Home Blog/ Brasil/
Brasil
Bullet journaling: Como posso melhorar meus hábitos?Bullet journaling: Como posso melhorar meus hábitos?

Bullet journaling: Como posso melhorar meus hábitos?

Manoel Silveira - 01 Abr 20

Articulo

7 min.

É fácil diferenciar uma sala organizada daquela que não, ou um amante da ordem pelo espaço de trabalho, mas o que acontece quando alguém é especialista? Não há uma regra para decidir quem organiza melhor, pelo contrário, no meio do mar de "sempre podemos nos organizar mais"; encontramos métodos simples e replicáveis que fazem qualquer organizador feliz.

Então, apresento a vocês o bullet journaling ou BuJo, um organizador quase diário que funciona em qualquer superfície de papel. A idéia é que você possa criar seu próprio design e transformar seu próprio espaço. Nesta nota, apresentamos três pontos principais para que você possa aplicá-lo.

Download deste Mural de inspiração gratuitamente e atinja todos os seus objetivos

Primeira ação: seus objetivos

Para começar, avalie seu desempenho anterior, pode ser do ano passado ou de meses anteriores. Você teve objetivos? O que eles eram e como você os conseguiu?

No meu caso, eu não tinha objetivos antes, sempre evitei objetivos específicos em minha vida. Mas, ao analisar meu ano e ver alguns pontos que eu queria melhorar em meu trabalho e espaço pessoal, os objetivos apareceram claramente.

Você pode colocar uma frase de abertura como "Estudar mais" e depois descrevê-la, por exemplo: leia pelo menos 5 livros este ano e comece a estudar espanhol. Assim, você estará ciente de que existe um objetivo e de que fará parte dele de qualquer maneira.

Escreva tudo, mas em ordem!

Muitos escritores usam esse método para ter espaços de escrita livres. Somos até quem escreve nossos sonhos de vez em quando: quase, quase, um journaling de 24 horas!

Para tornar isso possível, precisamos criar seções:

- Escolha de 3 a 5, entre seu trabalho e sua vida pessoal. Por exemplo: minhas contas e meu calendário de trabalho. Se você não deseja compartilhar esses espaços, também pode ter uma agenda pessoal e de trabalho.

- Crie cada um na ordem em que você os usará. Por exemplo, se você deseja reforçar seu aprendizado diário no trabalho, crie uma pequena seção por dia.

- Suas seções podem ser texto livre ou marcadores. Tudo vai depender do que você quer dizer, mas sempre respeite esses espaços.

- Use rastreadores: eles podem ser desenhos que você pode pintar ou calendários. Se você estiver interessado em monitorar quantas vezes pratica esportes, insira o mês e reveja os dias que exercitou.

Crie sua própria agenda com o curso Técnicas de Encadernação Artesanal

¡Que linda é a palavra 'menos’!

Se você gosta de organização, quanto mais minimalista encontrar seu espaço, mais você vai gostar. Agora, você tem a oportunidade de fazer mais com menos e isso funciona com tudo.

- Não use muitas seções.

- Coloque até 3 prioridades por dia no seu calendário semanal.

- Tenha uma pequena seção de anotações diárias ou anotações no final do mês, para que você não esteja riscando tudo.

- Use símbolos com os quais você se sinta relacionado. O método original usa os símbolos ponto, X,> e <. Você pode adaptá-los àqueles que o fazem se sentir mais confortável, e são aqueles que você não esquece, especialmente que você não esquece!

O que você achou do diário com marcadores? Se você quiser saber mais sobre esse método de organização pessoal, convidamos você a assistir ao  Webinar de nossa professora Laura Huamán. Estou certo de que será muito útil para você.