Desafios de marketing: aplique este treinamento de marketing digital à sua equipe

Última actualización 07 de Julio del 2020

user

Manoel Silveira

Desafios de marketing: aplique este treinamento de marketing digital à sua equipe Desafios de marketing: aplique este treinamento de marketing digital à sua equipe

Se você é o chefe da área de marketing de uma empresa ou é o líder do seu próprio negócio, você já se perguntou: o treinamento da minha equipe em marketing digital é importante?

Provavelmente a resposta seja "sim". É essencial o crescimento dos negócios, mas o mais significativo é ter as ferramentas necessárias para isso. Sua estratégia de marketing já é digital? Sua equipe sabe como expandir seus negócios em plataformas on-line?

Há muitas perguntas e há apenas uma resposta para essas preocupações: treinamento em marketing digital. O panorama digital está constantemente mudando e talvez essas mudanças pareçam impressionantes para você. Mas sabemos que, como líder, você tem muitas responsabilidades e objetivos a cumprir.

Por isso, preparamos um guia introdutório de estratégias de marketing on-line para ajudar sua equipe em sua primeira abordagem à era digital.

Desenvolva um DNA digital com o Crehana para Empresas

 

Estratégias de Marketing Digital para começar

Uma estratégia de marketing digital pode ser definida como o planejamento de ações para atingir os objetivos definidos para a mídia on-line, tais como: criação e difusão de conteúdos por meio de sites, blogs, redes sociais, mailings, entre outros.

As plataformas digitais mudam constantemente, e é por isso que o sucesso do seu negócio e da sua equipe, nos canais digitais, depende das estratégias que você implementar para proporcionar uma maior presença on-line.

Siga estes passos:

- Desenvolva seu buyer persona.

- Identifique seus objetivos digitais.

- Escolha seus canais digitais.

- Plano de conteúdos.

Gestão em Redes Sociais

As redes sociais são uma ótima janela para mostrar seus negócios. Se a sua empresa estiver posicionada no mundo on-line, você terá mais possibilidades de expandir seu portfólio de clientes e o ROI.

A presença no RRSS permitirá gerar oportunidades e aumentar sua lucratividade se você a gerenciar corretamente.

personas redes sociales
Fotos: Freepik

O gerenciamento inteligente das mídias sociais não é apenas ter um perfil e postar fotos ou mensagens esporadicamente.

Você precisa trabalhar uma estratégia abrangente, focada em otimizar a presença de sua marca nas mídias sociais, interagindo constantemente com seus seguidores, respondendo a perguntas, identificando seu público-alvo e aprendendo sobre a distribuição e amplificação de seu conteúdo.

Você pode atribuir um gerente de mídia social em sua empresa e treiná-lo para que ele possa liderar as estratégias e trazer a voz da marca para esses canais digitais.

Como o Crehana para Empresas ajuda sua equipe?

Publicidade on-line

Uma etapa importante para a digitalização da sua equipe é a publicidade on-line. Esta é uma ferramenta-chave para sua empresa se destacar nas diferentes mídias digitais, alcançando uma presença bem-sucedida.

Publicidade no Facebook

Também conhecidos como Facebook Ads, são os anúncios publicados no Facebook e é uma grande opção para destacar seus negócios no mundo virtual.

Benefícios do Facebook Ads

- Maior alcance e viralização de anúncios.

- Baixo custo de investimento

- Segmentação.

- Interação.

- Medição de resultados.

Publicidade no Google

Também conhecido como Google Adwords, é uma ferramenta importantíssima se você deseja ter uma excelente presença na Internet. Este recurso pode ser implementado por sua equipe e gerar campanhas bem-sucedidas, com resultados positivos.

Dicas para o Google Ads

- Use palavras-chave.

- Use o formato correto.

- Segmente seu público.

- Implemente SEO.

Saiba mais dicas neste artigo, onde mostramos o passo a passo para a sua estratégia do Google Adwords..

Inbound Marketing

Seu objetivo é criar ofertas e conteúdos que atraiam a atenção de seus clientes em potencial, com o objetivo de transformá-los em leads.

Como fazer isso? Tudo depende do que você pode oferecer em troca de suas informações e de como se relacione com elas para que finalmente tomem uma decisão de compra.

O Inbound Marketing procura produzir conteúdo de valor para o consumidor, para que, quando o encontrem, possam resolver um problema ou atender a uma necessidade.

dibujo inbound marketing 
Fotos: Freepik

Como implementar o  Inbound Marketing

- Aprendizado constante. É importante que você possa capacitar sua equipe em Inbound Marketing.

- Faça um diagnóstico para descobrir como está sua empresa. Verifique quais ações estão sendo executadas e como estão alcançando seus clientes.

- Após o diagnóstico, decida quais tarefas você deseja otimizar para implementar o Inbound: objetivos, otimizar seu site, definir seu público-alvo.

- Sempre analise resultados.

Se sua equipe começar a implementar o Inbound, criará uma grande diferença na aquisição de clientes. E se você deseja ter uma presença maior na Internet, comece treinando sua equipe, revise e analise o conteúdo atual e implemente estratégias de melhoria

Campanhas de e-mail marketing

Você sabia que o e-mail Marketing é uma das estratégias com maior retorno sobre o investimento?

Você precisa saber que o envio de e-mails vai além dos “boletins semanais” ou notícias sobre a organização. Trata-se da criação de conteúdo útil para gerar relacionamentos e vendas que perdurem ao longo do tempo.

O banco de dados que sua organização gerencia deve ser tratado e avaliado por sua equipe. Mostre a ele como fazê-lo.

Por meio desses e-mails, sua empresa deve fornecer informações valiosas, responder às necessidades do seu público-alvo e — por que não? — também educar e incentivar a compra.

Chega de SPAM

Vamos evitar que os clientes nos coloquem na lixeira de SPAM. Para isso, seus colaboradores devem aprender a fazer uma segmentação correta do banco de dados, implementar as campanhas e analisar as métricas dos e-mails enviados.

Fotos: Freepik

Como iniciar um e-commerce

A palavra e-commerce muitas vezes pode deixar sua equipe um pouco nervosa. Mas se falarmos sobre sua definição, ela pode ser muito familiar e até se tornar um trabalho desafiador.

O famoso e-commerce é um conjunto de estratégias e ferramentas que vamos usar para vender produtos e serviços na Internet.

Não parece tão complicado, não é? Iniciar um e-commerce é um processo que precisa de muita paciência e comprometimento. Designe pessoas para sua equipe e motive-as a dar os primeiros passos na criação da loja virtual.

Primeiros passos

- Escolher o nome e o domínio do seu site.

- Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS).

- Adquirir uma hospedagem.

- Personalizar e organizar seus produtos.

- Definir os meios de pagamento.

- Estratégia de marketing de conteúdos.

Ferramentas para medir resultados

Existem ferramentas gratuitas e pagas que ajudarão você a medir os resultados das implementações realizadas em seu site ou em diferentes canais digitais.

É importante que você aprenda a analisar esses indicadores para poder otimizar e melhorar o conteúdo e a estratégia da sua marca on-line.

Estes são algumas das mais conhecidas

Google Analytics

É essencial para avaliar os resultados do seu site e tomar decisões mais estratégicas que se alinham ao objetivo da sua empresa.

Buzzsumo

Fornece informações sobre as menções de sua marca e os tipos de interação dos usuários de redes sociais com suas publicações.

Analytics 360

Permite analisar os resultados do tráfego para seu site, campanhas publicitárias, redes sociais, acessos pagos ou orgânicos.

Facebook Ads

Permite medir o resultado de suas publicações, alcance, interação, entre outras coisas, da sua página do Facebook.

SEMrush

Com esta ferramenta, você pode obter informações completas sobre a análise de SEO do seu site e pesquisas de palavras-chave.

Não é tarde para iniciar este treinamento para sua equipe! As estratégias de marketing digital são uma excelente opção para começar a criar um novo fluxo de renda de forma sustentável e também podem ajudar a garantir uma presença e estabilidade financeira no futuro.

 

Recomendados para ti