Home Blog/ Brasil/
Brasil
Dicas para trabalhar como freelancer em locução com Luis CarreñoDicas para trabalhar como freelancer em locução com Luis Carreño

Dicas para trabalhar como freelancer em locução com Luis Carreño

Italo Corvetto - 17 May 20

Articulo

7 min.

Não há dúvida de que, quando explorada, a voz é um instrumento que abre infinitas possibilidades de trabalho — anúncios, séries ou documentários. Mas vale a pena se especializar ou não? Como ganhar notoriedade para conseguir mais clientes?

Para Luis Carreño, dublador e professor do Crehana, trata-se de se tornar um profissional versátil

Faça o download grátis deste diagrama de negociação de dublagem

"Qualquer pessoa que se dedique a viver da locução como freelancer precisa estar disposta a trabalhar em uma variedade muito grande de projetos e gêneros de locução."

A razão para cultivar um “talento polivalente”, como Carreño chama, é explicada por uma necessidade natural de alcançar um número maior de clientes.

“Você deve ter competências para trabalhar todas as disciplinas da locução; narrar audiolivros, fazer publicidades, dublagens e locução de vídeos corporativos, tudo que tenha a ver com o mundo da voz. Para que? Para que você tenha acesso a uma quantidade maior de clientes. Quanto mais clientes você gerar, mais estabilidade você terá como profissional freelancer.”

Alimente seu portfólio e sua rede de contatos

É necessário entender que, para fazer seu trabalho atrair atenção, é necessário fazer concessões em alguns casos e acessar trabalhos que, embora não sejam bem remunerados, significam maior notoriedade para nós. Não vamos esquecer que você precisa alimentar um portfólio de trabalho e enriquecer a rede de contatos — e essa é uma boa maneira de fazê-lo!

“Entre em contato com as empresas de voiceover em sua cidade, as empresas de dublagem. Insista com cautela, tente alcançar o maior número de clientes em potencial mostrando seu demo. O importante é que você não faça isso antes de se formar. Porque se derem uma oportunidade e você não estiver preparado adequadamente, isso poderá prejudicar gravemente a sua reputação."

Então não há mistério. No final, a pedra angular de tudo deve ser fazer bem as coisas. Carreño refere-se à eficácia como uma qualidade para conseguir empregos, que não se baseia apenas no cumprimento da tarefa, mas também inclui aspectos como rapidez e boa atitude. Lembremos que a locução implica receber da melhor maneira as instruções para traduzi-las para o que o cliente realmente precisa.

Não vamos esquecer de ter uma equipe adequada, mas ainda somos freelancers. Marcas como Tascam e Zoom oferecem boas opções em termos de gravadores portáteis que lhe proporcionarão portabilidade. Além disso, pode ser útil observar que você pode ter trabalhos que requeiram atenção imediata, e será bom ter o que é necessário para gravar.

Para mais detalhes sobre como levar adiante esta profissão, o Crehana tem o curso de Dublagem de Personagens de Desenho Animado com Luis Carreño. Você encontrará exercícios perfeitos para melhorar sua dicção e sotaque neutro, além de dicas para trabalhar com um script. Vemo-nos lá!