Home Blog/ Brasil/
Brasil
Os maiores prêmios de publicidade que você pode ganharOs maiores prêmios de publicidade que você pode ganhar

Os maiores prêmios de publicidade que você pode ganhar

Alejandra Mujica - 18 Nov 20

Articulo

7 min.

O que as pessoas criativas fazem? Se alguém lhe perguntasse “qual é a sua definição de criativo”, o que você responderia? Muitas vezes, pensamos na criatividade como a capacidade de gerar novas ideias e conceitos, mas não é só isso. Essa seria uma definição muito restrita do que é ser uma pessoa criativa.

Por isso, hoje queremos compartilhar com você a definição do nosso professor Humberto Polar, desde o curso Introdução à criatividade publicitária..

Para Polar, "a criatividade funciona, por definição, em encontrar uma maneira diferente de obter um resultado para um produto, seja um problema comum ou complexo". No entanto, "ser criativo" está mais ligado a outra palavra: mudança.

“Pela minha experiência, somos as pessoas que levam a sério o poder da criatividade, que podem fazer mudanças dentro da indústria da publicidade, quer trabalhemos em uma agência, em uma consultoria, em um estúdio de design ou numa produtora digital (...) Nós, criativos, somos muito importantes neste momento em que a publicidade está mudando tanto ”.

Humberto Polar

Os prêmios publicitários que reunimos neste artigo não só celebram a criatividade, a inovação, as campanhas de marketing digital mais viralizadas ou os melhores spots publicitários. Também honram a diversidade, a inclusão e, acima de tudo, as mudanças.

Por outro lado, sabemos que uma das conquistas mais importantes para as agências de publicidade e/ou marketing digital é que seus conteúdos alcancem um impacto significativo no público. Então, se você está procurando inspiração para fazer isso, certifique-se de dar play nos anúncios criativos que incluímos.

Também convidamos você a refletir sobre o papel do publicitário de hoje: somos bons publicitários?

Bem, existem vários festivais de criatividade e prêmios de publicidade, mas hoje apresentamos sete para você. Se suas ideias são boas e rompem limites, temos certeza que você não está longe de ganhar um desses prêmios, um dia. Por que não?

 

Cannes Lions, o mais importante festival de publicidade e criatividade

É também conhecido como o maior festival de publicidade do mundo. O Cannes Lions é realizado durante uma semana inteira em Cannes, França, e a premiação é realizada no Palais des Festivals et des Congrès de Cannes.

Publicitários, designers, especialistas em mídia digital, entre outros, vêm ao festival todos os anos para participar de seminários, workshops e capacitações profissionais.

As principais categorias destes prêmios são nove: Communication, Craft, Entertainment, Experience, Good, Health, Impact, Innovation y Reach.

Alguns dos vencedores do Cannes Lions 2019

"The Whopper Detour", Burger King, FCB New York, Estados Unidos.

"Changing the Game", Microsoft, McCann New York, Estados Unidos.

"Black Supermarket", Carrefour, Marcel París, França.

"The E.V.A. Initiative ”, Volvo Cars, Forsman & Bodenfors Gothenburg, Suécia.

"Creatability", Google, Google Creative Lab Nova York, Estados Unidos.

 

Changing the Game, Microsoft.

 

Ame Awards, um dos prêmios de publicidade com reputação mundial

Os prêmios Ame Awards são realizados em Nova York. Consiste em premiar as campanhas inovadoras mais eficazes e criativas. "As campanhas vencedoras do AME demonstram uma solução inovadora para um problema de marketing desafiador, resolvido por meio de planejamento estratégico, execução criativa e produção de resultados mensuráveis", afirma a organização em seu site.

Os participantes podem ganhar um prêmio AME em sua própria região e em nível mundial. Na verdade, os vencedores da medalha de ouro de cada região concorrem a um prêmio Regional de Platina.

O Ame Awards tem um legado de 26 anos e possui reputação mundial em inovação, excelência criativa e habilidade estratégica.

Categorias

  • Products & Services / Produtos e Serviços

    Creativity for positive impact / Criatividade para impacto positivo

    Best use of discipline / Melhor uso da disciplina

    Best use of medium / Melhor uso do meio

Alguns vencedores do Ame Awards 2020

  • "Viva La Vulva", AMVBBDO, Reino Unido.

    "Blood Unity", FP7 McCann Dubai, Emirados Árabes Unidos

    "Breath of Life”, McCann Health China, China

    "100 Words Pain_ting", Overman, Coreia do Sul

    "The Sending Machine", Publicis Sapient, Reino Unido

Clio Awards, um dos prêmios de publicidade mais famosos

O Clio Awards acontece durante a Semana de Publicidade em Nova York. Os prêmios são entregues em uma cerimônia espetacular que celebra o melhor trabalho publicitário do ano.

Até hoje, o Clio Awards — criado por Wallace A. Ross em 1959 e batizado em homenagem à musa grega Clio — celebra “o trabalho ousado que impulsiona a indústria da publicidade, inspira um mercado competitivo de ideias e promove conexões significativas dentro da comunidade criativa”.

As cobiçadas estatuetas Clio Grand, Gold, Silver e Bronze Clio são um reconhecimento da excelência criativa em várias áreas.

Os vencedores de 2020 serão anunciados em abril de 2021.

Alguns vencedores do Clio Awards 2019

  • "Insta Novels", The New York Public Library, Mother New York
  • "The Whopper Detour", Burger King, FCB New York
  • "Breast Cancer Awareness - Idris Elba", Stella McCartney
  • "Changing The Game", Microsoft, McCann New York
  • “Read More. Listen More”, The New York Times, Droga5 New York

 

“Insta Novels”, The New York Public Library, Mother New York.

 

El Ojo de Iberoamérica, o festival ibero-americano mais importante do mundo

É um festival internacional que acontece em Buenos Aires, Argentina, e dura 3 dias. O. El Ojo de Iberoamérica caracteriza-se por ter “um critério e um olhar latino para a criatividade, a comunicação e o entretenimento”.

É uma referência em criatividade e inovação latinas. Nasceu em 1998 e, desde então, contribui para a indústria de comunicações, marketing e publicidade regional e global.

A edição 2020 será realizada nos dias 11, 12 e 13 de novembro no Auditório Principal de La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires, em Palermo, cidade rodeada de agências de publicidade, produtoras, estúdios de design, televisão, etc.

Algumas de suas categorias

  • Filme
  • Gráfica
  • Rádio
  • Via Pública
  • Digital e Social
  • Mídia
  • Direto
  • PR
  • Design
  • Esportes
  • Conteúdo
  • + Mulheres

Entre neste link para conhecer todas as categorias.

Alguns vencedores do El Ojo de Iberoamérica 2019

  • + Mulheres: "Héroes de hoy", DDB Espanha para a campanha de sensibilização Ibéria Espanha / Correios / Telepizza Espanha / LaLiga / 11811 / Baviera. Espanha

    Digital e social: "El tiempo que nos queda", Leo Burnett Espanha para Ruavieja de Pernod-ricard Espanha. Espanha.

    Conteúdo: "The life saving soap operas", Circus Grey para a Campanha de Conscientização do Ministério da Saúde do Peru. Peru.

    Mídia: "Monedas de libertad", Pedro, Juan e Diego para Aukin Ecos del Wallmapu de Aukin Chile.

 

Héroes de hoy, DDB España.

 

El tiempo que nos queda, Leo Burnett España.

 

Você está interessado(a) em redação criativa publicitária? Este curso pode ser para você

 

Latin America Effie Awards, um dos prêmios de publicidade do Effie Awards

O Effie Latin America Awards é organizado por Adlatina e Effie Worldwide. Tem como objetivo “prestigiar as melhores campanhas de publicidade, marketing e comunicação (da América Latina) que apresentem resultados eficazes na concretização dos objetivos estratégicos”.

É um dos programas do Effie Awards, principal premiação criada em 1968 pela American Marketing Association, de Nova York.

Alguns vencedores do Effie Awards Latin American 2019

  • "Fresh Face Cabify", L'Oréal Paris, McCann Buenos Aires.

    "Botellas que hablan", Inca Kola, McCann Lima, Publicis Groupe e Wunderman Thompson Peru.

    "I love you, hater", Sprite, Santo

    “Allá lo juegan, acá lo vives – La canción”, Pepsi, Sancho BBDO e OMD

    "La anti-campaña", Esmax, MRM/McCann Chile

 

I love you, hater, Sprite.

 

Summint Awards: três prêmios de publicidade, uma organização

O Summint Awards vem homenageando a excelência em design, criatividade, eficácia da comunicação publicitária e marketing por 26 anos. É dividido em três prêmios: Summint Creative Award, Marketing Effectiveness Award e Emerging Media Award.

O Summit Creative Award (SCA) reconhece a excelência criativa em empresas e profissionais de publicidade e marketing com faturamento inferior a US $ 30 milhões.

O Marketing Effectiveness Award (MEA) celebra a influência da publicidade e das comunicações de marketing no conhecimento, atitudes e crenças do consumidor.

O Emerging Media Award reconhece líderes, inovadores e visionários que demonstram grande visão na mídia emergente, introduzem novos métodos e lideram e marcam o ritmo da mídia emergente.

Alguns vencedores do Prêmio Summint 2019

  • "Brain", Wacon, Smoke & Mirrors, Reino Unido

    "The Reef", Apple, Revolutio Creative, Estados Unidos

    “Rapid Spray Brand Campaign”, Rapid Spray, Redhanded, Austrália

 

Descubra os arquétipos no storytelling, baixe este guia grátis!

 

Ava Digital Awards, o prêmio que homenageia a criatividade digital

É uma competição internacional que reconhece a excelência dos profissionais criativos que se dedicam ao planejamento, conceito, direção, design e produção da comunicação digital.

O Ava Digital Awards abrange desde campanhas de agências de marketing digital, produção de áudio e vídeo, até desenvolvimento de sites, engajamento em mídias sociais e marketing móvel.

Sua estatueta, desenhada pelo Society Awards, é uma homenagem à transformação das artes digitais. É uma mulher que segura uma série de cubos “que simbolizam a evolução da indústria da comunicação rumo à interatividade digital e à web”.

Entre suas principais categorias, incluem-se Digital Marketing, Digital Video Creation, Web-Based Production, Digital Video Creation, Video Production e Audio Production/Radio. No total, são 227.

Entre suas principais categorias, incluem-se Digital Marketing, Digital Video Creation, Web-Based Production, Digital Video Creation, Video Production e Audio Production/Radio. No total, são 227.

Conheça os vencedores de 2020 neste link.

 

“A criatividade busca criar uma diferença do que as pessoas já conhecem ou querem conhecer”, conta Humberto Polar em seu curso. E você, que tipo de publicidade está criando?

Os prêmios de publicidade ajudam as agências a ter mais clientes?

Existem muitos mitos em torno dos prêmios de publicidade, e o principal deles é que se acredita que ganhar reconhecimento internacional vai conquistar mais clientes.

Se um anúncio consegue ganhar algum dos festivais mais importantes do mundo, não é garantia suficiente de que consiga conquistar mais clientes ou manter os atuais.

“O festival de criatividade de Cannes é a meca da publicidade em todo o mundo e, claro, você aprende muito com o evento. Mas a menos que a campanha vencedora seja conhecida internacionalmente e mova a agulha nos negócios de uma marca, não terá repercussão se obtiver ouro, prata ou bronze”.

Menciona Pablo Batlles, cofundador da agência mexicana Nómades, ganhadora de um Glass Lion pela campanha “Por um México sem violência contra as mulheres”.

Com esta mensagem, fica mais claro que o que sustenta e mantém um bom relacionamento com potenciais ou atuais clientes é a confiança e o compromisso no trabalho que se gera no dia a dia, e não pelo resultado obtido por uma campanha em algum dos festivais internacionais

Por que as agências se importam tanto com prêmios de campanhas publicitárias?

Na pergunta anterior, fica claro que os clientes não se interessam por prêmios. Então, por que as agências “brigam” tanto por prêmios de campanhas publicitárias? Luta de egos?

Isto pode depender dos interesses de cada agência de publicidade. Mas, na grande indústria da publicidade, existem muitos egos e competitividade dentro do negócio.

Definitivamente, o reconhecimento internacional alimenta o ego de muitos criativos. Mas também afirma a execução bem-sucedida de uma campanha publicitária.

E também, vencer não é fácil. Tudo começa a partir de levantar uma ideia, enfrentar e defender o conceito, competir para desenvolver o projeto, executá-lo e, depois, medi-lo.

É claramente frustrante para muitos publicitários. Mas quando sua campanha de publicidade recebe um prêmio ou reconhecimento, eles definitivamente sentem que valeu a pena.

Em entrevista ao portal de notícias Expansión, Batlles mencionou que o que é realmente importante em uma agência de publicidade são suas ideias inovadoras, a mente aberta a novas propostas e a capacidade de adaptação ao entorno.

Por que o talento e as boas ideias muitas vezes não se convertem em prêmios publicitários?

No mundo da publicidade, existem muitos criativos que merecem prêmios de publicidade. Mas, muitas vezes, essas ideias permanecem apenas no papel ou em apresentações dentro de uma reunião.

O principal problema é que a maioria das ideias tem uma má produção ou aterrissagem, e no início a conceituação gera uma grande expectativa, mas, ao longo do caminho, tenta-se adaptar a proposta modificando-a com o "objetivo de prêmio" e ela perde notoriamente sua essência.

Muitas vezes, as campanhas de publicidade criativas exigem um grande investimento, pois o trabalho pró-ativo, por si só, não é suficiente.

Dada a falta de dinheiro, as agências acabam fazendo campanha apenas para festivais, mas com uma produção muito pobre (apenas pela vontade de participar).

O que seria necessário para reestruturar a indústria e os anúncios?

Se você realmente se preocupa em reestruturar e melhorar a indústria de publicidade para trabalhar anúncios bem-sucedidos, então é importante que sua preocupação se concentre mais em servir a marca e não em ganhar prêmios de publicidade. Não deixe de lado seu pensamento crítico.

Para trabalhar em um projeto publicitário, concentre-se em saber qual é a real necessidade do seu cliente e esse será o primeiro passo para criar ideias vencedoras. 🙌

Lembre-se, também, de gerar confiança com seus clientes. Esst será uma tarefa diária que se consegue com esforço e escuta. Menos pitch e mais confiança!

A publicidade criativa é importante sem festivais internacionais?

A publicidade criativa é importante sim, ou sem a necessidade de ser validada, aprovada ou premiada por festivais internacionais. E é importante que você coloque seu pensamento criativo em movimento também.

Se você trabalha em uma agência de publicidade ou tem sua própria consultoria publicitária, é vital que trabalhe em publicidade com criatividade e consciência social.

Não se esqueça que os prêmios devem ser resultado de criatividade, e não de propósito.

Como Amir Kassaei (CCO da DDB Worldwide) disse durante os últimos dias do Festival de Cinema de Cannes 2015, em sua palestra intitulada “Do this or die”: "Ganhar prêmios significa apenas uma coisa: que você é bom em ganhar prêmios”.

Ótima frase para refletir, não é? 😉

E há uma grande pergunta que Amir Kassaei responde sobre por que ele acha que a indústria de publicidade tem tantos prêmios:

“Porque não nos consideramos uma indústria muito importante e não somos reconhecidos como algo realmente valioso para a sociedade. Então, temos que pensar em algo que dê razão à nossa existência. Talvez seja esse o motivo. Estamos produzindo um reconhecimento inventado porque não temos essa reputação de importância para a sociedade”.

Com isso, nós o(a) convidamos a refletir sobre o que é realmente importante para você como publicitário(a), e esperamos que a decisão que tomar (só você sabe) leve-o(a) a um caminho de sucesso pessoal e profissional. 🤩

 

 Bonus Track

✅ Use direitos autorais em suas redes sociais e conecte-se com seus clientes.