Decluttering: como otimizar meus espaços de trabalho?

Brasil 02 de Abril del 2020

user

Manoel Silveira

Decluttering: como otimizar meus espaços de trabalho? Decluttering: como otimizar meus espaços de trabalho?

Todos aspiram ter um ecossistema laboral no qual desfrutamos de nossas ideias e projetos que avançam constantemente. Mas o que acontece quando não temos sucesso e bloqueamos criativamente e nossa produtividade diminui?

Eu descobri que investia quase a metade do meu tempo procurando arquivos, referências e ferramentas antes de trabalhar em uma apresentação. Qualquer distração era mais forte que meus prazos estabelecidos e quando meus níveis de estresse e ansiedade chegaram ao seu pico mais alto, senti que já não podia continuar com meus propósitos a um bom ritmo.

O decluttering se apresenta como um conceito muito anglo-saxão e divertido, seu significado em português se aproxima to seguinte: reservar um espaço para mantê-lo limpo e ordenado. Psicologicamente é muito terapêutico e efetivo. Depois de aplicá-lo você sentirá que conseguiu algo importante e que tem um controle maior sobre seu espaço de trabalho. 

 

Como aplicar um bom decluttering

1. O que já não tem valor ou uso em sua gaveta tem que jogar fora

Então você trabalha em casa, o tempo que gasta escolhendo a roupa que irá vestir para começar seu dia deve ser o mínimo. Otimizar seu closet te permite também poupar dinheiro se está pensando em renovar seus equipamentos a longo prazo ou adquirir uma licença de software nova.

2. Não maquiemos tanto nossa área de trabalho, podemos sistematizar

Por mais bonito que seja esse enfeite novo que te deram de aniversário será uma carga extra de limpeza pra você. Pense que dentro de algum tempo pode ser que já não te chame mais a atenção e seja mais um objeto de acumulação. É mais fácil organizar sabendo que está agrupando suas coisas por categorias.

Imagina ter um espaço só para a óptica de seus equipamentos, outro para seus cabos e acessórios, e assim até que cada objeto tenha sua própria casa. Mantenha todas as gavetas organizadas, pois o que está mais a vista e não é essencial para trabalhar tende a se mexer e se desorganizar com mais facilidade que o resto.

3. O digital não morde, a tecnologia pode ser sua maior aliada

Não tenha medo de organizar suas anotações, datas e horários em plataformas mais eficientes que não ocupam espaço em sua área de trabalho. Por exemplo: sabia que seu post it pode ser trocado pelo checklist em um aplicativo?

Apoie-se em um disco externo (como backup) para os arquivos que não voltará a usar, como screenshots, downloads desnecessários e arquivos duplicados. Assim você libera mais espaço para seus projetos e seu dispositivo terá um rendimento melhor.

Sua área de trabalho é importante. Siga estas dicas, avalie como se sente e cheque se seu ritmo de trabalho melhorou depois disso. Lembre-se de que você é o usuário final e o mais importante. Isso faz parte de amar e inovar a si mesmo.

Aprenda como dominar seu dinheiro com o curso Finanças Pessoais para Freelancers

Está pronto para otimizar sua organização e produtividade com a ajuda do decluttering? Por que não se dedicar melhor a seu empreendimento? Dê uma olhada neste curso “Empreender como freelancer” que temos para você. Até a próxima!

Recomendados para ti