Home Blog/ Brasil/
Brasil
PayPal: o que é e como funciona (e tudo o que você precisa saber)PayPal: o que é e como funciona (e tudo o que você precisa saber)

PayPal: o que é e como funciona (e tudo o que você precisa saber)

Manoel Silveira - 02 May 20

Articulo

7 min.

Muitos de nós já lemos a palavra PayPal alguma vez, mas talvez não lembremos como ou por quê. No entanto, provavelmente vimos o logotipo enquanto fazíamos uma compra na Internet. E o que o PayPal tem a ver com compras on-line? Talvez a primeira coisa que você precise saber seja: o que é o PayPal e como ele funciona?

Embora se você se lembre de que, durante uma compra on-line que você fez um mês atrás, uma das opções de pagamento era o PayPal, você já pode ter uma ideia de para que ele serve. De fato, muitas empresas e negócios o utilizam para vender seus itens e serviços na Internet com rapidez e segurança.

Neste artigo, não apenas mostraremos como usar o PayPal, mas também resolveremos as maiores dúvidas relacionadas a esta popular plataforma de pagamento. Continue lendo.

Faça o download do nosso Guia de Práticas de Negociação para Empreendedores

O que é o PayPal e por que é familiar para mim?

O PayPal apareceu na vida dos usuários digitais para cobrir uma necessidade que nasceu com o comércio eletrônico: efetuar pagamentos seguros na Internet. No começo, as compras pela Internet não eram vistas como seguras. Os golpes eram frequentes, e muitos clientes tinham medo de fazer compras on-line. Muito poucos se animavam a pagar alguém sem a necessidade de vê-lo fisicamente. O mesmo ocorria com os produtos/serviços oferecidos pelas empresas em seus sites.

Mas isso mudou pouco a pouco, com a chegada do PayPal e outros sistemas de pagamento semelhantes. Hoje, o Paypal é um dos métodos de pagamento mais populares na Internet. Grandes e pequenas empresas, como Facebook, Spotify, Microsoft, Uber e Fortnite, aceitam pagamentos via PayPal.

Como o PayPal funciona?

Esse sistema de pagamento funciona, basicamente, como uma ponte entre um comprador e um vendedor. E pode ser usado por indivíduos ou empresas. Além disso, com o PayPal, você poderá comprar nos sites de sua escolha, sem precisar ter seu cartão de crédito em mãos.

É como se você encarregasse uma pessoa em quem confia para fazer um pagamento por você. Esta pessoa não apenas realizará a transação para você, mas também manterá todas as suas informações financeiras sob sete chaves.

Portanto, as transações econômicas via PayPal caracterizam-se por serem seguras e rápidas de realizar.

 

Obviamente, para realizar suas operações através deste sistema, você precisará de uma destas formas de pagamento:

- Cartão de crédito ou débito

- Uma conta do PayPal

- Uma conta bancária

E então? Você terá que criar uma conta do PayPal e associar um método de pagamento à sua conta. Nós explicamos a você na continuação.

Como criar uma conta no PayPal?

O PayPal oferece dois tipos de contas:

- Conta comercial: é gratuita e é dirigida a pessoas que vendem produtos ou prestam serviços por meio de seu site.

- Conta pessoal: é gratuita e é dirigida a usuários que fazem compras e pagamentos na Internet.

Marketing funnel: um Guia para principiantes que desejam aplicá-lo aos seus negócios

 

Para criar uma conta comercial, siga estes passos:

1. Entre no site do Paypal, vá para a seção "Negócios" e escolha "Inscreva-se gratuitamente".

2. Digite o e-mail que você usará para fazer login no PayPal. O sistema enviará um e-mail para você.

3. Escreva os dados da sua empresa e as informações do titular.

4. Indique o tipo de empresa (autônomo, empresa, etc.). Cada opção pedirá outras informações. Por exemplo, a URL do site da sua empresa.

5. Agora, você deverá confirmar sua conta através do seu e-mail.

6. Digite seu e-mail, localize o e-mail que o PayPal enviou e clique em "Confirmar e-mail".

7. Depois de confirmar seu e-mail, o PayPal levará você ao site para configurar seus dados bancários.

8. Clique na engrenagem que aparece no lado superior e escolha "Vincular e confirmar cartão de crédito ou débito".

9. Agora, você deverá digitar seus dados bancários e selecionar o tipo de cartão que irá vincular à sua conta.

10. Quando terminar de preencher seus dados, clique em "Continuar". E isso é tudo. Sua conta comercial está pronta para você usar.

Para criar uma conta pessoal, siga estes passos:

1. Entre no site do Paypal, vá para a seção "Pessoal" e escolha "Inscreva-se gratuitamente".

2. Complete o formulário com suas informações: país/região, nomes, sobrenomes, e-mail, criar senha, confirmar senha. Clique em "Continuar".

3. Agora, você deverá inserir seus dados pessoais: endereço, nacionalidade, número de telefone e data de nascimento. Depois de preencher todos os campos do formulário, aceite os termos de uso e clique em "Aceitar e criar conta".

4. Aqui, o PayPal oferece três opções para você começar a usar sua conta: comprar com PayPal, enviar dinheiro ou adicionar um cartão para usá-lo mais adiante.

5. O próximo passo será configurar sua conta.

6. Agora é a hora de associar seus dados bancários à sua conta do PayPal. Selecione a guia "Minha carteira" e você verá as opções: vincular conta bancária, vincular cartão. Escolha a opção de sua preferência e complete os dados solicitados.

- Se você escolheu "Vincular conta bancária", depois de preencher seus dados, deverá confirmar sua conta bancária. Clique em "Aceitar".

- Para isso, o PayPal fará dois pequenos depósitos e pedirá que você os verifique. Em seguida, você precisará inserir o valor exato na sua conta do PayPal para confirmar que é o proprietário dessa conta bancária.

- Para verificar sua conta do PayPal, você terá que esperar alguns dias.

- Após esse período, deverá fazer login na sua conta e clicar em "Confirmar conta bancária". Aqui, você terá que inserir o valor dos pequenos depósitos que o PayPal fez na sua conta bancária e clicar em "Enviar". Feito! Sua conta Paypal foi verificada e agora você pode fazer compras.

7. Confirme e verifique sua conta. É preferível fazê-lo imediatamente.

Comissões no PayPal

Você precisa saber que o PayPal cobra comissões, mas apenas em alguns casos. Vamos conhecê-los.

Por exemplo, não se aplica comissões quando você...

- abre uma conta no PayPal;

- faz uma transferência de dinheiro da sua conta bancária para sua conta do PayPal;

- compra itens ou serviços com a conta do PayPal;

- cancela sua conta do PayPal.

Em vez disso, aplica comissões quando você...

- recebe pagamentos por produtos ou serviços;

- recebe pagamentos de familiares e amigos feitos com um cartão de crédito/débito;

- recebe pagamentos de pessoas que moram em outros países.

Qual é o montante das comissões?

En México: la comisión por recibir pagos de usuarios mexicanos es de 3.95%, mientras que por recibir pagos de cuentas fuera del país es de 0.50%; es decir, esto además de una comisión fija. Para más información, haz clic aquí.

Obtenha uma assinatura Premium e continue aprendendo em casa

Agora você sabe o que é o PayPal e tudo o que ele permite, desde comprar itens em seus sites favoritos com segurança, até enviar e receber pagamentos a qualquer momento e em qualquer lugar. Hoje, muitas empresas o usam para vender para mais pessoas. E você, o que acha? Você o usaria para o seu negócio?