Home Blog/ Brasil/
Brasil
5 artesanatos para aliviar o estresse5 artesanatos para aliviar o estresse

5 artesanatos para aliviar o estresse

Francesco Bertorini - 08 May 20

Articulo

7 min.

O estresse é um sentimento de tensão física ou emocional causado por situações agoniantes, e, descontrolada, pode desencadear reações psicossomáticas ou transtornos psicológicos, na pior das hipóteses, graves. Este desenho animado ilustra muito bem como o ciclo de estresse funciona.

É difícil evitá-lo neste momento. Estamos imersos em um modo de vida em que tudo deve ser rápido ou imediato, e a agitação diária inevitavelmente causará tensão. Por outro lado, a ansiedade disparou, porque nossa rotina diária foi afetada durante esses dias de isolamento; portanto, precisamos encontrar maneiras de controlá-la e liberá-la. Um deles é fazendo artesanato.

Estudos recentes revelaram que toda a criação manual é relaxante. Não é necessário ter grande talento ou ter estudado arte. Qualquer pessoa pode obter os benefícios de saúde do trabalho criativo e, para isso, propomos para você alguns artesanatos fáceis que podem ser úteis ou de referência, se você tem vontade de aliviar o estresse dessa maneira artística.

Manualidades faciles

1. Desenhar no escuro

Muitos de nós evitam tarefas criativas, como escrever ou desenhar, por medo de ficar desapontados com o resultado; nós mesmos podemos ser nossos críticos mais severos. Desenhar já é relaxante, mas se você desenhar no escuro, se livrará de julgamentos e desqualificações que o(a) censuram e verá que isso também pode ajudar você a desbloquear a sua criatividade

Outra variante deste exercício é copiar algo ou alguém sem ver a folha de papel. Olhe atentamente para o objeto ou pessoa e calcule suas proporções sem ver o que desenha. Você ficará surpreso(a) com os resultados!

Obtenha uma assinatura Premium e continue aprendendo em casa

2. Fazer origami

Entre os artesanatos com papel, o origami é um dos mais eficazes para acalmar o estresse. É uma arte muito antiga, originária do Japão, que tem como desafio fazer figuras de papel sem usar nenhum outro objeto, como tesouras ou cola — você só precisa do papel e das suas mãos.

Recentemente, foi comprovado que o origami não é apenas uma atividade relaxante que desenvolve a paciência. Também é altamente terapêutico e ajuda a combater várias doenças, como a depressão e a artrite, além de ajudar a ativar a memória e estimular a imaginação.

A internet está cheia de páginas e contas em redes sociais com instruções para fazer origami. Então, você só precisa pegar uma folha de papel e escolher seu design favorito.

3. Colorir mandalas

Outra arte fácil que queremos apresentar a você é a arte de colorir mandalas. Mandala significa "círculo sagrado" em sânscrito. Estas figuras são usadas no budismo e no hinduísmo como um método de cura para a alma. Recentemente, elas se tornaram populares por seus efeitos relaxantes, que foram testados em pacientes com depressão e Alzheimer.

O movimento repetitivo que fazemos ao pintar uma mandala e a concentração de que precisamos podem nos ajudar a estimular o lado esquerdo do cérebro e a nos livrar do estresse, ansiedade e fobias.

4. Tricô

Tricotar é uma atividade que pode produzir efeitos semelhantes aos da meditação, porque combinar um movimento mecânico, repetidas vezes sem conta, com precisão e sem perder a concentração, resulta em um estado de relaxamento atento, que permite a você se concentrar apenas no presente.

Você também pode estar interessado(a) em fazer crochê. No artigo  Crochê: pontos para iniciantes , nós contamos a você como fazê-lo.

5. Fazer esculturas de plastilina (massa de modelar)

Amassar massa de modelar é realmente relaxante e nem todo mundo sabe como é fácil fazê-la. Para isso, você só precisa misturar bem 1 xícara de farinha branca com ⅓ xícara de sal fino e ⅓ xícara de água fria, e adicionar óleo em pequenas quantidades até atingir a consistência desejada. Quando a massa estiver pronta, você pode dividi-la em quantas partes desejar, adicionar cores de corante líquido a cada uma delas, continuar a amassar e pronto!

Agora, você só precisa moldar a plastilina e fazer figuras. Para dar formas e relevos, pode ajudar um palito ou outro utensílio que você tenha à mão. Em breve você verá os efeitos relaxantes desta atividade. Você também pode ter uma bola de plastilina ao seu lado enquanto trabalha ou quando se sentir estressado e simplesmente amassá-la, o que ajudará a liberar a sua ansiedade.

Além das atividades antiestresse bem conhecidas, como ioga, meditação, exercícios cardiovasculares ou exercícios respiratórios, a arteterapia pode ser uma fonte incrível de alívio, que relaxa e libera a tensão.

Quando tentar qualquer uma dessas atividades, lembre-se de que o mais importante não é o resultado final, mas, sim, o processo. Concentre toda a sua atenção no que está fazendo e verá que o artesanato pode funcionar como um antidepressivo natural e até, de acordo com especialistas, pode nos proteger do envelhecimento! O que você diz disso?

Recomendamos que você visite nossa seção de Artesanatos,  para encontrar uma grande variedade de cursos com técnicas divertidas que ajudarão você a relaxar.