Home Blog/ Brasil/
Brasil
Lições de design de personagensLições de design de personagens

Lições de design de personagens

Italo Corvetto - 03 Sep 20

Articulo

7 min.

O que envolve o design de personagens? Baseia-se apenas no exercício de colocar toda a nossa criatividade em uma folha de papel? A verdade é que se trata de uma tarefa que requer algum planejamento, levando em conta que qualquer personagem que desenhemos deve ser congruente com a ficção a que pertence.

Um personagem pensado para uma história em quadrinhos de aventura responderá a regras diferentes das de um desenho animado infantil, por exemplo. Não nos referimos apenas às características gerais, mas também ao tipo de traço que cada um deles pode ter.

Para ter uma ideia mais clara do design de personagens, decidimos consultar Luis Gadea, professor de Desenho a lápis e Dibujo de gestos desde cero en Crehana, no Crehana, que compartilhou algumas dicas que o ajudaram muito.

Junte-se à família premium e continue aprendendo em casa

O design de personagens: praticar e observar

diseño de personajes

Como conectar nossas habilidades com as necessidades do personagem que devemos criar? Como contornar erros e bloqueios criativos? Para Luis Gadea, trata-se de praticar muito:

“Quanto aos aspectos que me ajudaram a criar personagens, diria que principalmente praticando muito. Sentar para desenhar não necessariamente algo específico, mas explorar minha arte: errar, resolver problemas para ver formas de desenhar personagens e encontrar minha própria maneira de desenhar. Foi assim que cheguei a soluções de personagens que posso aplicar mais tarde.”

Além disso, há outro aspecto que Gadea destaca, pois pode nos fornecer uma espécie de banco de dados para consultar:

“Tem me ajudado muito observar as pessoas e tentar lembrar como via aquela pessoa, o formato dos narizes, como se movem, como se vestem. Isso me ajuda muito na hora de criar personagens, servindo como biblioteca mental.”

Não sabe desenhar a cabeça e o rosto? Este guia pode interessar a você

Erros comuns para levar em conta

Existem alguns erros comuns que podem ser identificados e sobre os quais podemos refletir para criar nossos personagens. Muito tem a ver com não compreender a técnica utilizada ou não compreender a lógica por trás das formas que a compõem. Luis explica assim:

“É muito fácil desenhar um personagem em uma pose em pé. Mas eu entendo o personagem o suficiente para ser capaz de movê-lo e fazer várias poses ou várias expressões? É importante entender quais as formas que compõem este personagem para desenvolvê-lo mais.”

diseño de personajes con Luis Gadea

A possibilidade de adaptar-se a qualquer estilo também é preferível para Gadea, tendo em vista que muitas vezes estaremos trabalhando para histórias e necessidades já estabelecidas:

“Outro erro é ficar no estilo dos artistas que gostamos e pronto. Como designer de personagens, preciso ser capaz de trabalhar em outros estilos. Em teoria, devemos nos desafiar a experimentar aqueles que são difíceis de entender e questionar como eles chegaram a uma solução.”

Por trás de nos desafiar a experimentar outros estilos, existe a possibilidade de expandir nosso catálogo de ferramentas para criar personagens.

Desenhar dentro de um mesmo universo

Gadea tem uma ideia geral do que é importante para um catálogo de personagens. Lembre-se de que um bom ponto de partida é o personagem principal. Ele resume assim:

"Se eu desenhar um personagem principal, devo entender as regras desse estilo e, a partir disso ,criar mais personagens que se encaixem naquele mundo ou estilo que acabei de criar."

Mas o que exatamente é um estilo, como devemos entender este conceito ao desenhar personagens?

“É importante quando se desenha em um mesmo universo, entender o estilo. E um estilo é feito de regras específicas que, quando aplicadas, resultam nos personagens daquele mundo.”

Gadea expande esse conceito e me explica que por trás do desenho de um personagem, há uma estrutura, um conjunto de formas primordiais que o constituem. Uma vez que se capta ou se define isto, é mais fácil projetar dentro de um mesmo mundo. Ele também me fala sobre a relevância da história:

"Você tem que entender a história; não posso desenhar em um mesmo universo se não entender a história."

Como conselho final, Luis Gadea nos deixa a importância de ter paciência para abordar todo o trabalho que envolve a concepção de um personagem. Várias expressões e poses devem ser desenhadas, entendendo o tom da história e as regras do universo para o qual está sendo projetada. Sem dúvida, é um trabalho e tanto explorar e testar seu talento.

Não pare de abordar novos estilos, explorar, trabalhar em sua biblioteca mental e pensar na sua história. Se você quiser continuar aprendendo com Luis, dê uma olhada no curso  Desenho a lápis: do iniciante ao especialista.