Home Blog/ Brasil/
Brasil
Novas tendências em treinamento: o que as empresas de sucesso fazem?Novas tendências em treinamento: o que as empresas de sucesso fazem?

Novas tendências em treinamento: o que as empresas de sucesso fazem?

Alejandra Mujica - 28 Jul 20

Articulo

7 min.

Adaptar-se a uma nova realidade de trabalho significa testar a liderança e o trabalho em equipe. As tendências em treinamento nas empresas desempenham um papel fundamental nesse processo de aprendizagem.

Uma empresa pode ter todas as ferramentas e programas disponíveis. Mas se uma equipe mantiver hábitos antigos, isso não ajudará na produtividade do trabalho.

A Amazon é uma das principais marcas pioneiras em terceirização. Criou uma academia na qual os funcionários têm a grande possibilidade capacitar-se para empregos que têm alta demanda na empresa e também no mundo atual.

Hoje, o mais importante são as pessoas que trabalham em nossa equipe. As empresas visionárias estão preocupadas com o fato de sua equipe ter um sólido conhecimento das novas tendências em uma economia digitalizada.

Desenvolva um DNA digital com o Crehana para Empresas

Tendências em Treinamento e Desenvolvimento

Hoje em dia, as empresas visionárias contratam pessoas não apenas para satisfazer uma necessidade imediata de empregabilidade, mas também porque procuram investir no sucesso destas pessoas a longo prazo.

Para ajudar seus colaboradores, a maioria dessas empresas criou programas educativos, treinamento na organização, programas de desenvolvimento profissional, entre outros projetos de crescimento interno.

Compartilhamos a proposta da McKinsey, para que você comece a desenvolver as habilidades do seu público interno.

O importante é que seus investimentos abranjam 4 pilares e habilidades fundamentais:

- Ampliação da capacidade de operar em um ambiente digital.

- Desenvolver habilidades cognitivas para que possam responder à necessidade de redesenho e inovação.

- Fortalecer as habilidades sociais e emocionais para garantir uma colaboração eficaz.

- Desenvolver habilidades de adaptabilidade e resiliência.

Imagem: McKinsey & Company

Capacitação para o trabalho: realidade virtual

A realidade virtual no treinamento para o trabalho está crescendo como uma maneira de capacitar corporativamente.

Existem empresas que oferecem soluções de realidade virtual para uma ampla variedade de treinamentos nas organizações.

Desde treinamento em segurança, atendimento ao cliente, liderança, até a reinvenção das experiências de cada trabalhador.

Existem várias investigações que afirmam que a aprendizagem imersiva pode facilitar a mudança de comportamento no desenvolvimento de novas habilidades no local de trabalho.

A Verizon tem usado a realidade virtual para treinar as pessoas encarregadas das lojas e sua equipe sobre como lidar com situações de furto em lojas.

Ao usar a realidade virtual, permite que os responsáveis locais pratiquem as diferentes nuances de uma resposta adequada a possíveis roubos.

Além disso, 95% mencionaram que entenderam melhor os fatores que considerariam ao enfrentar um roubo real, do que ao usar ferramentas de treinamento tradicionais.

foto personas trabajando computadora laptop

Imagem: Freepik

Você já se perguntou: por que as empresas falham em fornecer treinamento significativo a seus colaboradores? Aqui está a resposta.

O presente dos treinamentos é realidade virtual

O CEO da Strivr, Derek Belch, mencionou o seguinte:

“O presente e o futuro do uso da realidade virtual no local de trabalho vão além dos diferentes casos de uso, para ser a próxima geração de treinamento corporativo. A realidade virtual é ideal para isto, porque oferece maior retenção de conhecimento, aumenta o comprometimento e permite praticar antes de estar na situação”.

Os treinamentos para o desenvolvimento de habilidades sociais, como a Best Western Hotels está fazendo, usando a realidade virtual para educar seus colaboradores na solução de problemas, aumentaram seus lucros entre 2 e 5%.

Estas são algumas soft skills que podem estar presentes nos treinamentos virtuais: como criar empatia, resolução de conflitos e aprender a lidar com uma conversa difícil com um parceiro ou cliente.

A realidade virtual é uma grande oportunidade para os trabalhadores explorarem seus skills e encontrarem os momentos certos para executá-los.

Promova uma cultura de skilling contínua. Torne isto possível com o Crehana Empresas

Importância no treinamento: O que é Outskilling?

Muitas empresas de sucesso na América Latina estão dando o salto para o Outskilling, destacando a importância do treinamento com essa nova estratégia de treinamento corporativo.

Estamos experimentando uma aceleração na digitalização e isso acompanha o treinamento dos colaboradores nos "trabalhos do futuro".

Nesta nova realidade, a lacuna nos skills dos trabalhadores e nas necessidades da empresa aumentará, e isto afetará consideravelmente os países da América Latina, de acordo com o World Economic Forum..

persona en reunion de trabajo con laptop

Foto: Freepik

Como resolver isso?

A resposta para esses problemas é o Outskilling. Isto significa oferecer treinamento para os recursos internos com alta probabilidade de deixar a empresa em um futuro próximo, porque o trabalho que estas pessoas estão fazendo provavelmente será automatizado.

Implementação do Outskilling

Esta solução, que começou a ser implementada por grandes empresas, gerará benefícios não apenas para a força de trabalho interna, que através destes programas de treinamento desenvolverá as habilidades e competências necessárias, mas também para as empresas, tanto em termos de reputação quanto de reputação e posicionamento como de ser uma boa marca empregadora.

A Amazon, uma das principais marcas pioneiras em Outskilling, criou uma academia na qual funcionários com cargos que serão automatizados em não mais de seis meses têm a grande possibilidade de capacitar-se para empregos que têm alta demanda dentro da empresa e também no mundo atual.

Não há mais o que dizer sobre o Outskilling. Ele definitivamente transforma "o paradigma do ciclo de vida de qualquer trabalhador" pelo "ciclo de vida da pessoa".

As empresas visionárias estão dispostas a assumir um novo papel nesse paradigma, no qual assumem maior responsabilidade por seus funcionários dentro da organização e também “de fora", preparando-os para as novas exigências do mercado.

Você sabe por que o treinamento é uma prioridade nas empresas de hoje? Nós explicamos isso de uma maneira simples e prática neste link.

O que fazemos no Crehana para Empresas para ajudar você?

A Outskilling é uma tendência que chega com força a nossos países, e é por isso que o Crehana criou uma metodologia e solução eficientes para o seu negócio.

O treinamento e o desenvolvimento de sua equipe também são importantes para nós. Por isso, temos os recursos e as ferramentas necessárias para que seu pessoal tenha experiências de alto valor no aprendizado digital.

Os cursos que criamos estão alinhados aos skills mais demandados pelos diferentes indústrias, além de oferecermos cursos de "hard skills". Mas também aprimoramos os "soft skills" de seus colaboradores, abordando temas como liderança, colaboração, adaptabilidade, entre outros.

Aprenda como ser um(a) bom(boa) líder: faça o download do nosso webinar de liderança

Nossos cursos se adaptam aos projetos e objetivos da sua empresa. O Outskilling será parte do processo de um bom treinamento corporativo.

Ser um provedor de suporte, guia, educação e treinamento beneficiaria sua empresa e também seus funcionários.

Os benefícios são muitos. Mas, acima de tudo, sua organização crescerá e ganhará reputação como uma marca empregadora de sucesso. Os trabalhadores também ganharão, porque se tornarão mais competentes para desempenhar várias funções no trabalho atual ou no próximo.

No Crehana para Empresas desejamos ser seu parceiro de aprendizagem