Gerencie suas reuniões virtuais como esses líderes famosos

Gerencie suas reuniões virtuais como esses líderes famosos

Última actualización 6 de Julio del 2020Tiempo de lectura: 7 min.

Manoel Silveira

Em tempos de crise, surgem oportunidades para que você possa gerenciar suas reuniões virtuais com sucesso. Siga as práticas que os famosos líderes do Facebook, LinkedIn e Slack aplicam junto às suas equipes.

Você sabia que a equipe do LinkedIn encontrou as maneiras mais criativas de trocar e se conectar com suas equipes nas reuniões virtuais? Eles criaram uma sala de recreação virtual com jogos on-line e também foram incentivados a realizar sessões de meditação e mindfulness.

A comunicação é uma ferramenta fundamental e você e sua equipe precisam aprender a se adaptar ao ambiente digital e superar os desafios do trabalho remoto.

Tire o máximo proveito de suas reuniões digitais, aplicando e usando as técnicas e ferramentas desses famosos CEOs para gerenciar de maneira otimizada e produtiva as reuniões virtuais com sua equipe. Anote!

Desenvolva um DNA digital com o Crehana para Empresas

mujer facebook like

Foto: Freepik

O Facebook e suas reuniões eficazes

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, decidiu tomar medidas interessantes para que seus colaboradores possam trabalhar remotamente em casa e também incentivar a contratação de outros trabalhadores remotos.

As ferramentas para reuniões virtuais que eles costumam usar são chats por vídeo no Facebook, Workplace para empresas e eles já estão desenvolvendo um hardware de realidade virtual e aumentada que os fará se sentir mais presentes e próximos do que nunca.

Contamos sobre mais iniciativas deste famoso líder:

No Meeting Wednesday

Essa atividade consiste em incentivar os colaboradores do Facebook a trabalharem em casa e esquecer as reuniões físicas e virtuais todas as quartas-feiras do ano. Esta medida de trabalho permite que os trabalhadores de Mark Zuckerberg sejam mais produtivos nesses dias, concentrando-se em concluir suas tarefas em menos tempo e sem reuniões que prolongam o horário de trabalho.

Facebook lanzó Messenger Rooms

O Messenger Rooms é a nova plataforma do Facebook, que permite aos usuários criar salas de videoconferências gratuitamente, com um máximo de 50 pessoas e sem limite de tempo!

As pessoas precisavam sentir que tinham as mesmas oportunidades de trabalhar remotamente e não apenas nos escritórios. Quando um dos líderes mais famosos do mundo lançou o Messenger Rooms, isso motivou seus funcionários a participar e interagir em reuniões virtuais, sentindo-se mais produtivos, divertidos e eficientes.

Assim como Mark, convidamos você a se perguntar o seguinte: como vou projetar os processos para o trabalho remoto em casa? Como quero que as reuniões virtuais funcionem? Que oportunidades terão as pessoas que desejam crescer profissionalmente?

Se você já começou a questionar o que o líder do Facebook menciona, está no caminho certo.

Como são as reuniões on-line no LinkedIn?

Consultas virtuais

Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn, tem um grupo de líderes que resolvem as dúvidas e consultas virtuais de seus funcionários, com total transparência e compreensão, por meio de conversas em chat e reuniões virtuais chamadas Ask Me Anything (AMAs).

O líder do LinkedIn está definitivamente vários passos à frente, ajudando os membros de sua equipe a se sentirem conectados à missão da empresa. Seu objetivo é manter a cultura viva, seja no escritório ou em qualquer local de trabalho remoto.

Atividades virtuais

Vários gerentes e líderes da organização descobriram as maneiras mais criativas de criar momentos de intercâmbio e conexão com suas equipes realizando atividades virtuais: uma equipe criou uma sala de recreação virtual com jogos on-line e também um muro virtual de gratidão.

Outro trabalhador organizou sessões de meditação e mindfulness, e um líder executivo do LinkedIn se animou a publicar vídeos curtos sobre como assar e preparar deliciosas sobremesas em casa. Estes são os novos happy hours virtuais!

Dicas para reuniões eficazes de acordo com o LinkedIn

A equipe de Ryan Roslansky lançou essas dicas para reuniões de trabalho eficazes que ajudarão você a gerenciar reuniões digitais com sua equipe.

Comunicação fluida

Sua primeira reunião digital do dia deve ser com sua equipe executiva. Roslansky recomenda implementar essas reuniões diárias, pois elas podem garantir o alinhamento transversal e também manter a liderança como equipe por meio de uma comunicação fluida.

Pesquisa on-line anônima

É importante saber como os funcionários se sentem. Uma ou duas vezes por mês, é feita uma pesquisa on-line anônima sobre como se sentem na organização, se dispõem dos recursos e do apoio necessários para desempenhar remotamente suas funções.

Aplicar essas dicas básicas é o primeiro passo para gerenciar e implementar de maneira otimizada uma reunião digital com a sua equipe. Você pode aprender mais sobre como realizar reuniões eficientes em casa neste artigo.

personas logo linkedin

Foto: Freepik

Certifique-se de que sua equipe tenha todas as ferramentas necessárias para as reuniões virtuais: laptops, Internet e um local onde possam trabalhar tranquilos ajudará o trabalho colaborativo.

Como o Slack lida com suas reuniões on-line?

Líderes famosos como Stewart Butterfield, CEO da Slack, sempre mantêm a energia, o foco e a determinação com sua equipe, seja em reuniões presenciais ou por teletrabalho.

A equipe de Stewart sempre se concentrou em trabalhar junta; tem um claro senso de propósito, objetivos compartilhados e o apreço e a valorização de seu trabalho. Tudo isto nasce de uma genuína inspiração colaborativa que eles praticam com sucesso em suas reuniões virtuais.

pantalla chat slack

Foto: Slack

Preparados para o teletrabalho

Falamos um pouco sobre qual é a filosofia de uma reunião eficaz, segundo o líder do Slack. A primeira coisa que você deve ter em mente é que os membros da sua empresa precisam estar preparados para mudanças inesperadas, poderem mover-se rapidamente e escalar estrategicamente.

Todas o negócio e as comunicações digitais funcionam assim: as reuniões acontecem na plataforma Slack.com, possuem um canal para cada projeto, iniciativa ou eventos dentro da aplicação e, antes de iniciar uma reunião on-line, todos já conhecem as últimas atualizações, resultados, pendências, etc.

Metodologias ágeis

O líder do Slack sempre investiu em uma cultura de comunicação forte e disciplinada, e suas reuniões de trabalho são um ótimo exemplo. Apresentações longas foram descartadas, para priorizar os temas e simplificar os encontros em 22 minutos.

Os horários das reuniões também foram adaptados ao trabalho remoto. A política que eles têm é mais flexível, pois trabalhar em casa implica adicionar novas responsabilidades e desafios reais

Como o Crehana para Empresas ajuda sua equipe

Motivação da equipe

Stewart nos deixa uma reflexão sobre a importância da motivação entre os membros da equipe:

Trabalhar remotamente é criar uma oportunidade para você, como líder, e sua equipe serem mais ágeis. Assumir as mudanças que pareciam intimidadoras, reimaginar como seria a cultura organizacional, repensar também sobre planos de trabalho e a produtividade, aprender a corrigir rapidamente erros e buscar reposicionar sua empresa como parte do crescimento futuro.

Por fim, com os conselhos desses líderes famosos, para gerenciar com êxito suas reuniões virtuais, você pode dizer adeus a horas improdutivas e dar boas-vindas a estas ferramentas e técnicas que irão aprimorar seu relacionamento com sua equipe e expandir seus negócios no mercado.

Você gostaria que ajudássemos a criar estas experiências digitais na sua empresa? Saiba mais sobre o Crehana para Empresas E vamos colaborar juntos!

Temos um Guia de Trabalho Remoto. Você conhece? Faça o download gratuitamente

También podría interesarte