Avalie sua equipe! Saiba mais sobre as últimas tendências em avaliação de desempenho

Última actualización 15 de Agosto del 2020

user

María Alejandra López

Avalie sua equipe! Saiba mais sobre as últimas tendências em avaliação de desempenho Avalie sua equipe! Saiba mais sobre as últimas tendências em avaliação de desempenho

e a sua empresa implementou o trabalho remoto e planeja que esta seja a modalidade de trabalho para todo o ano de 2020, é muito importante que você saiba medir as funções da sua equipe à distância. Portanto, aqui dizemos a vocês o que é avaliação de desempenho e quais são as tendências que foram fortalecidas por essa conjuntura e que continuarão a se desenvolver neste ano.

Se você ainda não está familiarizado(a) com a importância da gestão de desempenho, neste artigo queremos lembrá-lo(a) do quanto ela é necessária para sua empresa. E que não há melhor maneira de conhecer as capacidades e fragilidades de sua equipe do que por meio de uma avaliação.

Isto permitirá não só medir o desempenho dos seus colaboradores, mas também saber o quão perto estão de cumprir os objetivos que traçaram. Dessa forma, você pode fazer várias melhorias!

Índice 

  1. Benefícios da avaliação de desempenho

  2. Métodos de avaliação de desempenho

  3. Desempenho de trabalho em tempos de trabalho remoto

  4. Gestão de desempenho: o que você não pode perder de vista?

 

1. Benefícios da avaliação de desempenho

Com a chegada do coronavírus, os profissionais de recursos humanos se viram diante do enorme desafio de não descuidar das estratégias de bienestar laboral da empresa para manter a equipe motivada e comprometida à distância (se você quer saber como realizar as atividades à distância, este artículo  do Crehana é um ótimo ponto de partida).

 Diante desse grande desafio, a equipe de RH também é responsável por avaliar o desempenho dos integrantes da empresa, mesmo que hoje todos trabalhem em casa. Não se esqueça que a equipe humana é uma peça para o sucesso de qualquer empresa. Portanto, é muito importante que você conheça o progresso de seus colaboradores.

Se a sua empresa aplicou o trabalho remoto, hoje, mais do que nunca, é importante medir a produtividade dos seus trabalhadores, pois consistência e monitoramento são fundamentais para o avanço em equipe.

Uma oportunidade para dar feedback

De acordo com Mark Murphy, com o trabalho em casa, os métodos de avaliação de desempenho são mais importantes do que nunca. Conforme explica o especialista, vários trabalhadores estão desempenhando novas funções e até utilizando equipamentos e ferramentas digitais que antes não conheciam. Algumas pessoas estão trabalhando mais do que antes, no escritório!

Relación desempeño y compromiso

Imagem: relação entre conhecer o desempenho e o comprometimento no trabalho (Leadership QI).

Murphy destaca que, sem um feedback constante, vários funcionários podem se sentir inseguros e ansiosos, principalmente por não terem alguém ao seu lado para lhes dizer se estão fazendo a coisa certa ou não.

“Quanto mais clareza um(a) trabalhador(a) tem sobre seu desempenho, mais inspirado(a) ele(a) fica. E, por extensão, quanto menos clareza tiver, menos inspirado ficará", explica ele no artigo da Forbes" As avaliações de desempenho realmente importam ainda mais quando os funcionários trabalham em casa".

Ao finalizar uma avaliação de desempenho de trabalho, você poderá obter feedback para seus trabalhadores em relação ao desempenho dos trabalhos deles e suas responsabilidades dentro da empresa.

Por que avaliar é fundamental?

Além de dar feedback, avaliar sua equipe é fundamental para fortalecer os valores e o propósito da empresa (mesmo em tempos de crise). Como explica o blog de recursos humanos da Bizneo, estas podem ser as vantagens desse processo.

• Identificar quais trabalhadores podem ser promovidos ou transferidos. Este processo também permite saber quem não está dando tudo em campo.

• Reconhecer funcionários que se destacam para recompensá-los por meio de incentivos personalizados.

• Empoderar os funcionários para que melhorem seus desempenhos (por exemplo, por meio de autoavaliação).

• Melhorar o compromisso. Se todos sabem que serão avaliados, isso os motivará a transcender.

• Por último, mas não menos importante: a avaliação do desempenho do trabalho aumenta os níveis de transparência da empresa e gera confiança entre a equipe.

Baixe o webinar de marca empregadora

 

2. Métodos de avaliação de desempenho

Métodos de evaluación de desempeño

Foto: Dylan Gillis (Unsplash)

Estas são algumas das novas abordagens para avaliar o desempenho dos funcionários:

Avaliação de desempenho 360°

Como seu próprio nome indica, o objetivo deste tipo de análise é obter uma visão global de todos os colaboradores da empresa.

Como funciona? Procuramos, aqui, obter feedback dos colegas do colaborador que pretende avaliar, bem como dos clientes com quem tem contato.

“Dadas as várias pessoas envolvidas, nesta avaliação, obtém-se perspectivas diversas, informação mais detalhada, sendo um sistema participativo que convida o trabalhador a desenvolver-se melhor”, detalha o portal de negócios Conexión Esan.

Softwares de desempenho

À distância, os softwares de desempenho do trabalho também se apresentam como uma ótima alternativa para empresas que desejam medir suas equipes durante o teletrabalho. “Um software ajuda a oferecer feedback efetivo e documentado; um exemplo disto é o Bizneo HR, um dos programas mais populares”, explica o Connectión ESAN.

De que forma os softwares de desempenho são um plus para sua empresa?

• Ajudam a identificar quem são os talentos-chave em sua organização.

• Permitem desenvolver planos de carreira e sucessão com dados confiáveis e organizados.

• Ensinam detalhadamente quais são os pontos em que seus colaboradores devem melhorar.

• Oferecem feedback de forma efetiva (com feedback documentado).

• Permitem que você tenha dados digitalizados com visualizações amigáveis para seu uso.

 

Algo que você deve levar em consideração é qual deve ser o software que melhor se adapta à sua empresa. Existem programas que funcionam perfeitamente com pequenas empresas, bem como programas que são mais adequados para grandes empresas.

Coaching de trabalho

Hoje, a figura do coach é extremamente importante em uma empresa. Esta pessoa será como uma espécie de tutor ou guia que empoderará seu trabalhador e o ajudará a enfrentar novos desafios. “Este método, aplicado corretamente, empodera os colaboradores e mostra como eles podem usar o feedback para gerar ganhos reais nos seus desempenhos”, afirma a Conexión ESAN.

Autoavaliação

Um dos formatos de avaliação de desempenho utilizados nos últimos anos é a autoavaliação. Em que consiste? O(A) empregado(a) é quem analisa o seu trabalho, dá nota e reflete sobre a sua contribuição para a empresa. Este tipo de avaliação permite fornecer informações adicionais à equipe de RH. Hoje, pode ser uma ótima alternativa a ser considerada ao trabalhar remotamente.

Além disso, esse tipo de avaliação potencia a autonomia e o desenvolvimento do(a) trabalhador(a), além de motivá-lo(a) a estabelecer mais objetivos. Se ele(a) mesmo deve controlar seus sucessos, que melhor pessoa para se desafiar a alcançá-los?

Por que a gestão de recursos humanos é mais importante hoje do que nunca? Descubra aqui!

 

3. Desempenho do trabalho em horários de trabalho remoto

Desempeño laboral en casa

Foto: LinkedIn Sales Navigator (Unplash)

Embora as conversas sobre desempenho permitam que você analise os pontos fortes e fracos do colaborador durante um período de tempo, é importante que elas permitam que você trabalhe para o futuro em vez de focar nos erros do passado.

Para o especialista em liderança Mark Murphy, em tempos de coronavírus, a conversa deve se concentrar em "como ajudar seu funcionário a melhorar a produtividade em casa?". Por isso, é muito importante que a avaliação de desempenho seja a mais próximo possível da realidade pessoal de cada trabalhador. O que é aconselhável?

Fale de perto

É importante dar um tempo para conversar com seus colaboradores e entender o que pode frustrá-los quando trabalham em casa para, assim, ajudá-los. Durante a conversa, você pode aproveitar para dar feedback a eles. Claro: tente tornar a conversa amigável.

“Lembre-se de que o objetivo aqui não é fazer os funcionários se sentirem mal. Eles, provavelmente, apreciariam um feedback honesto e alguns conselhos práticos sobre como melhorar. Os dados são bastante claros: quanto mais claro um funcionário é sobre seu desempenho, mais inspirado fica”, diz Mark Murphy.

Comece a conversa de uma maneira diferente

De acordo com o portal de recursos humanos HRD, é importante lembrar que cada funcionário enfrenta uma situação totalmente diferente em casa. Talvez alguém esteja ajudando seus filhos nas aulas enquanto trabalha ou tenha sido diretamente afetado pela doença do coronavírus. O que é aconselhável?

Pergunte aos integrantes da sua equipe como estão equilibrando suas vidas pessoais e profissionais, quanto apoio estão recebendo de seus colegas, o que poderiam mudar para trabalhar melhor e/ou quais prazos seriam mais adequados para suas responsabilidades. Lembre-se de que todos os seus trabalhadores estão vivendo realidades diferentes neste momento. Se você quiser saber a importância de perguntar aos membros da sua equipe como eles se sentem, descubra mais sobre como liderar na incerteza 

Seja mais flexível

A pandemia nos mostrou que tudo pode mudar da noite para o dia e que nada é certo (inclusive quando a vacina para o COVID-19 chegará em cada país). Por isso, é importante que você e seus funcionários se concentrem em objetivos de curto prazo, em vez de metas de longo prazo, que podem estar sujeitas a mudanças futuras.

Em vez de perguntar sobre o progresso anterior ou as prioridades para o próximo mês ou trimestre, discuta os planos de trabalho para o dia seguinte ou para a próxima semana para ajudar os funcionários a verem o trabalho em partes mais gerenciáveis”, enfatiza o HRD.

Faça uma reunião no meio do ano

Em um piscar de olhos, já passamos a metade de 2020! Esta é uma ótima oportunidade para fazer um balanço com sua equipe sobre as conquistas do ano. Este pode até ser um ótimo momento para envolver seus funcionários com a visão da empresa e reconhecer suas contribuições.

O objetivo desta reunião pode ser que seus colaboradores ajustem seus objetivos e identifiquem em que podem melhorar para os próximos meses do ano.

Desenvolva um DNA digital com o Crehana para Empresas

 

4. Gestão de desempenho: o que você não pode perder de vista?

Evaluación de desempeño en una oficina

Foto: Alex Kotliarskyi (Unsplash)

Independentemente da metodologia que você utilizar, é importante que não perca de vista estes pontos ao analisar o trabalho de seus colaboradores.

• Avaliar suas habilidades de comunicação, de colaboração e trabalho em equipe.

• Conhecer em detalhes quais são suas responsabilidades dentro da empresa.

• Saber quais as capacidades que possuem para cumprir os objetivos estabelecidos e quais são os seus prazos.

• Descubra quais são as habilidades deles na resolução de problemas e se superaram com sucesso algum momento de adversidade no trabalho.

 

Além disso, essas são algumas observações que devem ser levadas em consideração na gestão de desempenho neste 2020.

A importância de dar mérito aos trabalhadores

É mais fácil para uma empresa que destaca e recompensa constantemente as pessoas que a compõem medir o desempenho de sua equipe, pois seus colaboradores não verão essa avaliação como uma imposição, mas sim como uma prática totalmente natural.

O que é recomendado? Destacar constantemente a contribuição de cada um de seus funcionários e enfatizar porque seu papel dentro da empresa é importante.

Apostar em indicadores mais qualitativos

“Medir quantitativamente não é mais a única maneira de avaliar o desempenho”, explica o blog da EAE Business School. Hoje, o centro do processo é o trabalhador e sua melhoria dentro da empresa — por isso, mais indicadores qualitativos devem ser considerados.

Ser 100% transparente com todo o processo

Enquanto muitos empregadores costumavam manter os métodos de avaliação de desempenho fechados a sete chaves, hoje é aplaudido que os funcionários estejam cientes de todo o processo.

“A informação deve estar acessível a todos os membros da equipe e ser utilizada por cada um deles em benefício de todas as ações”, indica a EAE Business School.

No Crehana para Empresas, queremos ser seu parceiro de aprendizagem

Hoje, as avaliações não devem ser vistas como uma atividade tediosa liderada pela equipe de RH. Independentemente do formato de avaliação de desempenho que você utilizar, é importante que o discuta com os seus colaboradores para que conheçam os benefícios desta prova e como pode ajudá-los a exercer cada vez melhor as suas responsabilidades. Lembre-se de que a comunicação é fundamental e a transparência do processo também.

Recomendados para ti