Home Blog/ Brasil/
Brasil
+7 bancos de vídeos grátis que você vai adorar+7 bancos de vídeos grátis que você vai adorar

+7 bancos de vídeos grátis que você vai adorar

Arnold Camus - 13 Ago 20

Articulo

7 min.

Não é segredo que nos últimos anos o tipo de conteúdo que mais tem tido sucesso nas redes sociais e na Internet é o formato de vídeo. Com a massificação das ferramentas de criação de produtos audiovisuais, o desafio de todo criador de conteúdo é encontrar opções novas, diretas e divertidas para se destacar no mar de publicações que vemos diariamente on-line.

Tudo isso se reflete no sucesso da plataforma YouTube e no crescimento das redes sociais como Instagram e TikTok, seja com conteúdo disponível por tempo limitado ou curto. Portanto, para ter uma presença de marca e para que seus clientes em potencial saibam mais sobre você, a melhor forma de alcançá-los é por meio de conteúdo em vídeo.

Mas e se você não tiver os recursos necessários para gerar conteúdo audiovisual desde o zero? Passar por toda a pré-produção, a contratação de locações, atores, câmeras, luzes e todos os processos de pós-produção pode ser muito caro, e para empreendimentos que estão apenas começando isso pode fazer com que descartem a alternativa de criar esse tipo de conteúdo. 

Não se preocupe porque temos a solução para você. Qual? Os bancos de vídeo!

O que são bancos de vídeo?

São bibliotecas digitais onde criadores de vídeo em todo o mundo carregam seus conteúdos e os compartilham publicamente. Além disso, os bancos de vídeo geralmente exigem uma assinatura mensal ou são totalmente gratuitos. Aqui temos sete bancos de vídeos gratuitos que tornarão as coisas mais fáceis para você.

1. Depositphotos: biblioteca de vídeos gratuitos em alta (4K e HD)

Depositphotos é uma plataforma internacional de banco de arquivos. Em 2021, ela disponibiliza aos seus clientes mais de 210 milhões de conteúdos de vídeo, áudio e imagem, além de uma infraestrutura para editá-los e processá-los, como o editor gráfico Crello, uma ferramenta gratuita de remoção de fundo de imagem, o ampliador gratuito de imagem, entre outros. Cada usuário registrado na plataforma também pode baixar vídeos de uma biblioteca gratuita criada pelos curadores de conteúdo da Depositphotos.

A biblioteca gratuita contém 70.000 vídeos, fotos e vetores de alta resolução. Novos arquivos são adicionados semanalmente, e os usuários podem assinar o boletim informativo Depositphotos para receberem atualizações sobre conteúdos gratuitos. Disponibilizamos navegação e busca de arquivos nas principais línguas, incluindo Português. Você pode adicionar arquivos aos Favoritos antes de baixá-los e compartilhá-los ou até mesmo usá-los como referência visual.

Depositphotos banco de videos gratis

Como Utilizar os Vídeos Gratuitos do Depositphotos?

Para baixar os vídeos da biblioteca gratuita do Depositphotos você precisa ter uma conta registrada. É necessário a atribuição de vídeo (disponível na Licença Gratuita Atribuída). Não há limitação quanto ao número de vezes que um vídeo é utilizado.

2. Pexels Videos: banco de vídeos gratuitos em resolução HD

Este nome provavelmente soa familiar para você porque faz parte de nossa lista de bancos de imagens gratuitas. Além de oferecer imagens de estoque sem custo, você também pode acessar centenas de vídeos de estoque gratuitas.

Você encontrará vídeos gratuitos em full hd e até 2k. O bom é que a plataforma não oferece apenas vídeos gravados no formato paisagem, mas também possui muitas opções no formato retrato. Assim, com isto será muito fácil criar vídeos profissionais para as histórias de sua marca.

Entre suas vantagens estão o crescimento constante de sua base de vídeos, o download de vídeos sem cadastro, além do potente mecanismo de busca que todos podem acessar. Porém, algo a se considerar é que, se você está procurando vídeos com temas muito específicos, dificilmente os encontrará aqui.

pexels videos

O que você pode fazer com os vídeos de estoque gratuitos da Pexel Videos?

Todos estes vídeos sob a licença Pexel são de uso gratuito. Você não precisa mencionar a fonte ou o autor do vídeo. Você também pode fazer as modificações que desejar. Eles podem ser usados para promover o seu site, promover produtos ou compartilhar nas redes sociais.

O que você não pode fazer com esses vídeos gratuitos é redistribuir ou vender este conteúdo sem ter trabalhado ou intervido anteriormente. Você também deve tomar cuidado para que pessoas identificáveis nesses vídeos não apareçam em situações desvantajosas ou ofensivas.

3. Videvo: mais de 70.000 vídeos gratuitos em 4K e HD

O Videvo é um banco de vídeo gratuito reconhecido entre os criadores de conteúdo. Possui um extenso catálogo com mais de 70 mil vídeos que são avaliados de forma extremamente útil e intuitiva, nas categorias de animais, alimentação, indústria, música, medicina, natureza, pessoas e muito mais.

O melhor do Videvo é que oferece filtros muito funcionais para selecionar por critérios de resolução (720p, 1080p, etc.) ou por tipo de licença. Se tudo isso não bastasse, oferece-nos formatos como motion graphics ou efeitos sonoros para as produções.

Você sabe quais são os melhores bancos de imagens?

stock video

Como usar os vídeos livres do Videvo?

Todos os vídeos oferecidos gratuitamente podem ser utilizados em qualquer projeto, tanto para uso pessoal quanto comercial. Porém, todo esse conteúdo deste banco de vídeos possui licença Creative Commons 3.0 — portanto você deve atribuir ao autor original.

Além disso, o Videvo oferece planos de pagamento que permitem acessar seu catálogo de conteúdo premium para vídeo e áudio. A partir de US $ 15 por mês, você pode ter 25 downloads premium.

4. Videezy: banco de vídeos, vetores e PSD

A Videezy é um banco que não oferece apenas vídeos em HD e 4K. Faz parte da família Eezy. O serviço é mantido graças a uma comunidade que disponibiliza vídeos em formato de alta qualidade para que todos possam utilizar. Nesta plataforma, você pode baixar todo o material diretamente e conta com um mecanismo de busca onde você pode encontrar facilmente o que procura.

A conta gratuita do Videezy oferece conteúdo para uso pessoal, educacional, editorial e comercial, mas você deve dar créditos ao autor. Paralelamente, a plataforma gere um catálogo de conteúdos “pro”, mas para acessar este conteúdo no formato 4k ou 1080p é necessário adquirir créditos. Você pode adquirir um crédito a partir de 19 dólares. Também pode acessar os modelos de after effects para criar animações.

videezy stock 4K

5. Coverr: vídeos gratuitos para uso comercial

O Coverr é um projeto dos criadores do Veed.me e através do qual diferentes criadores de vídeos disponibilizam gratuitamente os seus vídeos de estoque gratuitamente. Eles até abriram uma categoria onde você pode baixar fundos virtuais para o Zoom.

No Coverr você pode encontrar 7 novos vídeos todas as segundas-feiras. Uma boa ideia é assinar a newsletter para receber notificações sobre as novidades. Em geral, a qualidade dos vídeos que você encontra aqui é alta. O melhor é que você não precisa se cadastrar para baixar os vídeos e pode, inclusive, inseri-los diretamente no seu site.

coverr

Como usar os vídeos gratuitos do Coverr?

Você pode usar os vídeos Coverr.co gratuitamente para usos comerciais e não comerciais. Não é necessário atribuir créditos aos autores do conteúdo ou do site. Você está licenciado para baixar, copiar, modificar e reproduzir vídeos Coverr.co sem pagar nada.

Basta ter o cuidado ao colocar sobreposições de seu logotipo e do contexto em que você usa nas imagens das pessoas que aparecem nos vídeos. Se você quiser fazer isso, pode entrar em contato com a plataforma para solicitar uma licença. Lembre-se de que você não pode vender os vídeos ou redistribuí-los em outras plataformas.

6. X Stock Videos: centenas de vídeos de estoque gratuitos

O X Stock é outro banco de vídeos que, embora não tenha a mesma quantidade de arquivos de outras plataformas, ainda oferece um material de qualidade que pode funcionar perfeitamente em suas publicações.

Com os vídeos do X Stock você pode ter acesso a vídeos em diferentes categorias, como animais, edifícios, pessoas, tecnologia, etc. Um elemento que pode ser útil é que cada vídeo tem a quantidade de vezes que foi baixado, com o que podemos ter uma ideia de sua utilidade e qualidade.

Talvez um dos pontos negativos que você possa encontrar ao usar o X Stock Videos, é que deve se registrar para baixar os materiais. Além disso, a licença regular permite que você use os vídeos apenas uma vez. Para obter mais facilidades, você deve adquirir créditos e uma licença estendida.

Baixe gratuitamente um efeito de som em que você ouvirá passos

Clouds stock video

7. Mazwai: vídeos de estoque gratuitos escolhidos por especialistas

O Mazwai é uma plataforma de vídeos de estoque gratuitos que foram selecionados por uma equipe de profissionais e que não necessita de registro para começar a baixá-los. Oferece arquivos dos mais variados temas. A desvantagem é que não possui um mecanismo de busca e, então, você terá que investir tempo para encontrar o que procura.

O que podemos dizer é que os vídeos são de boa qualidade. Vale ressaltar que para baixar alguns é necessário fazer uma contribuição. Finalmente, ao baixar um vídeo, você recebe um arquivo zip nos formatos .mp4 ou .webm.

mazwai

8. Pixabay: vídeos de estoque para a comunidade criativa

O Pixabay é uma videoteca com vídeos e imagens para baixar gratuitamente. Através do seu motor de busca é possível pesquisar entre imagens, vetores, ilustrações e, principalmente, vídeos. Basta colocar uma palavra-chave e o site dará os resultados. Você pode encontrar material de SD a 4k. Basta verificar as várias dimensões e formatos disponíveis antes de fazer o download.

Se você gosta de algum(a) criador(a) de conteúdo, pode acompanhar sua conta na web, bem como avaliá-lo(a) e escolher seu conteúdo favorito. Na web você encontrará alguns anúncios da iStock; tenha cuidado ao diferenciar o que é um anúncio e o que não é.

Como usar os vídeos grátis do Pixabay?

A plataforma gerencia seu próprio sistema de licenciamento. Isso permite que você possa usar os vídeos livremente sem solicitar permissão do artista. Como você sabe, é para uso comercial e pessoal. Você pode usar este conteúdo sem problemas em suas redes sociais.

Criação de vídeos para redes sociais

Como mencionamos no início deste post, o uso crescente do formato de vídeo está levando muitas marcas a canalizar seus esforços na geração deste conteúdo. Isso é conhecido como video marketing

Lembre-se de que não se trata apenas de baixar o vídeo de qualquer um desses bancos de vídeos gratuitos e enviá-lo ao seu site ou página do Facebook. Você deve gerenciar um plano de comunicação para que esses vídeos reflitam a identidade de sua marca e transmitam corretamente sua mensagem.

Recomendamos que você leve os seguintes parâmetros em consideração ao criar seus vídeos:

  1. Tópicos relevantes: fique atento às tendências e conversas orgânicas das redes sociais. Temos certeza que você encontrará uma oportunidade de entrar na conversa de uma forma sutil e menos invasiva. 

  2.  Duração dos vídeos: com o surgimento das histórias no Instagram e no Tiktok, os vídeos tendem a ser curtos. Porém, lembre-se que a duração deve ser necessariamente justa de acordo com o conteúdo. Seja o(a) mais conciso(a) possível e evite forçar a duração. Você deve ser o(a) mais natural possível.

  3. Call-to-action: lembre-se de adicionar frases de ação organicamente. Associe o conteúdo do vídeo aos benefícios que sua marca oferece. Não é necessário que você convide à venda a cada segundo — se você fizer isto no meio ou no final pode funcionar muito melhor. Sempre fique do lado do consumidor e analise como você se sentiria em relação a essa frase de ação.

  4. SEO é poder: SEO é poder: não se esqueça de estar sempre atento(a) às tendências de pesquisa em plataformas como Google ou YouTube, que são as primeiras fontes de informação para as pessoas do século 21. Elas ajudarão você a entender seu cliente e saber qual conteúdo tem mais chance de funcionar.

  5. Legendas: leve em consideração a adição de legendas, pois cada vez mais pessoas consomem vídeos sem ter que ativar o áudio no celular. Isso não significa que você negligenciou a qualidade de áudio de seus vídeos, mas, sim, levou ambos os públicos em consideração.

Pós-produção: edite vídeos para redes sociais

Agora que você tem um plano e seus vídeos baixados, precisará reunir os vídeos em um resultado final. Para isso pode utilizar estes  editores gratuitosque permitirão combinar imagens, colocar transições, textos e música. Se você deseja se tornar um(a) editor(a) de vídeo para redes sociais, convidamos você a revisar nossos cursos.

O que você acha destas sugestões? Veja e encontre o vídeo que você precisa para fazer o projeto que tem em mente.