Home Blog/ Brasil/
Brasil
6 maneiras de treinar seu pensamento crítico todos os dias6 maneiras de treinar seu pensamento crítico todos os dias

6 maneiras de treinar seu pensamento crítico todos os dias

Diego Olcese - 04 Oct 20

Articulo

7 min.

Se há algo que pode nos fazer perder de vista o pensamiento crítico,é a rotina. Como sair do modo automático em que às vezes estamos envolvidos(as)? Isto acontece com muita frequência. No entanto, existem maneiras de "colocar em forma" o seu pensamento crítico.

Neste artigo, direi como melhorar seu compromisso com esse tipo de pensamento. Trata-se de uma série de práticas que venho descobrindo a respeito dos papéis que tenho no Crehana.

Mas, antes de começar, gostaria de lembrar que o pensamento crítico não se desenvolve apenas quando trabalhamos, ele se aplica a qualquer tipo de atividade.

 

Acesse todos os nossos cursos com uma Assinatura Premium

 

1. Avalie os statements

O pensamento crítico consiste, entre outras coisas, em avaliar e analisar o que você está fazendo no seu dia a dia. O que isto significa? Que você examine o que faz, o que é dito ou dado como certo.

Dou um exemplo: imagine que você acaba de entrar para a equipe de uma empresa. É o seu primeiro dia e você decide perguntar a um dos seus colegas “como é que as coisas são feitas aqui”, e ele responde algo bem típico: “porque sempre fazemos assim”.

O que você faz com essa resposta?

Você poderia aceitá-la automaticamente, mas o pensamento crítico oferece outra maneira: ele o(a) convida a ver se a maneira como você está fazendo as coisas é realmente a melhor.

Não se trata de colocar em julgamento a função de uma pessoa ou a forma como as coisas são feitas em um lugar, mas de saber que tudo pode ser provado e não há afirmações escritas em pedra.

Nesse sentido, o pensamento crítico é vital, pois ajuda as empresas a se reavaliarem constantemente.

qué es pensamiento crítico

Foto: Unsplash

2. Construa argumentos positivos

Enquanto o pensamento crítico nos permite analisar, desenvolver conclusões e tomar decisões, também nos permite construir argumentos positivos. Ao contrário do que muitos acreditam, sua perspectiva não busca ser negativa, mas construtiva.

Por que construir argumentos positivos? Para melhorar. Melhorar o que você está fazendo e o que os outros fazem. Esta prática ajudará você a reavaliar as estratégias de seu projeto, de forma a potencializar o serviço ou produto em relação ao cliente final de sua empresa.

Outro ponto sobre o qual devemos ter clareza é que o pensamento crítico não significa questionar constantemente nossa existência. Assim você nunca avançará.

Por isso, é importante que o pensamento crítico que você pratica esteja orientado para a melhoria contínua.

3. Estabeleça horários apenas para avaliar

Para fazer avaliações e identificar as principais dores dos pontos estratégicos que você assumiu no início, é aconselhável estabelecer uma rotina na qual você tenha momentos para pensar e avaliar os statements.

Por exemplo, no meu caso, eu reviso o quanto eu faço em uma semana versus o quanto eu promovo, quanto eu oriento, quanto eu critico e quanto eu apoio. Esse percentual se divide em 30% e 70%.

Nesses 30%, eu bloqueio horários na semana apenas para reavaliar e avaliar estratégias. Tenho duas vezes na minha semana, com cerca de duas horas de duração, para fazer essa tarefa. Isto significa desligar-me das reuniões, das atualizações, das reuniões e das prioridades que tenho na minha semana.

4. Atue no momento certo

O que eu faço nos momentos de avaliação é guardar os pontos que quero preparar para o mês seguinte. Mas, ao mesmo tempo, tenho pontos de ação diretos associados às prioridades da semana com as pessoas com quem trabalho. Esta é uma forma de desenvolver o pensamento crítico, uma vez que não se desenvolve apenas pensando e escrevendo, mas a partir do encerramento do ciclo, onde esta avaliação é posta em prática.

Colocar em prática tem a ver com o commitment da pessoa, a quem vou levar estas ideias, a partir das avaliações que faço: "ei, avaliei isso e acho que devemos dar uma volta, o que você acha?" .

Por exemplo: há um mês fiz algumas notas sobre a evolução do mercado na América Latina. Pesquisei um pouco mais sobre a taxa de desemprego na pandemia. Analisei os mercados e comecei a aprender o que estava acontecendo neles, e quando olhei para a estratégia de conteúdo do Crehana, percebi que não tínhamos uma categoria de conteúdos de empregabilidade e que poderíamos agregar muito com ela para os nossos alunos.

O que quero dizer com isso é que você tem que saber quando vamos agir nesses pontos estratégicos e a direção que está tomando nossa vida diária. Você não precisa fazer tudo o que critica.

No meu caso, estava vendo os tempos corretos. Identifiquei o momento em que devemos começar a construir este curso de conteúdo. Sempre com o commitment. Quer dizer:

  • com o compromisso com o está sendo feito;
  • com a sustentação de porque está sendo feito.

Esse é o fechamento do círculo. Não é só a avaliação, mas também a implementação e o commitment do grupo de pessoas.

 

Fortaleça suas habilidades pessoais com este guia gratuito

 

5. Faça avaliações comparativas e incentive sua curiosidade

A prática que desenvolvi para o pensamento crítico (quando não estou trabalhando) tem a ver com a avaliação comparativa. O que quero dizer com isso? Que eu tenho muitos momentos de leitura na minha semana.

Eu leio tudo que posso e sobre diferentes tópicos. Eu me mantenho atualizado. E, então, faço comparações, ou seja, comparo modelos de negócios, empresas ou produtos (também aqueles que não estão na área) com o que estamos fazendo no Crehana.

Eu conecto pontos (marketing, crescimento, métricas, etc.) com estas empresas ou produtos e identifico semelhanças.

E não abandono a curiosidade. Se você é uma pessoa curiosa, você criticará. Porque a curiosidade faz com que você queira saber mais sobre alguma coisa. Você se perguntará e desejará saber mais.

6. Faça as perguntas necessárias

Realizar os challenges e as perguntas necessárias faz com que as pessoas passem a ter curiosidade e diferentes inputs sobre o que estão fazendo no seu dia a dia.

Por exemplo, as perguntas que fiz quando propus a categoria de empregabilidade foram algumas destas:

  • Qual é a estratégia subjacente?
  • Qual é o objetivo final?
  • O que temos que medir?
  • Qual é o fim disto?
  • Como essa ação está ligada ao nosso posicionamento de longo prazo?
  • Onde queremos ganhar?
  • Onde podemos ganhar?

 

Fazer perguntas é uma forma de estimular o pensamento crítico, convida as pessoas a pensar diferente. Embora nem sempre se trate de levantar questões. Para dar respostas, você também precisa saber escolher o momento.

Construir o pensamento crítico é um processo que leva tempo. Começa por desenvolver uma estratégia ou focar em metas mensais, mas não antes de reconhecer que não há statements absolutos e que tudo pode ser testado.