É hora de retomar aquele seu projeto!

Brasil 29 de Marzo del 2020

user

Manoel Silveira

É hora de retomar aquele seu projeto! É hora de retomar aquele seu projeto!

Você não sabe mais o que fazer nestes dias de isolamento? Se você é um(a) daqueles(as) que já viu vários filmes, acabou de assistir a todos os seriados pendentes e agora está procurando algo diferente para fazer, chegou ao artigo certo.

Sabemos que trabalhar em casa pode ser cansativo, principalmente no contexto em que nos encontramos. Adaptar-se a uma nova maneira de trabalhar não é fácil. Então, ir às plataformas de entretenimento para limpar a mente torna-se repetitivo. E se examinarmos outras opções?

Lembre-se que, se você estiver em casa, isto é devido ao surto de COVID-19, e não porque está de férias. Portanto, se você considera que pode realizar outras atividades mais detalhadas, como avançar na sua tese ou montar um projeto, por que não tentar?

Pelo contrário, se o que você precisa são atividades menos exigentes — porque já está suficientemente estressado(a) devido à quarentena — é melhor optar pelas mais flexíveis, como estudar os cursos gratuitos que temos todos os dias, criar seu portfólio ou otimizar o seu perfil do LinkedIn. A ideia é fazer algo que nos mantenha focados, sem negligenciar nossa saúde mental.

Neste artigo, recomendamos algumas atividades que você pode iniciar ou continuar. Escolha um para conhecer e começar a trabalhar!

Você já conhece nosso Guia de Trabalho Remoto? Faça o download gratuito aqui

1. Retome sua tese

"Como você está indo com a sua tese?" É a pergunta que muitas vezes assombra todos aqueles que ainda não foram capazes de terminá-las. Diz a lenda que nenhum aluno de tese pode tolerá-la, especialmente se meses (ou até anos) se passaram e apenas 20% avançaram. Se você considera que essa atividade é uma boa opção para você, aqui estão algumas dicas para que a retomada não seja tão complicada:

- Organize seu tempo. Passe algumas horas todos os dias em sua tese. Por exemplo: depois de trabalhar em casa, tire uma hora de folga. Desta forma, você estará mais atualizado(a) para retornar à área de trabalho e avançar na sua pesquisa.

- Estabeleça um espaço de estudo adequado. Posso avançar minha tese deitado(a) na cama? Parece tentador, mas não é a coisa certa. É importante que você use uma mesa e cadeira, para poder escrever corretamente.

- Leia-a antes de continuar. Se você teve que deixar sua tese por um longo tempo, é melhor lê-la antes de começar a escrever. Isso ajudará você a atualizar alguns detalhes e a detectar alguns possíveis erros no texto.

- Do simples ao complexo. Comece pelo menos difícil. Por exemplo: o índice, a bibliografia ou o resumo.

2. Escreva uma história ou livro

Por que não começar a escrever hoje a história de ficção científica ou de horror que você sempre disse que "um dia" iria escrever? É hora de você abrir um documento no Word ou no Google Drive e começar a ensaiar o início da sua primeira história.

Você também pode fazer exercícios de escrita criativa, o que é uma boa maneira de desenvolver sua escrita. Por exemplo:

- Peça a alguém para lhe dizer uma palavra e tente escrever uma pequena história ou poema que inclua essa palavra.

- Pegue um cartão-postal ou fotografe e escreva uma história com base no que você vê na foto e em como se sente.

E se você é um(a) daqueles(as) que escreveu histórias ou poemas sem parar nos últimos meses? Por que não pensar em um futuro livro?

3. Crie seu portfólio

É importante que, independentemente de sua experiência e profissão, você tenha um portfólio, ou seja, uma coleção de documentos de trabalho e de projetos pessoais.

Você pode recorrer a muitas plataformas para criar seu portfólio: Behance, Carbonmade, Dribbble e WordPress.

Recomendamos que você capriche na redação ao descrever seus projetos, bem como na qualidade das peças visuais ou audiovisuais. Imagens borradas podem ser tomadas como descuido ou falta de profissionalismo.

Obtenha uma assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

4. Estude um dos muitos cursos on-line

Devido à grande variedade de cursos on-line, você certamente não saberá qual escolher. É recomendável que você faça um curso que realmente lhe interessa, para melhorar seu perfil profissional, destacar seu lado mais criativo ou para aprender outro idioma.

Você sabia que o Crehana abriu cursos gratuitos para você? Descubra como acessá-los neste artigo.

5. Construa um projeto

Se há um projeto que você sempre quis fazer, por que não transferi-lo para o Word? Você não precisa finalizá-lo de imediato, mas talvez possa esboçar algumas ideias ou fazer uma lista das ferramentas e recursos necessários.

É um site, uma ilustração ou um vídeo? Comece pequeno.

Um e-book de Tendências 2020 que você pode ler em 5 minutos

6. Otimize seu perfil do LinkedIn

É uma tarefa viável. Você está pensando em mudar de emprego? Nesse caso, como diria o mestre Yoda, você deve atualizar seu perfil do LinkedIn. 


A que exatamente estamos nos referindo? Para colocar uma melhor descrição sobre você, adicione uma habilidade que adquiriu recentemente, faça o upload das suas últimas certificações ou adicione conteúdo multimídia à sua experiência (vinculando documentos, imagens ou vídeos).

Que outra atividade além de assistir à Netflix você recomendaria? Você sabe, escolha uma tarefa ou objetivo que seja alcançável para você. Se você se esforçar demais durante esse período de isolamento, isso poderá prejudicar a sua saúde. Procure opções rentáveis e flexíveis sempre que possível.

 

 

Recomendados para ti