Novos tipos de trabalho: remoto x presencial?

Última actualización 29 de Octubre del 2020

user

Alejandra Mujica

Novos tipos de trabalho: remoto x presencial? Novos tipos de trabalho: remoto x presencial?

Os novos tipos de trabalho se tornarão tendências neste 2020-2021. Quem imaginaria que as empresas, com capacidade de se reinventar e se adaptar a novas modalidades de trabalho, seriam as que sobreviveriam ao primeiro trimestre deste ano.

É importante que você e sua empresa saibam o que o mercado de trabalho lhes oferece e como a modalidade mista de trabalho é uma excelente opção de adesão à mudança.

Empresas como a JPMorgan, anunciaram que 50% de seus funcionários retornarão aos escritórios, marcando as mesas com placas verdes e vermelhas para indicar onde eles podem se sentar. Vamos falar sobre essa e outras tendências neste artigo.

Índice

1. O que é trabalho remoto?

2. Autogestão no trabalho

3. Como será o trabalho no futuro?

4. Forma de trabalho presencial: continuará em vigor?

5. Mercado de trabalho: como as grandes empresas estão liderando estas mudanças?

6. Trabalhar em casa: autorreflexão

7. Profissões do futuro: como serão?

8. Novos tipos de trabalho: modalidade mista

O que é trabalho remoto?

trabalho remoto é a prestação de serviços  realizado por um(a) trabalhador(a) que se encontre fisicamente em casa ou no local onde estiver devido ao isolamento pela pandemia. Esta prestação de serviço é efetuada através de equipamentos informáticos (internet, telefonia, etc.), bem como qualquer outro elemento que permita o correto desenvolvimento do trabalho.

Fatores a serem considerados para o trabalho remoto:

✅Determinar quem, pela natureza do seu trabalho, pode executá-los sem ter que estar fisicamente no local de trabalho.

✅Identificar e priorizar trabalhadores considerados na faixa etária de risco para a realização de seus trabalhos à distância.

✅Analisar a situação em que os trabalhadores podem se encontrar como resultado da não aplicação de trabalho remoto e como isto aumenta o risco de serem infectados com o COVID-19.

Autogestão no trabalho

Há alguns anos, os trabalhadores eram avaliados apenas nas tarefas que realizavam, pois estavam empenhados apenas em cumprir ordens. Atualmente, as empresas esperam muito mais de seus colaboradores, e uma das características mais valorizadas é a iniciativa de propor ideias e enfrentar novos desafios.

Autogestão pessoal

Nesse contexto, a autogestão ajuda a desenvolver esse potencial nos colaboradores e a melhorar sua produtividade no ambiente de trabalho. Esta prática pode ser definida como a capacidade do(a) trabalhador(a) de tomar suas próprias decisões e escolher a melhor forma de realizar seu trabalho.

Algumas das vantagens da autogestão são:

☑️Autonomia: à medida que os funcionários têm mais liberdade para propor ideias, se sentirão mais motivados para fazê-lo. Isso os ajudará a se sentir realizados por serem considerados parte fundamental na tomada de decisões da empresa.

☑️ Compromisso: quando um(a) trabalhador(a) é autônomo(a) em seu trabalho, ele(a) desenvolve um maior comprometimento sendo responsável pelo sucesso ou fracasso de seu trabalho.

☑️Produtividade: esta técnica ajuda a melhorar o desempenho, pois é o(a) próprio(a) funcionário(a) quem define os prazos para a realização do seu trabalho. A autogestão permite que se organize de acordo com suas possibilidades e tempo para terminar todas as tarefas do dia.

 

Como será o trabalho no futuro?

O teletrabalho ou trabalho remoto não é "o novo normal", mas um período totalmente único e desafiador.

Mas também existem várias organizações que estão considerando alternar com o trabalho remoto indefinidamente.

Existem muitas razões pelas quais esta nova forma de trabalhar está sendo considerada:

  • economia de tempo em viagens;
  • benefícios para pais que valorizam estar mais disponíveis para seus filhos;
  • maior flexibilidade na forma como os trabalhadores estruturam seus dias de trabalho.

 

teletrabajo computadora mujer

Imagem: Freepik

Em uma pesquisa realizada pela agência de comunicação da Forbes para grandes corporações internacionais, 78% dos entrevistados disseram que sua liderança será positiva em relação ao apoio a seus colaboradores para trabalharem remotamente, e quase 60% disse que suas empresas podem decidir eles não precisam de todo o espaço de escritório que possuem atualmente.

Independentemente dos trabalhadores estarem em uma empresa ou em suas casas, as pessoas e a cultura da organização continuarão a ser importantes como impulsionadores de engajamento. O que significa estar conectado hoje?, Nós contamos para você aqui.

Forma de trabalho presencial: continuará em vigor?

Na “nova” modalidade presencial, surgem novos protocolos que estão sendo utilizados para o retorno dos colaboradores às empresas — da reconfiguração dos espaços de trabalho e a assistência aos controles de temperatura, ao uso de máscaras.

As pessoas acham mais fácil colaborar pessoalmente, e trabalhar cara a cara também ajuda a construir a confiança que criaram com seus colegas de trabalho.

A perda dessas conexões de trabalho pode afetar um compromisso de trabalho remoto estendido.

Uma das razões pelas quais muitos funcionários gostam muito do trabalho de escritório é a camaradagem e as amizades que podem ser criadas em um ambiente de trabalho saudável.

De acordo com a consultoria Gallup, ter amigos próximos no trabalho resulta em maior desempenho e lucratividade, além de comprometimento.

Como implementar estratégias de bem-estar no trabalho remoto? Aqui nós contamos a você.

personas trabajando reunion

Imagem: Freepik

Mercado de trabalho: como as grandes empresas estão liderando estas mudanças?

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, compartilha esta mensagem: “É importante capacitar cada pessoa e cada organização para realizar mais. Nós nos esforçamos para criar oportunidades locais, crescimento e impacto em todos os países do mundo”. Parte da estratégia de liderança que a equipe de Satya gerencia é o empoderamento de cada pessoa da equipe por meio da criação de oportunidades para as pessoas de suas comunidades.

No novo mercado de trabalho, cada organização deve definir uma estratégia para melhorar o relacionamento com seus atuais trabalhadores.

Chuck Robbins, o CEO da Systems Inc, é mais um exemplo para buscar inspiração nestes tempos. A missão de sua empresa era "moldar o futuro da Internet criando valor e oportunidades sem precedentes para seus clientes, sócios, acionistas e funcionários". Mas, agora, o objetivo de sua empresa evoluiu para "promover um futuro inclusivo para todos, começando com seu público interno".

mujer-computadora-escritorio

Imagem: Freepik

É importante, como líder, fazer a si mesmo(a) perguntas como: "Isto beneficia meus colaboradores? Que estratégias posso fazer para que trabalhem felizes e motivados?"

Prepare-se para a liderança do futuro com o webinar de liderança com Genaro Mejía.

Agora é a hora de cada líder empresarial definir como alcançará seus novos objetivos de maneira ética, empática e responsável.

Esta é uma oportunidade de reimaginar nossa missão, produtos e práticas.

Trabalhar em casa: autorreflexão

É importante que você e sua equipe dediquem alguns minutos para autorreflexão diariamente, se decidiram trabalhar em casa.

Pense em como você se comporta e como se relaciona com os outros. Temos certeza de que não há melhor teste do que o trabalho remoto para ver como você administra seu tempo e como se coordena com seus colaboradores.

Benefícios do trabalho remoto para aprender a gerenciar a produtividade:

  1. Você pode trabalhar por longos períodos de tempo com menos interrupções.
  2.  Você pode bloquear seu calendário para projetos que considere essenciais.
  3.  A confiança é o componente mais importante. Não monitore ou rastreie funcionários que usam tecnologia. As avaliações devem ser baseadas no trabalho apresentado.
  4.  Não tente recriar o ambiente do escritório. Avalie a maneira como todos trabalham. Essa é uma oportunidade de fazer as coisas de forma diferente. Pense fora da caixa.
  5. Suas reuniões devem ser orientadas para a ação e focadas nas decisões que precisam ser tomadas ou nas contribuições que precisam ser coletadas.
  6. Considere como os outros preferem se comunicar e pense nas ferramentas certas para as conversas.
  7. Familiarize-se com as ferramentas de colaboração: Google, Basecamp, Slack, Zoom, e use-as ao trabalhar com sua equipe.

 

laptop-videollamada-persona

Imagem: Freepik

Profissões do futuro: como serão?

Os trabalhos do futuro, para empresas que decidiram centralizar seus espaços de trabalho, serão projetados de forma que as pessoas possam trabalhar juntas enquanto permanecem fisicamente separadas.

A maioria das organizações esquecerá os layouts de plano aberto e locais de trabalho compartilhados e aumentará os espaços de trabalho virtuais em escritórios, voltando para cubículos e espaços fechados.

A Cushman & Wakefield decidiu redesenhar o seu local de trabalho e o fez com a criação de um "escritório de 2 metros". Este é um desenho conceitual de como seriam os espaços das empresas quando regressássemos ao trabalho.

A regra de 2 metros (6 pés) em escritórios:

imagen-pasos-trabajo

Imagem: CushmanWakefield

Além disso, os escritórios irão implementar locais para controles diários de temperatura. Os serviços de telemedicina oferecidos no trabalho aumentarão à medida que as empresas reconhecerem o valor do atendimento remoto.

A General Motors,anunciou que os funcionários que retornam a determinadas fábricas devem usar equipamento de proteção individual (EPI), que passará a fazer parte do uniforme oficial de trabalho.

Atualmente, mais da metade das empresas de alimentos, construção e serviços de manufatura estão permitindo que os funcionários usem EPI no uniforme — isto inclui luvas e máscaras faciais.

Num futuro próximo, não só os cuidados médicos serão essenciais no local de trabalho, mas também a presença de profissionais de saúde mental se tornará um quadro permanente.

Um(a) bom(boa) líder de RH pode reinventar uma empresa, mas um(a) grande líder pode fazer a força de trabalho superar uma crise. Como fazer isto? Cuidando de seus funcionários.

Conheça as novas tendências em capacitaçãoneste artigo.

Novos tipos de trabalho: modalidade mista

Há grandes mudanças que nos dão um curso intensivo de como devemos lidar com as novas formas de trabalhar e, hoje, estamos passando do trabalho remoto para o retorno aos escritórios. Mas como nos adaptamos a isso? Modo misto!

Ao alcançar uma comunicação interna forte junto com o suporte de tecnologia, pode-se continuar a apoiar a cultura, a visão e os valores, reconhecendo os funcionários e criando oportunidades para conexões significativas.

Estamos entrando em uma nova era em nossa história, e as organizações têm a oportunidade de atualizar a missão, os produtos e as práticas de suas empresas durante esta transição de trabalho.

trabajo-equipo-reunion

Imagem: Freepik

As novas organizações podem achar difícil criar uma cultura corporativa de forma remota. Por isso, é necessário que as equipes se reúnam pessoalmente. Os espaços de escritórios irão evoluir e adaptar-se ao ambiente atual. Ambientes de trabalho abertos serão substituídos por divisões que mantêm o distanciameto.

O local de trabalho evoluiu e novas formas de trabalhar são as que permanecerão no futuro próximo. É hora de se reinventar!

Recomendados para ti