Home Blog/ Brasil/
Brasil
6 maneiras de alavancar sua carreira sem esperar por uma promoção6 maneiras de alavancar sua carreira sem esperar por uma promoção

6 maneiras de alavancar sua carreira sem esperar por uma promoção

Juliane Angeles - 02 Oct 20

Articulo

7 min.

Se você quer impulsionar seu desenvolvimento profissional, precisa se lembrar destas sete palavras: você não precisa esperar por uma promoção.

Por quê? Porque se o fizer, perderá oportunidades de crescer. Não é isso que você quer? Em outras palavras, uma promoção não é a única maneira de crescer em sua carreira.

Como crescer profissionalmente? Existem maneiras de fazer isso. E o melhor é que você não precisa investir dinheiro, mas sim em você mesmo.

 

Acesse todos os nossos cursos com uma Assinatura Premium

 

Índice

  1. Compartilhe o que você domina
  2. Cerque-se de pessoas que o(a) apoiam
  3. Trabalhe em suas habilidades pessoais
  4. Não se esconda
  5. Mude seu mindset
  6. Aprenda quando dizer "não" e "sim"

 

1. Compartilhe o que você domina

Compartilhar é dar. Dar parte do que você tem para que outra pessoa possa aproveitar com você. E isso pode ajudá-lo(a) a crescer profissionalmente.

No entanto, algumas pessoas optam por acumular seu conhecimento e não compartilhar suas experiências com ninguém (nem mesmo com seu animal de estimação).

Faça a si mesmo(a) a seguinte pergunta: de que vale tanta sabedoria acumulada se eu não a aplico?

Como diz este artículo de Forbes,“Compartilhar sua sabedoria não diminui seu impacto; amplifica-o. E hoje, a melhor maneira de expandir sua mensagem é aproveitar o poder e o alcance das mídias sociais”.

 

Como começar a compartilhar o que você sabe

  • Crie conteúdo: se você domina um determinado tópico, escreva um artigo, uma postagem, faça um vídeo, um tutorial ou um guia. Existem vários formatos que você pode explorar. E que tal criar um podcast? Se você quer saber como fazer um em 5 passos, acesse este vídeo.

 

 

  • Compartilhe conteúdo: depois de decidir o formato do que deseja compartilhar, publique em todas as suas redes sociais. É claro que compartilhar conteúdo não significa apenas compartilhar seu conteúdo, mas qualquer conteúdo valioso que você encontrar na rede.

 

  • Faça um workshop gratuito: todos nós sabemos algo que podemos ensinar. Escolha um tema e faça uma breve descrição do conteúdo do workshop. Coloque uma data e faça uma peça gráfica para publicá-la nas redes. Não precisa ser extenso ou muito especializado. Por fim, escolha uma das muit  plataformas para fazer uma live grátis, e pronto.

2. Cerque-se de pessoas que o(a) apoiam

Outra forma de impulsionar o seu desenvolvimento profissional tem a ver com as pessoas ao seu redor: companheiros(as), colegas, amigos(as), etc.

Faça a si mesmo(a) a seguinte pergunta: estou cercado(a) de pessoas que entendem o que eu quero e me apoiam?

Se não é assim, o mais saudável é se distanciar dessas pessoas, ou seja, fazer uma mudança. Porque, para crescer profissionalmente, nada melhor do que sentir-se compreendido(a) e apoiado(a).

Além disso, que tipo de mudança é que faz com que tudo permaneça igual

3. Trabalhe em suas habilidades pessoais

As soft skills são muito importantes, pois fazem parte daquilo que o(a) diferencia dos demais profissionais, abrindo caminho para o seu desenvolvimento profissional.

Para Raquel Roca, especialista em temas do futuro do trabalho e professora do curso Soft skills essenciais para o sucesso profissional, estas habilidades são “o valor agregado da pessoa”.

Na verdade, uma  pesquisa do LinkedIn realizada este ano aponta as habilidades sociais como a principal tendência que tem o poder de transformar um local de trabalho.

Estas são as 10 principais habilidades sociais que as empresas procuram:

 

 

Como trabalhar suas habilidades sociais

 

  • Fortaleça aquelas que irão ajudá-lo(a) a crescer: as habilidades sociais que irão impulsionar seu desenvolvimento profissional são aquelas que estão ligadas ao relacionamento interpessoal, à comunicação e à inteligência emocional. Se você pensar bem, para crescer profissionalmente é necessário que você se relacione e interaja com outras pessoas.

 

Estas habilidades podem ser aplicadas a todas as profissões e posições, seja você um(a) vendedor(a), locutor(a) ou designer gráfico(a).

O que você pode fazer? Faça um curso de habilidades sociais para entender melhor como aplicá-las.

No Crehana, temos alguns cursos que podem interessar a você

 

Fortaleça suas habilidades pessoais com este guia gratuito

guía de soft skills

4. Não se esconda

O medo pode ser um obstáculo ao seu desenvolvimento profissional. Uma canção do cantor britânico Morrissey  diz que "a timidez pode impedi-lo(a) / de fazer todas as coisas na vida / que você gostaria” (“shyness can stop you / from doing all the things in life / you'd like to”). 

Embora a letra não fale expressamente de medo, mas sim de timidez, esse estado de espírito também pode impedir você de crescer profissionalmente ou "parar de fazer todas as coisas que deseja na vida".

Às vezes, nos preocupamos muito com um tema ou não agimos por medo da rejeição, sem perceber que esses medos acabam nos estagnando.

Você sempre quis aprender a desenhar roupas ou  gravar vídeos no YouTube? Faça!

Como deixar o medo para trás

  • Compreenda que o medo não é um espaço de proteção, mas de inação.
  • Lembre-se de que tudo o que cresce muda ou se adapta.
  • Perceba que o que você quer está do lado oposto do medo e da timidez.

 

Baixe grátis este pacote de currículos

 

5. Mude seu mindset

A mentalidade e a perspectiva também desempenham um papel importante no seu desenvolvimento profissional. A maneira como você se vê afeta tudo o mais.

Pergunte a você mesmo(a) as seguintes questões:

  • O que você pensa de si mesmo(a)?
  • Como você vê sua carreira?
  • Qual é a sua perspectiva sobre o mundo e o que o(a) cerca?

Não seja duro(a) consigo mesmo(a). Talvez seja necessário que você olhe de forma diferente para as situações que o(a) cercam.

Se você tivesse que contar sua história a alguém, o que diria a essa pessoa?

Se você quiser mudar os óculos com os quais olha o mundo, recomendamos aplicar o  poder da execução..

 

As perguntas fixas em uma entrevista de emprego e como respondê-las

6. Aprenda quando dizer "não" e "sim"

Isto vai ajudar você não só no seu desenvolvimento profissional, mas na vida

  • Aprenda a dizer "não" se for algo que não condiz com seus princípios, sua perspectiva ou seus objetivos. Você acabou de propor algo que não o(a) deixa nem um pouco animado(a)? Diga não.

 

  • Aprenda a dizer "sim" quando se trata de aprender algo novo, colaborar, avançar, testar e readaptar-se.

 

Você conhece outras maneiras fáceis de impulsionar o desenvolvimento profissional? Deixamos uma última recomendação: aprenda a contar sua história profissional, ou seja, como você começou sua carreira, no que você tem experiência e quais são suas habilidades, etc. O storytelling pode ajudá-lo(a) com isso.