Home Blog/ Brasil/
Brasil
Como procurar emprego no LinkedIn? Truques de 2020 que você deve aplicar agoraComo procurar emprego no LinkedIn? Truques de 2020 que você deve aplicar agora

Como procurar emprego no LinkedIn? Truques de 2020 que você deve aplicar agora

Juliane Angeles - 30 Ago 20

Articulo

7 min.

A bolsa de empregos do LinkedIn é constantemente atualizada. Se você está à procura de trabalho, o normal é entrar na rede social, ir à seção Empregos, procurar ofertas de emprego e clicar em Solicitar. Mas isso é tudo que você pode fazer no LinkedIn para encontrar um emprego? Não.

Então, como usar o LinkedIn para conseguir um emprego? Existem vários truques que você pode aplicar para que os analistas de recrutamento saibam que você está interessado(a) em novas oportunidades. Na verdade, trata-se de ativar algumas funções pouco conhecidas para que seu perfil tenha uma chance melhor de ser visto.

 

✅ Por exemplo, se você acabou de obter um diploma de um curso do Crehana siga estas etapas para adicioná-lo ao LinkedIn..

Índice

  1. Como encontrar um emprego no LinkedIn?

  2. Como se candidatar a um emprego no LinkedIn?

 

Melhore a sua empregabilidade com o nosso curso de Soft skills essenciais para o sucesso profissional

 

1. Como encontrar um emprego no LinkedIn?

Para tornar sua busca de empregos no LinkedIn mais eficaz, há uma série de funções que você pode ativar no seu perfil para que os gerentes de RH saibam que você está interessado(a) em um novo emprego. Vamos ver quais são.

Crie alertas de emprego

Se você quiser saber mais sobre a bolsa de empregos no LinkedIn e quais  empregos remotos estão em alta, crie alertas de empregos. Como eles funcionam? Uma vez criado, o LinkedIn irá notificá-lo(a) sobre novas ofertas de emprego que correspondem às suas habilidades de perfil.

Você não quer perder as convocações de uma determinada empresa? Vá até a página desta empresa e crie um alerta de emprego, para que você não perca os anúncios publicados em sua guia Vagas.

Crie alertas de emprego assim:

1. Encontre a empresa na qual você está interessado(a) na página inicial do LinkedIn. Por exemplo: Netflix

2. Na página da Netflix, clique na guia Empregos (encontrada na coluna à esquerda)

3. Clique em Criar alerta de emprego.

4. Preencha os campos obrigatórios (cargo e local do trabalho) e clique em Criar alerta de emprego. Pronto, a partir de agora você receberá notificações sobre novos empregos na Netflix.

 

cómo crear alertas de empleo en LinkedIn

 

Baixe este manual gratuito e crie sua marca pessoal no LinkedIn

handbook marca personal en LinkedIn

 

Siga hashtags de emprego

O LinkedIn está cheio de hashtags. A razão? Eles são fáceis de usar e ajudam os conteúdos a se tornarem virais. Enquanto a grande maioria dos usuários usa hashtags em suas postagens ou comentários para gerar mais visualizações ou alcançar usuários específicos, as hashtags também podem ser seguidas para procurar empregos.

Se você estiver procurando por emprego, recomendamos que siga as hashtags relacionadas a #trabalho. É uma prática simples que manterá você no topo da bolsa de empregos no LinkedIn.

Graças às hashtags de emprego no LinkedIn, você poderá ver todas as publicações (de páginas e usuários) que oferecem ofertas de emprego ou as reproduzem. Além disso, é uma boa maneira de economizar tempo e ir diretamente ao que lhe interessa.

seguir hashtags en linkedin

Aqui estão algumas hashtags de trabalho que você deve seguir hoje mesmo:

  • #opentowork

  • #trabalho

  • #sehátrabalho

  • #trabalhando

  • #oportunidadedeemprego

  • #procurotrabalho

  • #procuroemprego

  • #seleçãodepessoal

  • #networking

  • #ofertasdetrabalho

  • #ofertasdeemprego

 

A maneira mais fácil de encontrar hashtags e segui-las é clicando nelas ao vê-las em uma postagem. Se você quiser saber qual hashtag você segue, clique em Início e vá para o final da coluna à esquerda (onde está sua foto de perfil).

 

¿Cómo buscar trabajo en LinkedIn?

Que outras hashtags devo seguir? Aquelas relacionadas à sua especialidade ou às áreas para as quais você gostaria de se inscrever. Se sua especialidade for marketing, siga as hashtags de marketing.

A ideia é seguir hashtags com um número significativo de seguidores. Antes de seguir uma, veja quantas pessoas a seguem. Por exemplo: se é uma hashtag que apenas 9 pessoas seguem, não vale a pena seguir.

 

Ative a função #OpenToWork

Aqui está outro truque (recente) de como usar o LinkedIn para conseguir um emprego. Mas, do que se trata a função #OpenToWork? Se você entrou no LinkedIn recentemente, provavelmente já encontrou alguns contatos que têm uma moldura verde na foto de perfil, certo? Pois bem, acontece que esta moldura é um distintivo que significa que está "interessado(a) em novas oportunidades de trabalho", ou seja, que está à procura de emprego.

cómo activar la función open to work en LinkedIn

Imagem: microsofters.com

Na verdade, é uma função muito prática, que também ajuda os gerentes de talentos ou analistas de recrutamento a identificar rapidamente um candidato potencial. Se você deseja ativar esta opção (recomendamos fortemente a fazê-lo), faça o seguinte:

  1. Clique no ícone Eu e vá para Ver Perfil.

  2. Clique no botão Adicionar seção de perfil (o botão azul à direita de sua foto de perfil).

  3. Clique em Enter.

  4. Clique em Pesquisar oportunidades de emprego.

  5. Insira as informações solicitadas pela janela pop-up.

  6. Aqui você tem duas opções: pode escolher se deseja que todos os membros do LinkedIn vejam que você está interessado(a) em oportunidades de emprego (cuidado, isso inclui pessoas da sua empresa atual e qualquer pessoa no LinkedIn) ou se deseja que apenas técnicos de recrutamento vejam.

No entanto, a moldura #OpenToWork só será ativada se você escolher a primeira opção.

  1. Se você deseja adicionar a moldura de foto, clique em Adicionar ao perfil.

 

Fortaleça suas habilidades pessoais com este guia gratuito

guía de soft skills

Informe aos profissionais de recrutamento que você está procurando um emprego

Se você também está se perguntando "como faço para colocar minha busca de emprego no LinkedIn?", então você precisa alterar suas Preferências de busca de emprego para poder compartilhar seus interesses de emprego com analistas de recrutamento. Desta forma, eles saberão que você está interessado em novas ofertas de emprego. Como fazê-lo? Siga esses passos:

  1. Vá para o seu perfil do LinkedIn e clique em Eu (no topo da página inicial)

  2. Selecione Configurações e privacidade.

  3. Clique em Preferências de busca de empregos (a quarta opção no lado esquerdo da tela).

  4. Na seção Preferências de busca de emprego, vá para Informar os técnicos sobre o seu interesse sobre as novas oportunidades e clique em Alterar (no lado direito da tela).

  5. Mude o botão para "Sim" para informar os recrutadores de talentos sobre o seu interesse em novas oportunidades e aparecer em pesquisas alinhadas com seus interesses. E isso é tudo. As alterações são salvas automaticamente.

 

Informa a los técnicos de selección que buscas empleo en LinkedIn

Outros truques sobre como usar o LinkedIn para conseguir um emprego

Esta é uma série de ações que você já deveria ter aplicado (porque são bem conhecidas). Mas, se nada aconteceu, aqui vamos contar como fazer. Antes tarde do que nunca.

Crie um URL personalizado

Se o URL do seu perfil do LinkedIn contiver números e letras (que é o que a rede social atribui por padrão), é melhor que você o personalize, ou seja, coloque seu nome e sobrenome. Assim:

www.linkedin.com/in/fernandaramirez/

O que você vai conseguir com isso? Melhorar sua marca pessoal e alcançar uma boa posição nas pesquisas do Google quando alguém pesquisar seu nome. Para fazer isso, basta ir até o ícone Eu e clicar em Editar URL e perfil público (na parte superior).

Peça recomendações e valide as habilidades de seus contatos

As recomendações de seus(suas) colegas de trabalho ajudarão você a gerar confiança e uma boa reputação, especialmente se estiver pensando em se candidatar a um novo emprego.

Você sabia que pelo seu perfil do LinkedIn você pode solicitar recomendações? Para fazer isso, vá até a seção inferior do seu perfil e clique em Solicitar uma recomendação. O LinkedIn pedirá que você insira o nome da pessoa para a qual deseja pedir uma recomendação. Esta pessoa, claro, deve ter uma conta na rede social.

Outra boa prática é validar as habilidades de outras pessoas em sua rede. Se já trabalhou com algumas delas ou conhece a qualidade do seu trabalho, tanto melhor. Isso fortalecerá o relacionamento com seus contatos e, quem sabe, talvez elas respondam ao gesto validando também suas habilidades. As validações são usadas para verificar por meio de outras pessoas se você realmente atende às habilidades mostradas em seu perfil.

 

2. Como se candidatar a um emprego no LinkedIn?

É um processo simples. Se você já usa o LinkedIn há pouco tempo ou acabou de abrir sua conta, faça o seguinte:

1. Vá para a guia Empregos (na parte superior da tela).

2. Pesquise um novo emprego por título, habilidade, empresa ou localização. Clique em Pesquisar.

3. Na coluna da esquerda você verá os resultados relacionados à sua pesquisa. No lado direito, você verá uma breve descrição de cada oferta de trabalho.

4. Se você está interessado(a) em alguma das vagas que a pesquisa retornou, clique na vaga. Esta ação o(a) levará para outra janela, onde você poderá ver informações mais detalhadas sobre a posição.

5. Se for um emprego de acordo com o que você procura, basta clicar em Solicitar. Desta forma, você terá concluído sua inscrição.

No entanto, você deve saber que nem todas as inscrições são feitas diretamente pelo LinkedIn. Existem algumas empresas que preferem encaminhar os candidatos aos seus sites depois de clicarem em Solicitar.

¿Cómo postular a un trabajo en LinkedIn?

Foto:  @ijeab

 


Qual é o próximo passo? Atualize seu perfil do LinkedIn (estas são as habilidades para um currículo “empregável”), aplique essas dicas e truques, compartilhe seu próprio conteúdo ou publicações de interesse e tente manter um feed ativo. Foque no que você quer, só então as oportunidades virão. Até o próximo artigo!