Home Blog/ Brasil/
Brasil
Noções básicas para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírusNoções básicas para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus

Noções básicas para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus

Manoel Silveira - 08 Abr 20

Articulo

7 min.

Estamos enfrentando uma situação de risco em questões de saúde pública em todo o mundo, o Coronavírus (COVID-19). Mas o que ele é?

Esta doença respiratória espalha-se quando uma pessoa infectada espirra, tosse e entra em contato direto com você. O vírus pode penetrar através dos olhos, nariz e garganta e tem a capacidade de sobreviver por várias horas em superfícies, tornando as mãos um poderoso meio de transmissão.

O risco de contágio e disseminação pode diminuir se tomarmos medidas de higiene continuamente e, na medida do possível, evitar sair de casa. Por isso, apresentamos aqui 5 itens básicos para minimizar o risco de contágio.

Lavagem das mãos

Nós sabemos que você já ouviu isto várias vezes, mas, acredite ou não, uma das maneiras mais fáceis de prevenir a infecção é lavar as mãos adequadamente. De acordo com as recomendações da UNICEF, para remover qualquer vestígio do vírus, não basta ensaboar e enxaguar rapidamente; o correto é molhá-las com água em abundância, aplicar sabão suficiente para fazer espuma, esfregar as mãos por, pelo menos, 20 segundos, enxaguar e secar com uma toalha de papel.

Na verdade, você encontra centenas de músicas que pode cantar enquanto lava as mãos — é uma maneira muito divertida de fazer isto. Aí, este momento passa muito rapidamente.

Invista em uma associação Premium e leve sua educação a outro nível

Como devo espirrar?

Outra medida que devemos tomar é cobrir a boca, de preferência com um lenço descartável, quando espirrarmos ou tossirmos. Se isso não for possível, a coisa certa a fazer é com a parte interna do cotovelo, flexionando o braço. Se você usar essa medida, lave as mãos imediatamente, impedindo a propagação de vírus.

Mantenha distância!

Embora possa ser difícil, é uma medida necessária. Evite beijar, dar as mãos ou abraçar. É importante que você fique longe daqueles que têm sintomas de resfriado ou gripe e, se tiver algum sintoma, isole-se até se recuperar.

Evite compartilhar itens pessoais, porque, embora pareça uma prática que não faz efeito, pode colocar a sua saúde em risco. Garrafas de água ou talheres podem ser os condutores do vírus. Dividir os talheres em casa? Pode ser um bom momento para fazer isto!

Desinfete as superfícies

Limpe as áreas da sua casa. Para isso, você pode usar álcool, cloro ou aerossóis que ajudam a eliminar o vírus, porque lembre-se de que o vírus sobrevive por várias horas em superfícies.

Você já conhece o nosso Guia de Alimentação Saudável? Faça o download gratuito aqui  

A prevenção é uma arma que está em suas mãos e, quanto mais você souber disso, mais fácil será cuidar da sua saúde.

Lembre-se de que, se você tiver sintomas como febre, tosse ou falta de ar, entre em contato com seu médico imediatamente para que ele possa avaliar você e descartar a possibilidade de ser Coronavírus. Você também pode entrar em contato com sua linha local em caso de emergência, tentando não sobrecarregá-la.

Na nossa seção Trabalho Remoto  continuamos a gerar vários artigos que podem ajudar você a lidar com sua quarentena e continuar aprendendo em casa. E, é claro, você pode se manter informado(a) sobre o COVID-19 através de fontes oficiais, como a Organização Mundial de Saúde. Até a próxima!