Animação por rotoscopia: desenhe sobre seus vídeos e crie animações | Crehana
Animação por rotoscopia: desenhe sobre seus vídeos e crie animações

Animação por rotoscopia: desenhe sobre seus vídeos e crie animações

Última actualización 28 de Diciembre del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Regina Pernaz

A animação por rotoscopia é como fazer um vídeo animado com estilo vintage. Esta histórica técnica de animação, com mais de 100 anos de vida, é a que colocou um antes e um depois na forma como eram feitas as sequências animadas na indústria do cinema e dos videogames.

O nome dela pode não ser familiar para você, mas, graças à rotoscopia, as princesas da Disney são dançarinas perfeitas e os sabres de luz Jedi brilham quando fazem bzzzmm!

Descubra neste artigo o que é rotoscopia, quem a inventou e como fazer esta técnica de animação com o Photoshop.

 

  1. O que é a rotoscopia?
  2. História da rotoscopia
  3. Como fazer rotoscopia no Photoshop?
  4. Exemplos de animação com rotoscopia

 

O que é rotoscopia?

A rotoscopia é uma técnica de animação que consiste em criar sequências animadas desenhando as imagens de um vídeo real, quadro a quadro. Em outras palavras, a animação de rotoscopia é o processo no qual você redesenha ou decalca de um vídeo gravado previamente.

O resultado é uma sequência de vídeo animada feita a partir de um vídeo real, mas com toda a criatividade artística que você deseja adicionar.

animacion rotoscopia

GIF: Gifer

 

Agora, caso você se pergunte: o que é um fotograma? Os fotogramas, chamados de frames em inglês, são imagens únicas que, colocadas uma após a outra, formam uma sequência de movimento. Tanto no cinema quanto nos vídeos do seu celular, esta sequência de fotogramas é o que permite perceber a sensação de movimento e é o que, no fundo, faz de um vídeo, um vídeo, e não uma fotografia.

Mas não vamos simplificar. Embora todos nós tenhamos traçado alguma imagem em nossas vidas (Goku para a capa da escola, talvez), a técnica de animação por rotoscopia requer muito esforço e tempo.

Pense nisso: quantos fotogramas tem um segundo de vídeo?

Quando a animação por rotoscopia foi inventada, o cinema usava aproximadamente 16-18 fotogramas por segundo (FPS). Atualmente, o cinema digital usa 30 FPS ou mais, mas isso varia dependendo do diretor e do quanto o filme é experimental.

 

animacion rotoscopia fotograma

Imagem: cavalo em movimento de Eadweard Muybridge

 

Então, quantos fotogramas por segundo uma animação deve ter?

Para reproduzir uma sequência de animação e dar-lhe uma sensação de movimento suficiente, seriam suficientes 20 fotogramas por segundo, embora com menos FPS também consiga obter bons resultados.

Ou seja, para um segundo de sequência de vídeo animado, você teria que traçar aproximadamente 20 FPS usando a técnica de rotoscopia. Mas você não deve desanimar, porque o resultado final faz todo o esforço valer a pena.

Embora a animação por rotoscopia exija muito tempo e dedicação, esta técnica permite criar personagens animados com movimentos mais fluidos e orgânicos, como os de uma pessoa real. Na verdade, foi por isso que foi inventada.

Vamos rever quando a rotoscopia foi inventada e quem foi o criador do rotoscópio e desta técnica de animação histórica.

História da rotoscopia

Esta técnica de animação foi lançada em 1915 com o rotoscópio. Criado e patenteado por Max Fleischer, era uma máquina que permitia a projeção de vídeos reais em um painel transparente, facilitando o desenho de cada fotograma em uma folha de papel separada. Isso permitia parar o vídeo em um quadro, decalcá-lo, ir para o próximo e repetir.

 

rotoscopio animacion fleischer

Imagem: rotoscópio patenteado por Max Fleischer.

Por que o rotoscópio foi inventado? Porque, até então, as animações eram robóticas e os movimentos dos personagens um tanto desajeitados. O que Max Fleischer buscava com a animação por rotoscopia era dar aos personagens movimentos semelhantes aos de uma pessoa real.

O primeiro curta de animação em que esta técnica de animação foi implementada está em "Out of the Inkwell", de Max Fleischer. Para isso, o personagem principal do curta, Koko, o Palhaço, foi primeiro filmado, interpretado pelo irmão de Max, Dave Fleischer. Em seguida, a gravação foi projetada através do rotoscópio e os fotogramas necessários foram decalcados. O resultado? O palhaço mais vívido da história da animação até aquele ponto.

animacion rotoscopia koko

GIF: Out of the Inkwell

Dentro da história da animação, os exemplos mais notáveis do uso da rotoscopia são encontrados em clássicos como Betty Boop e Popeye. O mais memorável deles envolveu o artista Cab Calloway, de quem passos de dança foram usados para dar aos personagens de Betty Boop movimentos de dança quase profissionais.

Veja o resultado que foi alcançado em Betty Boop com animação por rotoscopia neste vídeo:

 

Depois que a patente de Fleischer acabou, a técnica de animação por rotoscopia foi usada, quase em excesso, pela “casa do rato”. Os estúdios da Walt Disney Pictures começaram a usar a rotoscopia em 1937 com seu primeiro filme de animação: Branca de Neve e os Sete Anões.

Dessa forma, como no caso do Palhaço Koko, a Disney começou gravando pessoas reais, fazendo as sequências de Branca de Neve, o príncipe e os anões e, posteriormente, os fotogramas foram redesenhados com a animação por rotoscopia.

 

animacion rotoscopia cine

 

Esta técnica de animação também foi usada pelos estúdios da Disney em filmes como A Bela Adormecida, Mogli - O Menino Lobo, Alice no País das Maravilhas e em quase todo o seu repertório de clássicos.

 

animacion rotoscopia alicia

 

Confira o curso grátis que o Crehana traz hoje

 

📌 Curiosidade (e direto na infância):

Você notou que Branca de Neve e Lady Marian de Robin Hood dançam da mesma forma? Ou que Mogli e Christopher Robin se movem de maneira parecida?

Isso porque, como mencionei antes, a Disney usou a técnica de animação por rotoscopia quase excessivamente. Mas, cuidado: eles tinham motivos convincentes (e muitos dólares).

animacion rotoscopia disney

Na primeira metade do século 20, filmar cenas reais com atores reais significava altos custos de produção. Por isso, a Disney optou por reaproveitar as gravações que já possuía e gastar menos. Assim, aplicaram rotoscopia para Mogli - O Menino Lobo, Robin Hood, Aristogatas e outros filmes usando as mesmas gravações de vídeo.

Pensaram que não notaríamos?

animacion rotoscopia disney

animacion rotoscopia disney

 

No início dos anos 90, a animação por rotoscopia foi renovada graças ao animador Bob Sabiston, que cria o processo de animação por rotoscopia interpolada. A nova opção permitiu, basicamente, utilizar as mesmas técnicas de animação por rotoscopia, mas usando um computador.

Chamado de Rotoshop (como o Photoshop?), o programa permite simplificar o processo de animação, pois copia a figura desenhada e aplica as mesmas formas básicas ao restante dos fotogramas. Dessa forma, você não precisa começar do zero a cada movimento do seu personagem.

 

animacion rotoscopia

Imagem: Película A Scanner Darkly

Hoje em dia, este processo de animação é feito de forma mais simplificada e não requer a instalação de um rotoscópio em casa (a menos que você queira fazer um experimento).

Existem muitos programas de design para fazer rotoscopia, como o Photoshop, bem como softwares digitais que permitem animar seus personagens com muito mais rapidez. Continue lendo para ver como animar seu projeto com o Photoshop.

 

Como fazer rotoscopia no Photoshop?

Existem diversos programas para fazer animação por rotoscopia, e um dos mais utilizados é o Photoshop.

Desirée Biduera, professora do curso de Rotoscopia con Photoshop, define uma série de etapas a serem seguidas para realizar seu projeto de animação com esta ferramenta. Lembre-se, novamente, de que a animação com rotoscopia é um processo longo; portanto, você deve avaliar cuidadosamente a duração do vídeo do seu projeto e o número de quadros por segundo que usará.

 

Anime seu projeto com o melhor curso de rotoscopia do Photoshop 🖌 🖌

 

Passos a seguir para fazer rotoscopia com o Photoshop

  • Configure o documento do Photoshop. Estabeleça qual será seu espaço de trabalho, deixe a plataforma pronta para funcionar e ative a linha do tempo.

 

  • Defina sua concept art. O que é concept art? É o desenho de elementos visuais que permitirão a você comunicar uma mensagem ou resolver um problema dentro do seu universo de animação. Considere cores, tipos de contornos, perspectivas, texturas e até mesmo a forma anatômica de seus personagens. Ter a concept art pronta antes de iniciar o projeto irá agilizar o trabalho e você não terá que improvisar no processo.

 

  • Delineado. Configure as opções de pincel com base na concept art que você definiu. Ao revisar ostipos de pincéis no Photoshop,escolha um que combine com o estilo de arte que você deseja dar para o seu projeto de animação.

 

animacion rotoscopia curso photoshop

Imagem: Curso de Rotoscopia en Photoshop de Crehana 

 

  • Colorizado. Use a paleta de cores que você fixou na concept art (vê como ela é usada em cada etapa?). Desirée Biduera recomenda que, neste ponto, uma pasta separada seja criada para cada personagem e, da mesma forma, camadas separadas para cada cor. Assim, é mais fácil corrigir posteriormente.

 

animacion rotoscopia curso photoshop

Imagem: Curso de Rotoscopia en Photoshop de Crehana 

  • Luzes, sombras, texturas. Os detalhes finais, tanto dos personagens quanto do ambiente, vão dar ao seu projeto uma animação mais rica.

 

animacion rotoscopia curso photoshop

Imagem: Curso de Rotoscopia en Photoshop de Crehana 

Desenhar sobre o seu vídeo é um processo longo e exigente, mas a opinião popular (das redes sociais, pelo menos) é que o resultado final é muito satisfatório. Vamos tentar!

 

Acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

 

Exemplos de animação com rotoscopi

 

Rotoscopia no cinema

A animação por rotoscopia não foi usada apenas para filmes de animação da Disney. Filmes e séries recentes também o utilizaram para animar as sequências de seus personagens. Vamos ver alguns.

 

A Scanner Darkly, ou "O Homem Duplo" no Brasil, é um filme de ficção científica de 2006. Neste filme, o diretor usa animação por rotoscopia interpolada através do Rotoshop. Por ser um filme de ficção científica onde você brinca com as visões do personagem, a técnica de rotoscopia encaixa-se perfeitamente para proporcionar a sensação de raridade e singularidade ao ambiente.

 

animacion rotoscopia pelicula

 

Undone é uma série de 2019 produzida pela Amazon, na qual esta técnica de animação é aplicada. Além do mais, esta é a primeira série de televisão da história totalmente feita com animação por rotoscopia. O enredo da série (sem spoiler) explora a natureza elástica da realidade — portanto, aplicar esta técnica de animação também se encaixa muito bem com o conceito que os criadores queriam dar.

 

animacion rotoscopia serie

 

Rotoscopia em videoclipes

O vídeo da música Take on me da banda a-ha foi um dos primeiros videoclipes a usar a técnica de animação por rotoscopia. Graças a ela, no vídeo é possível se ver a interação entre personagens reais e fictícios desenhados a lápis.

 

animacion rotoscopia musica

 

Se a referência acima for muito antiga para você, talvez esta segunda opção seja um exemplo melhor. O vídeo Breaking the Habit, música mítica da banda Linkin Park, aproveitou este processo de animação para caricaturar cada integrante da banda. Assim, o conceito artístico não se perdeu na história do vídeo, que foi feito com uma estética de anime semelhante à de Kill Bill.

 

animacion rotoscopia musica

 

Rotoscopia em videogames

O Prince of Persia é um videogame que perdurou ao longo do tempo. Embora já tenha várias sagas, o primeiro jogo foi criado em 1989, e uma das razões do seu sucesso foi que a animação e o movimento dos personagens eram muito realistas, como os de uma pessoa.

Você sabe porque, certo?

O criador do Prince of Persia, Max Fleischer, gravou seu irmão correndo, pulando e realizando todos os movimentos que seus personagens exigiam. Depois disto, a rotoscopia fez sua mágica.

Neste vídeo você pode ver o Prince of Persia passo a passo, desde a gravação até a animação por rotoscopia.

 

 

E então? Você está animado(a) para começar?

 

También podría interesarte