Home Blog/ Brasil/
Brasil
As vozes e histórias por trás de personagens icônicosAs vozes e histórias por trás de personagens icônicos

As vozes e histórias por trás de personagens icônicos

Nayha Carrillo - 06 Jun 20

Articulo

7 min.

Uma leitura de script pode definir a memória de um desenho animado ou a de uma série animada completa. Frases como: "... parece que vi um lindo gatinho" ou "Para o infinito e além" marcam o caráter de um personagem e, portanto, da história!

Liberar a voz é um desafio individual, mas uma vez que é ouvida por outra pessoa, torna-se um espaço social. Fazem parte: seu diretor, o roteirista, os espectadores e até a dublagem da voz original do personagem. Essas são duas regiões para conhecer, de onde essa arte vem (você) e até quem impactamos.

Faça o download grátis do nosso Diagrama de negociação de dublagem

Há duas das melhores dublagens que já escutei que quero mostrar. Eu as selecionei por sua versatilidade em atuação e sua história, da qual as tramas imaginárias de seus personagens estão associadas. Um a um, estão aninhados à sua experiência e ao retrato que têm no setor de dublagem. Há muitos outros que me fascinam. Vamos começar!

Liliana Barba: uma voz sem estereótipos

Liliana tem uma voz memorável e específica. Assim que a ouvi, pensei em Lizzie McGuire, uma personagem de quem gosto muito. Eu desafio você a fazer a tentativa: qual personagem o lembra? Gabby Gabby, de Toy Story 4 ou Carlitos, dos Rugrats?

Uma voz tão icônica desde o início e espalhada por vários personagens, revela autenticidade e versatilidade como uma mistura possível.

Sua voz pode trabalhar tons e ritmos diferentes. Para ela, é indispensável entender o que acontece dentro de suas cordas vocais e aprender, a partir desse local, a se mover e gerenciar cada parte de sua garganta. Então, já existem dois flashes para você: conheça sua garganta e estude bastante como usá-la

Definitivamente, a carreira de Liliana cresceu apoiada por essências diferentes umas das outras; algumas de suas personagens são pequenas e outras são adultas. E, claro, não há barreiras de gênero, ela pode fazer vozes masculinas ou femininas. Quando você conhece o desenvolvimento da sua voz, remove estereótipos e você é — realmente é — muitos personagens.

Na dublagem, você trabalha polivalente, energético e crítico. Você também simpatiza com scripts diferentes um do outro e aprende com eles. Não está aprendendo o que alguns desenhos animados nos deixam? Existe uma clara abordagem pessoal e cultural.

Carlitos, por exemplo, em um de seus capítulos, começa a sentir nostalgia pela perda de sua mãe. Em uma tentativa de primeira resposta, seu pai explica quem ela era, usando seus pertences pessoais e um poema que ela deixou para ele.

"Embora eu deva deixar você, este poema lhe dirá onde você sempre pode me encontrar." Assim começa a narração. No final, ele olha em volta e começa a reconhecer, feliz, que sua mãe está presente em energia. Liliana teve que se aproximar da experiência de Carlitos, um bebê descobrindo uma verdade dolorosa. Essa é a proximidade que sentimos ao assistir ao episódio e a voz é, em parte, responsável por ele.

José Antonio Macías: envolva-se com o personagem

Estou certa de que, assim que mencionar esses personagens, uma enxurrada de imagens chegará até você. Pronto? Edd ,de Ed, Edd e Eddy; Mako Tsunami, de Yu Gi Oh; Al Crokett, de Supercampeones; e em Live Action, Deadpool. Quantos você reconheceu imediatamente? José Antonio tem sido a voz por trás de todos.

Várias das personalidades do mundo da dublagem sofrem uma mudança repentina em suas carreiras. José Antonio começou a trabalhar como advogado, mas depois conectou-se ao rádio e às artes cênicas. Desde então, o ponto de partida para experimentar os momentos de seus personagens sempre foi o espectro de atuação.

Devemos acrescentar à performance as peculiaridades psicológicas e comportamentais do personagem — esta é a segunda luz deste artigo.

Quero deixar algumas perguntas para perguntar a vida de seu personagem, seja uma prática ou um projeto profissional:

- Algo está acontecendo: Por que meu personagem fala como ele fala? Alguma coisa no ambiente está causando mudanças no clima? O que acontece com seus sentimentos e expressões?

- Do imaginário: O que você faria em outra situação? Eu conheço sua família? Se sim, como você se comporta em relação a eles?

Além de suas características físicas, será este espaço — a realidade da fantasia (ou não) do personagem — da qual partirão muitos momentos de sua performance.

José Antonio sabia como entrar nas complicações psicológicas de cada um de seus personagens. Isto significava ter a capacidade de se envolver com suas características "humanas ou não humanas" e depois deixar para entrar nos outros, ou ser o mesmo novamente.

O James de Pokémon, apesar de não ser um personagem central, criou uma conexão real com os espectadores. Para entendê-lo, você também deve observar o relacionamento dele com Jessie e sua equipe: o team rocket. Este é um espaço seguro e libertador; o ambiente familiar simbolizou o oposto.

Claro que, dentro do ambiente que cria o desenho animado, a equipe representa o inimigo e, sem entender o significado de James, poderíamos demonizar demais o papel dele. Existe uma versão de toda a verdade? Você prioriza a versão do seu personagem — aquela criada pelo autor — e depois se cerca das demais. Cito um trecho do lema deste famoso time, para nos deixar pensar: "Para denunciar os inimigos da verdade e do amor".

Espero que essas histórias tenham atingido um espaço analítico e curioso, e que tenha sido despertado o desejo de conhecer mais dubladores, técnicas e desenvolvimentos. Não esqueça esses dois aspectos: sua versatilidade e o questionamento pela vida de seu personagem.

Como já vimos, há muito a dizer por trás de olhos aparentemente ternos; uma história em quadrinhos compila nuances inesperadas. Deixamos a você este artigo em que compartilhamos algumas recomendações para que você possa cuidar da sua voz nesta profissão maravilhosa.  Confira aqui.