Como desenhar um cachorro passo a passo (e não perder o respeito de seu chihuahua)?

Última actualización 14 de Agosto del 2020

user

Juliane Angeles

Como desenhar um cachorro passo a passo (e não perder o respeito de seu chihuahua)? Como desenhar um cachorro passo a passo (e não perder o respeito de seu chihuahua)?

Desenhar não tem porque ser complicado. Se você também se pergunta, “como desenhar um cachorro passo a passo?”, Neste artigo iremos lhe dizer quais métodos você pode usar para desenhar animais facilmente.

Se você sente que desenhar não é sua praia ou que seus desenhos de animais não são "reais" o suficiente, temos que lhe dizer uma coisa: não existe uma maneira absoluta de desenhar, ou de desenhar animais. Além disso, existem várias técnicas de desenho a lápis.

Às vezes, podemos ser muito exigentes conosco e pensar que "não sabemos desenhar". Falso. Lembre-se de que desenhar é uma habilidade humana. E se nossos ancestrais desenharam, por que não você? O mais provável é que você não tem prática, mas isso será resolvido hoje. Vamos começar?

Já conhece os cursos de Ilustração e Desenho que temos para você?

 

Índice

  1. Como desenhar animais

  2. Como desenhar animais facilmente

  3. Como desenhar um cachorro passo a passo

  4. Como desenhar um cachorro kawaii

  5. Como desenhar um gato

  6. Dicas para desenhar animais facilmente


1. Como desenhar animais

A chave para aprender a desenhar animais é identificar suas formas básicas. O que significa isso? Por exemplo, se olharmos de perto a cabeça de um cachorro, ela nos lembra um círculo, certo? Assim, para desenhar um cachorro ou qualquer outro animal, podemos começar desenhando sua cabeça a partir de uma forma circular.

Como desenhar animais de formas circulares

Em seu livro "Rough", Pierre Pochet diz que "como o corpo humano, o corpo da maioria dos animais pode ser dividido em formas simples." Quais são essas formas simples? As figuras geométricas básicas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Embora as formas mais utilizadas sejam circulares.

Preston Blair, um dos grandes mestres da animação, construiu seus personagens animados de formas circulares e arredondadas. Blair concebeu e deu vida ao Mickey Mouse em "O Aprendiz de Feiticeiro" (do filme "Fantasia"), bem como algumas partes de Pinóquio e a uma sequência de "Bambi" , etc.

“O personagem de desenho animado nasce a partir de uma forma circular. Nos estúdios de animação, o mesmo desenho passa pelas mãos de várias pessoas, que se utilizam dessa forma por ser a mais simples, ou seja, por facilitar seu trabalho”, afirma em seu livro Desenhos animados, desenho cômico ao alcance.

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa

 

 Aqui podemos ver como desenhar um cachorro passo a passo, de acordo com Blair:

cómo dibujar un perro Preston Blair

cómo dibujar un perro por Preston Balir

Imagens: "Dibujos Animados: El Dibujo de Historietas a su Alcance". Preston Blair. 1999

Na verdade, Andrew Loomis, um importante ilustrador da década de 1940, desenvolveu uma metodologia para desenhar a cabeça e o rosto do ser humano a partir de um círculo (representando a estrutura abobadada do crânio). Este método ainda é um dos mais influentes.

cómo dibujar la cabeza y la cara

Estes são alguns exemplos visuais de como identificar as formas básicas em animais. O cachorro, o gato e o coelho são, geralmente, animais fáceis de desenhar.

cómo dibujar un perro paso a paso

cómo dibujar un gato

cómo dibujar un conejo

Fotos: Canva

 

Agora, faça você mesmo(a). Se não sabe desenhar animais, encontre a figura de um cachorro ou de outro animal, observe as proporções de seu corpo e use formas circulares para desenhá-lo.

Baixe grátis nosso Guia de ilustração com aquarelas desde o zero

Ilustración con acuarelas desde cero

2. Como desenhar animais facilmente

Simplificar é tornar algo mais fácil. Você sabia que pode desenhar animais facilmente por meio da simplificação? E não nos referimos à simplificação dos expoentes, mas para sintetizar figuras por formas geométricas, linhas e planos. Neste caso: simplificar os animais.

A síntese gráfica para desenhar animais facilmente

Para Caribay,  designer gráfico e professora do curso Ilustração tradicional: expresse-se através da cor, síntese gráfica ou síntese de imagens é o seguinte:

“A síntese gráfica é a forma como temos de simplificar um objeto, um ser humano, animal, planta ou espaço, sem perder a sua informação original.”

Certamente você não percebeu, mas os emoticons que usamos todos os dias no WhatsApp ou no Instagram são exemplos de síntese gráfica. Por exemplo, quando escrevemos dois pontos e um "D", entendemos que é um sorriso.

“Os emoticons que usamos quase diariamente são uma das maiores formas de síntese. Eles sintetizam expressões ou objetos com poucos elementos.”

Concluindo, podemos dizer que síntese gráfica é “resumir sem perder informação”. E é isso que nos propomos a fazer para que você possa desenhar animais de uma forma mais simples.

Um exemplo de síntese gráfica

síntesis gráfica ejemplo

Imagem: Slideshare


3. Como desenhar um cachorro passo a passo

Bem, é hora de praticar. Pegue um lápis, uma folha e uma borracha e aprenda a desenhar um cachorro em 9 etapas.

 

Passo 1

Desenhe um círculo (a cabeça do cachorro).

Cómo dibujar un perro paso a paso

Passo 2

Abaixo do círculo, desenhe um retângulo (não precisa ser perfeito) com cantos arredondados.

Cómo dibujar un perro fácil

Passo 3

Junte o círculo e o retângulo, fazendo duas linhas paralelas que imitem os pelos do cachorro.

Cómo dibujar un perro paso a paso

Passo 4

Desenhe as orelhas e o focinho.

Cómo dibujar un perro

Passo 5

Adicione as patas da frente.

Cómo dibujar un perro paso a paso

 

Passo 6

Desenhe as patas traseiras.

Cómo dibujar un perro

Passo 7

Agora, apague as linhas do círculo e do retângulo que não são mais necessárias.

Cómo dibujar un perro paso a paso

Passo 8

Adicione o detalhe dos pelos e das orelhas.

Cómo dibujar un perro

Passo 9

Por fim, desenhe os olhos, o nariz, a linha do focinho e a cor.

Cómo dibujar un perro paso a paso

Imagens: easydrawingguides.com

 

Como desenhar o corpo humano? Baixe este guia gratuitamente

cómo dibujar el cuerpo humano

 

4. Como desenhar um cachorro kawaii

Na verdade, desenhar um cachorro kawaii é quase o mesmo que desenhar um cachorro convencional. As diferenças estão, basicamente, nos olhos e no focinho.

Um cão kawaii tem olhos redondos e brilhantes (embora linhas simples também sejam usadas), bochechas rosadas e um focinho que é mais como um pequeno sorriso. Se você quiser desenhar um cachorro fofo e adorável, um cachorro kawaii é o ideal.

E por que "kawaii"? Kawaii é um termo japonês associado a "bonito" e "fofinho".

Então, como desenhar um cachorro kawaii? Basta seguir as instruções de como desenhar um cachorro passo a passo e, na última etapa, desenhar olhos, nariz e um sorriso no estilo kawaii. Aqui, deixamos vários exemplos de rostos kawaii para você usar em seus desenhos.

caritas kawaii

Imagem: dibujoskawaii.net

Veja como desenhar um cachorro kawaii passo a passo

 


5. Como desenhar um gato

O gato é outro dos animais de estimação mais populares e fáceis de desenhar. Na verdade, existem muitos gatos famosos, como Hello Kitty, Tom (de Tom e Jerry), Silvestre, o Gato Félix, Don Gato, etc.

Agora pegue um lápis, uma borracha e uma folha de papel e aprenda a desenhar um gato facilmente. Neste caso, usaremos linhas guias em forma de cruz.

 

cómo dibujar un gato

Imagen: Pinterest

 

6. Dicas para desenhar animais facilmente

• Sintetize sem perder a essência da figura.

• Use formas básicas. Para desenhar a cabeça, o tronco e a traseira do animal, desenhe círculos.

• Se você estiver usando uma imagem de referência, procure uma em que o animal apareça em pé, de corpo inteiro e em uma pose quieta (sem movimento).

• Não acrescente tantos detalhes a ele. Lembre-se de que este não é um desenho hiperrrealista. Não pretendemos fazer uma obra de arte.

• Não apague os desenhos que não deram certo. Guarde-os para que, depois, você possa ver o processo de seu progresso.

• Faça mais de um desenho. Se o desenho do seu cachorro não deu certo na primeira tentativa, desenhe outro.

• Use toda a folha em branco.

• Faça sua própria versão. Por exemplo, se você quiser aprender a desenhar um gato, faça sua própria interpretação de um gato. Não existe um único tipo de gato.

 

Agora que você sabe que desenhar um cachorro facilmente é possível, por que não continua desenhando mais amigos de quatro patas? Aqui está uma ideia: pegue um caderno e desafie-se a desenhar um cachorro (ou outro animal) por dia.

Recomendados para ti