Home Blog/ Brasil/
Brasil
As 7 melhores ferramentas de análise de dados que irão mudar sua perspectivaAs 7 melhores ferramentas de análise de dados que irão mudar sua perspectiva

As 7 melhores ferramentas de análise de dados que irão mudar sua perspectiva

Alejandra Mujica - 01 Sep 20

Articulo

7 min.

A análise é, provavelmente, um dos recursos mais importantes de que uma empresa dispõe para obter informações de seus clientes, e as ferramentas de análise de dados ajudam as organizações a ter maior acessibilidade a esses dados.

Atualmente, diferentes empresas exigem que os dados sejam trabalhados e apresentados para apoiar a tomada de decisões, e os sistemas de análise de dados são uma ferramenta cada vez mais importante para as áreas de marketing, comercial, business intelligence e outras.

As principais plataformas de análise e painel de dados (dashboarding) estão na nuvem e podem ser conectadas aos dados onde quer que estejam armazenados.

Neste artigo, iremos conferir o que é a análise de dados e por que ela se tornou um recurso importante. Também diremos quais são as melhores ferramentas de análise que darão outra perspectiva do seu negócio.

 

Inscreva-se no curso de Análise e visualização de dados

Índice

1. O que é análise de dados?

2. Ferramentas para o processamento de dados

3. Como a análise de dados beneficia os negócios?

4. Que perfil deve ter um analista de dados?

O que é análise de dados?

A análise de dados é uma peça fundamental para a tomada de decisões, medição, monitoramento e controle de dados em sua organização.

Big Data é um termo que nos ajuda a descrever o grande volume de dados, estruturados e não estruturados, que invadem os negócios todos os dias. Mas o mais importante é saber o que as empresas devem fazer com as informações que recebem, e a única resposta correta que existe é: analisar os dados para uma melhor tomada de decisões.

A análise de dados é o processo de trabalhar com dados, organizá-los corretamente, explicá-los, torná-los apresentáveis e encontrar uma conclusão a partir de sua análise.

analista de datos herramienta

Se você deseja aprender mais sobre a análise de negócios e como implementá-la, leia este artigo sobre Business Analytics: por que os dados da sua empresa ajudarão você a crescer?

Ferramentas para o processamento de dados

As ferramentas de processamento de dados devem ser visualizadas de uma forma que nos permita entender o que é a história que eles nos contam. E também devem ser interpretados e compreendidos por qualquer membro da organização.

Que são as ferramentas para análise de dados?

As ferramentas de análise de dados são ferramentas de business intelligence capazes de fornecer informações e dados valiosos para sua empresa. Se você analisar estrategicamente os dados valiosos que ele fornece, você pode fazer crescer, resolver problemas e coletar dados de seu negócio.

Estas são as ferramentas que consideramos ter as melhores visualizações de dados:

Power BI

Uma das principais plataformas de análise de dados é o Power BI. Esta ferramenta desenvolvida pela Microsoft torna isso simples para alguém sem experiência prévia. Você pode criar tabelas interativas e gráficos a partir de seus dados de negócios.

Ele é projetado para equipes trabalharem de forma colaborativa. O Power BI tem uma ampla variedade de modelos e várias opções de exibição.

Principais vantagens do Power BI:

  • Permite que os usuários integrem seus aplicativos, fornece relatórios e painéis em tempo real.

  • Os responsáveis pela TI têm autonomia para gerir os sistemas deste software.

  • Possui um excelente ambiente gráfico para extração, transformação e carregamento de informações.

  • Plataforma multidispositivo.

  • Integração com o pacote Office 365.

  • Análise automática de informações, oferecendo correlações, valores atípicos e agrupamentos de dados.

  • Integração com o serviço de Machine Learning  da Azure.

Está disponível em uma versão gratuita e uma versão paga a partir de US $ 10 por mês.

Aprenda a analisar dados com o Power BI

power BI herramienta data

Imagem: Power BI

Baixe aqui

Tableau

O Tableau é um grande mestre em ferramentas de visualização e análise de dados. Foi adquirido pela Salesforce em 2019, mas ainda está disponível em uma versão gratuita conhecida como Tableau Public.

Ele é considerado um dos líderes em visualização de dados e também funciona como uma solução analítica abrangente baseada em nuvem.

A essência do Tableau é sua tabela dinâmica e o gráfico dinâmico do Excel. Seu design, cor e interface de usuário nos dão uma sensação simples e fresca. É projetado para ajudar o usuário a tomar melhores decisões sobre a maneira mais eficiente de extrair e comunicar o significado dos dados.

Você está interessado(a) em aprender mais sobre esta ferramenta?  Temos este curso de Análise de dados com Tableau e Excel.

tableau public herramienta data

Imagem: Tableau

Baixe aqui

Geckoboard

Com o Geckoboard você pode otimizar dados de planilhas, bancos de dados e outras ferramentas. Permite fazer apresentações de forma mais clara e fácil.

As métricas em tempo real são fáceis de ver e entender — este recurso ajudará sua equipe a ver o impacto de suas vendas instantaneamente. Possui mais de 60 recursos e é fácil de criar dashboards neste software de análise de dados.

Você pode filtrar os dados para mostrar exatamente o que precisa, e a interface do usuário é intuitiva.

O plano básico começa em US $ 31 por mês, mas… o primeiro mês é totalmente grátis!

geckoboard herramienta data

Imagem: Geckoboard

Baixe aqui

Qlik

A plataforma de análise de dados do Qlik é usada por mais de 50 mil clientes em todo o mundo. Ele tem uma versão de teste gratuita — então, você pode experimentá-lo para ver se é o que você realmente precisa.

Se você deseja encontrar oportunidades de negócios únicas no mercado on-line, comece a explorar o software de Business Intelligence.

Principais vantagens do Qlik:

  • Oferece descoberta de dados exclusiva por meio de pesquisa global de dados.

  • Os dados podem ser importados por meio de fontes como Salesforce, Teradata e Hive.

  • Controle total de seus dados para preparar relatórios e exportá-los em softwares amigáveis como o Microsoft Office.

qlik herramienta data

Imagem: Qlik

Baixe aqui

Saiba mais sobre nossos cursos de Growth Marketing

Dundas BI

Dundas BI é uma ferramenta flexível de Business Intelligence. Ele permite que os usuários se conectem a várias fontes de dados em tempo real.

Se sua prioridade é a representação de dados para as diferentes áreas de sua empresa, este software pode ser do seu interesse.

Principais vantagnes do Dundas BI:

  • Excelente organização e apresentação em tabelas, tabelas e gráficos de dados.

  • Facilidade para criar seus próprios relatórios apenas com os KPI's de seu interesse.

  • Uma boa experiência do usuário em desktops, iPad e celulares.

  • Possui uma área de suporte e apoio para as microempresas.

dundas BI herramientas data

Imagem: Dundas BI

Baixe aqui

Cyfe

O Cyfe é uma ferramenta para analisar e processar dados comerciais através da conexão com diferentes fontes. Se você possui uma estratégia digital para vendas on-line, este recurso pode ajudá-lo(a).

Principais vantagens do Cyfe:

  • Possibilidade de monitorar todas as métricas de seus canais digitais em um único painel.

  • Personalizar widgets e importar arquivos no formato CVS.

  • Os dados históricos são armazenados no sistema.

  • É um "all in one app", pois permite extrair dados de diferentes fontes, como Google ou Saleforce, para ver o comportamento de suas vendas on-line.

Tem uma versão gratuita por 14 dias.

cyfe herramienta data

Imagem: Cyfe

Baixe aqui

Grow

A ferramenta de análise de dados Grow permite que você importe e transforme facilmente dados de várias fontes para alimentar métricas e seus painéis de controle.

Ele permite que qualquer usuário empresarial crie métricas de forma intuitiva. Você pode filtrar, dividir e explorar diferentes tipos de gráficos enquanto navega pelos dados, para encontrar a melhor maneira de obter informações para sua empresa.

Se você deseja aprimorar sua estratégia de vendas, esta ferramenta de análise de dados pode ser de grande contribuição.

As principais vantagens do Grow:

  • Permite que você veja por quanto tempo pode acelerar o crescimento do seu negócio.

  • Pode revisar os dados históricos para medir o crescimento e revisar o comportamento das vendas.

  • Todos os dados são transmitidos por criptografia SSL.

  • Define um cronômetro para a taxa de atualização de dados para lidar com dados reais em tempo real.

  • Adiciona um painel executivo para que você tenha em mãos um resumo visual dos dados financeiros, operacionais e de vendas.

  • Também possui um painel de marketing que permite acompanhar as principais métricas do Google Analytics, Adwords, redes sociais, CRM, e-mail.

Tem uma versão de teste gratuita e versões pagas a partir de US $ 50 por mês.

grow herramienta data

Imagem: Grow

Baixe aqui

Como fazer uma estratégia de Small Data para sua empresa? Aqui está a resposta.

Como a análise de dados beneficia os negócios?

Como as tecnologias de aprendizado automático estão cada vez melhores na transformação e recuperação de todos os dados dispersos, as empresas que têm um e-commerce estão começando a dar mais valor à análise de dados, que claramente beneficia seus negócios.

Aqui estão alguns benefícios da análise de dados nos negócios:

Estratégias de vendas

A análise de dados melhora as estratégias de vendas cruzadas e up-sell, gerando maiores receitas para as empresas.

Capturar e analisar todas as interações é uma tarefa desafiadora, mas não impossível. Algumas ferramentas de análise de dados podem compilar perfis de usuário abrangentes: perfis ricos em dados de diferentes segmentos de público.

Estes softwares para análise de dados capturam todas as interações que um usuário teve com a marca, e isto permite fazer recomendações de produtos aos clientes.

As recomendações de inteligência preditiva podem melhorar significativamente os resultados financeiros de sua empresa. Por exemplo, o motor de recomendação de produtos na Amazon gera 35% da receita da empresa.

cuadro estrategia ventas

Imagem: Freepik

Prepare seu e-commerce para campanhas de alto impacto. Inscreva-se aqui

Desenvolvimento de novos produtos

Decidir sobre o desenvolvimento de novos produtos nunca é uma tarefa fácil para empresas de comércio eletrônico.

Por isso, são necessárias análises profundas e pesquisas de dados que nos ajudem a verificar a viabilidade de criação e lançamento de novos produtos no mercado.

“Cada projeto deve ser apoiado por dados sólidos, mostrando exatamente o que as pessoas estão comprando, o preço que estão dispostas a pagar em média e assim por diante. A maioria acredita que deve pagar pelo menos cinco dígitos a alguma empresa de consultoria por essas pesquisas. Mas não é mais o caso. As plataformas de análise de dados podem fornecer todos esses insights por uma fração do custo. Você só precisa aprender a interpretar esses dados.”- Nahar Geva, CEO da Zik Analytics.

Assim, antes de nos aventurarmos a investir em um novo empreendimento, é fundamental utilizar plataformas de análise de dados que apoiem e sirvam de suporte para nosso futuro investimento.

Estratégia de preço

A análise de Big Data nos dá acesso a informações mais detalhadas, o que nos permite criar uma estratégia de preços mais eficiente.

As iniciativas de gerenciamento de preços que são apoiadas por dados fornecem resultados significativos a curto prazo.

O Big Data pode trazer vantagens competitivas substanciais para qualquer organização. Mas para colher esses benefícios de longo prazo, é importante que os dados sejam recompilados com uma boa matriz de análise de dados.

Imagem: Freepik

Qual perfil um(a) analista de dados deve ter?

O perfil do(a) analista de dados é um dos mais solicitados atualmente. E isso se deve ao processo de transformação digital por que várias empresas estão passando.

Existem muitas empresas que dependem de dados sobre seus clientes, produtos, processos, suprimentos e o mercado. Por isso, essas organizações precisam de colaboradores não só com grande talento, mas também com habilidade para extrair informações, interpretar e analisar dados.

Aqui estão algumas habilidades que um(a) analista de dados deve ter:

Oportunidades de negócio

O papel do(a) analista de dados tem que ser mais amplo e terá impacto na empresa. Por isso, é importante que seja um perfil que possa ver as oportunidades de negócios por meio dos dados.

Tem que ver além dos KPIs. Embora você não precise saber tudo, é importante que desenvolva o conhecimento do negócio por meio de seu trabalho, isso o(a) tornará ainda mais valioso(a) como analista.

O conhecimento do negócio vai melhorar sua compreensão dos dados da empresa. Você será capaz de identificar os primeiros sinais de alerta para que possa agir com antecedência.


negocio oportunidades personas

Imagem: Freepik

Você conhece o poder dos dados? Aprenda a analisá-los com SQL: desenvolvimento e gestão de bancos de dados.

Conhecimento técnico

O(A) analista de dados deve ter conhecimento técnico de: software, sistemas e dados. Este perfil deve reunir esses elementos para extrair percepções significativas dos dados.

A compreensão técnica baseada na curiosidade e no interesse são duas habilidades importantes na escolha de nosso(a) analista de dados.

Você está animado(a) com a ideia de pegar dados brutos e transformá-los em algo significativo para o negócio? Se sim, então você tem um bom perfil para o cargo!

herramienta data tecnico

Imagem: Freepik

Habilidades comunicativas

Como analista de dados, sabemos que você não só se comunicará por meio de dados, mas também com colegas de trabalho, fornecedores, gerência, etc. Por isso, é importante que você aprimore e fortaleça suas habilidades de comunicação.

Quando o(a) analista compartilha informações, é essencial que use os termos corretos, sem cair em tecnicismos que muitas vezes não são compreendidos pelos outros membros da organização. O bom entendimento ajudará a desenvolver ideias para a tomada de decisões de negócios.

Pensamento critico

O pensamento crítico envolve ir além das tarefas técnicas em questão. O perfil do(a) analista de dados deve fazer perguntas como "que impacto estes dados terão nos negócios?" ou "quais são as tendências de compra de clientes em potencial?" Quando começem a questionar e fazer perguntas ou respostas hipotéticas, isso os ajudará a se aprofundar nos dados.

Olhar e analisar os valores atípicos deve gerar novas investigações. Não vamos esquecer que a análise visual pode respaldar seus processos de pensamento crítico, porque permite que você veja os dados de diferentes perspectivas e num curto prazo.

Conheça a importância de utilizar gráficos estatísticos na sua empresa neste artigo.

Representação de dados

Não importa quais ferramentas o analista de dados usa ou se compartilha suas ideias digitalmente ou em um quadro branco. O que é relevante é que ele consegue mostrar o que está acontecendo em uma imagem.

Este perfil deve ser capaz de obter uma representação correta dos dados por meio de um gráfico de dados, de forma que possa mostrar todos os achados de forma clara e fácil.

O(A) analista de dados deve estar familiarizado(a) com as melhores práticas de visualização de dados e é fundamental que possa aplicá-las na empresa.

data informacion

Esperamos que estas informações e as ferramentas de análise de dados possam ajudá-lo(a) a decidir que tipo de ferramenta é melhor para sua empresa. Mas, antes de decidir, é importante que você responda a esta grande questão: o que você quer alcançar?

Se você tem objetivos claros, encontrará a ferramenta certa 😉

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível