Home Blog/ Brasil/
Brasil
3 histórias da Netflix para conhecer outras realidades3 histórias da Netflix para conhecer outras realidades

3 histórias da Netflix para conhecer outras realidades

Manoel Silveira - 01 May 20

Articulo

7 min.

Recentemente, a Netflix adicionou séries e filmes ao seu catálogo que retratam diversas sociedades. Aqui propomos três deles para saber como se vive em pontos remotos ou isolados, sem que você precise sair de casa. 

Nada Ortodoxa

 

Baixe nosso Guia para começar a assistir a animes neste fim de semana de graça

Esta minissérie alemã de quatro capítulos é baseada no romance autobiográfico de Deborah Feldman, Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots, e apresenta a história de Esty, uma jovem judia do Brooklyn que decide fugir da comunidade hassídica em que vive.

O bairro é Williamsburg, um lugar com um dos contrastes mais impressionantes de Nova York: um lado da ponte é um lugar hipster, cheio de locais da moda, bares e arte de rua, e, do outro lado, um microcosmo que é governado com perfeita autonomia e em que a religião determina todos os aspectos da vida.

Os judeus ultraortodoxos de Williamsburg fazem parte da comunidade Satmar, um dos mais rigorosos do judaísmo hassídico — e, portanto, mais desvinculados da cultura moderna — e raramente interagem com o exterior.

Esty, sem abandonar completamente suas crenças religiosas, decide fugir de seu casamento arranjado e de sua comunidade para buscar uma nova vida em Berlim, onde mora sua mãe, que também fugiu quando era jovem.

A série aborda o choque cultural do mundo judaico tradicional com a modernidade globalizada, da perspectiva de uma mulher que nunca aceita o molde rígido estabelecido para as mulheres (e homens) em sua comunidade de origem.

Califado 

Ancorada no gênero de suspense, esta série sueca foi concebida logo depois que Wilhelm Behrman, um dos criadores, leu as notícias de três jovens britânicas que haviam fugido de casa para se juntar ao ISIS (Estado Islâmico do Iraque e da Síria).

Califado retrata a vida de uma série de personagens marginalizados na sociedade sueca que, em diferentes circunstâncias, realidades e até países, estão ligados pelo terrorismo islâmico.

Por um lado, ele nos apresenta a um jovem assistente de ensino que procura recrutar seguidores para a ala terrorista radical do Islã e treinar futuros mártires; por outro, a uma mulher casada com um membro da organização na Síria que busca a ajuda de uma agente sueca para retornar ao país nórdico. As histórias vão se entrelaçando através da violência e do medo.

Atualmente, vive-se uma crise de refugiados no mundo, e os deslocamentos forçados como resultado da violência causaram uma crise de identidade que, às veze,s pode levar ao fundamentalismo. Califado retrata magistralmente essa realidade.

Beirute

Beirute, uma coprodução do Líbano, França, Estados Unidos, Bélgica e Chipre, concentra-se em uma disputa em Beirute: um homem palestino e outro cristão têm um conflito aparentemente trivial por causa de um cano.

Algo que deveria ter sido resolvido em um instante com um pouco de civilidade e respeito acaba se tornando um conflito maior, que atinge a esfera legal, porque os protagonistas deixam que suas crenças políticas e religiosas orientem suas ações. Em seus dois protagonistas, revive-se o histórico conflito palestino e suas repercussões no Líbano.

O filme mostra o absurdo que pode ser alcançado com a influência de ideologias carregadas de preconceito, que contêm um discurso de ódio velado. Em nome desse tipo de ideologia, guerras surgiram e as pessoas perderam suas casas.

Beirute nos convida a refletir sobre os julgamentos que fazemos sobre os outros com base em nossa própria realidade, mas também sobre a necessidade de perdão.

Cresça com quem você mais gosta, junte-se ao Crehana Familiar!

Embora vivamos em um mundo globalizado, ainda existem marcantes diferenças sociais ou religiosas em todo o mundo. Com propostas como as anteriores, a Netflix nos permite acessá-las facilmente e nos ensina que entender suas realidades é uma maneira de conhecer um pouco mais sobre a condição humana.

Recomendamos que você explore esta parte do seu catálogo e também este artigo sobre suas outras séries.