Home Blog/ Brasil/
Brasil
7 ideias para sincronizar com sua equipe remota7 ideias para sincronizar com sua equipe remota

7 ideias para sincronizar com sua equipe remota

Juliane Angeles - 09 Jun 20

Articulo

7 min.

Depois de três meses de trabalho com sua equipe remotamente (em alguns casos, há quase dois), chegou o momento de refletir sobre esta modalidade de trabalho: realmente está funcionando na sua empresa? Ou você sente que eles começou bem, mas, de repente, você e sua equipe remota pararam de seguir o mesmo ritmo?

Você provavelmente está se perguntando "o que fazer?" Acima de tudo, se durante esse período, você se preocupou em estabelecer uma comunicação diária e fornecer-lhes as ferramentas apropriadas para que possam realizar suas tarefas e alcançar seus objetivos.

Faça o download do nosso webinar sobre liderança

Lembre-se que trabalhar em casa não é fácil. Talvez sua equipe se sinta esgotada e dedique mais horas ao trabalho do que deveria ou tenha caído na rotina de conectar-se de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 5 da tarde "apenas para trabalhar". Em outras palavras, o que costumava entusiasmá-los e parecia ser uma oportunidade para enfrentar novos desafios juntos foi reduzido a reuniões estritamente de trabalho e a uma lista de objetivos.

Então, como voltar a estar em sintonia com a sua equipe?

Talvez seja necessário que eles se divirtam um pouco e compartilhem interesses além do que diz respeito ao trabalho. E não estamos nos referindo a deixar o trabalho de lado, mas a transformar a maneira de trabalhar remotamente. Para deixar para trás a ideia de que estamos conectados apenas para trabalhar, como se cada um estivesse em uma ilha e fosse impossível saber como está o outro.

Mas temos boas notícias. Embora possa não pareça, existem maneiras de fazer com que uma equipe remota volte a estar em sintonia. Estas são algumas ideias.

Mude a maneira de sua equipe aprender com o Crehana Empresas

1. A "como vai você?" vale mais que mil palavras

Que tal começar reuniões individuais com uma pergunta pessoal? É muito melhor do que começar diretamente com o relatório de resultados ou o status da semana. Uma pergunta tão simples como "Como vai você?" ou "Como foi a sua semana?" tornará a comunicação com seu interlocutor mais atualizada, espontânea e amigável.

Talvez nessa breve conversa sobre questões não relacionadas ao trabalho surja uma anedota engraçada ou a recomendação de uma série. Estes tipos de perguntas ajudarão você a "quebrar o gelo" na tela e a lembrar sua equipe que você é um(a) líder que sabe ouvi-los.

2. Ria com sua equipe

Se durante uma reunião virtual ocorrer uma situação inesperadamente risível ou se um membro da equipe disser algo engraçado, ria com sua equipe. Muitos líderes acreditam que o riso mostra-os como irresponsáveis ou diminui a autoridade; então, decidem permanecer sérios e rígidos o tempo todo.

Alguns(mas) até descrevem esses momentos espontâneos como "comportamentos incorretos" e expressam sua desaprovação de maneira autoritária na frente de toda a equipe.

O que eles(as) não sabem é que algo tão cotidiano quanto o riso pode melhorar o relacionamento com suas equipes.

Lembre-se: rir com sua equipe não o(a) tornará menos líder, mas mais humano(a).

Foto: Google Duo

3. Crie canais para interesses pessoais

O trabalho remoto não seria possível sem as ferramentas colaborativas. Mas você sabia que também pode usá-las para que a sua equipe se divirta um pouco? Que tal criar um canal para os membros da sua equipe interagirem em um nível pessoal?

Por exemplo, um canal dedicado para falar sobre música, filmes, livros ou animais de estimação. Todos têm algo a dizer e compartilhar. Convide-os a participar.

4. Organize pausas ativas em equipe

As pausas ativas são necessárias para manter sua equipe saudável. Lembre-se de que ficar sentado por várias horas e em frente ao computador pode causar algum mal estar físico ou estresse. Por que não fazer pausas ativas com sua equipe remota?

O mais recomendável é fazer uma pausa de 5 minutos a cada 45 minutos. O que esses intervalos de tempo incluem? De exercícios respiratórios e pausas mentais, até a jogos curtos.

Se você quiser saber como implementar essas interrupções com sua equipe, recomendamos que reveja nosso Guia de pausas ativas para seu home office.

5. Abra um canal para postar fotos

Se na sua empresa usam Slack ou Trello, você poderia abrir um canal exclusivamente para compartilhar fotos. Poderia definir desafios semanais. Por exemplo, compartilhando fotos de quando eram crianças, a melhor foto com seu animal de estimação ou um instantâneo das últimas férias.

 

Por exemplo, você sabia que com o aplicativo Arts & Culture do Google você pode aplicar as características de pinturas conhecidas às suas próprias imagens? Dos movimentos rotativos de Vincent van Gogh, aos traços surrealistas da mexicana Frida Kahlo. Poderia ser um desafio interessante para propor para a sua equipe. O que você acha?

Foto: Arts & Culture

6. Impulsione as reuniões "depois do trabalho remoto"

Sim, essa seria a versão on-line do "casual day". Embora estejamos em casa o dia todo, a sexta-feira continua sendo o dia favorito para reuniões fora do horário de trabalho. Talvez você possa propor uma videochamada em grupo toda última sexta-feira de cada mês.

Você não precisa necessariamente organizá-lo, talvez possa delegá-lo ao mais entusiasmado da sua equipe.

Por exemplo, plataformas como o Zoom permitem que você coloque fundos divertidos, e ferramentas como o Google Duo podem tornar esse tipo de reunião mais engraçada, graças a seus filtros e efeitos.

Foto: Google Duo

Se você deseja aplicar mais de uma ideia para fortalecer a harmonia com sua equipe, recomendamos que você a faça de maneira progressiva e informe-a com antecedência. Por outro lado, esse novo contexto é uma oportunidade para identificar as boas práticas de trabalho remoto. Por que não começar a aplicá-los com seus talentos? No Crehana para Empresas a equipe é nossa prioridade. Por isso, convidamos você a  conocer el plan que temos para você e sua equipe.