Home Blog/ Brasil/
Brasil
Filtros do Instagram: aprenda como fazê-los com o Spark AR StudioFiltros do Instagram: aprenda como fazê-los com o Spark AR Studio

Filtros do Instagram: aprenda como fazê-los com o Spark AR Studio

Juan Camilo Delgado - 17 Dic 20

Articulo

7 min.

Você é um(a) daqueles(as) que entram no IG e gostaria de saber como encontrar mais filtros do Instagram? Ou alguma vez já se perguntou: por que os mesmos efeitos/filtros aparecem sempre? Se você deseja saber como funcionam os efeitos do Instagram, está no artigo certo.

É verdade que os filtros do Instagram ganharam mais destaque hoje, e isso se deve a uma plataforma incrível — criada pelo Facebook — chamada Spark AR Studio.

Porém, antes os filtros só podiam ser feitos por desenvolvedores ou marcas aprovadas pelo Instagram. No entanto, atualmente qualquer pessoa pode criá-los. Você tem conhecimentos de design e 3D? Se este for o seu caso, dominar o Spark AR Studio será mais fácil do que a maioria.

Você quer saber como encontrar filtros no Instagram e como salvá-los para usá-los novamente? Ou algo ainda mais desafiador: como fazer filtros no Instagram com o Spark AR Studio? Então, continue lendo este artigo.

 

Acesse todos os nossos cursos com uma assinatura Premium

 

Índice

  1. Como pesquisar filtros no Instagram?
  2. Como ver todos os filtros salvos do Instagram?
  3. Como colocar filtros no Instagram?
  4. O que é o Spark AR Studio?
  5. Como ativar o Spark AR Studio?
  6. Como fazer filtros para Instagram a partir do celular?
  7. Como fazer filtros para o Instagram Spark AR Studio?
  8. Quais são os filtros mais usados no Instagram?
  9. Criadores de filtros no Instagram

 

1. Como pesquisar filtros no Instagram?

Se você já experimentou e usou todos os filtros que possui por padrão em sua conta do Instagram e não sabe como encontrar e adicionar mais à sua câmera, não se preocupe. Aqui, explicamos como encontrá-los. Existem duas maneiras:

Pesquisar Filtros do Instagram por Stories

- Se você viu um ótimo filtro na Storie de um de seus contatos, vá para o canto superior esquerdo e localize o nome do filtro (está sob o nome do usuário).

- Clique no nome do filtro. Imediatamente, sua câmera do Instagram abrirá e você poderá ver o filtro na tela.

- Aguarde alguns segundos para que o seu dispositivo carregue os recursos e faça match com o seu rosto. Experimente e se você achar que é ótimo, clique em "salvar efeito". Assim, pode usá-lo quantas vezes quiser.

Pesquise filtros do Instagram por efeitos de câmera

- Abra o Instagram e clique em "sua história" ou deslize da esquerda para a direita para abrir a câmera das Stories.

- Escolha um dos filtros da galeria (você não precisa escolher um em especial).

- Uma vez que o filtro foi selecionado, observe que o nome do efeito aparece abaixo do círculo. Exemplo: "Winter Blossom". Clique no nome.

 

Baixe grátis nosso ebook do Instagram para criadores de conteúdo

 

filtros de instagram

- Quatro opções aparecerão: "Salvar efeito", "Enviar para", "Explorar efeitos” e "Mais". Escolha "Explorar efeitos".

- Após estes passos, você terá chegado à "Galeria de efeitos", que agora tem 18 abas (recentemente tinha 12): Seguidos, Instagram, Selfies, Amor, Cor e Luz, Estilos de Câmera, Humor, Estados de Ânimo, Divertidos, Ambiente, Animais, Ficção científica e fantasia, Estranhos e assustadores, Eventos, Fandom, Causas, Envolventes, Mundo AR, Jogos, Aparência.

Que tipos de filtros posso encontrar na galeria do Instagram?

Anteriormente, havia 12 guias disponíveis correspondentes a diferentes categorias de filtro. Mas devido a mudanças e diferentes atualizações de conteúdo, agora você pode encontrar cerca de 18 seções com uma grande variedade de estilos para todos os gostos.

Na galeria de efeitos do Instagram você poderá encontrar as seguintes categorias: Salvos, Instagram, Selfies, Amor, Cor e Luz, Estilos de Câmera, Estados de Ânimo.

filtros de instagram

- A diversão começa aqui. Agora, escolha a guia que mais lhe interessa e selecione um filtro que deseja testar. Sabemos que você passará vários minutos em frente à tela devido à quantidade de skins engraçadas ou curiosidades que irão testar seus conhecimentos em um determinado assunto.

- Finalmente, você poderá ver como fica o efeito, graças à visualização. Se você achou o filtro que acabou de testar incrível, clique em "Salvar na câmera". Pronto, agora você terá sua própria coleção de filtros e não precisará mais pesquisar no Google "como pesquisar filtros no Instagram".

 

Conheça todos os cursos de Animação e 3D que temos para você

 

2. Como ver todos os filtros do Instagram salvos?

Se você não sabe onde encontrar os filtros do Instagram que experimentou e salvou anteriormente, basta abrir a câmera do Instagram e mover o carrossel de filtros e efeitos. Todos os filtros que você salvou antes estarão lá.

Como continuar adicionando mais filtros do Instagram? Clique no nome do filtro, pressione o botão Mais (representado por três pontos) e escolha a opção Ver mais desta conta.

Na continuação, você verá todos os filtros, efeitos e skins criados por aquele perfil. Para testá-los, terá que clicar no filtro de sua preferência e depois no botão Testar. Se deseja adicioná-lo à sua coleção, clique no ícone de seta para salvá-lo. Esta é outra forma de pesquisar e adicionar filtros no Instagram.

 

3. Como colocar filtros no Instagram?

Agora, se você quer ir para outro nível e aprender como colocar filtros no Instagram, tem que saber o que é Spark AR Studio. Por quê? Porque é tudo que você precisa para começar a criar filtros de Instagram.

Sabemos que você pode estar se perguntando se é difícil criar filtros para Instagram. A verdade é que você não precisa se preocupar. Felizmente, a plataforma possui um guia supercompleto e vários tutoriais (em inglês) que você pode conferir antes de embarcar nesta aventura de realidade aumentada.

cómo poner filtros de instagram

4. O que é o Spark AR Studio?

O Spark AR Studio é uma plataforma AR (Realidade Aumentada) que permite criar filtros interativos ou efeitos de AR para câmeras do Instagram e Facebook. Em outras palavras, com o Spark AR Studio você pode usar a programação visual para adicionar interatividade, animar objetos e criar uma lógica nos efeitos.

Além disso, ele possui uma biblioteca com centenas de arquivos de áudio, objetos 3D e recursos para que você possa criar seu próximo projeto de AR. Mas o que mais o Spark AR Studio nos permite fazer?

- Além de publicar seus filtros, você poderá gerenciar e compreender o desempenho do seu efeito de AR no Facebook e no Instagram. Terá acesso às métricas de suas criações, ou seja, saber o número de impressões, o total de capturas e compartilhamentos de seus filtros.

- Pode adicionar seus próprios arquivos de som e objetos 3D, explorar a biblioteca gratuita de recursos do Facebook ou importar modelos de alta fidelidade por meio do Sketchfab.

- Poderá criar filtros faciais com interações mais precisas e efeitos realistas, graças ao rastreamento facial.

- Conseguirá sincronizar efeitos com movimento ou para serem mais precisos: sobrepor os movimentos das mãos e do corpo dos sujeitos e usar gestos táteis que permitem aos usuários interagir com o que veem na tela.

- Criar efeitos mundiais. O que isto significa? Que você pode adicionar objetos virtuais aos ambientes ou transportar seus sujeitos para novos lugares.

 

Baixe grátis estes modelos de Instagram stories para o seu negócio

plantillas de instagram stories

 

5. Como ativar o Spark AR Studio?

Para ativar o Spark AR Studio e começar a criar seus próprios filtros do Instagram, você só precisa baixar o aplicativo oficial para o seu computador. Ele está disponível gratuitamente no site do Spark AR e funciona tanto no Windows quanto no Mac.

Depois que a instalação for concluída, o Spark AR Studio solicitará que você faça login com sua conta do Facebook.

Você também pode baixar o Spark AR Player no seu celular no Google Play e na App Store. Embora este aplicativo seja, na verdade, um player para testar os filtros do Instagram stories e do Facebook criados no Spark AR Studio.

O Spark AR Player permite que você teste como suas criações respondem ao movimento e à interação. Você poderá testar os efeitos de skins e molduras do seu computador ao seu dispositivo móvel.

 

6. Como fazer filtros para p Instagram a partir do celular?

Tenha em mente que, se você quiser fazer filtros AR (realidade aumentada) no Instagram, eles não podem ser criados a partir de um dispositivo móvel. Isto ocorre porque os filtros do Instagram exigem um certo nível de complexidade em termos de software. Um smartphone não tem os requisitos mínimos para executar o Spark AR Studio corretamente e processar modelos de efeitos.

Para criar filtros para Instagram, você deve ter conhecimentos básicos de design e 3D. E, para isso, você precisa de um equipamento mais completo e potente, como um computador desktop ou um laptop. Além disso, o aplicativo Spark AR Studio está disponível apenas para computadores desktop.

Não se confunda. Deve ser esclarecido que, quando falamos em filtros AR para Instagram, estamos nos referindo àquelas máscaras ou templates que modificam seu rosto ou adicionam recursos com características diferentes. Também nos referimos aos filtros interativos para câmeras do Instagram e do Facebook, também chamados de filtros de Instagram stories. Por exemplo: o filtro Truth or Desafio ou o filtro de um personagem da Disney.

Se você deseja criar filtros deste tipo no Instagram, a única maneira é baixar o aplicativo Spark AR Studio para o seu computador.

Por outro lado, se você quiser fazer filtros de fotos para o Instagram, eles podem ser criados a partir de um celular. Para isso, existem vários aplicativos gratuitos no Google Play e na App Store, como o Lightroom (a versão gratuita inclui tutoriais que ajudarão você a criar seus próprios presets), VSCO, Snapseed, Afterlight, etc.

 

7. Como fazer filtros para o Instagram Spark AR Studio?

Bem, agora que sabemos o que é Spark AR Studio e o que podemos criar com ele, é hora de aprender passo a passo como podemos criá-los. Por exemplo: um efeito mundial. Mãos à obra!

Spark AR Studio

Imagem: Spark AR Studio

1. Baixe o Spark AR Studio

A popular plataforma de criação de filtros para Instagram é gratuita e está disponível para Windows e Mac. A instalação é simples, faça o download aquí

2. Selecione um modelo

Para começar, vamos escolher o template “World Object” (efeito mundial), que significa colocar um objeto 3D no mundo real.

¿Cómo hacer filtros para Instagram Spark AR Studio?

Imagem: Spark AR Studio

3. Comece com "Criate New"

Clique em “Criate New”, selecione “File” na barra de menu e depois “Open Template”. Em seguida, um painel chamado "Viewport" se abrirá, e é aqui que você criará seu filtro para o Instagram.

No canto superior direito você encontrará o simulador: um iPhone 8, de onde você pode pré-visualizar como ficará seu efeito no Instagram em diferentes tipos de dispositivos. Para mudar para outro dispositivo, você só precisa abrir o menu e escolher outra opção.

No seu lado esquerdo você encontrará o painel "Scene". Suas opções permitirão que você edite seus filtros.

4. Carregue um objeto 3D

Existem duas maneiras de fazer upload de itens para o seu projeto:

- Clique no botão "Add" na barra de menu.

- Use o botão "Add object" na parte inferior do painel Scene.

Lembre-se de que você pode escolher entre os objetos 3D oferecidos pela Biblioteca AR ou importá-los de sua área de trabalho.

Qué es Spark AR Studio

5. Crie a relação object-planeTracker0

De acordo com o tutorial da plataforma, este efeito de mundo aparecerá quando o “planeTracker0” detectar uma superfície.

Para fazer isso, precisamos criar a relação object-planeTracker0 (o objeto deve ser um "filho" do planeTracker0) arrastando o objeto diretamente para "planeTracker0" no "Scene panel". O objeto aparecerá abaixo de "planeTracker0".

6. Edite o objeto

Para editar um objeto, selecione-o no “Scene panel” ou no “Assets panel”. Você pode alterar suas propriedades no painel à sua direita. O que você pode editar/alterar?

- Mude a camada onde está, usando a opção “Layer”.

- Verifique se o objeto está visível no efeito, marcando ou desmarcando o quadrinho “Visível”.

- Mude sua posição, escala e rotação usando as opções em “Transformations”.

- Aplique um material à malha ou crie um novo usando as opções em Materials”.

7. Mude a cor do objeto

Para alterar a cor do objeto, selecione-o no "Assets panel". Agora, clique no quadrado ao lado de "Color" e escolha uma opção. Por exemplo, se você deseja criar um efeito de brilho, basta marcar a caixa "Specular" e ajustar o nível de brilho.

Spark AR Studio

8. Visualize o efeito

Para pré-visualizar o efeito em um dispositivo, existem três maneiras:

- Baixe o aplicativo Spark AR Player (disponível nas lojas de aplicativos e na Play Store).

- Conecte seu dispositivo ao computador com um cabo USB, clique no botão "Test on Device" e selecione "Send To Connected Device".

- Ou escolha a opção “Send to App” para obter uma pré-visualização rápida de como o efeito ficaria na câmera do Instagram ou no Facebook.

9. Exporte seu efeito

Por fim, para iniciar o processo de publicação, clique em “Upload”. Lembre-se de que o Spark AR Studio garantirá que seu arquivo esteja em conformidade com as políticas e diretrizes de revisão; portanto, a publicação não será imediata. Na verdade, a revisão geralmente leva alguns dias ou até uma semana. Não perca a paciência!

 

Cómo hacer filtros para Instagram Spark AR Studio

 

Este guia para vender no Instagram pode interessar a você

cómo vender en instagram

 

8. Quais são os filtros mais usados no Instagram?

Um filtro do Instagram pode se tornar popular de várias maneiras. Um deles tem a ver com celebridades e influenciers. Se, por acaso, uma destas pessoas usar um filtro específico do Instagram, é provável que o filtro se torne viral em minutos.


Entre os filtros mais usados no Instagram estão os de escolha aleatória. Aqui, nós dizemos o que são e com quais nomes encontrá-los no Instagram.

Filtro do Instagram: que memes você é?

Este é o filtro para fãs de memes. Seu criador é @aaronjandette e você o acha como "Que meme você é”. O Aaron também tem outros filtros divertidos como "Quão dramático você é", "Você vai se apaixonar por qual signo em 2020?" ou "seu mapa astrológico de hoje”.

 

Filtro de mulher no Instagram

Embora esse filtro continue a ser compartilhado no Instagram, ele não é desta rede social. O filtro de mulher ou homem é do aplicativo FaceApp, o mesmo que já se popularizou com o filtro de idosos(as).

Filtro do Instagram: que personagem da Disney você é?

Este é o filtro para fãs de memes. Seu criador é @arnopartissimo. Escolherá por você um personagem da Disney de forma aleatória. Você o encontra pelo nome de "Wich Disney?"

Filtro de instgram Qué personaje de Disney eres

Filtro do Instagram: que personagem de Friends é você?

Se você é fã de Friends, deve experimentar este filtro do Instagram. A própria Monica Geller, Courteney Cox na série, não pôde deixar de experimentá-lo. Este é o filtro criado pela estação de rádio Dublims FM104. Você também pode tentar o do @larslagaisse, chamado “Friends Character”.

filtro de instagram Qué personaje de Friends eres

Filtro do Instagram: com que celebridade você se parece?

Este é um dos muitos filtros para Instagram criados por @juliataskaeva. Também é escolhido aleatoriamente. Nem mesmo as próprias celebridades resistiram a experimentá-lo, incluindo Dua Lipa, Kylie Jenner, Gigi Hadid e Hailey Bieber. Você o encontra com o nome "You look like".

Filtro de Instagram A qué celebrity te pareces

Filtro Sardas no Instagram

Este é outro dos filtros mais usados do Instagram. Você acha isso como "sardas" ou "freckles".

Filtro do Instagram: quem é você na banda BTS?

A BTS é uma boy band sul-coreana muito popular em todo o mundo. Era de se esperar que alguém criasse um filtro inspirado em seus membros. A criadora deste filtro para Instagram não é outra senão @juliataskaeva e você pode encontrá-lo como “Who from BTS”.

Filtro de Instagram Quién eres en la banda BTS

Filtro do Instagram: previsões para 2020

Esse foi um dos filtros do Instagram mais usados por celebridades que “previram” uma série de circunstâncias para 2020. Foi criado por @filippo.soccini e você encontra com o nome de “2020 Predictions”.

Filtro de Instagram Predicciones 2020

Filtro do Instagram: qual desenho é você?

Este filtro do Instagram fará com que você se lembre de alguns desenhos animados da sua infância. Encontre-o como "Cartoon Character". Seu criador @janmahavan tem outros filtros semelhantes, como "Qual personagem dos Simpsons é você" ou "Qual personagem da DreamWorks é você". 

Outros filtros que você deve experimentar

  • Never Have I (Eu nunca). Encontre-o na conta de @hughesp1assim como os próximos três.
  • Sing that song! (Cante essa música)

    What Pokémon are you? (Que Pokémon é você?).

    Which emoji are you? (Que emoji é você?).

  • Quem é seu namorado famoso? Encontre-o na conta  @juliataskaeva.
  • Que personagem de Harry Potter é você? Encontre-o na conta de @syilers.

9. Criadores de filtros no Instagram

Se você está procurando inspiração para criar seus filtros ou efeitos do Instagram, você deve conhecer o trabalho dos mais populares criadores de AR. Entre nos seus perfis no Instagram e teste seus filtros — será muito útil e enriquecedor. Alguns dos mais legais são:

Vanessa Dutra ( @sereiahipster)

Vanessa Dutra é uma das criadoras de conteúdo mais populares para Instagram no Brasil. Além de postar fotos, sua conta no Instagram está repleta de materiais variados relacionados a design gráfico, marketing digital e ilustração.

Se você clicar no link que aparece em seu perfil, poderá acessar seu site, onde encontrará os episódios de seu podcast, seu portfólio, seu perfil no LinkedIn e o que mais nos interessa: seus filtros para Instagram. Você pode acessar esta seção clicando aqui

filtros-vanessa-dutra

 

Philipp Basler ( @basphi)

Philipp é fotógrafo, criador de conteúdo e artista digital, cujas obras são baseadas em traços sutis usando linhas coloridas. Philipp implementou o visual de seus trabalhos para criar filtros de realidade aumentada no Instagram que trazem o estilo de sua marca.

Acesse o catálogo de seus filtros para Instagram clicando aqui

Filtros- Philipp-Basler

 

Johanna Jaskowska ( @johwska)

Johanna é considerada referência em filtros faciais para Instagram. Seu estilo é baseado em efeitos brilhantes para o rosto que criam um visual robótico e futurista.

Por mais populares que sejam suas criações, sua intenção é fazer diferentes tipos de filtros para o Instagram e levar em consideração a reação das pessoas em responder às necessidades de melhorias e estética.

filtros-johanna-jaskowska

 

Allan Berger ( @ultrakawaii4000)

Os filtros para Instagram criados por Allan se caracterizam por adicionar diferentes efeitos nas bochechas e adicionar objetos pelo corpo. O selo que o identifica como criador de filtros é a figura de um dragão em um dos lados do rosto.

Dê uma olhada no site de Allan Berger e conheça mais seu catálogo de filtros.

filtros-allan-berger

 

Jerzy Pilch ( @jerzy.pilch)

Jerzy Pilch é um renomado criador de filtros do Instagram, parceiro do Spark AR e especialista no desenvolvimento de estratégias de realidade aumentada para redes sociais.

Seus filtros variam para todos os gostos: maquiagem, orelhas, óculos, sardas, lágrimas e até curiosidades.

Veja mais sobre o perfil de Jerzy em seu site

filtros-jerzy-pilch

 

Mark Wakefield ( @marcwakefieldards)

Mark é um criador de filtros para Instagram que adora o gênero terror. Portanto, a maioria de seus Os filtros estão relacionados a máscaras de zumbis, palhaços ou rostos com características assustadoras. Seu catálogo é divertido e extravagante.

Se você quiser saber mais sobre o estudo de Mark, confira seu site.

filtros-mark-wakefield

 

Ross Wakefield ( @rosterizer)

Os filtros do Instagram criados por Ross Wakefield são uma mistura entre um estilo retro e uma estética que inclui traços de vaporware. São filtros cheios de cores com referências ao cinema, aliados a algumas tendências antigas do design gráfico. Geniais se você quiser dar um toque de cor e diversão aos seus stories.

filtros-ross-wakefiel

 

Clay Weishaar ( @wrld.space)

Clay é uma especialista em realidade aumentada. Seus filtros para Instagram combinam tudo o que amamos: comida, cachorros e gatos, com um estilo retro. Além de poder adicionar diferentes estilos de filtros ao seu rosto, você pode brincar com a câmera traseira para localizar objetos legais onde quiser.

filtros-clay-weishaar

 

Vladyslav Yarovyi ( @yarovyivladyslav)

Se você gosta de Harry Potter, este criador de filtros para Instagram fará você se sentir como em Hogwarts. Use seu filtro Magician  e sinta toda a magia Gryffindor. Mejores filtros de Instagram

Imagem: lenslist.co

E agora, quantos efeitos você tem em sua galeria de efeitos do Instagram? Você acha que o Spark AR Studio é um aplicativo complexo ou apenas um pouco? Lembre-se de que criar um efeito mundial é o primeiro passo. Portanto, se você deseja se tornar um(a) criador(a) de filtros de nível profissional, recomendamos que você confira todos os tutoriais e os guias do Centro de Aprendizagem da plataforma. Você sabe, a prática leva à perfeição.

Quem sabe, talvez o próximo filtro facial a se tornar tendência no Instagram seja criado por você.