessoal, rimos de suas ocorrências, nos identificamos com suas lutas, reconhecemos seus erros, e elas até nos ajudam a nos expressar como indivíduos.

hp-branding

A chave do sucesso é construir uma marca que possa se adaptar, seja flexível e que pense no seu cliente. Você pode desenvolver os seguintes pontos para começar a criar a sua:

1.  Conecte-se com um arquétipo que possa representar sua marca aos olhos do seu público.

2. Crie um conceito ou mensagem que acompanhe as peças, que podem até se tornar o slogan da sua marca.

3. Apoie-se no manifesto da marca ou na missão/visão da sua empresa.

 

Tendo isto sólido, nas redes sociais você deve:

1. Ajuste seu feed à identidade visual da sua marca: ícones, banners, tipografia, etc.

2. Pense que sua identidade deve ser flexível para exibir uma campanha diferenciada.

3. Publique conteúdos de interesse do seu cliente, mantendo a identidade da sua marca. 

Se você quiser aprender mais sobre branding digital, recomendo o curso de Branding para marcas digitais. ejo você na próxima vez!

 

 

Recomendados para ti