Ergonomia em casa: suas costas gostarão desta leitura

Última actualización 31 de Mayo del 2020

user

Berenice Galindo

Ergonomia em casa: suas costas gostarão desta leitura Ergonomia em casa: suas costas gostarão desta leitura

Agora que você está em casa e, com certeza, passa muito tempo no computador, trabalhando ou avançando em seus projetos, é comum que você comece a adotar posições que, sem perceber, geram certos desconfortos em áreas específicas, como: ombros, pescoço ou costas. 

E, é claro, uma boa relação trabalhador-ferramentas-trabalho é necessária para alcançar bons resultados de produtividade. Você também não acha? Vamos falar um pouco sobre como podemos começar a aplicar alguns princípios de ergonomia em casa.

Baixe nosso Guia de Trabalho Remoto gratuitamente

Ergonomia no trabalho, vamos falar sobre isso

Antes de lhe dar algumas dicas, vamos revisar o que é ergonomia laboral. Trata-se de uma ciência multidisciplinar especializada no design do ambiente de trabalho. A ergonomia nos permite adaptar produtos, sistemas e ambientes às características ou necessidades do usuário, otimizando a segurança, o conforto e a saúde do trabalhador.

Esta ciência desenvolve espaços funcionais e tenta incrementar o funcionamento do indivíduo e do sistema. Para atingir este objetivo, a ergonomia é dividida em alguns ramos que abordam diferentes frentes para cumprir seu objetivo. Vou mencionar os mais comuns.

Obtenha uma Assinatura Premium e leve sua educação a outro nível

Ergonomia física

Vamos nos concentrar nisso ao longo deste artigo. Este tipo de ergonomia estuda a anatomia humana, as características antropométricas, fisiológicas e biomecânicas relacionadas às atividades físicas. Em outras palavras, a relação trabalho-usuários.

Estes estudos são aplicados no design de produtos para tratar ou prevenir algum tipo de condição ao se realizar atividade física.

Ergonomia ambiental

Responsável pelo estudo ambiental e, portanto, pela relação humana e sua interação com o clima, temperatura, nível de luz ou sons. Estes fatores tentam conseguir o melhor bem-estar do trabalhador, eliminando fatores que podem interferir no seu trabalho.

Um exemplo claro pode ser visualizado no espaço do arquiteto. Se não houver iluminação correta no espaço, isto afetará sua visão e a percepção dos elementos com os quais ele estará trabalhando.

Ergonomia organizacional

É o tipo de ergonomia estudada pela organização que diz respeito às políticas, abarcando sistemas, como design de tarefas, horas de trabalho e trabalho cooperativo. Está mais envolvida no âmbito gerencial para promover a comunicação e a eficácia das atribuições de trabalho.

Ergonomía cognitiva

Focada mais nas habilidades mentais: processos de percepção, raciocínio, velocidade de resposta a estímulos externos, bem como fatores de estresse e pressão mental gerados pelo trabalho.

Dicas para uma ergonomia ideal em casa

Se suas tarefas exigirem que você esteja sentado na frente de um computador ou mesa, siga estas dicas para melhorar seu espaço e postura ao trabalhar.

1. Verifique sua postura e não fique curvado(a)

Cuide da distância dos objetos; se você trabalha com uma tela, assegure-se de que ela ocupe a posição central dentro da mesa. Colocar a tela longe ou para baixo fará com que você se curve.

2. Sua cadeira será sua melhor amiga

Designe uma área na qual você irá trabalhar e mantenha as ferramentas que você usará por perto. Eu recomendo focar no assento que você vai usar — geralmente as cadeiras convencionais em nossas casas não têm um bom design para a posição lombar correta. Por isso, é importante que você escolha uma cadeira especializada para trabalhar.

Lembre-se de que passamos muito tempo sentados no trabalho, e agora que estamos em casa passando muitas horas na frente do computador é importante que você cuide bem da sua postura.

3. Crie um ambiente que inspire você

O uso de música e decorações para o seu espaço de trabalho ajuda na concentração e atitude ao trabalhar. É sabido que as plantas podem mudar o ambiente e torná-lo mais positivo — dê-lhes uma oportunidade! Neste artigo, mostramos como você pode resgatar receitas de sua casa e superar o estresse.

4. Cuide da luz

O impacto que tem a luz ao trabalhar pode ser negativo ou positivo. Para criar um ambiente correto, é recomendável usar luz quente indireta, como lâmpadas de mesa, que podem ser direcionadas para um ponto específico, pois a superexposição de luz na área pode causar desconcentração e até dores de cabeça.

5. Descanse seus olhos

Periodicamente, programe pausas para sua visão. Por estarmos muito focados em um texto, tela ou desenho, sem perceber, forçamos os olhos e até paramos de piscar.

Tente. Agora que você já sabe tudo isso, pode começar a aplicar a ergonomia em casa. Tenho certeza de que você terá bons resultados para sua saúde e bem-estar.

Você está interessado em ter um estilo de vida mais saudável? Reveja este curso  e comece a fazer pequenas mudanças que, no futuro, se tornarão grandes hábitos.

 

 

Recomendados para ti