Descubra as 15 melhores letras para cartazes publicitários

Última actualización 06 de Agosto del 2020

user

Francesco Bertorini

Descubra as 15 melhores letras para cartazes publicitários Descubra as 15 melhores letras para cartazes publicitários

Procurando letras para cartazes publicitários? Você está no lugar certo. Aqui iremos dizer-lhe quais são os tipos de cartazes que você deve levar em consideração para levar seu design para o próximo nível.

Não há dúvida de que uma das coisas mais importantes para criar seu cartaz de publicidade com sucesso é a tipografia que você vai usar. Se as informações do cartaz não puderem ser lidas, dificilmente você conseguirá transmitir a mensagem que deseja.

Além disso, as letras também devem se adequar ao propósito do seu cartaz. Como explica o portal de ferramentas de design Design Hill,  a tipografia não apenas permite capturar a atenção do espectador, mas também cria "o reconhecimento de marca, a harmonia e o estabelecimento do valor e do tom de uma marca". Não é a mesma coisa usar Times New Roman para um cartaz dirigido a crianças do que para um cartaz de restaurante. 

Por isso, antes de pensar nas cores e na estrutura do seu cartaz, preste bastante atenção nas fontes que você vai escolher! Como Marshall McLuhan disse uma vez: "O meio é a mensagem." E, neste caso, não poderia ser mais diferente, pois cada fonte tem sua personalidade.

1. Fontes para cartazes

2. Cartazes publicitários: descubra as novas tendências

3. 10 tipos de cartas para cartazes

4. 5 letras bonitas para cartazes

1. Fontes para cartazes

Existem muitos tipos de letras para cartazes e, embora cada uma tenha características muito particulares, é importante saber quais são as classificações mais importantes para entender melhor sua finalidade e estilo.

De acordo com o portal Free Code Camp, podemos falar sobre 5 tipos de fontes:

Serifs

Tipografía Garamond

Imagem: Tipos con carácter

São as fontes mais clássicas. Elas se caracterizam por terem um leve acabamento no final das linhas de cada letra. Se você usa Times New Roman, Garamond ou Georgia, já está familiarizado(a) com esses tipos de letras. Elas são amplamente usadas no corpo do texto de livros, revistas e jornais. E embora sejam, geralmente, fontes bastante formaisl, hoje elas se tornaram muito populares.

A agência de marketing e design Mascola afirma que as letras serif são "uma excelente opção para marcas universitárias e corporativas". Portanto, se você planeja projetar cartazes para uma instituição, este tipo de letra pode ser o caminho.

Sans serif

Helvetica tipografía

Imagen: Tipos con carácter

Helvetica e Arial são excelentes exemplos de fontes sans serif, caracterizadas por não terem uma serifa no final das letras. Elas são considerados os tipos de letra mais minimalistas e simples.

“Embora as fontes sans serif também datem de inscrições do século V, geralmente têm um toque mais moderno. Sua falta de floreio e detalhes estranhos as tornam a primeira escolha entre os designers minimalistas”, explica Mascola.

Script

Imagen: Fonts.com

Elas são mais flexíveis do que as serif e sans serif, pois se baseiam na fluidez de um traço criado à mão. Um exemplo deste tipo de letra? Old Fashion Script.

“Elas transmitem um toque pessoal e são perfeitas para uso em viagens, turismo e em qualquer lugar onde uma marca queira falar 'com' e não 'para' seus consumidores", aconselha Mascola.

Letra gótica (também conhecida como blackletter)

Imagem: Befonts.com 

Tipografia usada na época do Renascimento. É famosa por ter traços horizontais e verticais grossos e por ter remates muito elaborados. De acordo com o blog do Canva, esta letra é ideal para dar um toque mais dramático aos seus designs. Um exemplo? Darkrise.

Decorativas

Imagem: Designcuts.com

Por sua natureza, elas não se encaixam em outras categorias e geralmente são criadas para usos específicos. Por exemplo, a Sealine traz detalhes do universo marinho em suas letras e funcionaria perfeitamente em um pôster relacionado ao mar.

2. Carteles publicitarios: descubre las nuevas tendencias

Não é apenas importante saber o que diferencia os diferentes tipos de letras existentes, mas também quais são os diferentes tipos de letras para cartazes. Aqui resumimos algumas preferências para este 2020!

Técnica de collage

Cartel collage

Imagem: Zeka Design

De acordo com o portal de design 99 designs, a técnica de collage vai atrair muita atenção nos cartazes durante 2020 (por isso, não perca de vista as fontes dos cartazes que seguem esta técnica).

Você está interessado(a) em aprender mais sobre colagem? Projete collages criativas com Adobe Photoshop

Feito à mão

Tipografía hecha a mano en un cartel

Imagem: Angelie Yap

O portal de design também recomenda ficar de olho nas lindas letras feitas à mão. “As letras escritas à mão, personalizadas, já são extremamente populares e a tipografia da marca continuará a ser mais colorida, imprecisa e excêntrica”, destaca o 99 designs

Alguns cursos de lettering para aprimorar suas técnicas à mão.

Estética cyberpunk

Cartel Cyberpunk

Imagem: Moss and Fog

Quanto às cores, recomendam não perder de vista a estética cyberpunk, que dará muito o que falar este ano. “Os temas futuristas são frequentemente expressos em cores, especialmente tons brilhantes e supersaturados que normalmente não vemos na Natureza. Estas cores estão associadas ao cyberpunk, gênero de ficção científica que geralmente representa cidades escuras, futurísticas e infundidas de néon.”

Se não quiser ignorar essa tendência, é aconselhável desenhar um cartaz publicitário com fontes que possam se destacar com as cores cyberpunk (azul e verde destacam-se nos tons néon).

Fontes pesadas

Afiche concierto tipografía

De acordo com a plataforma especializada em infográficos Venngage,

vários designers vão recorrer a letras em estilo arrojado para criar contraste e hierarquia em seus designs. Em muitos casos, os tipos de letras do cartaz atrairão mais atenção do que as cores e/ou imagens do cartaz.

“Fontes pesadas geralmente são em negrito ou extra-negrito, o que lhes dá uma aparência 'pesada'. Estes tipos de fontes podem dar aos seus designs uma sensação moderna e contemporânea”, explicam.

Los 10 tipos de letras que se convertirán en las más aclamadas en 2020

3. 10 tipos de letras para cartazes

1. Avenir Next Pro

Avenir Next

De acordo com a escola de design Shillington Education,

esta foi uma das fontes mais populares de 2019. E a verdade é que, se você está procurando uma fonte bem marcante e sans serif, a Avenir Next Pro é uma ótima opção.

Para conseguir esta fonte, Akira Kobayashi trabalhou ao lado do criador original da fonte Avenir (lançada oficialmente em 1998), Adrian Frutiger, para dar vida a essa nova tipografia que, definitivamente, nasceu para chamar a atenção.

Baixar

2. ITC Avant Garde Gothic

Tipografía Avant Garde

Projetada pelos designers novaiorquinos Herb Lubalin e Tom Carnase em 1970, esta fonte sans serif é a prova de que o tempo não passa para as boas tipografias.

Embora hoje estejamos cinco décadas à frente, a Avant Garde é a escolha favorita de muitos designers gráficos, já que seu estilo geométrico pode adicionar um toque moderno a qualquer cartaz.

Baixar

3. Bodoni

Se você procura uma opção mais clássica para o seu cartaz publicitário, tem a Bodoni, uma fonte desenhada pelo tipógrafo italiano Giambattista Bodoni no século XVIII. Este tipo de letra com serifa é considerada a primeira "serif moderna".

“Os avanços na tecnologia de impressão no final do século 18 permitiram que Bodoni desenhasse formas de letras com maior contraste entre traços grossos e finos e serifs horizontais nítidas. O resultado é um tipo de letra reconhecidamente elegante, requintado e que se mantém popular séculos após a sua criação ", explica o portal especializado em Indestructible Type.

Baixar

Tipografías para logos 2020: ¿Cómo elegir el mejor tipo de letra?

4. Helvetica Now

Helvetica Now

Se você conhece a famosa fonte Helvetica (criada por Max Miedinger no século XX), não será difícil apaixonar-se pela Helvetica Now, uma fonte criada no ano passado pela agência de fontes Monotype em homenagem à popular fonte de 1957.

Como sua predecessora, a Helvetica Now é uma fonte sans serif. No entanto, esta nova versão possui 48 estilos diferentes e, por isso, permitirá que você brinque muito com o equilíbrio do texto do seu cartaz. O que você está esperando para dar-lhe uma oportunidade?

Baixar

5. Mantra Alternativa

Tipografía Mantra Alternativa

Nas palavras de sua criadora, a designer argentina Cynthia Torres, Mantra é uma fonte sans serif de “caráter experimental”, pois possui incomuns hastes transversais.

Se você está procurando uma opção mais clássica, pode baixar o Mantra Regular. Por outro lado, a Mantra Alternativa é uma excelente escolha para os títulos do seu cartaz.

Baixar

6. Matrice

Matrice Tipografía

Criado pelo Studio Sun, um estúdio de tipografia baseado na Indonésia, o Matrice é uma fonte sans serif com formas estendidas. Ideal para cartazes de todos os tipos, esta fonte criada em 2018 tem um design moderno e leve.

Possui oito estilos de tamanho para que você possa brincar muito com ela no cartaz de propaganda sem a necessidade de recorrer a outro tipo de letra.

Baixar

7. Naive Line

Tipografía Naive Line

Esta fonte francesa de tipo serif foi criada por Julien Saurin, Fanny Coulez e Louis-Emmanuel Blanc do estúdio S&C Type.

De acordo com o blog de arte e design We and the color, este tipo de letra dá uma imagem natural e simples a qualquer design. E algo a mais: parece ter sido feito à mão.

Baixar

Já conhece todos os nossos cursos de Design? Dê um olhada

8. Gilroy

 

A revista de arte, design e cultura visual Creative Boom considera que esta moderna sans serif é uma das que dará o que falar em 2020. Criada pelo designer búlgaro Radomir Tinkov, esta fonte geométrica e linear é perfeita para cartazes publicitários modernos.

Baixar

9. Astro

Astro tipografía

Procurando uma tipografia com estética cyberpunk? Dê uma chance ao Astro, segundo o Canva, é uma fonte futurística, na moda e inspirada na astronomia.

Baixar

10. Coldiac

Tipografía Coldiac

Criado pela agência de design gráfico Craft Supply Co., a Coldiac é considerada uma fonte serif para cartazes relacionados ao luxo. É um tipo de letra elegante e minimalista devido ao pequeno tamanho de suas serifas.

Se você está planejando criar um cartaz para apresentar um produto e/ou serviço exclusivo, recomendamos que você considere ela.

Baixar

Procura fontes para títulos? Descubra as últimas tendências aqui!

4. 5 letras bonitas para cartazes

1. FS Rosa

Tipografía FS Rosa

Uma fonte do mesmo estúdio de design que também vale a pena conferir é a FS Pink, um tipo de letra que lembra capas de livros e fanzines dos anos 1970. Embora seja serif, ainda é uma fonte ideal para abordar um público jovem e dinâmico.

“A FS Pink rompe com estas convenções ao combinar a elegância clássica de uma serif com calor e a frivolidade, criada por suas formas redondas e curvas”, explica seu criador, o designer Pedro Arilla.

Baixar

2. Losta Masta

Tipografía Losta Masta

Você é apaixonado(a) pela estética gráfica dos anos sessenta e oitenta? A Losta Mosta é para você! Especialmente se estiver trabalhando em um design elegante que seja fresco e divertido ao mesmo tempo. Esta fonte serif — criada em Bali, Indonésia — destaca-se por ter numerosas curvas e ornamentos decorativos para os acabamentos.

“A Losta Masta é adequada para uma ampla gama de trabalhos, incluindo revistas, postais, logotipos, convites, citações, designs vintage, projetos de casamento, apenas para citar alguns trabalhos”, explica o We and the color. Além disso, poderia ser considerado um dos tipos de letras de títulos que darão o que falar neste 2020

Baixar

3. Papercute

Papercut Tipografía

Se você tem em mente criar um cartaz divertido (talvez para o público infantil ou juvenil), esta fonte sans serif é excelente. "Inspirada no corte de papel, essa fonte é fácil de ler e reproduzir", explica a empresa de design Creative Market. Mais uma coisa: esse tipo de letra também inclui ornamentos para decorar as letras.

Baixar

4. Popstick

Tipografía Popstick

De acordo com a plataforma de design gráfico Visme, a Popstick é ideal para criar designs excepcionais neste 2020. Uma coisa é certa: se você gosta de pop art, esta fonte é para você, já que esta fonte sans serif é baseada na estética do final do século 20. É ideal para utilizar em cartazes publicitários, bem como em gráficos para redes sociais.

Baixar

5. Helena

Tipografía Helena

Você está planejando criar um cartaz que pareça feito à mão? A Helena é uma fonte caligráfica criada pelo designer Noe Araujo que emula os traços de um pincel.

Se você deseja dar ao seu design uma sensação artesanal autêntica, esta é a fonte a ser usada. Embora funcione muito bem para cartazes, também funciona muito bem como fonte de um logotipo.

Baixar

Obtenha uma Assinatura Premium no Crehana e leve sua educação a outro nível

Recomendados para ti