Home Blog/ Brasil/
Brasil
Curtas animados para inspirar seus projetos 2D e 3DCurtas animados para inspirar seus projetos 2D e 3D

Curtas animados para inspirar seus projetos 2D e 3D

Ale Vizarreta - 11 Jul 20

Articulo

7 min.

Os curtas animados muitas vezes foram relegados devido à sua natureza breve. Por que os fazemos e qual a importância deles, se poderia ser feito um longa-metragem?

Na verdade, para nós, criadores de conteúdo, e também para esta indústria, ele tem um grande valor. Por quê? — você perguntará.

Curtas-metragens animados: por que fazê-los?

Bem, vamos começar por duas coisas: tempo e dinheiro

Existe uma verdade própria quando você deseja produzir qualquer material audiovisual: o dinheiro nunca chegará para você. Partindo da ideia de que, quando você começar, não terá o orçamento necessário, os curtas-metragens animados tornam-se uma opção atraente. Além disso, o tempo gasto será curto em comparação com um filme.

Os curtas animados funcionam perfeitamente para entrar no sistema de distribuição em festivais. Também reduzem os riscos frente a grandes investimentos e permitem que você conheça o mercado em que entra, com várias breves propostas. Ou mais! Podem se aventurar rapidamente em outras alternativas, como a técnica de live action

Os curtas de animação trazem novas vozes ao cinema

Assim é! Eles dão voz aos cineastas que estão começando e fortalecem um nicho que precisa expressar ideias sem estar sob a tutela de grandes empresas. Hoje em dia, com um computador, dedicação e uma boa equipe de trabalho, você pode enfrentar um projeto animado tranquilamente.

corto animado hair love

“Hair Love” (2019) - Matthew A. Cherry, Bruce W. Smith. Vencedor do Oscar de melhor curta de animação 2020

Baixe grátis nosso e-book Animação grátis desde o zero

ebook animación desde cero

Curtas-metragens da Disney e independentes

Como espectador, um curta-metragem ajuda a aumentar a conscientização sobre temas específicos. É uma das melhores maneiras de atingir uma audiência pelo seu lado educativo e de entretenimento. Não devemos esquecer que os contos são uma fonte de curtas-metragens — nascem sob a mesma dualidade dos curtas-metragens: divertir e educar.

Sob essas premissas, o valor que eles oferecem dentro de um mercado é interessante. Vamos ver alguns exemplos de curtas-metragens animados que podem ajudar você não apenas a começar seus projetos, mas também a enriquecer sua gama de opções.

Curtas animados da Disney: o rei da indústria

Não é surpresa saber que os curtas da Disney são uma fonte de inspiração que move muitos artistas. O trabalho técnico e narrativo é impecável. E desde que a Disney adquiriu a Pixar, eles estão presentes neste mercado que se destaca notoriamente dos demais.

corto animado feast

“Feast” (2014) - Patrick Osborne

Mas vamos analisar também a importância da exploração para uma empresa como a Disney . Eles põem em debate questões atuais que devem ser expressados com sinceridade. É o caso de Out (Sair), seu primeiro curta de animação com um protagonista gay.

 

 

Recém-lançado este ano e com estreia em sua plataforma on-line Disney+, o curta representa boas práticas dentro da empresa. Eles acertam no papel que desempenham em diferentes lugares.

Por outro lado, o trabalho dos curtas da Pixar na seção 3D evoluiu desde que vimos Toy Story 1, dando profundidade e personalidade aos seus personagens em cada edição. Se você está interessado neste tema, pode conferir o curso de animação em quadrinhos para cinema em nosso catálogo.

Curtas animados independentes: muito além do conhecido

Embora os curtas animados da Disney e da Pixar sejam conhecidos mundialmente, existem muitas alternativas de empresas que criaram ótimos conteúdos e participaram de vários festivais, ganhando prêmios e popularidade.

cortos animados

Deixo para você três curtas-metragens independentes em várias técnicas, que souberam lidar com uma boa história e torná-las obras importantes para a indústria cinematográfica.

Here's the Plan - Animated Short Film

A história de um casamento se reflete em Here’s the Plan, obra de Fernanda Frick. Este curta-metragem de animação mostra como os sonhos compartilhados são frequentemente frustrados pelos problemas do dia a dia.

Historia De Un Oso

História de um Urso, dirigido por Gabriel Osorio, foi o curta vencedor do Oscar e o primeiro prêmio para o Chile.

Ele narra, através dos animais, as memórias de um velho urso depois de ser arrancado de sua casa. Por trás dessa premissa, porém, é evidente o retrato da violência do regime militar de Pinochet no Chile. Um curta-metragem independente que nos ensina tudo o que não podemos ou não deveríamos esquecer.

Lost & Found | Oscar Shortlisted Stop-Motion Animation | Short of the Week

Um dos tipos de animação que mais me emociona são os que usam stop motion, como é o caso de Lost & Found. Lançado em 2018. página e a tenha-o como referência quando chegam no tempo de distribuição.

Se você quiser ver mais conteúdo, não deixe de visitar Short of the week para conhecer vários projetos em todo o mundo.

 

Agora que você viu esses curtas animados, espero que tenham servido de inspiração para seus projetos de animação. Lembre-se de que a animação é um campo muito extenso e você precisa conhecer as bases que o(a) guiarão para iniciar seu trabalho. Você pode se orientar em nossos cursos na categoria animação e descobrir qual estilo combina melhor com você. Também deixo programas gratuitos para animação em 3D..