10 qualidades para ser um(a) bom(boa) CEO e inspirar sua equipe

Última actualización 25 de Octubre del 2020

user

Paula Cordero

10 qualidades para ser um(a) bom(boa) CEO e inspirar sua equipe 10 qualidades para ser um(a) bom(boa) CEO e inspirar sua equipe

O mundo está mudando e os principais executivos das empresas precisam se adaptar aos novos cenários que afetam os negócios. Os trabalhadores de uma empresa precisam de uma pessoa comprometida, que tenha uma visão clara dos objetivos da empresa e que esteja sempre inovando — ainda mais hoje, onde a tecnologia avança na velocidade da luz. O que você precisa para ser um(a) bom(boa) CEO? Se você pedisse a seus funcionários que o(a) descrevessem em uma palavra, o que acha que eles diriam? A seguir, diremos quais qualidades você deve ter e quais você pode reforçar para guiar sua equipe ao sucesso.

Por que o trabalho de um(a) CEO é importante?

Ao(À) CEO (Chief Executive Officer) cabe tomar as decisões mais importantes do negócio e direcionar as estratégias que serão implantadas na empresa para o cumprimento dos objetivos traçados. Do(a) CEO vai depender muito o sucesso da empresa; portanto, é necessário que esta pessoa esteja focada em alcançar o maior índice de produtividade da empresa, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos da empresa.

como ser un buen ceo

Imagem: Freepik

10 qualidades que o ajudarão a ser um(a) bom(boa) CEO

Honestidade: um valor fundamental para ser um(a) bom líder é a honestidade. Não se esqueça que você deve criar uma relação de confiança com sua equipe, e a única maneira é ser consistente com suas palavras. Nem sempre as coisas vão bem, e é justamente nesses momentos que é preciso ser transparente na hora de comunicar as diversas situações que acontecem na empresa. Que os seus colaboradores não o(a) vejam como alguém “inalcançável”, mas, sim, como um(a) líder que pode sempre apoiá-los, ouvi-los e, acima de tudo, alguém que é honesto(a).

Comunicação: é essencial que um(a) CEO seja um(a) bom(boa) comunicador(a). A comunicação é a base de tudo para impulsionar uma equipe. Muitas vezes o(a) CEO apenas comunica suas ações aos principais líderes da equipe; porém, também é bom que esse(a) profissional tenha espaços de comunicação com toda a empresa. Existem empresas que são maiores do que outras, mas deve-se sempre garantir que haja uma proximidade com todos os trabalhadores e que eles sintam que estão sendo ouvidos. Dessa forma, se sentirão mais envolvidos com sua liderança e com a empresa.

Motivação: como um(a) CEO pode inspirar sua equipe em uma situação de crise? Um(a) CEO deve transmitir otimismo e superação. Como líder, deve ter a capacidade de influenciar o desempenho de seus colaboradores, aumentar seu comprometimento, melhorar as relações de trabalho e gerar um clima de entusiasmo que os leve adiante. Um(a) CEO tem plena confiança em suas habilidades e, por isso, ensina os demais pelo exemplo para que cada um cumpra seus objetivos e melhore a produtividade de suas equipes.

consejos para ser un buen CEO

Imagem: Freepik

Compromisso: o ambiente de trabalho mudou devido à incorporação do trabalho remoto. É comum enfrentar uma cultura muito derrotista devido a situações causadas por uma mesma crise; portanto, você deve estar comprometido(a) com seus objetivos e aspirações. Com isso, você transmitirá o mesmo a seus funcionários e os ajudará a continuar trabalhando com objetivos claros. Em um ambiente de "escritório virtual", pode parecer complicado, mas você deve contar com seus(suas) principais líderes para que eles(as)( também expressem o compromisso de trabalhar para suas equipes.

Trabalho em equipe: você não poderia fazer todo o trabalho sozinho(a), mesmo se quisesse. Deve sempre contar com seus funcionários. Trabalhando em equipe e em sincronia, eles serão capazes de apoiar-se mutuamente e identificar as habilidades dos outros para aprimorá-los. Mostre o seu trabalho árduo diante da equipe, para que eles o(a) tomem como exemplo. Se as pessoas perceberem sua dedicação ao trabalho, se sentirão mais motivadas para continuar melhorando com seus colegas.

Inovação: um(a) CEO deve estar ciente das novas tecnologias e métodos de trabalho no mundo empresarial. Deve estar ciente de que sua empresa deve estar sempre na vanguarda da era digital, pois a tecnologia abre inúmeras oportunidades de novos negócios.

Resiliência: você deve ter a capacidade de superar adversidades e projetar condutas positivas para sua equipe. Ser resiliente significa que será capaz de ter comportamentos positivos diante do estresse ou conflito e é uma das habilidades mais importantes hoje. A pandemia causou uma forte onda de demissões e mudanças organizacionais que geraram um ambiente de incerteza e estresse. Como líder, deve lidar com essas situações e buscar o apoio dos(as) líderes de área para evitar que seus trabalhadores fiquem desmotivados.

Visão: algo que caracteriza um(a) CEO é a visão estratégica que tem do seu negócio. Esta visão envolve o estabelecimento de metas e objetivos, planejar sua execução e avaliar os resultados para verificar se as expectativas foram alcançadas. Um(a) CEO está sempre pensando no futuro e como sua empresa será quando for bem-sucedida com base em metas estabelecidas. Deve estar sempre “um passo à frente”.

Paixão: quando você ama o que faz, as coisas sempre ficam melhores. A paixão deve ser o motor de tudo o que você faz, pois não há outra maneira de se dedicar 100% à sua organização. Haverá momentos ruins também, mas pense que você tem muitas pessoas que dependem de você e merecem que você mostre todas as suas capacidades, e que os oriente para que, juntos, possam fazer a empresa avançar.

Agilidade: esta capacidade deve ser desenvolvida para fortalecer a adaptabilidade com que a empresa pode evoluir seus processos para focar nas necessidades de mudança de seu cliente. Com a agilidade se garante uma resposta rápida às mudanças, agrega-se valor e melhora-se o trabalho em equipe. Apoie-se no desenvolvimento tecnológico da sua empresa; com esta ferramenta será mais fácil implementar mudanças rápidas.

 

E você, do que precisa para ser um(a) CEO melhor? A verdade é que sempre podemos continuar melhorando. Lembre-se que a energia positiva é o que move a inspiração. Use-a para construir um bom ambiente, crescer e dar o exemplo para os outros.

Recomendados para ti