Home Blog/ Brasil/
Brasil
Uma graphic novel não é uma história em quadrinhos, certo?Uma graphic novel não é uma história em quadrinhos, certo?

Uma graphic novel não é uma história em quadrinhos, certo?

Manoel Silveira - 21 Jun 20

Articulo

7 min.

Cada vez que entro em uma livraria ou vejo um catálogo on-line, faço uma pergunta que tem feito até mesmo os leitores mais instruídos enlouquecerem. É o que estou lendo uma história em quadrinhos ou uma graphic novel?

E como na vida as respostas curtas e simples são o que as pessoas desejam com grande determinação, direi que sim. De certa forma, eles são o mesmo.

Além do comprimento de mais de 300 páginas ou da profundidade em que se aprofundam em um tópico sobre a condição humana, estas duas espécies retratam uma história a partir de vinhetas.

Você quer ilustrar uma narrativa? Este guia pode lhe interessar

Alguns argumentam que é devido à sua apresentação de um só volume que torna uma graphic novel completamente diferente de uma história em quadrinhos da DC ou da Marvel. Mas aí eu apresentaria Watchmen e como antes era apenas um compêndio publicado em volumes.

A verdade é que, além das categorias puramente de marketing atribuídas a um livro, a história em quadrinhos ou a graphic novel compartilham a paixão de retratar histórias únicas. Vou mostrar algumas dessas abaixo, e espero inspirar você a começar neste mundo.

MAUS: história de um sobrevivente

Sempre que você procurar recomendações sobre graphic novels, sempre, sempre, aparecerá Maus. É o mínimo, para ser considerado o gibi que ganhou o prêmio Pulitzer.

Maus retrata a vida de Vladek Spiegelman, contada por seu filho Art, que viveu o holocausto judeu na Alemanha nazista.

Pessoalmente, gosto muito deste livro pela dureza com que é narrado. Não se maquila nenhum tipo de relação, nem sentimentalismo paterno, não tenta reivindicar ou ser uma fonte de tranquilidade para o autor. Ao contrário, apresenta o sincero testemunho sobre o desejo de sobrevivência e as relações humanas.

Descubra todos os cursos de Ilustração e Desenho que temos para você

SAGA

Dado o debate anterior, Saga é o exemplo claro de inúmeras disputas de ser ou não ser uma a graphic novel ou uma história em quadrinhos. No entanto, isso está muito distante quando você começa a ler o trabalho de Brian K. Vaughan e Fiona Staples (ilustração). Além disso, esta é a melhor oportunidade para recomendá-lo e não deixarei passar.

A história retrata uma guerra civil espacial entre dois lados e o romance proibido de Alana e Marko, que acabaram de ter Hazel, sua filha. Embora pareça um Romeu e Julieta intergaláctico, Saga na verdade transmite arcos com personagens cruéis e carinhosos, que representam a fragilidade da condição humana: ninguém é completamente bom ou ruim. Com uma mistura entre Game of Thrones e Star Wars, esta obra sabe como se diferenciar completamente e despertar as preocupações da sobrevivência.

Será inevitável que você se apegue a um personagem e sofra ao longo do caminho.

Blankets

Blankets foi a primeira graphic novel que li e a mais rápida a terminar, apesar de ter mais de 500 páginas. Você saberá quando iniciar a primeira folha.

Este trabalho autobiográfico de Craig Thompson descreve a jornada de uma criança para a adolescência e o início da idade adulta sob a sombra cristã; o relacionamento dela com o irmão; o primeiro amor, e seu reconhecimento pessoal. É a narrativa de um jovem e seus problemas, mas com um nível de profundidade que perfura você com palavras e o abraça com empatia para continuar a entender cada passo que Craig dá.

Esta leitura mais do que obrigatória é necessária para conhecer o imaginário dos traumas que podem perseguir uma pessoa e a importância da presença da família.

Alan’s War

Este é um dos meus favoritos e que, infelizmente, não tem muita informação na Internet.

Alan’s War, escrita por Emmanuel Guibert,retrata a vida de seu grande amigo Alan Cope ingressando no exército na Segunda Guerra Mundial. É uma história honesta, cheia de anedotas e situações peculiares envolvidas nas atrocidades do momento em que é narrada, mas sempre dando a sensação de que o próprio Alan é quem conta sua história pessoal sem nenhum tipo de esquecimento.

Este romance, juntamente com Maus, é um exemplo claro de como, a partir do mesmo contexto, dois mundos completamente diferentes podem ser conhecidos com uma maneira única de narrar.

Dê uma chance a um destes livros e lembre-se da resposta de Neil Gaiman, depois de saber que ele só escrevia graphic novels:

“So as far as I can tell, it’s just a difference between being a hooker and a lady of the evening. Basically. The nice thing about calling them graphic novels is that people who can’t quite cope with comic books can cope with them under the term 'graphic novels'."

“Pelo que sei, é apenas uma diferença entre ser prostituta e a garota da noite. Basicamente. O bom de chamá-los de graphic novels é que as pessoas que não conseguem lidar com quadrinhos conseguem fazê-lo sob o termo ‘graphic novels’.”

Por outro lado, você também pode se interessar e começar a criar suas próprias histórias fazendo seu projeto de editorial de quadrinhos com Andrés Garrido.