Home Blog/ Brasil/
Brasil
5 dicas para ilustrar com sua mesa digitalizadora5 dicas para ilustrar com sua mesa digitalizadora

5 dicas para ilustrar com sua mesa digitalizadora

Juliane Angeles - 19 Sep 20

Articulo

7 min.

Uma mesa digitalizadora pode ser a melhor companheira de um designer, animador 3D ou fotógrafo. Embora, na realidade, possa ser para qualquer pessoa criativa com boas ideias.

Se essa pessoa é você e está começando a dar os primeiros passos com uma mesa digitalizadora, recomendamos que siga nossas dicas para aproveitar ao máximo suas funções.

Por outro lado, se você é um(a) daqueles(as) que procuram uma mesa digitalizadora e não sabe qual escolher entre todos os tipos e modelos que existem, aqui contamos sobre a  Wacom, Huion e XP-Pen. São três das marcas das mesas digitalizadoras mais populares e profissionais do mercado.

Portanto, tome nota e escolha bem.

Descubra os cursos de Design Gráfico que temos para você

 

Índice

  1. Configure sua mesa digitalizadora
  2. Brinque com a sensibilidade de sua caneta óptica
  3. Configure sua caneta eletrônica
  4. Pratique o movimento de sua mão
  5. A magia dos pincéis
  6. O que é uma mesa digitalizadora gráfica e para que ela serve?
  7. Quanto custa uma mesa digitalizadora?
  8. Que tipos de mesas digitalizadoras existem?
  9. Qual é a melhor marca de mesa digitalizadora?
  10. Cursos grátis de design gráfico

 

1. Configure sua mesa digitalizadora

Isto é um pouco óbvio, mas para configurar sua mesa digitalizadora, certifique-se de que o software esteja instalado. Em seguida, vá para a parte de configurações da caneta e personalize a sensibilidade da ponta, a pressão e o deslizamento.

Lembre-se de que personalizar os comandos de sua mesa digitalizadora depende do programa de design que você usa.

Além de outras preferências de trabalho, como configurações de toque, você também pode modificar o zoom e muito mais. Quando estiver satisfeito(a) com sua configuração, abra um programa e teste sua mesa digitalizadora com a caneta óptica.

 

Configura tu tableta gráfica

 

Acesse todos os nossos cursos com uma Assinatura Premium

 

2. Brinque com a sensibilidade de sua caneta óptica

Se você estiver usando o Photoshop, ative as duas opções de caneta em sua mesa digitalizadora para que o software possa detectar a pressão que você está colocando na mesa.

Juega con la sensibilidad de tu lápiz óptico
 

Experimenta con la sensibilidad de tu lápiz óptico

Ao fazer isso, você poderá brincar com a opacidade das suas pinceladas. Quanto maior a pressão, maior será a intensidade do traço.

Lápiz óptico opacidad

Por outro lado, se você usar o Illustrator, terá que diminuir a opacidade manualmente.

Illustrator en una tableta gráfica

3. Configure sua caneta eletrônica

Na opção "Dinâmica da forma", na opção "Controle", altere a configuração para "pressão da caneta". Você também pode configurar o diâmetro do pincel e sua variação de tamanho. Embora recomendemos que você os mantenha em baixas porcentagens.

Se você usa o Illustrator, deve saber que este programa inclui pincéis predeterminados, que são usados para a pressão da caneta. Você os encontra nos pincéis que vêm por padrão, eles são chamados de "Pincéis Wacom".

 

Configura tu lápiz para tablet

 

Configura el lápiz óptico

 

4. Pratique o movimento de sua mão

Se você é novo(a) no uso de uma mesa digitalizadora, não se desespere. Tudo é questão de tempo e prática. A chave para dominar a caneta e a mesa digitalizadora está em seu polegar e indicador. 

Aprende a usar el lápiz óptico

Faça o seguinte: pegue a caneta como se fosse um lápis de verdade. Depois de dominar o uso do lápis, tente fazer pequenos traços e exercícios de desenho. Nosso artigo  Como fazer desenho digital? 9 chaves para começar podem ser do seu interesse

Lembre-se que, ao comprar uma mesa digitalizadora, você deve observar a sensibilidade da caneta, pois é ela que determina o seu traço.

Toma el lápiz óptico como un lápiz real

 

5. A magia dos pincéis

As mesas digitalizadoras incluem uma variedade de pincéis para ajudar você a obter efeitos incríveis e acabamentos diferentes. Experimente todos e combine-os como quiser em suas ilustrações. Além disso, dependendo do programa de design que você usa, pode baixar e instalar pincéis com efeito aquarela, fumaça, tinta, etc. Por exemplo: pincéis para Photoshop.

Baixe grátis esses 28 brushes para Photoshop

Pack de brushes para photoshop efecto acuarela

 

6.  O que é uma mesa digitalizadora e para que ela serve?

Uma mesa digitalizadora é um dispositivo eletrônico de superfície plana que se conecta a um PC ou laptop e é usado para desenhar imagens com a ajuda de uma caneta, que vem com a mesa.

Geralmente, as imagens ou ilustrações feitas em uma mesa digitalizadora são exibidas na tela do computador, não na mesa. Embora atualmente existam alguns modelos de mesas digitalizadoras que já incluem uma tela, como a XP-Pen Artist 12 ou a Wacom Cintiq Pro.

7. Quanto custa uma mesa digitalizadora?

O preço de uma mesa digitalizadora depende do nível de uso e do modelo. Por exemplo, as mesas digitalizadoras para iniciantes geralmente são mais baratas. A razão é óbvia: sua sensibilidade à pressão e níveis de resolução são mais baixos; então, elas são ideais para pessoas que estão começando a desenhar com mesas digitalizadoras.

Mesas digitalizadoras para iniciantes podem ser adquiridos por US $ 50 a US $ 70, como é o caso da  Huion H610 Pro V2 e a  Huion 1060 Plus.

No entanto, se entrarmos no reino das mesas digitalizadoras profissionais, elas podem custar entre 300 e 1.000 dólares, como a Wacom Intuos Pro e a  Wacom Cintiq Pro 24, respectivamente.

Baixe grátis nosso e-book Fundamentos da ilustração

Fundamentos de la ilustración

8. Que tipos de mesas digitalizadoras existem?

Mesa digitalizadora de mesa

É o modelo clássico de mesa digitalizadora, já que se conecta ao PC ou laptop via USB e permite desenhar enquanto você vê no monitor do seu computador. Elas são leves e mais baratas do que outros modelos. Há também mesas digitalizadoras que incluem uma conexão Bluetooth.

Mesa digitalizadora com display

Esse tipo de mesa digitalizadora também é conhecido como mesa digitalizadora monitor e, como o próprio nome indica, possui uma tela embutida; ou seja, esta mesa digitalizadora permite que você veja o desenho que está fazendo na mesma superfície plana. Essas mesas digitalizadoras também se conectam a um PC ou laptop via USB / Bluetooth.

Mesa digitalizadora portátil ou autônoma

Esta mesa digitalizadora mantém as mesmas características das mesas anteriores; porém, possui duas características que a tornam única: não necessita de cabos ou de um PC para funcionar, já que é um computador interativo — embora isso não signifique que seu sistema operacional seja o mesmo de um PC. E é móvel e fácil de transportar.

Nota: nem todas as mesas digitalizadoras incluem uma caneta óptica.

Baixe grátis estes pincéis para Paint Tool SAI de Amorelli

Pinceles para Paint Tool SAI de Amorelli

9. Qual é a melhor marca de mesa digitalizadora?

Definir a melhor marca de mesa digitalizadora pode ser complexo, pois o que é melhor para alguns não é necessariamente melhor para outros. Por esse motivo, preferimos fazer uma seleção das melhores marcas de mesas digitalizadoras, para que você tenha mais opções para escolher.

Mesas digitalizadoras Wacom

Quando se trata de mesas digitalizadoras, temos que mencionar a Wacom, uma marca bem conhecida com sede no Japão, especializada na produção de mesas digitalizadoras, canetas ópticas, smartpads e outros produtos.

Quem usa a Wacom? Iniciantes, artistas e profissionais da área de ilustração, animação e edição fotográfica. Na verdade, de acordo com a filosofia da Wacom, seus produtos são para "pessoas criativas que transformam suas boas idéias em ações para um mundo melhor".

Wacom Intuos Draw

É uma mesa digitalizadora recomendada para iniciantes. Pertence a uma série anterior à Wacom Intuos, embora ainda possa ser encontrada nas lojas on-line.

  • É fácil de configurar e usar.
  • Possui uma área ativa com dimensões de 152 x 95 mm.
  • Desenha, esboça e pinta, graças ao software ArtRage Lite.
  • Inclui um software criativo para download gratuito e cursos de treinamento on-line.
  • A caneta Intuos permite variar as canetas e usá-la para edição de fotos.
  • Duração da bateria de 48 horas.
  • Capacidade do disco rígido: 4G.

 

Wacom Intuos Draw

Imagem: Wacom

Wacom Intuos Pro

Esta é a nova série de mesas digitalizadoras Wacom para profissionais, que inclui cinco produtos: Wacom Intuos Pro S, Wacom Intuos Pro M, Wacom Intuos Pro L, Wacom Intuos Pro Paper Edition M e Wacom Intuos Pro Paper Edition L.

A principal diferença entre as cinco mesas digitalizadoras é o tamanho e o número de ExpressKeys (a primeira tem 6 e as seguintes têm 8). Além disso, os modelos Paper Edition "permitem que você converta automaticamente seus esboços de papel em arquivos digitais enquanto desenha".

Para ver as características de cada mesa digitalizadora, clique aqui.

Wacom Intuos Pro

Imagem: Wacom

Wacom One

Esta mesa digitalizadora é ideal para quem está dando os primeiros passos na criação digital. A Wacom One é um monitor interativo de alta definição projetado não apenas para esboçar e desenhar, mas também para capturar ideias, criar mapas conceituais, desenhar diagramas, fazer anotações e retocar fotos e vídeos. Sua caneta óptica não requer baterias e tem um toque natural em sua tela de 13,3 ".

Uma de suas maiores características é a tela, que evoca o papel pelo atrito natural de sua superfície e seu reflexo quase imperceptível

Wacom One

Imagem: Wacom

Wacom Cintiq Pro

Esta família de monitores interativos Wacom inclui quatro tamanhos: Cintiq Pro 13, 16, 24 e 32. É uma das mesas digitalizadoras mais avançadas com tela, pois possui resolução de 4K, ótimo desempenho de cores e uma ausência quase total de paralaxe.

Como uma mesa digitalizadora independente, a caneta óptica é usada diretamente na tela, que é fabricada para dar uma sensação e aparência naturais.

 

A Wacom Cintiq Pro 32 é a maior mesa digitalizadora que a Wacom oferece e é ideal para artistas de modelagem 3D, enquanto a Wacom Cintiq Pro 24 é adequada para quem se dedica à fotografia e ao design gráfico

Wacom Cintiq Pro

Wacom Cintiq Pro 24. Imagem: Wacom

5 dicas para ilustrar com a Wacom

Nosso professor Felo Lira, do curso de Introdução à ilustração com Wacom, dá algumas dicas para começar a ilustrar com uma mesa digitalizadora Wacom.

 

 

Mesas digitalizadoras XP-Pen

A XP-Pen é uma divisão da empresa chinesa Hanvon Ugee Technology Co., Ltd. Ela tem uma série de mesas digitalizadoras projetadas principalmente para desenhar, pintar, projetar, criar modelos 3D e editar ou retocar fotografias.

Além disso, as mesas digitalizadoras XP-Pen funcionam com a maioria dos softwares de arte digital, como Photoshop, GIMP, Krita, Paint Tool SAI, Corel Painter, Illustrator, Clip Studio Paint, Inkscape, Zbrush, Blender, etc.

Alguns modelos de mesas digitalizadoras XP-Pen:

 

Tabletas gráficas X Pen

Imagem: XP-Pen

Mesas digitalizadoras Huion

A Huion é uma empresa chinesa que além de desenvolver tablets gráficos, se especializou na produção de painéis digitais e mochilas eletrônicas. Conforme declarado em seu website, "Huion usa tecnologia de entrada de caligrafia eletromagnética patenteada como sua tecnologia principal", para estabelecer soluções no campo da arte digital.

Alguns modelos de mesas digitalizadoras Huion:

Huion Kamvas 16. Imagem: Huion

10. Cursos gratuitos de design gráfico

E já que o melhor vem por último, deixamos para você um pack de Cursos grátis de Adobe Illustrator, onde você encontrará 4 cursos que ajudarão a iniciar sua carreira como ilustrador(a). Escolha um e obtenha o máximo da sua mesa digitalizadora a partir de hoje.

Cursos de diseño gráfico gratis