Como melhorar os processos de recrutamento com Inteligência Artificial?

Última actualización 09 de Octubre del 2020

user

Paula Cordero

Como melhorar os processos de recrutamento com Inteligência Artificial? Como melhorar os processos de recrutamento com Inteligência Artificial?

En un mundo globalizado como el de ahora, automatizar procesos es un must que muchas compañías han puesto en práctica con sus equipos. Sin dudas, el departamento de Recursos Humanos no es la excepción, pero, ¿de qué manera la Inteligencia Artificial ayuda a mejorar el reclutamiento? Simple: Organizando la data y analizándola de manera ágil y objetiva para atraer y fidelizar al mejor talento a la empresa.

Según indica World Economic Forum, se estima que alrededor del 65% de los niños que ingresan a las escuelas primarias en la actualidad probablemente trabajarán en roles que no existen actualmente. De esta manera, la automatización inteligente se ha vuelto necesaria en las organizaciones para agilizar los procesos internos.

Por otro lado, Personnel Today afirma que el 38% de las empresas ya utilizan IA en su lugar de trabajo y el 62% espera empezar a utilizarlo este año. Según Bersin by Deloitte, el 33% de los empleados de RR.HH. esperan que la IA aumente sus puestos de trabajo en un futuro próximo.

Índice

1. ¿Cómo definimos a la Inteligencia Artificial?

2. Automatización

3. Chatbots

4. Impulsar el talento

5. Potencia el Onboarding

cool voices

¿Cómo definimos a la Inteligencia Artificial?

La inteligencia artificial se encarga de desarrollar software para resolver problemas relacionados a procesos humanos, es decir, la IA permite que las computadoras ‘piensen como humanos’. Con esta tecnología se puede procesar e interpretar información y predecir ciertos comportamientos en base al aprendizaje automático.

inteligencia artificial

Imagem: Nobbot

Se você está interessado(a) em saber como esta tecnologia ajudará a encontrar e reter os melhores talentos, continue lendo, pois iremos lhe mostrar algumas maneiras de aplicá-la nos processos de recursos humanos.

Desenvolva um DNA digital com a Crehana para empresas

1. Automação

Para obter os melhores talentos, você também precisa das melhores ferramentas. A tecnologia, sem dúvida, ajudará a melhorar o gerenciamento de grandes bancos de dados. O portal Krowdy menciona que, graças à Inteligência Artificial, as empresas economizam tempo e dinheiro. Isso graças à aplicação de vários filtros em grandes bancos de dados. O portal recomenda a utilização de um Applicant Tracking System (ATS), que permite automatizar o processo de recrutamento e seleção. Neste sistema, existem algoritmos que permitem rever e filtrar o CV dos seus candidatos para identificar o melhor talento.

Applicant Tracking System

Imagem: Talent Pathway

2. Chatbots

Ao iniciar o recrutamento, grandes quantidades de dados devem ser gerenciados, e uma das opções que a AI oferece é implementar chatbots. Esta tecnologia permite uma comunicação eficaz e rápida com os candidatos que você está avaliando. Por exemplo, você pode agendar entrevistas em casa e, em seguida, revisar as respostas com base na relevância para o emprego que está procurando.

Além disso, essa ferramenta pode ajudar a organizar informações relevantes para os funcionários, como dias de férias, benefícios de saúde, consultas de folha de pagamento, etc. Os bots vão responder a estas perguntas e melhorarão a experiência de seus funcionários.

chatbots

Imagem: Inteldig

3. Impulsionar o talento

Uma vantagem da IA é que, além de auxiliar no processo de recrutamento, ela permite fortalecer as habilidades de seus colaboradores, fornecendo ferramentas de feedback que auxiliam no aprendizado e estimulam a melhoria contínua. O Krowdy recomenda usar a ferramenta ThatQuiz, que permite fazer diversos exames para monitorar as habilidades e criar avaliações de acordo com as necessidades da sua empresa. Automatizar esses processos aumenta a produtividade da equipe de RH e também facilita o trabalho.

capacitación

Imagem: Hotmart

4. Potencie o Onboarding

Depois de recrutar os melhores talentos, é fundamental realizar um bom processo de onboarding dos colaboradores para que a sua incorporação à empresa seja a mais agradável possível. A Sodexo menciona que a IA serve como um guia de introdução e responde às perguntas mais frequentes de uma forma mais ágil e atraente.

Ressalta-se que quando uma pessoa entra na equipe, é necessário treiná-la em determinados temas que a ajudem a se integrar facilmente ao trabalho. A

Revista TNE, indica que com a implantação da Inteligência Artificial é possível criar programas de treinamento personalizados de acordo com as necessidades de cada pessoa e, no futuro, planos de carreira podem ser traçados de acordo com os skills de cada funcionário..

onboarding

Imagem: Pageup

Sem dúvida, esta tecnologia mudará a maneira como muitos processos são realizados nas organizações. O departamento de recursos humanos não deve passar despercebido nesta transformação digital e deve se adaptar às novas diretrizes que vão garantir a produtividade na empresa.

Como a Crehana para empresas ajuda sua equipe

 

Recomendados para ti