Fotografia de estoque: como eu vendo minhas fotos no Shutterstock?

Última actualización 14 de Julio del 2020

user

Alejandra Mujica

Fotografia de estoque: como eu vendo minhas fotos no Shutterstock? Fotografia de estoque: como eu vendo minhas fotos no Shutterstock?

Alguma vez você já imaginou ver suas fotos em um banco internacional de imagens e também poder vendê-las? Bem-vindo(a) ao mundo da fotografia de estoque!

As fotos de estoque são uma ótima maneira de obter renda extra. Chegou a hora de dar o grande salto e deixar de ser um(a) instagrammer para se tornar um(a) fotógrafo(a) digital.

Neste artigo, mostramos o que você precisa saber para começar. Também explicaremos desde o que é a fotografia de estoque até como comercializar suas fotos e ganhar um dinheiro extra.

Você conhece nossos cursos on-line de Fotografia online? Veja!

camara foto stock

Foto: Freepik

Vamos começar!

O que é fotografia de estoque?

Explicaremos isto em termos muito simples. A primeira coisa que você precisa saber é que a fotografia de estoque é uma idústria que cria e vende fotos, ilustrações ou vídeos e você pode comprá-los para uso em canais digitais através de vários modelos de licença.

Os clientes que estão interessados em comprar suas fotos pagam uma taxa que inclui os direitos legais de uso de suas imagens ou vídeos e podem incorporá-los em alguma campanha de marketing digital, projetos pessoais, blogs, sites, entre outros usos.

A taxa geralmente é dividida entre o fotógrafo que tirou a foto e a plataforma que o artista usa para publicar e gerenciar as vendas de suas imagens, geralmente conhecidas como banco de imagens.

As pessoas que compram as fotografias podem baixá-las e começar a usá-las instantaneamente. Os fotógrafos geralmente mantêm seus direitos autorais sobre o material fotográfico.

Como começar a tirar fotografias?

Compartilhamos várias ideias de como começar a tirar fotos e, também, esses pontos são chaves para criar fotos que vendem. O melhor de tirar fotos originais é que sua galeria de imagens digitais recebe mais visitas e isto significa mais clientes em potencial!

Dicas para tirar as melhores fotos

Pessoas reais que contam histórias reais

Comece observando pessoas em diferentes contextos, talvez seus amigos ou estranhos em uma reunião, em uma lanchonete, etc.

Observe as interações entre eles ou como se comportam usando os objetos ao seu redor, e você pode começar a planejar o momento ideal para fotografar.

Você pode escolher entre fotos naturais ou montar cenas semelhantes com modelos.

Lembre-se de que você precisará das autorizações dessas pessoas para suas fotografias. Use um modelo de autorização de imagem para poder vender suas imagens sem problemas.

Encontre nichos

Pense nas imagens que seriam mais difíceis de obter e que poderiam ter alta demanda pelas empresas, explore os diferentes bancos de imagens e revise que temas fotográficos que você poderia incluir. Depois, planeje suas sessões de criatividade conteúdo para preencher essa lacuna no mercado.

varias fotos camara

Foto: Freepik

Tendências

É muito importante que você saiba contar uma história por meio de imagens de estoque. Que tipo de narrativa você pode usar para transmitir o conceito em que deseja trabalhar?

Existem muitas tendências que estão se tornando mais comuns, como as de comida saudável, mindfulness, condicionamento físico, veganismo e muito mais.

Procure mais tendências nas quais as necessidades artísticas surjam.

Sites como o Shutterstock o manterão informado sobre as tendências emergentes e isso dará uma ideia a você do tipo de fotos necessárias no mercado.

Estes são os tipos de fotografia que você precisa conhecer para definir seu estilo e se juntar às tendências.

Eventos reais

Qualquer tipo de evento é uma ótima oportunidade para encher seu estoque de fotos com algo de energia e momentos autênticos.

É importante que, antes de ir a estes eventos, você tenha uma lista de fotos que gostaria de capturar e transmitir em cada imagem.

Tente tirar uma foto desde uma perspectiva "nos bastidores" para obter uma foto mais íntima. Sempre verifique se possui uma boa luz com essas técnicas de iluminação que você deve dominar e conhecer..

Épocas do ano

Você pode planejar fazer uma sessão fotográfica de eventos ou celebrações importantes em seu país. Lembre-se de compartilhar e encontrar a essência de cada foto — é importante que você consiga transmitir o significado real desses eventos.

Encontre os momentos ou as emoções de cada um deles. Fotos próximas de rostos podem ajudá-lo(a) a capturar a sensação que sua arte deseja transmitir.

Imagens de estoque: o que fazer e o que não fazer

Antes de começar a tirar fotos, lembre-se desses fatos para poder capturar imagens altamente rentáveis:

O que fazer

- Ter sempre um conceito: saiba por que está fotografando e o que deseja capturar.

- A foto em miniatura da foto: tem que ter uma boa aparência, ser clara e fácil de entender no banco de imagens.

- Sempre levar sua câmera ou smartphone: o planejamento é importante, mas momentos incríveis e inesperados podem acontecer — essas podem ser suas próximas fotos mais vendidas!

É importante que você conheça os tipos de lentes para sua câmera e leve apenas as que realmente precisa, dependendo de onde você for.

O que não fazer

- Mostrar logotipos: as fotos de estoque são muito comerciais, o que significa que não há logotipos.

- Tirar as mesmas fotos: não recrie a mesma imagem repetidamente. Sempre tente algo novo.

- Enviar uma foto apenas porque sim: é importante que você fique tirando fotos mesmo quando não estiver muito inspirado, mas isso não significa que você deve enviar tudo.

Você já ouviu falar do Adobe Lightroom? Edite suas fotos de maneira profissional!

Como vender fotos no Shutterstock?

Você já se perguntou: “como vender minhas fotos e ganhar dinheiro com o Shutterstok?”.

Um dos grandes benefícios das fotos de estoque é que elas oferecem uma ótima oportunidade de obter renda adicional.

Depois de tirar suas fotos, faça o upload para o banco de imagens, configure as informações para suas imagens e, com isso, seu trabalho está feito!

Como a fotografia de estoque funciona no Shutterstock?

O Shutterstock é considerado por muitos fotógrafos como um dos principais sites de fotografia.

Essa plataforma oferece registro gratuito e as taxas de comissão começam em 25%.

Como o Shutterstock é um dos sites mais importantes para esse tipo de fotografias, os fotógrafos enfrentam uma grande competição.

Para ser aceito nesta rede, você deve enviar 10 fotos, 7 das quais devem ser aprovadas para você se tornar um(a) vendedor(a).

ver fotos en camara fotografica

Foto: Freepik

Etapas para vender no Shutterstock

1. Subir conteúdo: crie sua conta de colaborado aqui.

2. Marcação e metadados: depois de enviar suas fotos, você deve inserir o título, descrição, palavras-chave e categorias.

3. Envie seu conteúdo: quando o conteúdo estiver pronto, clique em "enviar" para enviá-lo para revisão.

O que acontece depois?

Você receberá um e-mail automático confirmando que receberam a remessa. Em seguida, seu conteúdo aparecerá na seção "aprovação pendente".

Depois que o Shutterstock revisar suas fotos, você receberá outro e-mail notificando que as imagens foram aprovadas.

Requisitos técnicos na Shutterstock

- Formato do arquivo: imagens JPEG e TIFF são aceitas.

- Perfil de cores: as imagens são exibidas em sRGB.

- Tamanho do arquivo: todas as imagens devem ter pelo menos 4 MP.

Esta plataforma não é a única ferramenta que você pode usar para o seu portfólio visual. Conheça esses 5 sites que você pode usar para criar seu primeiro portfólio profissional..

Por fim, produzir fotos de estoque é uma maneira inteligente de criar uma marca internacional no ambiente digital.

Esperamos que você possa usar estas ferramentas e que, depois de ler este artigo, sinta-se motivado(a) a sair fotografando e vendo momentos originais que farão você ganhar popularidade e dinheiro. Boas fotos!

Continue aprendendo em casa com uma associação PREMIUM

Recomendados para ti