Hygge: o conceito dinamarquês que você vai querer aplicar durante a quarentena

Brasil 04 de Abril del 2020

user

Manoel Silveira

Hygge: o conceito dinamarquês que você vai querer aplicar durante a quarentena Hygge: o conceito dinamarquês que você vai querer aplicar durante a quarentena

A Escandinávia é considerada uma das regiões mais prósperas do Planeta e, em estudos que tentam explicar as taxas de felicidade, a Dinamarca tende a estar no topo. Qual é o segredo dos dinamarqueses para serem felizes em um país com dias curtos e invernos rigorosos?

Além da estabilidade econômica e da eliminação gradual das desigualdades sociais, talvez a chave esteja na vida cotidiana ou na maneira como lidam com o meio ambiente.

Você já conhece nossa nova seção Trabalho Remoto? Descubra aqui

Hygge (você pode ouvir sua pronúncia aquí) é uma palavra que não tem tradução. É interpretado como "acolhedor", mas é mais complexo que isso. Para os dinamarqueses, significa, antes, uma atitude diante da vida.

Hygge pode ser:

- Uma boa refeição com a família ou amigos à luz de velas.

- Fazer um quebra-cabeça.

- Ler um bom livro embrulhado(a) em um cobertor.

- Sentar-se para tomar uma bebida quente em frente à lareira.

A ideia é relaxar, esquecer qualquer coisa que possa perturbar a tranquilidade e desfrutar dos prazeres simples da vida.

Este termo, que funciona também como um substantivo, adjetivo, verbo e advérbio, surgiu de uma palavra norueguesa que significa "bem-estar". Para ir além do significado, preparamos 6 pontos essenciais para você colocar em prática em casa.

 A educação não para! Torne-se um membro Premium aqui

Encontre o momento certo

Tente planejar o seu dia para que você tenha tempo para dedicar-se a si mesmo(a) ou às pessoas que mais ama.

E quanto aos espaços livres e arejados?

Tente se livrar das coisas que você realmente não precisa e limpe seus espaços. Isso ajudará você a se concentrar no essencial.

Evite qualquer coisa que possa interferir nessa tranquilidade

Seja gentil consigo mesmo(a) e com os outros, e tente evitar tópicos que possam causar conflitos ou pensamentos que causem tristeza. Tente se concentrar no presente e em fazer algo que lhe dê algum tipo de satisfação

Sozinho(a) ou acompanhado(a) por poucas pessoas!

Às vezes é melhor ficar sozinho(a) ou com um pequeno grupo de pessoas, mas será importante que você se sinta à vontade com o caminho que escolheu. São pessoas que fazem você se sentir bem? É o mais básico e importante.

Tu luminación tiene que ser adecuada

Uma lareira seria ideal, mas se você não tiver uma, acenda algumas velas. Velas nunca podem faltar para torná-lo(a) hygge!

Crie uma atmosfera agradável

Talvez o essencial do(a) hygge seja ter alguns objetos (um disco, um chá, uma vela, uma cadeira confortável, um cobertor) para criar o espaço e o momento certo para relaxar a mente.

Olhe ao seu redor e junte os elementos que fazem você se sentir quente e com bem-estar. Use-os no seu próximo momento Hygge!

Dar uma longa caminhada com seu cão ou exercitar-se também pode ser hygge. Embora também possa ser praticado ao ar livre, recomendamos que você aproveite esses dias de reclusão para transformar sua própria casa em um espaço aconchegante, onde você pode compartilhar as coisas de que mais gosta sem se preocupar, e colocar em prática o segredo dinamarquês da felicidade.

Baixe gratuitamente nosso manual de Pausas ativas para o seu home office

 

Em momentos de incerteza, podemos sentir ansiedade ou impaciência, mas talvez essa abordagem para coisas pequenas sirva como uma maneira de enfrentar as adversidades e aprender algo sobre você e seu ambiente mais imediato.

Continuamos a acompanhá-lo(a) na seção Trabalho Remoto, onde você pode encontrar artigos, webinars, podcasts e cursos abertos todos os dias, para que sua educação não pare.

Recomendados para ti